O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, esteve reunido com políticos e populares de Quixaba, muitos representantes de comunidades para discutir a execução do orçamento público municipal.
Ariano falou ainda da importância de ter uma gestão participativa, transparente e eficiente. Na oportunidade, a Promotoria de Justiça Itinerante também realizou atendimento ao público.
A reunião teve a participação do prefeito do município Tião de Gaudêncio, de vereadores a exemplo do ex-prefeito Antonio Pezão e nomes da equipe de governo.
Geneci Alves, 54 anos, morador do Sítio Queimadas, município de Iguaracy, morreu esta manhã depois de dias internado na UTI do Hospital Osvaldo Cruz em Recife, acometido de leshmaniose visceral. É a segunda vítima de que se tem notícia no Pajeú. Em 31 de maio, a morte de Rafael de Deus Soares, 28 anos, levantou o […]
Risco de contaminação por conta de cães de rua com a leshmaniose é grande na região. Na foto, flagrante em Afogados da Ingazeira
Geneci Alves, 54 anos, morador do Sítio Queimadas, município de Iguaracy, morreu esta manhã depois de dias internado na UTI do Hospital Osvaldo Cruz em Recife, acometido de leshmaniose visceral.
É a segunda vítima de que se tem notícia no Pajeú. Em 31 de maio, a morte de Rafael de Deus Soares, 28 anos, levantou o debate sobre as políticas de controle de cães de rua nas cidades do Pajeú. Ele na mesma unidade em que Geneci está internado.
Rafael era dono de um lava jato na cidade, casado e tinha um filho. Desde fevereiro, começou a apresentar os primeiros sintomas, mas a doença foi diagnosticada no Hospital Maria Rafael de Siqueira depois de alguns dias sem um diagnóstico, pelo fato de que a doença não é fácil de ser notificada.
Familiares de Geneci entraram em contato com a Rádio Pajeú fazendo um apelo para combate aos chamados cães de rua, principais responsáveis pela contaminação do vetor, o mosquito palha.
Veterinários e médicos acreditam que há subnotificação em toda a região, pois os sintomas se confundem com os de outras doenças. Ou seja, o número real de casos pode ser bem maior.
Entenda a doença: a Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.
Pessoas residentes em áreas onde ocorrem casos de Leishmaniose Visceral, ao apresentarem esses sintomas, devem procurar o serviço de saúde mais próximo e o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode ser fatal se não for tratada.
Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. Raposas (Lycalopex vetulus e Cerdocyon thous) e marsupiais (Didelphis albiventris) têm sido apontados como reservatórios silvestres. No ambiente urbano, os cães são a principal fonte de infecção para o vetor.
Nos animais, os sintomas são crescimento das unhas, magreza extrema, perca de pelo e feridas no corpo. O caso alertou os setores de vigilância em saúde e Epidemiológica. Em cidades como Afogados, há registros de aumento no número de animais de rua. Por outro lado, um debate com grupos de defesa dos animais que muitas vezes criticam o sacrifício de cães doentes.
O governador Paulo Câmara se reuniu hoje (04.07) à noite com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para discutir projetos em andamento que têm parceria com a instituição financeira federal. “Foi feito um monitoramento das ações, mas o presidente Occhi, que conhece a realidade de Pernambuco e nossa forma de trabalhar, sabe que […]
O governador Paulo Câmara se reuniu hoje (04.07) à noite com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para discutir projetos em andamento que têm parceria com a instituição financeira federal.
“Foi feito um monitoramento das ações, mas o presidente Occhi, que conhece a realidade de Pernambuco e nossa forma de trabalhar, sabe que temos condições de dar ainda mais celeridade aos convênios existentes”, disse o governador Paulo Câmara.
A audiência contou com as presenças do deputado federal Fernando Monteiro e do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni.
Por André Luis/Com informações de Evandro Lira Em assembleia realizada na terça-feira (16), membros do Sindicado dos Servidores de Justiça em Pernambuco (Sindjud-PE), decidiram começar as paralisações pelo reajuste salarial da categoria na quinta (18). Os servidores do poder judiciário exigem a reposição das perdas salariais acumuladas em 18% ao longo de nove anos. Em […]
Em assembleia realizada na terça-feira (16), membros do Sindicado dos Servidores de Justiça em Pernambuco (Sindjud-PE), decidiram começar as paralisações pelo reajuste salarial da categoria na quinta (18).
Os servidores do poder judiciário exigem a reposição das perdas salariais acumuladas em 18% ao longo de nove anos. Em entrevista ao repórter Evandro Lira (Secretário do Povo) para a Rádio Pajeú, nesta terça-feira (23), a servidora Micheline Granja, funcionária do
Servidores do Fórum de Afogados da Ingazeira. Foto: Evandro Lira
Fórum de Afogados da Ingazeira, informou que os servidores querem também a implantação do auxílio saúde, um benefício garantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além da equiparação do valor do auxílio alimentação ao que é pago aos juízes.
Micheline também informou que a paralisação no Fórum de Afogados da Ingazeira é parcial com redução significativa do atendimento ao público através da Operação Tartaruga. “Nós suspendemos o atendimento de nove ao meio dia e das 14 as 17. Quem precisar dos serviços do fórum tem que vir entre meio dia às duas da tarde e das 17 às 18h”, afirmou.
A Prefeitura de Ouro Velho anunciou nesta quarta-feira (19) a antecipação do pagamento de todos os servidores referente ao mês de janeiro. O pagamento do salário já está creditado nas contas dos servidores, com aumento referente ao ano de 2022.
Os preparativos para o Carnaval 2025 já foram iniciados pela Prefeitura de Salgueiro, com objetivo de resgatar o status de polo de folia no Sertão, atraindo turistas de diversas cidades e movimentando a economia local. Uma reunião de planejamento da festa foi realizada nesta terça-feira (14), na sede da Secretaria de Cultura e Esportes, com […]
Os preparativos para o Carnaval 2025 já foram iniciados pela Prefeitura de Salgueiro, com objetivo de resgatar o status de polo de folia no Sertão, atraindo turistas de diversas cidades e movimentando a economia local.
Uma reunião de planejamento da festa foi realizada nesta terça-feira (14), na sede da Secretaria de Cultura e Esportes, com participação da secretária anfitriã, Éricka Oliver; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Leal Sampaio; a secretária de Assistência Social, Paizinha Patriota; a coordenadora de Juventude, Maria Luiza Sampaio; e outros integrantes do governo.
Os secretários debateram com representantes de blocos e entidades vinculadas ao Carnaval de Salgueiro formas de resgatar a força da festividade do município, com uma ampla programação multicultural que movimente a cidade já a partir de fevereiro, com as prévias carnavalescas em todos os fins de semana do próximo mês.
Uma proposta apresentada, que já avançou na discussão, é a realização de um Baile Municipal em local a ser definido. O evento deve acontecer em um fim de semana de fevereiro, na prévia do Carnaval, preparando os foliões para o período de Momo.
A estrutura do Carnaval também já está sendo planejada, contando com palco, trio elétrico e manifestações culturais nas vias públicas da cidade nos cinco dias de folia. Os blocos e outras instituições que participam do Carnaval há anos serão envolvidos no processo de formulação do evento e poderão opinar. Desse modo, o governo municipal pretende fazer um resgate da festa, recolando Salgueiro no mapa da folia em Pernambuco e aquecendo o comércio neste início do ano.
Você precisa fazer login para comentar.