Notícias

MP apresenta a Judiciário parecer sobre ação da União Pelo Povo Contra Frente Popular de 2012

Por Nill Júnior
Ivanildo Valeriano, como representante da União Pelo Povo, quando protocolou em maio do ano passado as alegações finais do processo
Ivanildo Valeriano, como representante da União Pelo Povo, quando protocolou em maio do ano passado as alegações finais do processo

Episódio foi registrado na corrida sucessória em Afogados da Ingazeira

Faltando dois meses para completar dois anos, teve movimentação nesta segunda (27) o Processo sobre o torneio de futebol realizado durante a campanha eleitoral de 2012 na comunidade de Queimada Grande, Afogados da Ingazeira. A informação é do Afogados On Line.

Diz o blog que a semana passada, petista Emídio Vasconcelos, cobrou mais agilidade ao Ministério Público de Afogados da Ingazeira sobre o parecer. O fatídico torneio aconteceu em 2012 durante o período eleitoral, no dia 29 de setembro. De posse de áudio do evento, a Coligação União Pelo Povo acusou a Frente Popular de patrocinar o evento, para ter vantagem eleitoral, o que a legislação eleitoral não permite. As alegações finais foram protocoladas em maio pelo representante da coligação, Ivanildo Valeriano.

Testemunhas foram ouvidas pela Justiça Eleitoral e o Processo foi enviado no dia 26 de junho de 2013 ao Ministério Público para o seu parecer, enviado nesta segunda (27). O teor do parecer não é divulgado no sistema eletrônico que acompanha a movimentação. Isso geralmente  ocorre no bojo da decisão da Justiça, próximo passo.

Por motivo similar, em um torneio realizado no bairro da Ponte, a Frente Popular entrou com uma representação contra a União Pelo Povo. Depois de perderem em primeira instância com cassação de registro de suas candidaturas, Giza Simões, Diomedes Mariano, mais alguns candidatos à Câmara foram absolvidos, com exceção de Franklin Nazário e Igor Mariano, que tiveram que reverter a decisão no TSE.

Outras Notícias

II Triunfo Jazz movimentará Oásis do Sertão

Da primeira edição, que aconteceu no ano passado no clássico e lotado Cine Theatro Guarany, o Triunfo Jazz ganha as ruas e se reafirma como evento integrante do calendário dos festivais que acontecem no período de inverno da cidade. No próximo sábado (13), o jazz e blues tomam conta do Pátio de Eventos Maestro Madureira […]

Uptown Band é uma das atrações

Da primeira edição, que aconteceu no ano passado no clássico e lotado Cine Theatro Guarany, o Triunfo Jazz ganha as ruas e se reafirma como evento integrante do calendário dos festivais que acontecem no período de inverno da cidade. No próximo sábado (13), o jazz e blues tomam conta do Pátio de Eventos Maestro Madureira com entrada gratuita ao público.

Uma das atrações é a pernambucana Uptown Band que, com 20 anos de carreira, brindou as suas duas décadas em 2018, com o reconhecimento de ter recebido o Prêmio Profissionais da Música como melhor banda de blues do Brasil. Da capital do estado, a Vintage Pepper, conhecida do público triunfense pela surpreendente apresentação na edição anterior, traz mais uma vez um repertório saudosista, por vezes moderno, mas sempre com pegadas vibrantes e sensuais envolvidas numa atmosfera retrô. Também recifense, Pabllo Moreno apresenta, num clima intimista, a fusão do blues com ritmos brasileiros, como baião, bossa nova e samba.

“O Triunfo Jazz está inserido no calendário turístico de Triunfo, fazendo parte da temporada de inverno, contribuindo assim para o incremento do turismo no município”, declarou o prefeito João Batista Rodrigues que, numa demanda surgida entre os moradores, comerciantes e o próprio poder público, garante mais um ano do evento.

Para Eduardo Côrtes, idealizador e produtor do evento, o festival ratifica a sua importância e divide junto à Festa dos Estudantes e Festival de Cinema de Triunfo, a relevância para o crescimento do turismo local.

A organização do Triunfo Jazz é da Fliporto Editora e Promundo, numa parceria com a prefeitura de Triunfo, Heineken e Associação dos Comerciantes, apoio da Uptown Band e Broomer.

Triunfo Jazz 2019
Data: Sábado (13) | 18h30
Local: Pátio de Eventos Maestro Madureira, Triunfo – Pernambuco
Entrada gratuita

Amupe presente na XIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco

“Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” é o tema da XIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, que acontece terça e quarta-feira, 29 e 30 de outubro, no auditório Tabocas, no Centro de Convenções em Olinda. Realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), com apoio da Secretaria de […]

“Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” é o tema da XIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, que acontece terça e quarta-feira, 29 e 30 de outubro, no auditório Tabocas, no Centro de Convenções em Olinda.

Realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o evento reunirá 331 delegados eleitos nas Conferências Regionais. Durante a abertura na manhã de hoje, 29, a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, esteve representada pela sua vice-presidente e prefeita de Surubim, Ana Célia.

A expectativa é reunir mais de 500 pessoas para avaliar, propor e deliberar as diretrizes para aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enfatizando o papel do Estado em garantir o direito da população. “A Política de Assistência Social está ameaçada por sua fragilização contínua e crescente na medida em que há instabilidade nos repasses de recursos de cofinanciamento a municípios e estados e consequentemente precarização e redução no atendimento da população”, disse Joelson Rodrigues, presidente do Conselho e secretário-executivo de Assistência Social do Estado.

Para a vice-presidente da Amupe, Ana Célia, que é assistente social de formação, “esta conferência deste ano é diferente de todas as outras. Essa é uma conferência da resistência, por que ela vem em um momento que a política da assistência social está em risco. É no município onde o cidadão nasce e vive e onde o corte do orçamento na assistência social, pelo Governo, foi mais sentido”.

Uma das expectativas da conferência é reafirmar o SUAS como Política Pública reconhecida pelo ordenamento jurídico brasileiro, direito do cidadão e dever do Estado, com financiamento público no patamar adequado. “Esperamos que o controle social e participação da população nas políticas públicas seja reconhecida como o único caminho possível num estado democrático. Pernambuco escolherá 14 representantes para a Conferência Nacional Democrática, com a responsabilidade de levar os debates travados no Estado”, finaliza Joelson.

Armando fortalece PTB para disputa municipal de 2020

Agenda inclui conversas com segmentos sociais e mais de 130 lideranças de 45 municípios Manter a presença em municípios estratégicos do Estado, a exemplo de Igarassu, Ipojuca e Garanhuns, e ampliar a força do partido por todas as regiões, elegendo um número significativo de prefeitos e vereadores. É este o projeto do PTB de Pernambuco […]

Foto: Reprodução/TV Jornal

Agenda inclui conversas com segmentos sociais e mais de 130 lideranças de 45 municípios

Manter a presença em municípios estratégicos do Estado, a exemplo de Igarassu, Ipojuca e Garanhuns, e ampliar a força do partido por todas as regiões, elegendo um número significativo de prefeitos e vereadores.

É este o projeto do PTB de Pernambuco para as próximas eleições municipais, e que tem sido construído sob a liderança do presidente de honra do partido, o ex-senador Armando Monteiro Neto.

Nas últimas semanas, Armando tem conduzido um processo intenso de reuniões e filiações, realizando também encontros ampliados com lideranças regionais e representantes de segmentos da sociedade.

Para se ter uma ideia, nos últimos meses foram realizados encontros com mais de 130 lideranças de 45 municípios. Os novos petebistas se somam às 50 pré-candidaturas majoritárias já definidas pela sigla, das quais 09 tentam a reeleição e 04 a sucessão.

O presidente estadual do PTB, José Humberto, destaca que o partido tem sido procurado e também está em contato permanente com lideranças alinhadas com bandeiras do partido já aprovadas nos municípios comandados por prefeitos petebistas.

 “O PTB tem compromisso com o desenvolvimento econômico dos municípios, com o crescimento regionalmente equilibrado do Estado, onde as oportunidades de geração de emprego e renda sejam proporcionadas para a população dentro de suas próprias cidades. Aliado a isto, temos gestões que são referência em qualidade na prestação de serviços públicos”, afirma José Humberto.

O presidente de honra do partido, Armando Monteiro, reforça que irá dar continuidade aos encontros com lideranças para fortalecer o partido e para discutir as melhores opções de projeto para os municípios pernambucanos.

“Em 2020, o PTB terá os melhores nomes e projetos para os novos desafios que se apresentam para o desenvolvimento dos municípios”, conclui.

Festival de Inverno começa hoje em Garanhuns

O Festival de Inverno de Garanhuns tem início nesta quinta-feira (17) e vai até o dia 26 de julho, com homenagens aos garanhuenses Domingos, ícone da música regional, e o ex-prefeito e idealizador do evento, Ivo Amaral. São esperados 50 mil pessoas por dia circulando pelos 10 polos culturais espalhados pela cidade. No palco Mestre […]

fig_2013

O Festival de Inverno de Garanhuns tem início nesta quinta-feira (17) e vai até o dia 26 de julho, com homenagens aos garanhuenses Domingos, ícone da música regional, e o ex-prefeito e idealizador do evento, Ivo Amaral.

São esperados 50 mil pessoas por dia circulando pelos 10 polos culturais espalhados pela cidade. No palco Mestre Dominguinhos os shows de hoje serão a partir das  21h, sobem ao palco na Praça Guadalarrara, Os valvulados e Gabi da Pele Preta, Carminho (PT),  Alessandra Leão e Vanessa da Mata.

Amanha se apresentam Azulão e Azulinho, Waldonys, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Ainda na noite deste sábado acontecerá uma homenagem a Dominguinhos com Liv Moraes, Mariana Aydar, Guadalupe, Sandro, Nádia Maia e Elba Ramalho.

Justiça pede bloqueio de R$ 25 mi do marqueteiro do PT João Santana

O juiz federal Sérgio Moro pediu o bloqueio de R$ 25 milhões de João Cerqueira de Santana Filho e de outros R$ 25 milhões da mulher dele, Mônica Regina Cunha Moura.Há mandado de prisão expedido contra os dois. Eles são investigados na 23ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta segunda-feira (22). O casal terá […]

alx_eleicoes-debate-turno2-bastidores-20140213-07_originalO juiz federal Sérgio Moro pediu o bloqueio de R$ 25 milhões de João Cerqueira de Santana Filho e de outros R$ 25 milhões da mulher dele, Mônica Regina Cunha Moura.Há mandado de prisão expedido contra os dois. Eles são investigados na 23ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta segunda-feira (22).

O casal terá seus nomes incluídos na lista da Polícia Internacional (Interpol) ainda nesta segunda, de acordo com o delegado Igor Romário de Paula. Ambos tiveram a prisão temporária expedida. O prazo vale por cinco dias e passa a contar a partir do momento da prisão.

O publicitário João Santana foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Investigadores suspeitam que ele foi pago, por serviços prestados ao Partido dos Trabalhadores (PT), com propina oriunda de contratos da Petrobras.

Operação Acarajé: Esta etapa da Lava Jato é chamada de Operação Acarajé, que era o nome usado pelos suspeitos para se referirem ao dinheiro irregular, segundo a PF. Ao todo, foram expedidos 51 mandados judiciais, sendo 38 de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva – quando os presos são obrigados a comparecer à delegacia para prestar depoimento.

Foram presos até as 13h11: Zwi Skornicki – prisão preventiva, Vinícius Veiga Borin – prisão temporária e Maria Lúcia Guimarães Tavares – prisão temporária. Os três devem chegar à carceragem da PF, em Curitiba, ainda nesta segunda-feira.

Estão fora do país: Fernando Migliacio – prisão preventiva, João Santana – prisão temporária, Monica Moura – prisão temporária, Benedito Barbosa – prisão temporária e Marcelo Rodrigues – prisão temporária.

Conta secreta no exterior: a suspeita é de que, usando uma conta secreta no exterior, o publicitário João Santana teria recebido dinheiro da Odebrecht e do engenheiro Zwi Skornicki, representante oficial no Brasil do estaleiro Keppel Fels, segundo o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com as investigações, João Santana recebeu US$ 7,5 milhões em contas no exterior.

Desse total, Santana teria recebido US$ 3 milhões de offshores ligadas à Odebrecht , entre 2012 e 2013, e US$ 4,5 milhões do engenheiro Zwi Skornicki, entre 2013 e 2014. O engenheiro também foi preso na 23ª fase. Ele é apontado como operador do esquema.

A assessoria da empresa de João Santana diz que o advogado Fábio Tofic divulgará no início desta tarde um comunicado sobre o pedido de prisão.

“Há o indicativo claro que esses valores têm origem na corrupção da própria Petrobras. É bom deixar isso bem claro, para que não se tenha a ilusão de que estamos trabalhando com caixa 2, somente”, diz o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos Fernando dos Santos Lima.