Motorista que causou tragédia com três mortes ainda não foi ouvido, confirma delegado
Por André Luis
Exclusivo
O motorista do veículo Peugeot que causou o acidente com três mortes após uma ultrapassagem indevida na BR-232, quilômetro 185, em Belo Jardim, ainda não foi ouvido pela Delegacia do município onde ocorreu o acidente.
O Delegado José Maranduba, que responde pela Delegacia do município, informou ao blog que um inquérito policial foi instaurado, mas o motorista ainda não foi ouvido, segundo ele, em virtude do seu estado de saúde.
“Ainda estamos em buscas de testemunhas. A investigação contará com o auxílio da delegacia de Afogados da Ingazeira”, informou.
Quanto a questões técnicas, como o possível indiciamento por dolo eventual, por assumir o risco de matar ao fazer uma ultrapassagem indevida e sem habilitação, disse que “estas circunstâncias só podem ser discutidas após maior arcabouço probatório”.
Quem é o motorista?
Júlio Cesar Araújo da Silva (foto) tem 24 anos. Na cidade de Pesqueira, é tido como uma pessoa sem problemas ou antecedentes. Entretanto, era comum guiar veículos. A mãe tem veículo, mas nunca houve preocupação para que Júlio tirasse habilitação, que ao menos na preparação indica como fazer a chamada direção defensiva, evitando assumir riscos como de realizar ultrapassagem em faixa contínua, que gerou a tragédia.
Júlio fechou sua rede social. Além dele, a família estaria abalada e mais reclusa, segundo pessoas próximas.
No acidente morreram duas pessoas na hora, Socorro Martins e Marcos Vinícius. Uma terceira, Neucimar Souza, agente de saúde de Afogados da Ingazeira, morreu hoje.
Estado passa a oferecer mais de 520 mil refeições por mês à população em vulnerabilidade social Pernambuco chegou à marca de 120 cozinhas comunitárias. Avançando no combate à insegurança alimentar e nutricional, mais um equipamento foi inaugurado, nesta segunda-feira (10), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, no município de Bezerros, no Agreste. […]
Estado passa a oferecer mais de 520 mil refeições por mês à população em vulnerabilidade social
Pernambuco chegou à marca de 120 cozinhas comunitárias. Avançando no combate à insegurança alimentar e nutricional, mais um equipamento foi inaugurado, nesta segunda-feira (10), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, no município de Bezerros, no Agreste. A iniciativa faz parte do Programa Pernambuco Sem Fome, que passa a distribuir 528 mil refeições por mês em todas as regiões do Estado.
A gestora conheceu as instalações da unidade, descerrou a placa de inauguração e conversou com funcionários e as famílias beneficiárias. “Nossa meta é que até o final do ano teremos entregue 214 cozinhas comunitárias dentro do Programa Bom Prato, que faz parte da nossa estratégia do Pernambuco Sem Fome. Essa política nasceu para atender àquelas famílias que não sabem qual será sua próxima refeição. Estamos trabalhando de maneira integrada com os municípios para chegar perto de quem mais precisa.
Garantimos aqui 200 refeições por dia para essa comunidade, que está no centro de referência de áreas que são mais vulneráveis. Com isso, permitimos que essas famílias possam ter certeza de que terão alimento para seus filhos”, destacou Raquel Lyra.
Só este ano, o Pernambuco Sem Fome já ultrapassou a marca de R$ 2,3 milhões de refeições servidas à população que mais precisa. Das 120 cozinhas comunitárias de Pernambuco, 65 foram entregues pela atual gestão estadual. “O Governo do Estado tem ampliado o orçamento da assistência social, dobrando o repasse aos municípios, para chegar na ponta, onde estão as pessoas que precisam ser assistidas.
E as cozinhas comunitárias são fruto de uma importante parceria entre o Estado, que equipa e destina o cofinanciamento de R$ 20 mil por mês, e o município, que realiza a distribuição das refeições e faz o cadastramento da população via CRAS”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carlos Braga.
Com a inauguração do equipamento, a região do Agreste chega a 53 unidades de cozinhas comunitárias. E isso só é possível através do Programa Bom Prato, que realiza o cofinanciamento entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), e os municípios de Pernambuco.
A prefeita de Bezerros, Luciele Laurentino, agradeceu a parceria com o Governo estadual. “Agradeço, mais uma vez, ao Governo do Estado, à nossa governadora Raquel Lyra, que está sempre presente aqui. São mais de 200 famílias que serão impactadas diretamente nesse primeiro momento. Ganhamos uma cozinha acolhedora em parceria com o Governo do Estado para enfrentar a fome e a pobreza, com trabalho, com entrega e com respeito à população”, disse.
Presente no evento, o deputado federal Mendonça Filho enalteceu a parceria entre Estado e município. “Há um elo de parceria sólido entre a gestão estadual e os municípios. Vemos isso nas entregas que a governadora Raquel Lyra tem feito não só em Bezerros, mas nas demais cidades pernambucanas, beneficiando toda a população”, apontou. Por sua vez, o deputado estadual Joãozinho Tenório destacou que a gestão está atenta às demandas do interior. “A governadora tem tido uma atenção especial ao Agreste pernambucano. Este é um equipamento que verdadeiramente muda a vida das pessoas”, comentou.
A dona de casa Eliana Galdinho da Silva, de 29 anos, comemorou a instalação da cozinha. “Ganho o Bolsa Família e divido o valor entre aluguel e alimentação. Agora, recebendo a refeição todo dia, já conto com uma ajuda importante. Posso ter certeza que a comida não vai faltar na nossa mesa”, disse.
A cozinha comunitária serve diariamente 200 refeições. A unidade de Bezerros funciona na rua Princesa Isabel, número 296, no bairro São Sebastião. A população beneficiada é cadastrada por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) local.
Além de Bezerros, já foram inauguradas, nos últimos meses, cozinhas comunitárias nos municípios de Tamandaré, Orobó, Araçoiaba, Granito, Itapissuma, Trindade, Triunfo, Vicência, Cupira, Lajedo, Paulista, Parnamirim, Altinho, Serrita, Floresta, Flores, Pesqueira, Verdejante, Sertânia, São Joaquim do Monte, Águas Belas, Feira Nova, Jaqueira, Venturosa e Machados.
MERCADO – Após o evento de inauguração, a chefe do Executivo estadual visitou o Mercado Público Municipal de Cereais, no Centro de Bezerros. O local será reformado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A previsão é que a licitação seja lançada nos próximos dias com o valor de R$ 772 mil.
Também estiveram presentes o secretário da Casa Militar, Hercílio Mamede, o deputado estadual Renato Antunes, os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), além de vereadores e lideranças políticas locais.
Blog do Magno Ao se referir a declarações do prefeito de Serra Talhada Luciano Duque a respeito de sua atuação política no municìpio e na região, o secretário e deputado federal licenciado, Sebastião Oliveira, presidente estadual do PR disse que Duque além de “não ter palavra” faz parte de um grupo de políticos “cujo perfil […]
Ao se referir a declarações do prefeito de Serra Talhada Luciano Duque a respeito de sua atuação política no municìpio e na região, o secretário e deputado federal licenciado, Sebastião Oliveira, presidente estadual do PR disse que Duque além de “não ter palavra” faz parte de um grupo de políticos “cujo perfil é dar ré, o que é extremamente lamentável”.
“Mais lamentável ainda é querer me usar pra não assumir o compromisso político com o governador Paulo Camara, que por sinal, é o governador que mais investiu em Serra Talhada: estradas , aeroporto, abastecimento de água e, agora, o Hospital Geral do Sertão.”
“Destaco ainda que os recursos do FEM repassados a Duque foram utilizados para asfaltar todo o bairro do IPSEP. Lá vai mais outro fato lamentável: Luciano Duque esconder isso da população”.
“Não tenho e não quero poder de veto na Frente Popular de Permambuco. Se Duque quiser apoiar o governador Paulo Câmara pelos inúmeros investimentos feitos em Serra Talhada, seja bem vindo”!
Diz ainda Sebastião Oliveira que “o que sempre deixei claro é que ele, Duque, pratica um modelo de gestão fisiológico e retrógrado, pautado pelo modo operante da “velha política” do toma lá e dá cá. Esse procedimento, eu nunca pactuei, não pactuo e jamais pactuarei.”
“E, caso apoiasse o governador, em Serra Talhada, o candidato a déspota do momento, Luciano Duque, continuaria a ter a oposição do PR. Nada mudaria na província. Quanto ao PR , partido que integra a Frente Popular de Pernambuco desde 2006, e tenho orgulho de presidí-lo , tem comando, e só tem um caminho. Estamos abertos ao diálogo e as queixas que, porventura, haja com a legenda, porém, o PR decidiu seu rumo pra 2018. Não existe dois caminhos para seus integrantes!”, concluiu Sebastião Oliveira.
Já está dedicada para o Hospital Municipal Eulina de Novaes Bione, no município de Orocó, no Sertão, a emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil, destinada pelo deputado estadual Rogério Leão. “Nosso trabalho é pautado pela melhoria da qualidade de vida de todas as pernambucanas e pernambucanos. A pasta da saúde tem sido prioridade […]
Já está dedicada para o Hospital Municipal Eulina de Novaes Bione, no município de Orocó, no Sertão, a emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil, destinada pelo deputado estadual Rogério Leão.
“Nosso trabalho é pautado pela melhoria da qualidade de vida de todas as pernambucanas e pernambucanos. A pasta da saúde tem sido prioridade em nosso atual mandato, tendo em vista a situação estadual, nacional e mundial assolada pela pandemia”, lembrou Rogério Leão.
O montante de R$ 200 mil será utilizado pelo município para aquisição de equipamentos hospitalares que vão melhorar as condições de atendimento e pronto socorro. Esta emenda atende o pleito do prefeito George Gueber e beneficia todos os orocoenses, tanto da zona rural como da zona urbana.
Em reunião realizada esta semana, a Secretaria Municipal da Mulher de Afogados da Ingazeira firmou parceria com representantes da torcida Força Feminina Tricolor e da diretoria do Afogados da Ingazeira Futebol Clube. O encontro teve como objetivo consolidar iniciativas de apoio mútuo e promover ações conjuntas durante o Campeonato Pernambucano de futebol 2025. A reunião […]
Em reunião realizada esta semana, a Secretaria Municipal da Mulher de Afogados da Ingazeira firmou parceria com representantes da torcida Força Feminina Tricolor e da diretoria do Afogados da Ingazeira Futebol Clube. O encontro teve como objetivo consolidar iniciativas de apoio mútuo e promover ações conjuntas durante o Campeonato Pernambucano de futebol 2025.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Mulher, e discutiu o papel fundamental das torcedoras no incentivo à inclusão e à segurança das mulheres nos estádios. Representantes da Força Feminina Tricolor apresentaram as ações já desenvolvidas pela torcida, incluindo campanhas de conscientização contra o assédio e apoio a projetos sociais voltados para a comunidade local.
Com o novo acordo, serão realizadas campanhas educativas e atividades de sensibilização no Estádio Vianão durante os jogos do campeonato. A secretária da Mulher, Erivânia Barros, ressaltou a importância da parceria: “unir forças com o futebol é uma maneira estratégica de alcançar mais pessoas e promover uma cultura de respeito e igualdade de gênero.”
A única mulher a compor a diretoria do Afogados Futebol Clube, Sandra Torres demonstrou entusiasmo com a colaboração, reforçando o compromisso do time com causas sociais e a promoção de um ambiente acolhedor para todos os torcedores. As próximas etapas da parceria incluem a definição de um calendário de ações e a mobilização de voluntários para as atividades no estádio.
O Campeonato Pernambucano de 2025 promete ser um marco para a cidade, não apenas pela expectativa dentro de campo, mas também pelas iniciativas fora dele, que buscam transformar o futebol em um espaço cada vez mais inclusivo e seguro.
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco: O governador Paulo Câmara (PSB) cresceu quatro pontos em relação ao levantamento anterior e foi a 39%. Armando Monteiro (PTB) ficou estável em 27%. Com 3%, Julio Lossio (Rede) e Maurício Rands (PROS). Dani Portela tem […]
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:
O governador Paulo Câmara (PSB) cresceu quatro pontos em relação ao levantamento anterior e foi a 39%. Armando Monteiro (PTB) ficou estável em 27%. Com 3%, Julio Lossio (Rede) e Maurício Rands (PROS). Dani Portela tem 2%. Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU) tem 1% cada.
Brancos/nulos: 15%. Não sabe/não respondeu: 8%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo “Jornal do Commercio”.
A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, nesta terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre e de setembro:
Paulo Câmara (PSB) tem 34%, seguido de Armando Monteiro (PTB), com 30%.Dani Portela (PSOL): 21%; Julio Lossio (Rede): 20%; Simone Fontana (PSTU): 18%; Ana Patrícia Alves (PCO): 18%; Maurício Rands (PROS): 17%. Poderia votar em todos: 4%. Não sabe/não respondeu: 16%.
Na simulação de segundo turno o cenário é de 43% para Paulo Câmara contra 34% de Armando Monteiro. Branco/nulo: 17%; não sabe: 6%.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.512 eleitores de 29 setembro a 1º de outubro. Registro no TRE: PE-04128/2018; Registro no TSE: BR‐09633/2018.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Você precisa fazer login para comentar.