Motorista do Lar do Idoso de São José morre em Açude
Por Nill Júnior
Imagem das buscas. Foto: Mais Pajeú
Carlos Emanuel: 36 anos. Morte no Açude
Carlos Emanuel era sobrinho do padre Luisinho e do Secretário de Cultura de Tuparetama, Fernando Marques
O corpo do motorista do Lar do Idoso de São José do Egito, Carlos Emanuel, 36 anos, foi encontrado às 15h50 de hoje, segunda-feira (13), no Açude Velho da cidade.
Ontem, por volta das 11h da manhã, o Corpo de bombeiros de Afogados da Ingazeira esteve no local, porém, como não tinha mergulhadores, teve que acionar o grupamento de Caruaru. Foram várias horas de apreensão, até que o corpo foi localizado.
Carlos havia ido com amigos ao reservatório e, após submergir, não foi mais localizado. Ele era sobrinho do Padre Luis Marques Ferreira, Padre Luizinho de Fernando Marques, Secretário de Cultura e do vereador Orlando da Cacimbinha.
Imagem das buscas. Foto: Mais Pajeú
O prefeito Sávio Torres emitiu nota de pesar:
“O prefeito Sávio Torres, em nome de todos os servidores do Município de Tuparetama, dá os pêsames ao secretário de Cultura, Fernando Marques, pela morte de Carlos Emanuel de 36 anos, sobrinho do secretário, que ocorreu no açude velho de São José do Egito. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor e luto”.
O primeiro aniversário da Devoção dos filhos do Pai Eterno, na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Afogados da Ingazeira, teve o tríduo festivo definido pelo Padre Gilvan Bezerra e pelo Conselho Pastoral Paroquial. A programação vai de 2 a 4 de junho, com celebrações todas as noites. No domingo, dia 3, após a […]
O primeiro aniversário da Devoção dos filhos do Pai Eterno, na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Afogados da Ingazeira, teve o tríduo festivo definido pelo Padre Gilvan Bezerra e pelo Conselho Pastoral Paroquial.
A programação vai de 2 a 4 de junho, com celebrações todas as noites. No domingo, dia 3, após a Santa Missa das 18 horas haverá show religioso com Ana Lúcia, da comunidade Canção Nova.
Na segunda, dia 4, haverá encerramento com procissão às 18 horas, saindo da capela de São Sebastião rumo à catedral. Após a missa das 19 horas está confirmada a participação do Padre Antonio Maria em frente à Catedral. O padre não fará seu show convencional. Levará mensagem pela ocasião do aniversário do grupo e cantará alguns de seus sucessos.
Padre Antônio Maria, nome adotado por Antônio Moreira Borges (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1945), é conhecido por duetos com Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria, bem como por ter realizado uma apresentação para o então Papa João Paulo II.
Segundo o Padre Antônio Maria, ele diz é “metade brasileiro, metade português”, nasceu no Rio de Janeiro de pais portugueses, e trabalhou em seus primeiros anos como padre em Portugal. Ficou por muitos anos à frente das Obras do Amor Maior, do Centro Educacional Catarina Kentenich, com sede no Jaraguá em São Paulo, mas agora está seguindo para uma nova missão, depois de passar recluso cerca de um ano no México, em período sabático.
O ex-deputado estadual Beto Accioly anunciou, nesta terça-feira (11), que é pré-candidato a prefeito de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Atualmente, Beto está em negociações com partidos e não definiu uma legenda para a disputa das eleições. A definição deve ocorrer após o Carnaval. “Buscamos dialogar com os demais grupos de oposição. E avançamos […]
O ex-deputado estadual Beto Accioly anunciou, nesta terça-feira (11), que é pré-candidato a prefeito de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
Atualmente, Beto está em negociações com partidos e não definiu uma legenda para a disputa das eleições. A definição deve ocorrer após o Carnaval.
“Buscamos dialogar com os demais grupos de oposição. E avançamos no debate, discutindo propostas que de fato coloquem Camaragibe na rota do desenvolvimento social e econômico de forma sustentável”, diz o pré-candidato.
Accioly disse que, a partir de agora, começará a montar um plano de governo e pregou a unidade da oposição em Camaragibe.
“Vamos continuar as conversas com os demais nomes da oposição em busca da unidade para a disputa de outubro”, afirma o pré-candidato.
Atualmente, a cidade de Camaragibe é governada por Nadegi Queiroz (DC), que assumiu o cargo após o impeachment de Demóstenes Meira.
Demóstenes Meira está preso desde do dia 20 de junho, no Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, após a Operação Harpalo, da Polícia Civil.
Segundo a Polícia Civil disse na época, Meira seria o líder de uma suposta organização criminosa que teria supostamente praticado esses crimes. A informação é do blog de Jamildo.
Decisão foi pactuada entre MP, Cimpajeú e empresa gestora. Atuais contratados serão demitidos em até 10 dias após nova seleção. MP quer mais transparência e evitar obrigatoriedade de que candidatos tenham que ser da cidade ofertante de vagas. Primeira mão A 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, o Instituto de Técnica e Gestão Moderna […]
Decisão foi pactuada entre MP, Cimpajeú e empresa gestora. Atuais contratados serão demitidos em até 10 dias após nova seleção. MP quer mais transparência e evitar obrigatoriedade de que candidatos tenham que ser da cidade ofertante de vagas.
Primeira mão
A 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, o Instituto de Técnica e Gestão Moderna e o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, Cimpajeú – celebraram Termo de Ajustamento de Conduta para nova seleção para o Cimpajeú.
O MP diz que a contratação temporária de pessoal para atender à situação temporária de excepcional interesse público não dispensa a Administração Pública da realização de prévio procedimento de seleção, que possibilite a participação democrática de todos os interessados e garanta a contratação dos profissionais mais eficientes e habilitados para a execução dos serviços, com critérios objetivos previamente estabelecidos em edital.
Ainda que a Organização Social, por integrar o terceiro setor, não faz parte do conceito constitucional de administração pública, razão pela qual não se submetem a rigidez condizente do direito público. “No entanto, por receber recursos públicos seu regime jurídico tem que ser minimamente formado pela incidência do núcleo essencial dos princípios da administração pública”.
Também que foram protocoladas no âmbito da Promotoria de Justiça, reclamações alegando irregularidades no edital do processo seletivo para preenchimento de vagas no SAMU, sediado em Serra Talhada, sendo expedida Recomendação solicitando a suspensão do processo seletivo, no prazo de 48 horas, bem como o início de nova seleção, atendendo a parâmetros mínimos de modo a garantir a impessoalidade e isonomia nas contratações.
“Em reunião realizada em 04 de outubro, foi informado da urgência do início das atividades, vez que o consórcio encontra-se nos limites legais de funcionamento, sob risco de inviabilizar repasses da União e do Estado para manutenção do sistema, acarretando perigo a implementação do serviço de saúde para população”.
Assim, firmaram as partes que haverá a realização de novo processo seletivo para cargos na base do SAMU situado nos municípios de Manari, Petrolândia, Sertânia, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito, Tabira, Flores e Serra Talhada.
Ela ocorrerá no prazo de máximo de três meses, com publicação de novo edital para preenchimento de vagas em todos os cargos de operacionalização e gestão dos serviços de saúde do SAMU, inclusive de médico.
Obrigam-se a rescindir todas as contratações resultantes dos editais anteriores, no prazo máximo de dez dias, contado a partir da conclusão da nova seleção, cujos cargos devem ser assumidos pelos aprovados do subsequente certame.
Ainda comprometem-se a elaborar edital com critérios claros e objetivos de admissão, de modo a garantir a impessoalidade, isonomia e transparência da seleção.
Obrigam-se a dar ampla publicidade a ordem de classificação geral e a pontuação obtida por todos os candidatos do certame.
Obrigam-se,por exemplo, a não exigir que o candidato deva residir no mesmo município no qual se candidatou a vaga, de modo a garantir a ampla acessibilidade dos interessados que residam em outro local, o que ocasiona mais competitividade ao certame, melhoria na qualidade do serviço e isonomia.
Assinaram o termo o promotor Vandeci de Souza Leite, o Presidente do Cimpajeú, Luciano Torres e Giuliano Vidal do Nascimento pelo IGRM.
Em nota enviada ao blog, a Prefeitura de São José do Egito, diz que gestão anterior deixou a obra da EMEI – Diva de Siqueira Vasconcelos inacabada e com problemas estruturais. Segundo a nota, em Dezembro de 2016, o antigo gestor entregou a população as novas instalações da EMEI – Diva de Siqueira Vasconcelos, na […]
Em nota enviada ao blog, a Prefeitura de São José do Egito, diz que gestão anterior deixou a obra da EMEI – Diva de Siqueira Vasconcelos inacabada e com problemas estruturais.
Segundo a nota, em Dezembro de 2016, o antigo gestor entregou a população as novas instalações da EMEI – Diva de Siqueira Vasconcelos, na pressa para entregar, o ex-prefeito esqueceu de terminar a obra, além do muro que deveria existir em volta do prédio, parte do piso já apresenta falhas que podem causar um grave acidente.
Ainda segundo a nota, o prefeito Evandro Valadares, foi até a EMEI – Diva de Siqueira com uma equipe de engenheiros vistoriar o local e mostrar a realidade para o corpo técnico, assim buscar uma solução rápida e definitiva para o problema.
“Nos próximos meses será feito o muro e resolvido alguns problemas estruturais da obra.” Garantiu o prefeito em conversa com alguns pais que estavam na escola e com os funcionários da instituição.
O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) foi o convidado de hoje na série de sabatinas com candidatos a vice de Afogados da Ingazeira no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Por praticamente uma hora e quinze minutos, Daniel respondeu perguntas desse jornalista, da população e demais jornalistas e blogueiros, além do adversário, Edson Henrique. Em toda […]
O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) foi o convidado de hoje na série de sabatinas com candidatos a vice de Afogados da Ingazeira no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
Por praticamente uma hora e quinze minutos, Daniel respondeu perguntas desse jornalista, da população e demais jornalistas e blogueiros, além do adversário, Edson Henrique.
Em toda a participação, Daniel buscou destacar seu papel na gestão Sandrinho, invocando sua participação na captação de mais de R$ 6 milhões, citando veículos adquidos, obras e máquinário que atendem comunidades rurais do município.
No primeiro momento, se deteve a destacar obras do ciclo de gestão, citando a ponte sobre o Rio Pajeú, ruas calçadas ou asfaltadas, pórticos de entrada, Procon, fim do lixão, receptivo de passageiros, UBS do Planalto, Faculdade de Medicina, dentre outras ações.
Daniel fez dois anúncios. No início, o da construção de uma base mais equipada do Corpo de Bombeiros, em pareceria com o Estado, e um segundo concurso público a ser realizado. Não houve detalhamento sobre o segundo tema porque a fala foi feita nas considerações finais.
Prometeu avançar no debate da causa animal diante do quesionamento do excesso de animais soltos, dizendo haver avanço com a Clínica Veterinária. Sobre trânsito, disse que no papel, ele já está municipalizado, e prometeu: “nós vamos avançar sim”.
Em duas oportunidades, foi provocado pela agenda política, sobre a influência do pai, Totonho Valadares, na manutenção do seu nome a vice, e na saída do páreo do vereador Vicentinho.
“Tenho orgulho da história do meu pai. Totonho e Patriota tem um peso no grupo inquestionável. Mas o que fez com que a gente colocasse o nome foi essa nossa prestação de serviço”. Sobre Vicentinho, disse que o vereador entendeu e foi correto nas discussões até definir retirar seu nome.
O candidato a vice da União Pelo Povo, Edson Henrique, perguntou sobre a demora em estabelecer um plano de coleta de lixo, diante de duas entrevistas desde março de 2023 em que Daniel chega a se comprometer comn a melhoria do serviço, e que o lixão de Afogados só foi fechado por ferramentas de fiscalização e prazos de MPPE e TCE.
Daniel disse tratar Edson como “oponente, não adversário”, e que não atacará sua honra nem de Danilo. E respondeu: “na verdade, mesmo com direcionamento de MP e TCE ainda tem muinicípios que não encerraram o lixão”, disse, para destacar a ação de seu ciclo, além de voltar a invocar a crise econômica como motivação para a não efetivação do projeto plenamente.
Disse ainda que a cidade é a primeira do Pajeú e 15ªno estado em ranking de eficiência dos municípios, que afere saúde, educação e saneamento, segundo reportagem da Folha de São Paulo. Assista na íntegra:
Você precisa fazer login para comentar.