Motorista de Calumbi é flagrado bebendo em bar de Carnaíba com carro oficial
Por André Luis
Caso reacende debate sobre álcool ao volante e uso de veículos públicos
Um motorista da Prefeitura de Calumbi foi flagrado no início da noite deste domingo (24) consumindo bebida alcoólica em um bar de Carnaíba enquanto utilizava um carro oficial do município.
De acordo com a denúncia enviada ao blog, o veículo – um Volkswagen Voyage, placa RTE-6F44, adesivado com a marca da prefeitura – estava estacionado em frente ao Bar do Chef Espetaria, enquanto o condutor foi visto sentado a uma das mesas tomando cerveja. A cena foi registrada em fotografia.
O caso levanta duas questões sensíveis: a primeira é o risco do consumo de álcool associado à direção. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece tolerância zero para o consumo de bebidas alcoólicas por condutores. Além de infração gravíssima, dirigir sob efeito de álcool coloca em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.
A segunda questão diz respeito ao uso de veículos oficiais para fins particulares. Carros de prefeituras e demais órgãos públicos devem ser utilizados exclusivamente em atividades de serviço. O uso para lazer, especialmente em situações que envolvam consumo de álcool, além de ilegal, fere o princípio da moralidade administrativa e compromete a confiança da população nos gestores e servidores públicos.
Até o momento, não houve manifestação oficial da Prefeitura de Calumbi sobre o caso.
A situação expõe a necessidade de fiscalização mais rigorosa do uso da frota municipal e reforça a importância de campanhas permanentes de conscientização sobre os perigos do álcool associado à direção. Afinal, dirigir é um ato que exige responsabilidade e sobriedade, ainda mais quando envolve recursos públicos.
Pesquisa do Instituto Múltipla aponta que a gestão Berg Gomes (PSB) larga com aprovação de 75% da população de Carnaíba. Quando a população de Carnaíba é chamada a aprovar ou desaprovar a gestão, 75% aprovam, contra 13% que desaprovam e 12% que não opinaram. Chamada a classificar a gestão Wamberg, 22% a consideram ótima, contra […]
Pesquisa do Instituto Múltipla aponta que a gestão Berg Gomes (PSB) larga com aprovação de 75% da população de Carnaíba.
Quando a população de Carnaíba é chamada a aprovar ou desaprovar a gestão, 75% aprovam, contra 13% que desaprovam e 12% que não opinaram.
Chamada a classificar a gestão Wamberg, 22% a consideram ótima, contra 45% que dizem ser boa, 17% que falam ser regular. Consideram a gestão péssima apenas 5%, contra 4% que dizem ser ruim. Não opinaram 7%.
A pesquisa também quis saber se Carnaíba estava no caminho certo ou no caminho errado. 75% dos entrevistados disseram que está no caminho certo, contra 12% que dizem estar no caminho errado. 13% não opinaram.
Foi realizada pelo Múltipla dias 5 e 6 de abril com 250 entrevistas e intervalo de confiança de 95%. A margem de erro para mais ou menos é de 6,3%. Fonte pública para realização da pesquisa: Censo 2010/2022.
A Prefeitura de Solidão, emitiu nota ao blog, informando que iniciou o pagamento dos servidores públicos municipais, nesta quinta-feira (30.01). Segundo a nota o pagamento foi iniciado pelos servidores ativos e inativos. Os contratados recebem até o dia 05 de fevereiro. “Todos os pagamentos serão efetuados.” Ainda segundo a nota: “a gestão Djalma Alves visa […]
A Prefeitura de Solidão, emitiu nota ao blog, informando que iniciou o pagamento dos servidores públicos municipais, nesta quinta-feira (30.01).
Segundo a nota o pagamento foi iniciado pelos servidores ativos e inativos. Os contratados recebem até o dia 05 de fevereiro. “Todos os pagamentos serão efetuados.”
Ainda segundo a nota: “a gestão Djalma Alves visa pagar aos servidores sempre no mês trabalhado. O gestor tem um estratégico planejamento financeiro e vem mostrando credibilidade aos solidanenses. O pagamento em dia do servidor público municipal é uma das marcas da gestão”.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco aprovou por unanimidade, na manhã desta segunda (20), as contas de campanha da senadora Teresa Leitão. Os desembargadores acompanharam o voto do relator, desembargador Roberto Machado. Houve erro formal na primeira prestação de contas. A senadora entrou com embargos, que foram aceitos, o que gerou a possibilidade de reanálise. […]
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco aprovou por unanimidade, na manhã desta segunda (20), as contas de campanha da senadora Teresa Leitão. Os desembargadores acompanharam o voto do relator, desembargador Roberto Machado.
Houve erro formal na primeira prestação de contas. A senadora entrou com embargos, que foram aceitos, o que gerou a possibilidade de reanálise. Todos os erros foram devidamente sanados.
“Foi uma vitória importante. A senadora Teresa Leitão, figura pública com cinco mandatos anteriores como deputada estadual, sempre teve as contas aprovadas. Agimos de forma rápida e firme para sanar qualquer dúvida, e o resultado foi essa aprovação unânime”, comentou o advogado Leonardo Vigolvino, que defendeu Teresa Leitão no caso junto com os advogados Pablo Bismarck e Paulo Pinto.
Lula e Bolsonaro: quem é melhor para os prefeitos? A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) deve bater um recorde de delegação na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) a partir desta segunda-feira, dia 27, até a próxima quinta-feira, 30, já com inscrições encerradas. Ao todo, são […]
Lula e Bolsonaro: quem é melhor para os prefeitos?
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) deve bater um recorde de delegação na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) a partir desta segunda-feira, dia 27, até a próxima quinta-feira, 30, já com inscrições encerradas.
Ao todo, são 725 participantes de Pernambuco inscritos no maior evento municipalista do Brasil. Destes, 112 são prefeitos e prefeitas. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma oportunidade de reunir os gestores e gestoras de todas as regiões brasileiras em prol de apresentar as demandas dos Municípios e lutar em busca de avanços.
Neste ano, a Marcha tem como tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”. Dentre as pautas que serão discutidas na Marcha destacam-se o Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2022, que trata da transição da queda de coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que dispõe sobre a distribuição do adicional de 1,5% do FPM para março para auxiliar os municípios no pagamento do piso da enfermagem, além da Reforma Tributária, dentre outros.
O presidente Lula já não iria diante da agenda à China. Agora, pelo quadro de pneumonia. Geraldo Alckmin deve representá-lo. Os prefeitos na verdade querem saber é de notícias que indiquem mais dinheiros para prefeituras. Isso basta. Lula promete grande interlocução com prefeitos em seu governo.
Mas, e Bolsonaro? Falando em prefeitos, ele foi notícia a pouco tempo sobre esse tema.
Em vídeo de reunião interna do PL ele afirmou que pretende “andar pelo Brasil” e fortalecer o PL. Finalidade? Fazer uns mil prefeitos.
“Temos plano de andar pelo Brasil. Imagino que dê para fazer umas mil prefeituras”, disse, por videochamada, sendo aplaudido pelos colegas de partido presentes em uma reunião do PL-RJ. Tudo pra se gabaritar para 2026.
Bolsonaro segue defendendo que os municípios nunca receberam tantos recursos quanto no seu ciclo, inclusive na pandemia.
E aí fica a pergunta: em 2026, quem estará melhor na fita com os prefeitos ? Lula ou Bolsonaro? A resposta pode ajudar a decidir a eleição e um segundo round entre eles.
“Nem me expliquem”
Ao comentar a forma como foi feita a aliança de ex-governistas para eleger João de Maria presidente da Câmara de São José do Egito Legislativo, Paulo Jucá disse não ter interesse em usar da mesma metodologia. “Não quero nem saber como é esse jogo. Prefiro a população que sempre nos fez maioria”.
Pano pra manga
Vendo que nada grave aconteceu com o prefeito de Água Branca, Everton Firmino, o Tom, quando teve sua casa invadida, e que o acusado foi preso, um gaiato ficou prestando atenção em outro detalhe de sua casa que viralizou com as imagens divulgadas das câmeras de segurança. “Ô prefeitin pra sujar pano de prato que só a gota…”
Leve melhora
O Secretário de Administração de Carnaíba, Jonas Rodrigues, segue internado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mas apresentou leve melhora, dizem pessoas próximas. Ele sofreu um AVC na madrugada do dia 20.
Vítima ou sonhador?
Aliados de Romério Guimarães dizem que ele ainda não jogou a toalha, mesmo diante da homologação de um acordo na justiça federal por conta da ação de improbidade, no caso em que seu acesso legal entrou na conta da prefeitura para transferir R$ 500 mil de convênio para empresa, quando não era mais prefeito, em 4 de janeiro de 2017.
Mesmo?
A homologação de acordo prevê cinco anos de inelegibilidade. Mas quem escuta Romério diz que ele tem disposição de disputar até sub júdice e que ainda quer processar banco por permitir acesso e quem teria usado seu token. Só que se de fato andar a homologação, ela tem status de confissão de culpa.
Fight
O blog avalia essa semana o planejamento para realização de pesquisas como a que movimentou São José do Egito ontem, em outras cidades polo do Sertão. Em Serra Talhada, a turma que gosta de ver o circo pegar fogo sonha com uma simulação Márcia Conrado x Luciano Duque para 2024. Calma aí, gente…
Entre o sim e o não, talvez
Pelo menos quem tem uma visão política mais apurada não acredita no racha entre eles para 2024. “Duque deve tentar emplacar a indicação do vice de Márcia e não deve disputar contra ele”, diz um importante analista ao blog. A conferir.
Biografia
O jornalista Eugênio Gerônimo está na reta final de uma biografia do Deputado Estadual José Patriota. O livro tem uma riqueza de dados desconhecidos de sua história, fotos e depoimentos. Vai explorar a história desde a infância pobre no meio rural até a recente eleição para a Alepe.
Faloooooou!
A prefeita Nicinha Melo vem aprendendo a se comunicar melhor. Falou por três minutos e quarenta segundos na reunião ampliada para a X Conferência Estadual de Saúde. E não gaguejou, mantendo um bom nível de fala em linhas gerais. Fosse só isso, já teria feito muito mais que Dinca em todas as suas lives, que só servem pra resenha e por ocupar Léo Brasil.
Frase da semana:
“É visível que é uma armação do Moro”.
Do presidente Lula sobre o plano do PCC para matar Sérgio Moro e a suspeita de armação a partir da atuação da juíza federal e aliada do senador, Gabriela Hardt, que assinou os mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos pela PF. Se Lula falou, tem que buscar provar…
Solicitação foi feita após provocação da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) solicitou, nesta quarta-feira (28), por meio de ofício assinado pelo presidente Álvaro Porto (PSDB), que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realize uma auditoria especial para apurar a falta de insumos nas unidades de […]
Solicitação foi feita após provocação da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) solicitou, nesta quarta-feira (28), por meio de ofício assinado pelo presidente Álvaro Porto (PSDB), que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realize uma auditoria especial para apurar a falta de insumos nas unidades de saúde administradas pelo Governo do Estado.
O pedido foi feito após encaminhamento da Comissão de Saúde e Assistência Social, que, pela manhã, durante reunião do colegiado, aprovou por unanimidade a necessidade de uma solicitação formal à corte para que apure as irregularidades que vêm sendo noticiadas na rede pública.
“É preciso que o TCE investigue a falta de planejamento da Secretaria de Saúde e, se for o caso, identifique os gestores responsáveis pelo desabastecimento de insumos que tem sido relatado nos hospitais públicos, aprofundando a apuração sobre as razões que levaram a esse cenário”, disse o deputado Sileno Guedes (PSB), que é vice-presidente da comissão.
Durante a reunião, coube ao parlamentar apresentar a proposta de solicitação ao TCE, que foi prontamente acatada pelo presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, deputado Adalto Santos (PP), e pelos demais presentes – as deputadas Simone Santana (PSB) e Socorro Pimentel (União Brasil) e os deputados Abimael Santos (PL) e Gilmar Jr. (PV).
No ofício encaminhado pela comissão à presidência da Alepe, são citados casos como o do Hospital Barão de Lucena, no Recife, que, no mês passado, sofreu uma interdição ética parcial pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) após denúncias de que a equipe médica estaria tendo que adquirir remédios e outros insumos para viabilizar os procedimentos realizados na unidade.
Esse cenário estaria relacionado com a decisão do Governo Raquel Lyra de centralizar na Secretaria de Administração todos os procedimentos licitatórios, o que teria gerado atrasos no abastecimento de hospitais públicos.
Você precisa fazer login para comentar.