Notícias

Motorista de Calumbi é flagrado bebendo em bar de Carnaíba com carro oficial

Por André Luis

Caso reacende debate sobre álcool ao volante e uso de veículos públicos

Um motorista da Prefeitura de Calumbi foi flagrado no início da noite deste domingo (24) consumindo bebida alcoólica em um bar de Carnaíba enquanto utilizava um carro oficial do município.

De acordo com a denúncia enviada ao blog, o veículo – um Volkswagen Voyage, placa RTE-6F44, adesivado com a marca da prefeitura – estava estacionado em frente ao Bar do Chef Espetaria, enquanto o condutor foi visto sentado a uma das mesas tomando cerveja. A cena foi registrada em fotografia.

O caso levanta duas questões sensíveis: a primeira é o risco do consumo de álcool associado à direção. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece tolerância zero para o consumo de bebidas alcoólicas por condutores. Além de infração gravíssima, dirigir sob efeito de álcool coloca em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

A segunda questão diz respeito ao uso de veículos oficiais para fins particulares. Carros de prefeituras e demais órgãos públicos devem ser utilizados exclusivamente em atividades de serviço. O uso para lazer, especialmente em situações que envolvam consumo de álcool, além de ilegal, fere o princípio da moralidade administrativa e compromete a confiança da população nos gestores e servidores públicos.

Até o momento, não houve manifestação oficial da Prefeitura de Calumbi sobre o caso.

A situação expõe a necessidade de fiscalização mais rigorosa do uso da frota municipal e reforça a importância de campanhas permanentes de conscientização sobre os perigos do álcool associado à direção. Afinal, dirigir é um ato que exige responsabilidade e sobriedade, ainda mais quando envolve recursos públicos.

Outras Notícias

Tuparetama: prefeitura inaugura unidade de Saúde

Nesta sexta, o prefeito Sávio Torres, vai entregar à população de Tuparetama, mais uma unidade de atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O posto fica localizado no Bairro da Patrona, ao lado do Abrigo de Idosos Josefa Torres. O equipamento é mais uma conquista da gestão junto ao Ministério da Saúde, e tem […]

Nesta sexta, o prefeito Sávio Torres, vai entregar à população de Tuparetama, mais uma unidade de atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O posto fica localizado no Bairro da Patrona, ao lado do Abrigo de Idosos Josefa Torres.

O equipamento é mais uma conquista da gestão junto ao Ministério da Saúde, e tem como meta ampliar os serviços da Atenção Básica do município, promover os programas de saúde e aumentar os atendimentos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos tuparetamenses.

O espaço receberá o nome de Vanilda Patriota, uma homenagem à ex-primeira-dama e ex-secretária de Saúde, falecida no início do ano. A inauguração acontece às 18h. A unidade fica na Rua Antônio Gomes.

Serra: Pereirão vai fechar para manutenção

A Secretaria de Esportes de Serra Talhada emitiu comunicando  que o Estádio Nildo Pereira de Menezes, “O Pereirão”  estará sendo fechado nesta próxima segunda-feira (20) para serviços de manutenção. Segundo a secretária Vânia Melo, serão efetuados trabalhos de recuperação de todo gramado e mais outros estruturais no estádio, acredita a secretária que no prazo máximo […]

pereirao

A Secretaria de Esportes de Serra Talhada emitiu comunicando  que o Estádio Nildo Pereira de Menezes, “O Pereirão”  estará sendo fechado nesta próxima segunda-feira (20) para serviços de manutenção.

Segundo a secretária Vânia Melo, serão efetuados trabalhos de recuperação de todo gramado e mais outros estruturais no estádio, acredita a secretária que no prazo máximo de 30 dias estarão concluídos os trabalhos.

“Deveremos está abrindo oficialmente para o campeonato pernambucano da primeira divisão que começa agora no início de dezembro”, informa Vânia.

Supremo enviará ao MP resultado de inquérito que apura ameaças à Corte, diz Toffoli

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira (22) à TV Globo que a Corte não “usurpará” a competência do Ministério Público no inquérito que apura ofensas a ministros do tribunal. O inquérito foi aberto em 14 de março por Toffoli, que escolheu o ministro Alexandre Moraes para ser o relator. Desde o […]

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira (22) à TV Globo que a Corte não “usurpará” a competência do Ministério Público no inquérito que apura ofensas a ministros do tribunal.

O inquérito foi aberto em 14 de março por Toffoli, que escolheu o ministro Alexandre Moraes para ser o relator. Desde o início, a abertura da investigação gerou críticas no Ministério Público e no Judiciário.

Um dos principais argumentos de quem se opõe à medida é que o STF não tem competência para abrir investigação sem ser provocado por outra instituição, como o Ministério Público. Toffoli argumenta que a possibilidade é prevista no regimento interno. Há críticas também pelo fato de o presidente da Corte ter escolhido o relator sem que houvesse um sorteio, o que é a praxe no tribunal.

Segundo o presidente do Supremo, após o fim do inquérito, os dados serão enviados para a Procuradoria Geral da República e para os Ministérios Públicos estaduais, a depender do que for apurado durante o inquérito.

Toffoli deu a declaração após se reunir por cerca de uma hora com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“Conversamos muito, e a doutora Raquel Dodge reiterou o apoio ao Supremo Tribunal Federal. Disse que tem uma visão específica sobre o inquérito, mas que apoia o STF. Expliquei a ela que quando o inquérito for concluído, o ministro Alexandre de Moraes vai mandar para o MP dar o prosseguimento devido. Ninguém vai usurpar a competência de ninguém”, disse o presidente do STF.

De acordo com Toffoli, diversos órgãos devem receber informações para as providências cabíveis ao final do inquérito, como MPs que têm competência para apresentação de denúncias formais, e corregedorias, se o caso envolver juízes e procuradores, por exemplo.

“Foi uma conversa tranquila e é preciso ficar claro que a relação do STF com a PGR sempre foi e continuará sendo excelente. O resultado do inquérito, quando ele for concluído, vai para os órgãos que têm competência para o prosseguimento: corregedorias, Ministério Público, Procuradoria Geral da República. Não haverá usurpação de competência do Ministério Público”, reiterou Toffoli.

Após a reunião com Toffoli, a procuradora-geral da República afirmou que a relação do Ministério Público com o Supremo “é sempre muito boa”. Ela, porém, evitou comentar a polêmica em torno do inquérito e se limitou a dizer que a reunião com o presidente do Supremo foi um encontro “institucional.

“Sempre muito boa a relação […]. Foi uma visita institucional importante e a coisa toda caminhou muito bem. Conversa muito boa”, afirmou Dodge.

Alepe assina acordo de cooperação com Senado Federal

Durante a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a Alepe estabeleceu uma parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis), programa do Senado Federal para incentivar a modernização e a integração de casas legislativas.  O Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado pelo presidente Eriberto Medeiros (PSB) na quinta (10), permitirá que […]

Durante a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a Alepe estabeleceu uma parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis), programa do Senado Federal para incentivar a modernização e a integração de casas legislativas. 

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado pelo presidente Eriberto Medeiros (PSB) na quinta (10), permitirá que o parlamento pernambucano utilize, sem custos, produtos da plataforma Interlegis.

O dispositivo oferece ferramentas como sistemas de gestão interna, comunicação e participação popular através de meios digitais, assim como hospedagem de site e utilização de domínio .leg, entre outros serviços. 

“Essa parceria vai fortalecer o elo entre o Senado e o Legislativo pernambucano, colocando-nos em sintonia com o brilhante trabalho digital realizado por eles em Brasília”, avaliou Medeiros. 

“Todos nós, parlamentares e servidores, temos a ganhar com a utilização da plataforma Interlegis”, concluiu.

Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde realiza 1º Mutirão de Castração de Animais de Rua

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde deu início ao 1º Mutirão de Castração de Animais de Rua, uma iniciativa pioneira que vai mobilizar mais de 40 profissionais, entre médicos veterinários, estagiários de medicina veterinária e cuidadores de animais. A ação tem como objetivo promover o controle populacional, além de garantir mais qualidade de […]

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde deu início ao 1º Mutirão de Castração de Animais de Rua, uma iniciativa pioneira que vai mobilizar mais de 40 profissionais, entre médicos veterinários, estagiários de medicina veterinária e cuidadores de animais. A ação tem como objetivo promover o controle populacional, além de garantir mais qualidade de vida para os animais e segurança para a população.

O município já garantiu um espaço adequado para o acolhimento dos cães, onde eles receberão todos os cuidados necessários. O mutirão será realizado em etapas. Na primeira fase, que já começou, os cães machos estão sendo levados para o Centro de Acolhimento, onde passam por cirurgia de castração e recebem vacinação, ração, água de qualidade e acompanhamento completo no pós-operatório, que deve durar cerca de 15 dias.

No primeiro dia da ação, foram registradas mais de 30 castrações, demonstrando a adesão e a importância da iniciativa para a cidade.

Na segunda etapa, o atendimento será direcionado às cadelas, seguindo o mesmo protocolo de cuidado e bem-estar.