Notícias

Ministro Fernando Filho confirma horário de verão a partir de 15 de outubro

Por Nill Júnior

O Nordeste mais uma vez está fora.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou nesta segunda-feira (25) que o horário de verão será mantido em 2017. Com a decisão, os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro.

O fim do horário de verão chegou a ser avaliado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.

Entretanto, o país passa por mais um ano de chuvas fracas que reduziram o armazenamento de água nas represas das hidrelétricas e o governo vem adotando medidas para garantir a oferta de eletricidade, entre elas o aumento da importação de energia do Uruguai e início da importação da Argentina.

Diante desse quadro, mesmo que pequena a economia de energia proporcionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.

O Ministério de Minas e Energia informou que, para 2018, o governo deve fazer uma pesquisa para decidir se mantém ou não o horário diferenciado nos próximos anos. Este ano, o horário terá seu início à zero hora de 15 de outubro, quando os relógios serão adiantados em 1 hora, até a zero hora de de 19 de fevereiro, quando relógios serão atrasados em 1 hora.

O horário valerá para Distrito Federal, Espírito Santo. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O Nordeste mais uma vez está fora.

Outras Notícias

Sertânia: CREAS discute Práticas Preventivas para a Educação Infantil

Na terceira semana do Mês da Primeira Infância de Sertânia, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, discutiu o tema: Práticas Preventivas para a Educação Infantil.  O evento foi realizado nesta sexta-feira (20) pelo Google Meet e visa alertar sobre a importância dos […]

Na terceira semana do Mês da Primeira Infância de Sertânia, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, discutiu o tema: Práticas Preventivas para a Educação Infantil. 

O evento foi realizado nesta sexta-feira (20) pelo Google Meet e visa alertar sobre a importância dos cuidados na fase que vai da gestação aos seis anos. Esta é a terceira semana da programação do Mês da Primeira Infância, que seguirá até o dia 31 de agosto em formato híbrido.

Durante a reunião foi apresentado o papel do CREAS, que é um equipamento social que oferece apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, maus tratos e discriminações sociais. 

A coordenadora do CREAS, Cida Melo, conta que para que esse trabalho aconteça é importante que haja uma intersetoriedade, um trabalho conjunto de todos os atores que atuam nessa causa.

“A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia tem feito um importante trabalho atuando de modo a fortalecer as ações executadas no município. Um trabalho intersetorial, que envolve equipamentos como o CRAS e outras secretarias municipais, como Saúde e Educação, por exemplo”, disse Cida Melo.

Aprovados em concurso da Polícia Militar de Pernambuco devem ser convocados em 2021

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou, nesta sexta-feira (04), que há uma expectativa de convocar candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco no início de 2021. Segundo ele, o cronograma previa que isso acontecesse em agosto deste ano, mas a pandemia do novo coronavírus impediu. “Hoje existe uma proibição de […]

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou, nesta sexta-feira (04), que há uma expectativa de convocar candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco no início de 2021.

Segundo ele, o cronograma previa que isso acontecesse em agosto deste ano, mas a pandemia do novo coronavírus impediu.

“Hoje existe uma proibição de convocação de candidatos, porque a gente precisa estabelecer protocolos em academias de cursos de instrução. Não dá para fazer uma academia virtual. Quero crer que em janeiro seria nossa data máxima para a convocação”, disse Pádua.

Segundo o secretário, há cerca de 1,5 mil candidatos da PM aguardando a convocação. Aprovados no concurso da Polícia Civil também devem ser chamados para o curso de formação. Há 140 aprovados no cargo de delegado à espera.

Atualmente, Pernambuco conta com pouco mais de 17 mil policiais militares na ativa, segundo o Portal da Transparência. O ideal, no entanto, é que o efetivo fosse superior a 26 mil profissionais nas ruas.

Calumbi: Joelson inaugura calçamento das Casinhas

Nesta sexta-feira (01.07), o prefeito de Calumbi, Joelson (Avante), inaugurou o calçamento das Casinhas às margens da PE-320. Durante o evento, o prefeito também assinou Ordem de Serviço para a pavimentação de mais uma rua, também às margens da PE-320. O secretário de Obras Naldo, também assinou a O.S. Estiveram no evento: a vice-prefeita Cuca […]

Nesta sexta-feira (01.07), o prefeito de Calumbi, Joelson (Avante), inaugurou o calçamento das Casinhas às margens da PE-320.

Durante o evento, o prefeito também assinou Ordem de Serviço para a pavimentação de mais uma rua, também às margens da PE-320. O secretário de Obras Naldo, também assinou a O.S.

Estiveram no evento: a vice-prefeita Cuca do Riachão,  a Secretaria de Administração  e Finanças e primeira dama, Aline Cordeiro, e demais secretários municipais.

Ainda: os vereadores da base Zé Luiz (Presidente), Vaninho do Riachão,  Nen de Sofia, Edinaldo da Saúde e Fernando do Arial.

Brasil passa da marca de 300 mil mortes por Covid-19

Trezentas mil vidas. Este é o tamanho da tragédia brasileira em um ano de pandemia da Covid-19. Tragédia que, infelizmente, está longe de terminar e dá poucos sinais de que vai melhorar. O número foi atingido mesmo com mudança no sistema de notificação do Ministério da Saúde que causou atrasos no registros de mortes nesta quarta-feira (24). […]

Trezentas mil vidas. Este é o tamanho da tragédia brasileira em um ano de pandemia da Covid-19. Tragédia que, infelizmente, está longe de terminar e dá poucos sinais de que vai melhorar.

O número foi atingido mesmo com mudança no sistema de notificação do Ministério da Saúde que causou atrasos no registros de mortes nesta quarta-feira (24).

O país atinge mais uma marca assombrosa um dia depois de registrar, pela primeira vez, mais de três mil mortes em apenas 24 horas. E num momento de colapso nos hospitais, tanto públicos quanto privados. UTIs superlotadas desafiam profissionais de saúde já esgotados.

Com dados novos de 10 estados (AL, BA, GO, MG, MS, MT, PR, RN, SP e TO) desde a véspera, o país soma agora 300.015 óbitos. Casos confirmados de Covid-19 são 12.183.338.

Os níveis de contágio seguem elevados, e governadores e prefeitos tentam conter o avanço do vírus com medidas mais duras de restrição.

Ainda assim, o Brasil não chegou a viver nenhum tipo de lockdown completo, como ocorreu em outros países.

Sem direcionamento nacional efetivo para lidar com a pandemia, medidas de isolamento seguem sendo desrespeitadas em larga escala.

George diz que oposição quer “adotar criança que não é dela” sobre agenda com Raquel

O pré-candidato a prefeito de São José do Egito,  George Borja,  do PSB, disse ao Debate do Sábado da Gazeta FM que foi institucional,  capitaneada pelo prefeito Evandro Valadares,  a entrega de uma pauta de reivindicações à governadora Raquel Lyra. Ele disse ter acompanhado a solicitação de um mamógrafo,  transferência de incentivos financeiros para fortalecer serviços […]

O pré-candidato a prefeito de São José do Egito,  George Borja,  do PSB, disse ao Debate do Sábado da Gazeta FM que foi institucional,  capitaneada pelo prefeito Evandro Valadares,  a entrega de uma pauta de reivindicações à governadora Raquel Lyra.

Ele disse ter acompanhado a solicitação de um mamógrafo,  transferência de incentivos financeiros para fortalecer serviços do Hospital Maria Rafael de Siqueira.

Ainda a solicitação de garantia hídrica para as comunidades de Muquém, Papagaio e Açude da Porta.

Confrontado com a informação de que o oposicionista Fredson Brito divulgou nota informando que levou a demanda hídrica à governadora,  George rebateu. “A oposição preocupada em adotar a criança depois que ela saiu da barriga”.

O nome governista ainda disse que teve excelente conversa com a ex-vereadora Ana Maria e família,  sinalizando que pelo alinhamento e ligação com o PSB, está atuando para tê-los no seu palanque.

Ele respondeu perguntas dos ouvintes da emissora e também falou de propostas em temas como geração de emprego,  saúde,  cultura e infraestrutura.