Notícias

Ministro da Defesa nega que as Forças Armadas ameacem democracia

Por André Luis

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Oposição cobra ministro por declarações de Bolsonaro e desfile militar no dia da votação da PEC do voto impresso

Em reunião com integrantes de três comissões da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17), o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, negou que as Forças Armadas estejam fazendo ameaças à democracia e afirmou que elas estão unidas e cumprirão o que está escrito na Constituição, sem acatar ordens ilegais.

O ministro foi chamado pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público para explicar o teor da nota divulgada no início de julho para repudiar declarações do presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), sobre o envolvimento de militares em suspeitas de corrupção.

Ele ressaltou que a nota foi uma resposta a insinuações generalizadas que agrediram as Forças Armadas e que o silêncio significaria uma concordância com o que foi dito na CPI. “Não consideramos que seja correto que sejam feitos prejulgamentos se referindo à participação de militares em supostas falcatruas, de forma generalizada e apenas com base em suspeitas e ilações sem a necessária comprovação material e sem a observação do devido processo legal”, disse o ministro.

Voto impresso

Os requerimentos para a realização da audiência também questionaram um suposto condicionamento da realização das eleições de 2022 à adoção do voto impresso, proposta que foi derrotada na Câmara. O ministro Braga Netto negou informações publicadas pela imprensa de que teria mandado um recado com esse conteúdo ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e acrescentou que o próprio parlamentar desmentiu o episódio. “Reitero que eu não enviei ameaça alguma, não me comunico com os presidentes dos Poderes por intermédio de interlocutores”, disse.

Deputados de oposição questionaram o ministro da Defesa sobre as supostas ameaças, citando principalmente falas do presidente Jair Bolsonaro e do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre voto impresso e as eleições de 2022.

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) salientou que, quando o presidente da República sugere uma intervenção, atenta contra os outros Poderes e fragiliza a democracia. “O silêncio e a chancela das Forças Armadas a atitudes ou cenas golpistas produzidas pelo presidente criam um clima de animosidade e dúvidas, gerando desconforto, instabilidade, atrasando problemas sérios que devem ser enfrentados com urgência no nosso país”, disse.

O ministro da Defesa declarou que não comentaria falas do presidente e de outros ministros e negou que haja partidarização das Forças Armadas.

Desfile militar

Parlamentares de vários partidos de oposição também cobraram o ministro sobre o desfile de blindados e equipamentos militares realizado na Esplanada dos Ministérios em 10 de agosto, mesmo dia da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/19) que tornava obrigatório o voto impresso pelas urnas eletrônicas.

Braga Netto disse que a programação fez parte da Operação Formosa, realizada desde 1988. “Para a cultura militar, demonstrar capacidade de mobilização de seus meios reveste-se de orgulho e obrigação. Aproveitou-se a chegada dos meios militares vindos de outras cidades para um exercício planejado com antecedência de meses”, afirmou.

STF

Deputados da base aliada ao governo fizeram várias críticas a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a prisões e aberturas de inquéritos consideradas arbitrárias. Já parlamentares de oposição defenderam o STF como a instituição que tem a última palavra sobre a Constituição.

Para o líder do PSL, deputado Vitor Hugo (GO), as explicações do ministro Braga Netto foram suficientes. “Sua presença aqui demonstra que não existe qualquer intenção do Ministério da Defesa ou mesmo do governo federal como um todo de acirrar essa tensão institucional que nós temos visto ao longo dos últimos dias no nosso país”, disse o deputado.

Papel constitucional

Já o deputado Henrique Fontana (PT-RS) pediu mais clareza na separação entre o que é dito pelo presidente e o papel constitucional das Forças Armadas. “É preciso que se reafirmem falas claras, não ambíguas, de que qualquer ameaça do presidente Bolsonaro – e ele as faz com frequência – não encontrarão respaldo nas Forças Armadas”, completou Henrique Fontana.

Walter Braga Netto provocou indignação em alguns deputados de oposição ao declarar que o regime militar (1964-1985) não foi uma ditadura, mas um regime duro com excessos dos dois lados.

Durante a audiência pública, ele informou que, por conta da pandemia do coronavírus, não haverá desfiles no 7 de setembro, mas serão permitidas exposições e demonstrações. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Outras Notícias

“Não tenho provas”: Flávio Bolsonaro admite não ter evidências de fraude nas eleições de 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) admitiu que não possui provas de fraude nas eleições presidenciais de 2026, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, apresentador do programa System Update, gravada em Miami, nos Estados Unidos, e divulgada nessa sexta-feira (6) pela Folha de […]

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) admitiu que não possui provas de fraude nas eleições presidenciais de 2026, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, apresentador do programa System Update, gravada em Miami, nos Estados Unidos, e divulgada nessa sexta-feira (6) pela Folha de S.Paulo.

Durante a conversa, Greenwald questionou o senador sobre as suspeitas de manipulação dos resultados eleitorais, levantadas por Flávio desde sua derrota no segundo turno, realizado em 25 de outubro.

Ao ser perguntado diretamente se tinha provas de fraude, o parlamentar respondeu: “Não tenho”.

Flávio também reconheceu que não pretende contestar judicialmente a contagem dos votos por não possuir elementos que sustentem a acusação.

“É por isso que eu não vou questionar isso na Justiça brasileira, porque não tenho provas”, afirmou.

Apesar da admissão, o senador voltou a questionar a legitimidade da vitória de Lula. Ele alegou que a prorrogação do horário de votação no segundo turno e o crescimento da votação do petista levantariam suspeitas sobre o processo eleitoral.

As alegações não foram acompanhadas de evidências de irregularidades. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atestou a lisura das eleições e confirmou a reeleição de Lula.

Na entrevista, Flávio também afirmou que o PL pretende questionar judicialmente a chapa Lula-Alckmin por suposto abuso de poder político e econômico, argumento diferente da acusação de fraude na apuração dos votos.

A conversa ocorreu nos Estados Unidos, onde o senador permanece desde que deixou o Brasil após a derrota presidencial. Ele também abordou sua permanência no exterior e a possibilidade de disputar novamente a Presidência em 2030.

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o vídeo em que Flávio Bolsonaro admite não ter provas de fraude nas eleições.

Fonte: Folha de S.Paulo
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

Em Brasília, Sandrinho busca agilizar repasses federais para obras em Afogados da Ingazeira

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, cumpriu agenda administrativa em Brasília nesta semana para solicitar agilidade na liberação de recursos federais destinados a obras em andamento no município. Segundo a Prefeitura, os investimentos realizados em parceria com o Governo Federal ultrapassam R$ 30 milhões. Durante a viagem, o gestor esteve nos ministérios da […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, cumpriu agenda administrativa em Brasília nesta semana para solicitar agilidade na liberação de recursos federais destinados a obras em andamento no município. Segundo a Prefeitura, os investimentos realizados em parceria com o Governo Federal ultrapassam R$ 30 milhões.

Durante a viagem, o gestor esteve nos ministérios da Educação e da Saúde para tratar dos repasses financeiros e buscar a manutenção dos cronogramas de execução dos projetos.

Entre as obras contempladas estão a construção da nova Escola Municipal José Patriota, no terreno localizado ao lado da antiga Cagepe, e duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), destinadas a ampliar o atendimento à população do Centro e do bairro Padre Pedro Pereira.

A relação também inclui a oficina ortopédica e um Centro de Educação Infantil em construção na Vila Pajeú. Os equipamentos integram os investimentos previstos para as áreas de saúde e educação do município.

Sandrinho afirmou que a continuidade das transferências federais é necessária para evitar atrasos na execução das obras. O prefeito também comentou o resultado das eleições presidenciais e disse acreditar na manutenção dos investimentos com a reeleição do presidente Lula.

“Estávamos com muito medo nessas eleições de termos uma ruptura e uma descontinuidade nesses repasses. Mas com a reeleição do Presidente Lula temos a certeza de que as obras não serão paralisadas”, declarou.

O prefeito afirmou ainda que pretende entregar os equipamentos durante o período restante de sua gestão.

“Temos muitas obras para inaugurar. Até o final do meu mandato, esses equipamentos estarão funcionando e servindo ao nosso povo”, disse.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Bolsonaristas atacam The New York Times após entrevista com Flávio Bolsonaro: “Jornal esquerdista”

A entrevista concedida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao jornal norte-americano The New York Times provocou críticas de apoiadores do parlamentar nas redes sociais. Após a publicação da reportagem, nessa quinta-feira (5), bolsonaristas acusaram o veículo de apresentar uma abordagem favorável à esquerda e direcionaram ataques à jornalista Ana Ionova, responsável pela entrevista. As reações […]

A entrevista concedida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao jornal norte-americano The New York Times provocou críticas de apoiadores do parlamentar nas redes sociais. Após a publicação da reportagem, nessa quinta-feira (5), bolsonaristas acusaram o veículo de apresentar uma abordagem favorável à esquerda e direcionaram ataques à jornalista Ana Ionova, responsável pela entrevista.

As reações se concentraram principalmente no Instagram e no X, antigo Twitter. Na publicação feita pela jornalista para divulgar o conteúdo, usuários questionaram sua atuação profissional e a acusaram de misturar jornalismo com militância política.

“Que falta de profissionalismo da @anaionova… Não consegue separar militância da profissão? Rasga o diploma!”, escreveu um dos perfis. A mensagem foi publicada repetidas vezes. Após os comentários, a jornalista retirou do feed do Instagram a postagem sobre a entrevista.

No X, parte dos apoiadores também questionou a decisão de Flávio de conversar com o jornal americano. Uma usuária comparou o veículo à TV Globo e criticou o senador por conceder a entrevista depois de divergências com a emissora brasileira.

Outra apoiadora afirmou ter rejeitado completamente a reportagem, classificando seu conteúdo como uma narrativa de esquerda.

A entrevista foi realizada na quarta-feira (4), em Miami, onde Flávio está desde que deixou o Brasil após perder a eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um dos principais pontos abordados foi a maneira como o senador conseguiu chegar aos Estados Unidos, depois de receber uma determinação judicial para entregar seus passaportes.

“Como eu cheguei aqui, vou levar isso para o túmulo”, afirmou Flávio, que negou ter recebido ajuda de governos ou de terceiros para organizar a viagem.

A versão apresentada pelo parlamentar foi confrontada com informações atribuídas a autoridades norte-americanas. Segundo a apuração publicada, um integrante da Casa Branca teria providenciado o avião utilizado na viagem, enquanto a entrada do senador nos Estados Unidos teria sido autorizada diretamente pelo presidente Donald Trump.

Outro tema da entrevista foi o resultado das eleições presidenciais brasileiras. Flávio voltou a questionar sua derrota para Lula, mas não apresentou provas de fraude eleitoral.

O senador afirmou que pretende contestar judicialmente o resultado, embora tenha reconhecido que dificilmente conseguirá revertê-lo. A vitória de Lula foi reconhecida pela Justiça Eleitoral, e o próprio PL aceitou o resultado da disputa.

Flávio também falou sobre sua permanência nos Estados Unidos e os planos de continuar participando das articulações políticas brasileiras a partir do exterior.

As críticas dos apoiadores se intensificaram justamente após a divulgação dessas declarações e das informações levantadas pela reportagem sobre as circunstâncias da saída do senador do Brasil.

Fonte: Correio Braziliense
Foto: Reprodução/The New York Times

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

Venezuelano é preso perto da Casa Branca após afirmar que queria matar Donald Trump

Um imigrante venezuelano foi preso pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos nas proximidades da Casa Branca, em Washington, após supostamente afirmar que pretendia matar o presidente Donald Trump. A detenção ocorreu na quinta-feira (5), mas as informações foram divulgadas nessa sexta-feira (6) pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS). O suspeito foi identificado […]

Um imigrante venezuelano foi preso pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos nas proximidades da Casa Branca, em Washington, após supostamente afirmar que pretendia matar o presidente Donald Trump. A detenção ocorreu na quinta-feira (5), mas as informações foram divulgadas nessa sexta-feira (6) pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS).

O suspeito foi identificado como Ronny Yordrix Guanipa Chrinos. Segundo as autoridades americanas, agentes do Serviço Secreto perceberam uma movimentação suspeita em um veículo estacionado na Avenida Constitution, nas proximidades da residência presidencial, e decidiram realizar uma abordagem.

Durante a conversa com os policiais, o venezuelano teria afirmado que ouvia vozes que o orientavam a viajar até Washington para assassinar Donald Trump. A declaração foi relatada pelo DHS, mas não consta no documento judicial inicial que detalha as circunstâncias da prisão.

Na fiscalização do automóvel, os agentes encontraram três armas de fogo, incluindo um fuzil, além de dezenas de munições. As autoridades também constataram que o veículo havia sido registrado como roubado.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna, o homem entrou irregularmente nos Estados Unidos em março de 2024, pela fronteira com o México, no estado do Texas. Na ocasião, teria sido detido pela Patrulha de Fronteira e posteriormente liberado.

Após a abordagem nas proximidades da Casa Branca, Chrinos foi preso e passou a responder a acusações relacionadas ao porte e transporte irregular de armas de fogo, além de crimes envolvendo o veículo roubado.

O suspeito compareceu à Justiça na sexta-feira (6) e permanece detido, sem direito à liberdade mediante pagamento de fiança, segundo os registros judiciais divulgados até o momento.

Embora as autoridades tenham relatado a suposta intenção de matar Trump, as acusações formalizadas inicialmente estão relacionadas às armas e ao automóvel. Não foi anunciada condenação ou comprovação judicial de um plano de assassinato.

O episódio ocorre em um período de reforço da segurança presidencial nos Estados Unidos. Trump já foi alvo de ameaças e tentativas de atentado, incluindo o ataque a tiros ocorrido durante um comício eleitoral na Pensilvânia, em julho de 2024.

Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

Nando Reis faz show impecável e prova que dinheiro público deve bancar o que é bom

Carnaíba recebeu na noite de ontem a turnê “Pra Você Guardei o Amor”, de Nando Reis @nandoreis A noite foi impecável. Reis desfilou seus grandes sucessos e a influência de sua música na construção e identidade musical do pop rock e MPB contemporâneos. Da primeira à última música, o paulistano de 63 anos não esteve […]

Carnaíba recebeu na noite de ontem a turnê “Pra Você Guardei o Amor”, de Nando Reis @nandoreis

A noite foi impecável. Reis desfilou seus grandes sucessos e a influência de sua música na construção e identidade musical do pop rock e MPB contemporâneos.

Da primeira à última música, o paulistano de 63 anos não esteve só, com um coral de vozes que fez a diferença.

Alguns detalhes merecem atenção: a divulgação poderia ser mais ampla. Muita gente da região ficou sabendo do show pelos posts recentes do blog. A prefeitura entrou no modo contenção e interrompeu a publicidade institucional em novembro, justamente no momento mais determinante da publicação.

Também faltou atenção a alguns veículos de imprensa, que sequer tiveram espaço ou foram organizados para registros do evento, mesmo tendo buscado evidenciar a importância da noite. Isso se faz com planejamento prévio e organização.

Mas nada que apague o mais importante: Nando Reis reinou em Carnaíba, provando que os municípios têm obrigação de fomentar a cultura, a história da verdadeira música brasileira, sem recorrer a modismos nem à indústria dos mega shows que sangram os cofres e a identidade cultural no povo. Nisso, na noite de ontem, Carnaíba mais uma vez tirou 10, respeitando o legado de Zé Dantas. E isso vale um abraço!

Clique no link abaixo e confira um trecho do show de Nando Reis, que acompanhei durante a Festa de Zé Dantas.

 

Também conversei com o jornalista Marcello Patriota, durante a cobertura da festa. Na entrevista, destaquei a importância de Carnaíba como referência de resistência cultural no Sertão do Pajeú, especialmente pela preservação do legado de Zé Dantas, compositor que, como dizia Luiz Gonzaga, carregava em suas letras o cheiro e a identidade do Sertão.

Defendi que Carnaíba dá um exemplo a outras cidades da região ao valorizar a música brasileira em sua programação. Ao longo dos anos, o município recebeu artistas como Dominguinhos, Alceu Valença, Zeca Baleiro e Zé Ramalho. Nesta edição, pude acompanhar Nando Reis e também o trabalho de Pablo Moreno, que fez uma apresentação na noite anterior.

Outro ponto que fiz questão de destacar foi a escola de música do município, que contribui para a formação de crianças e jovens. Ver novas gerações aprendendo a tocar sanfona e tendo contato com a tradição musical da região é parte de um legado que merece ser preservado.

Na minha avaliação, Carnaíba mostra que é possível realizar grandes encontros culturais sem abrir mão da identidade sertaneja ou depender exclusivamente dos modismos do mercado musical. É uma experiência que merece ser observada por outros municípios do Pajeú.

Clique no link abaixo e confira minha conversa com Marcello Patriota, sobre a Festa de Zé Dantas, a valorização da música brasileira e o papel de Carnaíba na preservação da cultura regional.