O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) acabou de anunciar as atrações da Expoagro 2026 em uma live no Instagram.
Antes do anúncio, fez uma prestação de contas do seu governo, falando em R$ 30 milhões em investimentos.
Durante o anúncio, Sandrinho fez questão de destacar que a programação cumpre, rigorosamente, a recomendação do Ministério Público, Tribunal de Contas e Amupe, que limita os valores do recurso público gasto com atrações artísticas em festividades em R$ 350 mil por artista. “Fizemos uma programação de qualidade, com responsabilidade,” afirmou Sandrinho.
Serão quatro dias de festas, começando no dia dois de Julho. Os shows, mais uma vez, começam às 21h.
Sandrinho destacou que a programação foi pensada com responsabilidade fiscal, sem onerar os cofres do município a ponto de sacrificar os projetos em execução e investimentos em outras áreas.
Prometeu a volta do evento gospel e inaugurações na emancipação política. Ainda voltou a destacar que a maioria dos recursos são próprios, sem contrapartidas do governo do Estado. “Estamos aguardando e confiamos no governo do Estado”.
Comparou a programação com a escalação da Copa. “Cada um tem a sua”.
Anúncio é uma antecipação à movimentação do Sindicato, que tinha movimento nesta sexta O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, enviou à Câmara municipal, nesta quinta-feira (10), o Projeto de lei complementar no. 001/2022, em regime de urgência urgentíssima. A informação veio através da Assessoria de Comunicação em nota. O projeto dispõe sobre o […]
Anúncio é uma antecipação à movimentação do Sindicato, que tinha movimento nesta sexta
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, enviou à Câmara municipal, nesta quinta-feira (10), o Projeto de lei complementar no. 001/2022, em regime de urgência urgentíssima. A informação veio através da Assessoria de Comunicação em nota.
O projeto dispõe sobre o reajuste do vencimento base de diversas categorias do serviço público municipal. O objetivo é equiparar os vencimentos ao novo salário mínimo aprovado pelo Congresso Nacional.
Assim, em Afogados, o vencimento base passaria de R$ 954,00 para R$ 1.212,00. Aprovada pela Câmara, a medida entra em vigor a partir do mês de março.
Serão beneficiadas diretamente as seguintes categorias: guarda municipal, agente de saúde, agente de limpeza, auxiliar de serviços gerais, motorista, agente administrativo, técnico e auxiliar de contadoria, fiscal de tributos, fiscal de obras, dentre outros.
“Essa é uma medida justa, reivindicada já há algum tempo pelos servidores, e que nós enviamos para a câmara, na certeza de que será aprovada em tempo hábil, para que possamos implementá-la já a partir de março,” destacou o Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira.
A medida na verdade é uma movimentação no tabuleiro de xadrez entre a prefeitura e o Sindicato dos Servidores, que programou manifestação para esta sexta-feira justamente fazendo essa cobrança.
Diário de Pernambuco A manicure Eliane Lopes, que estava na casa de Sarí Côrte Real no momento em que o menino Miguel Otávio morreu, prestou depoimento à Polícia na manhã desta sexta-feira (12). A mulher chegou à Delegacia Seccional de Santo Amaro, na área central do Recife, na por volta das 9h30 e deixou o […]
A manicure Eliane Lopes, que estava na casa de Sarí Côrte Real no momento em que o menino Miguel Otávio morreu, prestou depoimento à Polícia na manhã desta sexta-feira (12). A mulher chegou à Delegacia Seccional de Santo Amaro, na área central do Recife, na por volta das 9h30 e deixou o local às 11h30. Ela não quis falar com a imprensa, mas seu advogado, Irineu Ferreira, explicou que a mulher aguardava ser intimada oficialmente.
“Ela é uma manicure, não esteve presente em todos os momentos do ocorrido. Se manteve o tempo todo dentro do apartamento. Acredito que posteriormente ela possa dar uma declaração, fazer nota a vocês (da imprensa) para trazer tais informações”, disse Irineu, em conversa com os repórteres. Ele também explicou que, segundo Eliane, Sarí estava preocupada com a criança na ocasião.
Quem também prestou depoimento nesta sexta foi o militar reformado Tomaz Silva, gerente de operações do edifício Píer Maurício de Nassau, local onde o menino Miguel morreu. Ele foi uma das pessoas que prestaram socorro à criança.
“Infelizmente, eu senti o garoto indo embora. Ele apertou na minha mão, e eu dizia ‘aperta a mão do tio, a gente ainda vai jogar bola’, e ele apertava a minha mão, mas com um minuto, dois, começou a enfraquecer”, comentou aos repórteres, após deixar a delegacia.
O último depoimento esperado, agora, é o de Sarí Côrte Real. Ainda não há uma data marcada para que a primeira-dama de Tamandaré compareça à delegacia. “Ela continua profundamente abalada, profundamente solidária à dor de dona Mirtes pela perda irreparável. E aguarda ser intimada para ser ouvida formalmente na delegacia, para dar sua versão dos fatos”, comentou o advogado Pedro Avelino, no último dia 8.
Caso Miguel
O menino Miguel Otávio era filho da doméstica Mirtes Renata. Morreu na última terça-feira (2), quando despencou de uma altura de aproximadamente 35 metros, no nono andar do edifício Píer Maurício de Nassau, conhecido como Torres Gêmeas e localizado no Bairro de São José, área central do Recife. Ele havia sido deixado aos cuidados de Sarí Côrte Real, empregadora de sua mãe, Mirtes, que teve que ir passear com os animais de estimação da patroa.
Chorando e procurando pela mãe, Miguel entrou no elevador do edifício duas vezes para buscá-la. Ele chegou a ser impedido pela primeira vez por Sarí, mas conseguiu se desvencilhar na segunda tentativa. Em vídeos de câmeras de segurança, a mulher aparece apertando botões e deixando o menino sozinho, no elevador.
Como Sarí estava com a “guarda momentânea da criança”, ela foi parcialmente culpada pelo acidente, caso previsto no Art. 13 do Código penal, que trata de ação culposa, por causa do não cumprimento da obrigação de cuidado, vigilância ou proteção. Após ser presa em flagrante, pagou uma fiança de R$ 20 mil e foi liberada. Ela está sendo investigada por homicídio culposo, onde não caberia intenção de causar a morte da vítima.
O inquérito está sendo tocado pelo delegado Ramon Teixeira, titular da Delegacia Seccional de Santo Amaro, na área central do Recife, e deve ser concluído até 2 de julho, quando expira o prazo de 30 dias da ocorrência.
Prezado Nill Júnior, É com imensa surpresa que li em seu Blog a notícia de que a Promotoria de Justiça de Itapetim teria ajuizado ação de improbidade contra minha pessoa com base em decisão do Tribunal de Contas. Inicialmente tenho que revelar que desconheço totalmente o teor desta ação do Ministério Público, situação que por […]
É com imensa surpresa que li em seu Blog a notícia de que a Promotoria de Justiça de Itapetim teria ajuizado ação de improbidade contra minha pessoa com base em decisão do Tribunal de Contas.
Inicialmente tenho que revelar que desconheço totalmente o teor desta ação do Ministério Público, situação que por si só demonstra a deslealdade em se dar publicidade a uma demanda sem que a outra parte ao menos tenha sido citada para se defender.
O que mais causa estranheza é que estou apenas no segundo ano de minha gestão à frente da Prefeitura de Brejinho, tendo apresentado ao TCE apenas uma prestação de contas, a referente a 2017, e que ainda não foi julgada. Portanto, é equivocada a informação de que esta ação tenha por base decisão do TCE.
Tenho a firme convicção que todos os atos de gestão por mim praticados estão em irrestrita conformidade com a legislação, bem como observa fielmente as disposições quanto aos princípios constitucionais da administração pública.
Certamente que terei a oportunidade de saber do que se trata esta ação do Ministério Publico, o que facilmente irá proporcionar a oportunidade de promover reconhecimento da retidão de minha conduta enquanto gestora pública.
Por fim, reitero que não compactuo com condutas ilícitas e confio na Justiça para que os fatos sejam esclarecidos.
Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento […]
Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior
Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento que também fortalece a cadeia do audiovisual no estado, garantindo a circulação das novas produções, o conhecimento e a troca de informações, experiências e pensamentos que colaboram para encaminhamentos concretos que aperfeiçoam as políticas públicas voltadas para o segmento.
O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição os atores Germano Haiut e Maeve Jinkings. Este ano, o evento contou também com o apoio do SESC-PE, da Cepe Editora, e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de parceria com mostras audiovisuais independentes, como Criancine, Cine Belo Jardim e Stopmotion. Este ano, o festival contemplou cerca de 3 mil pessoas em todas as ações e ampliou a participação de pessoas nas localidades próximas a Triunfo, como Jatiúca, Canaã, Jericó, Santa cruz da Baixa Verde, Manaíra, Princesa Isabel, Flores, além de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.
Willian Tenório, idealizador da Mostra Pajeú de Cinema, participou do Juri do Festival de TriunfoAlexandre Morais, este blogueiro, Wellington Júnior e Cláudio GomesGrupo que produziu documentário sobre a Rádio Pajeú
Imagem do documentário Rádio Pajeú
“Esse gesto de realizar o festival mostra uma característica de resistência. Essa integração com a educação, que estávamos fazendo valer em outros segmentos da cultura, prevaleceu aqui também, sendo estratégico para a política do setor. A Lei que institui que as escolas devem promover a filmografia brasileira só nos auxilia nesse processo. Então, mesmo neste momento temeroso que estamos passando, a arte vem com essa magia de apontar para o futuro”, falou o secretário de Cultura de Pernambuco Marcelino Granja, que garantiu a realização da próxima edição do Festival de Cinema de Triunfo.
Foram oferecidas quatro oficinas gratuitas: Documentando (Afogados da Ingazeira) e as inéditas Experimentando Animação (Serra Talhada), Videoclipe Experimental (Triunfo) e Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos (Triunfo). O painel Cine Educador reuniu gestores e professores da Serra Talhada, com o objetivo de troca de informações sobre as diversas possibilidades de utilização do audiovisual em sala de aula, como instrumento pedagógico.
A oficina afogadense, coordenada por Marlom Meirelles (Documentando), produziu o documentário Rádio Pajeú, contando em 13 minutos um pouco da história da primeira emissora do Sertão Pernambucano. O projeto acabou virando embrião de uma produção maior, que deverá ser exibida em outubro, dentro das comemorações dos 57 anos da emissora, no Cine São José.
Fora Temer: em toda a cerimônia de premiação, não foram poucos os cineastas e cineclubistas que recorreram à clássica Fora Temer. O próprio Secretário Marcelino Granja, com origens no PCdoB, falou sobre as políticas de incentivo à cultura que nasceram no governo Lula e acrescentou: “apesar da Temeridade que estamos vivendo, vamos lutar para ampliar as politicas culturais”, sendo aplaudido. O aspecto político do evento também teve cine clubistas do estado cobrando mais respeito à diversidade na divisão de recursos do cinema pernambucano e melhor distribuição do Funcultura Audiovisual.
Marcelino Granja e Maeve JinkingsMarcelino Granja (Secretário de Cultura), este blogueiro, mais os homenageados Germano Haiut e Maeve Jinkings
Homenageados: A noite do sábado, no Festival de Cinema de Triunfo, homenageou o ator pernambucano Germano Haiut que, ao longo dos seus mais de 50 anos dedicados à atuação, também desempenhou importantes papeis em produções cinematográficas brasileiras, a exemplos dos filmes Baile Perfumado, O ano em que meus pais saíram de férias, Reflexões de um liquidificador, Quincas Berro D’água, entre outros. Atualmente estudando um texto para o teatro, Germano ficou muito feliz e emocionado com a homenagem.
Maeve Jinkings recebeu a homenagem pela grande contribuição à filmografia pernambucana. Ela atuou em longas como Era uma vez Verônica (Marcelo Gomes, 2013), Boa Sorte Meu Amor (Daniel Aragão, 2013), O som ao redor (Kléber Mendonça Filho, 2013), Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2015), Big Jato (Cláudio Assis, 2015), Boi Neon (Gabriel Mascaro, 2016), Aquarius (Kléber Mendonça filho, 2016), entre outros.
O Troféu Cineclubista de Melhor filme para reflexão ficou com Exília, de Renata Claus. O prêmio da ABD foi para Black Out, de Felipe Peres. Na premiação do Juri Popular, ganharam Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara (Melhor Curta da Mostra Competitiva dos Sertões), Um brinde, de João Vigo (Melhor Curta Pernambucano), Ana e a Borboleta, de Isabela Veiga (melhor Curta Infanto Juvenil), Em Defesa da Família, de Daniela Cronemberger (Melhor Curta-Metragem da Mostra Competitiva Nacional).
O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. Merecido pelo resgate à nossos valores.
O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. O Melhor Filme Pernambucano foi Exília, de Renata Claus. O melhor Filme da Categoria Curta-Metragem Nacional ficou com Quem matou Eloá?, de Lívia Perez. O grande vencedor do Festival na categoria Longa Metragem Nacional foi Minha Amada Morta que levou melhor ator (Fernando Alves Pinto), Melhor Produção, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Direção e Melhor filme da categoria Longa Metragem.
Do Diário de Pernambuco No mesmo dia em que a Assembleia Legislativa de Pernambuco comemora os 180 anos de sua fundação, deputados estaduais deverão discutir o aumento das verbas de gabinete e indenizatória, assim como ocorreu na Câmara Federal no último mês. Hoje, representantes da mesa diretora irão debater, entre outras pautas, o reajuste, que […]
No mesmo dia em que a Assembleia Legislativa de Pernambuco comemora os 180 anos de sua fundação, deputados estaduais deverão discutir o aumento das verbas de gabinete e indenizatória, assim como ocorreu na Câmara Federal no último mês. Hoje, representantes da mesa diretora irão debater, entre outras pautas, o reajuste, que deverá seguir os percentuais aprovados para os deputados federais.
Com isso, a primeira (que serve para pagamento de comissionados) teria incremento de aproximadamente 18%, passando dos atuais R$ 90 mil por mês para R$ 106 mil. Já a indenizatória, que cobre gastos com combustível, passagens e hospedagens, entre outras, deverá ter um aumento um pouco maior que 8,7%, passando de 15 mil para R$ 19 mil.
O tema vem sendo tratado com cuidado pelos parlamentares desde que a Câmara aprovou o reajuste em Brasília. Com o quadro de crise econômica, os parlamentares temem uma repercussão negativa frente à opinião pública.
“A Casa está dividida. A maioria quer o aumento, já que foi uma das promessas de Guilherme Uchoa para se reeleger presidente. Outros, no entanto, acham que não é o momento, porque isso prejudicaria a imagem dos deputados, que já está tão desgastada”, afirmou, em reserva, um deputado da oposição.
Para tentar amenizar um pouco o impacto da medida, a mesa diretora deverá aprovar também o aumento linear no salário dos servidores e comissionados. O reajuste proposto será de 8%, assim como aconteceu no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também deverá ocorrer no Poder Executivo e no Tribunal de Justiça de Pernambuco. O reajuste deverá ser retroativo ao mês de janeiro.
Você precisa fazer login para comentar.