Notícias

Ministério Público Eleitoral pede cassação e inelegibilidade de prefeito de Pesqueira

Por André Luis

O pedido também foi feito para a vice-prefeita, Cilene Martins (PT), e para o ex-prefeito, Sebastião Leite da Silva Neto

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu cassação e inelegibilidade pelos próximos oitos anos do Cacique Marcos Xukuru (Republicanos) e de Cilene Martins (PT), prefeito e vice de Pesqueira, no Agreste do Estado.

O promotor Sérgio Roberto Almeida Feliciano solicita também a inelegibilidade de Sebastião Leite da Silva Neto, ex-prefeito de Pesqueira. Segundo o órgão ministerial, os três praticaram abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024.

Em seu texto, o promotor afirma que uma obra de asfaltamento atendia a uma promessa de campanha do candidato [Cacique Marcos], “vinculando diretamente a ação administrativa à plataforma eleitoral”.

Segundo o MPE, o asfaltamento da Av. Ésio Araújo, iniciado às vésperas das Eleições, criou um “fato político positivo de última hora para influenciar o eleitor”, tornando possível a vitória de Cacique Marcos e Cilene. “Soma-se a isso a estreita margem de votos que decidiu o pleito, o que potencializa o impacto de qualquer conduta desequilibradora”, diz o texto.

Na segunda-feira seguinte ao pleito, as obras de requalificação da avenida foram “abruptamente paralisadas”. Isso, para a promotoria, “reforça a percepção de que a obra não integrava um planejamento regular de governo, mas sim uma estratégia eleitoral”.

Em nota, o prefeito Cacique Marcos Xukuru e sua vice disseram que essa é “uma ação judicial ainda em fase inicial, sem qualquer decisão por parte da Justiça Eleitoral”. Alegam que se trata de uma “manifestação opinativa de primeiro grau”.

A nota também declara que a chapa continua no exercício de suas funções. “Seguimos confiantes na Justiça e certos de que os fatos serão esclarecidos com serenidade e responsabilidade. A vontade do povo, manifestada de forma democrática nas urnas, será respeitada”, acrescentam.

Também em nota, Sebastião Leite da Silva Neto declarou possuir convicção de que a ação eleitoral será julgada improcedente. “Pois, se refere a acusações de obra não promovida pela administração municipal em seu mandato, não possuindo ciência ou participação prévia para que fosse realizada. Assim como não promovendo qualquer divulgação da obra, antes ou depois de sua realização”, diz o texto.

Investigação

O prefeito Cacique Marcos Xukuru (Republicanos) e vereadores de Pesqueira, no Agreste, são réus no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por suposto esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ofereceu denúncia à Justiça, Cacique Marcos seria o líder do grupo que direcionou ao menos 15 licitações e causou prejuízo de R$ 15.710.135,20 aos cofres públicos. Os crimes teriam acontecido entre janeiro de 2021 e setembro de 2022.

Cacique Marcos se declara inocente. As informações são do Diario de Pernambuco.

Outras Notícias

Avistão Atacarejo inicia abastecimento de mercadorias na loja

Inauguração acontece no dia 26 de fevereiro Nesta segunda-feira (15), a loja Avistão Atacarejo, iniciou mais uma etapa na sua preparação para a inauguração em Afogados da Ingazeira no próximo dia 26 de fevereiro. A equipe da loja deu iniciou ao abastecimento dos produtos nas gôndolas, ilhas, freezers e mostruários. Falando ao blog PE Notícias, […]

Inauguração acontece no dia 26 de fevereiro

Nesta segunda-feira (15), a loja Avistão Atacarejo, iniciou mais uma etapa na sua preparação para a inauguração em Afogados da Ingazeira no próximo dia 26 de fevereiro. A equipe da loja deu iniciou ao abastecimento dos produtos nas gôndolas, ilhas, freezers e mostruários.

Falando ao blog PE Notícias, o diretor-presidente do Grupo MQL, Alexandro destacou a movimentação de veículos na frente da loja, dá a entender que já foi inaugurado, mas esclareceu que se trata de “pessoas amigas, além de curiosos para ver como vai ser a loja, o seu formato, o conforto que terá o cliente na hora das compras”.

Ainda segundo Alexandro, os funcionários foram bem treinados e já estão dando expediente na arrumação da loja. Ele também garantiu, que além de economia, o consumidor vai achar tudo que procura nas hora de fazer as suas compras.

Além de garantir uma entrega rápida, conforto na hora dos consumidores fazerem as compras e um estacionamento amplo, o Avistão Atacarejo inova com o sistema do cartão rotativo e privativo da loja de Afogados da Ingazeira.

Numa parceria da Rede Avistão com a Rede Tricard. O cliente que desejar terá o cartão Avistão Card e dependendo do dia das suas compras terá até 40 dias para pagar sua fatura, além de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro e outras bonificações que serão oferecidas.

“Aqueles que quiserem adquirir o seu cartão basta procurar o escritório da empresa que fica no anexo da Joiótica Santa Luzia, na Av. Manoel Borba, munidos de comprovantes de residência e do contracheque que na hora seu crédito também será aprovado”, disse Alexandro.

Comerciantes aprovam novo Centro de Comercialização de Animais de Itapetim‏

Comerciantes de Itapetim e de cidades vizinhas aprovaram as instalações do novo Centro de Comercialização de Animais, que teve as obras concluídas recentemente pela Prefeitura, segundo nota ao blog. De acordo com Valdemam Silva, comerciante itapetinense, o equipamento está localizado em local adequado e oferece melhores condições aos frequentadores. “Estamos todos satisfeitos. Hoje temos uma […]

DSCN2439

Comerciantes de Itapetim e de cidades vizinhas aprovaram as instalações do novo Centro de Comercialização de Animais, que teve as obras concluídas recentemente pela Prefeitura, segundo nota ao blog.

De acordo com Valdemam Silva, comerciante itapetinense, o equipamento está localizado em local adequado e oferece melhores condições aos frequentadores. “Estamos todos satisfeitos. Hoje temos uma das maiores feiras da região, com todos fazendo bons negócios. Tudo isso, a gente agradece ao prefeito Arquimedes Machado, que teve a sensibilidade de fazer essa obra tão importante”, frisou.

DSCN2443

O novo Centro de Comercialização de Animais também foi elogiado pelo comerciante de Livramento (PB), Antônio Mota. “Ficamos felizes com o retorno dessa grande feira. Muitas pessoas da região não tinham a oportunidade de ir para Tabira e agora tem esse espaço maravilhoso para comercializar seus animais”, ressaltou.

O equipamento foi erguido fora da zona urbana na saída para a cidade de Desterro (PB) e conta com um total de nove baias distribuídas em uma área de aproximadamente 100 m², que abrigam nos dias de feira livre bovinos, caprinos e ovinos.

Serra Talhada lança Programa Time Brasil de aprimoramento da gestão pública

Aconteceu nesta quinta-feira (18), no CEU das Artes, em Serra Talhada, o lançamento do Plano de Integridade do “Programa Time Brasil – Transparência e Integridade em Estados e Municípios”, que será implementado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). O Time Brasil […]

Aconteceu nesta quinta-feira (18), no CEU das Artes, em Serra Talhada, o lançamento do Plano de Integridade do “Programa Time Brasil – Transparência e Integridade em Estados e Municípios”, que será implementado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).

O Time Brasil tem como objetivo combater a corrupção (Eixo Integridade), desenvolver instituições responsáveis (Eixo Transparência) e garantir a tomada de decisões inclusivas e participativas em todo o País (Eixo Participação), em alinhamento com a Agenda 2030, que trata sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na solenidade de apresentação no CEU das Artes, a prefeita Márcia Conrado agradeceu à CGU pela parceria e destacou a importância do Município aderir ao programa.

“Nós temos compromisso e responsabilidade com cada centavo que entra nos cofres públicos, evitando desperdício e garantindo que todos os recursos sejam revertidos da melhor forma em prol da população. Com o programa da CGU vamos poder aprimorar o trabalho de nossas equipes, oferecer mais capacitação e profissionalização que com certeza nos trarão mais resultados positivos nas áreas de transparência, integridade e participação social”, afirmou.

Presente no evento, o auditor da CGU, Abelardo Lopes, falou da satisfação de trazer mais um projeto para a gestão pública de Serra Talhada.

“A gente tem a felicidade de sempre trazer para Serra Talhada projetos da CGU, um local muito fértil, onde vemos normalmente um resultado muito bom dos programas, e isso é muito importante pra gente, porque investimos e colhemos muitos frutos na melhoria da gestão, que aparentemente já faz um bom trabalho, mas procuramos auxiliar trazendo capacitações para uma melhoria ainda maior da gestão. Em relação ao Time Brasil, é um programa de melhoria para a profissionalização na gestão pública, para que seja mais eficiente, efetiva e eficaz, um cuidado com a gestão e consequentemente com o gasto público”, disse.

O secretário municipal de Transparência, Fiscalização e Controle, Thehunnas Peixoto, relembrou o bom histórico de Serra Talhada em transparência.

“Uma das visões importantes do programa é a transparência pública, transparência essa que a nossa gestão tem prezado. Serra Talhada já vem de um histórico positivo, fomos por duas vezes o primeiro lugar nacional com nota máxima em pesquisas da CGU, obtivemos bom resultado na Escala Brasil Transparente com o índice desejado e recebemos prêmio no México, resultados que mostram o nosso compromisso com a administração dos recursos públicos”.

Decisão do TRE-PE mantém no ar publicação de João sobre salário de Raquel e determina retirada de vídeo da governadora contra ele

Decisões tomadas neste fim de semana envolvem materiais usados pelas campanhas dos dois principais candidatos ao Governo de Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu manter no ar um conteúdo da campanha de João Campos (PSB) que questiona o valor recebido mensalmente pela governadora Raquel Lyra (PSD). O material afirma que Raquel recebe […]

Decisões tomadas neste fim de semana envolvem materiais usados pelas campanhas dos dois principais candidatos ao Governo de Pernambuco.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu manter no ar um conteúdo da campanha de João Campos (PSB) que questiona o valor recebido mensalmente pela governadora Raquel Lyra (PSD).

O material afirma que Raquel recebe cerca de R$ 60 mil por mês ao somar valores ligados à carreira de procuradora do Estado, mesmo estando atualmente no cargo de governadora. A campanha de João questiona se esse pagamento está de acordo com as regras previstas para quem deixa um cargo público de origem para assumir um mandato eletivo.

Ao manter a divulgação do conteúdo, a Justiça Eleitoral não decidiu, porém, se a remuneração recebida por Raquel é legal ou ilegal. A decisão analisou apenas se a campanha de João poderia continuar divulgando essas informações.

Em outro processo, a Justiça Eleitoral tomou uma decisão contrária à campanha de Raquel Lyra.

Um vídeo usado pela governadora na televisão e nas redes sociais ligava uma decisão judicial sobre um concurso da Prefeitura do Recife à posterior tentativa de nomeação do filho de um magistrado.

A campanha de João argumentou que o vídeo dava a entender que havia ocorrido favorecimento pessoal.

Na sexta-feira (11), o desembargador Luiz Gustavo Mendonça de Araújo determinou que o conteúdo fosse retirado do ar. Segundo ele, o vídeo apresentava os fatos de uma forma que poderia levar o eleitor a entender que houve favorecimento, sem que as provas apresentadas até aquele momento sustentassem essa conclusão.

A campanha de Raquel tentou derrubar a decisão, mas o pedido foi negado neste sábado (12) pelo desembargador Breno Duarte Ribeiro de Oliveira.

Com isso, o vídeo continua fora do ar. A decisão ainda não encerra o processo. A Justiça Eleitoral deverá analisar posteriormente o conteúdo de forma definitiva e também decidir sobre um pedido de direito de resposta feito pela campanha de João.

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Delegado detalha operação no Debate das Dez

  O delegado Ubiratan Rocha  detalha na Rádio Pajeú a Operação Cristo Negro 2, coordenada por Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Instituto Médico Legal. São sete mandados de prisão temporária e buscas cumpridos. Drogas foram encontradas. A informação é do Delegado Ubiratan Rocha que ainda não deu mais detalhes. Em 28 de junho houve […]

 

O delegado Ubiratan Rocha  detalha na Rádio Pajeú a Operação Cristo Negro 2, coordenada por Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Instituto Médico Legal.

São sete mandados de prisão temporária e buscas cumpridos. Drogas foram encontradas. A informação é do Delegado Ubiratan Rocha que ainda não deu mais detalhes.

Em 28 de junho houve a primeira fase da operação. Foi a 56ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada  “Cristo Negro”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 – DINTER 2, decorrente de investigação realizada pela 167ª Circunscrição Policial, vinculada à 20ª DESEC – Afogados da Ingazeira-PE, sob a presidência do Delegado Ubiratan Rocha.

A investigação iniciou em janeiro de 2019, com objetivo de desarticular organização criminosa voltada para a prática dos crimes de: tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e venda ilegal de arma de fogo.

Durante a primeira operação, foram cumpridos 10 ( dez) mandados de prisão e 09 ( nove) mandados de busca e apreensão expedidos pelo MM Juiz da Comarca de Afogados da Ingazeira-PE.