Notícias

Miguel Coelho critica 130º lugar de Petrolina no Ranking do TCE

Por Nill Júnior

transparencia

O Tribunal de Contas do Estado divulgou, nesta terça-feira (01), um ranking para medir o nível de transparência dos dados públicos das prefeituras. Petrolina ficou entre os municípios com pior desempenho, na 130ª posição no índice que conta com 184 cidades. O desempenho foi classificado pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) como vexatório e perigoso para a capital do São Francisco.

O levantamento do TCE mostra a situação de Petrolina como crítica. A cidade, que tem um dos maiores orçamentos do estado, teve pontuação de 240,50 num ranking onde o máximo é 1.000,00. “A nota de Petrolina é quase zero. Esse desempenho é um vexame para Petrolina e só comprova o quanto essa gestão é nebulosa. A falta de transparência é muito perigosa porque a população não tem o direito legítimo de saber o que está sendo feito com a verba pública”, criticou.

O deputado ainda afirmou que vai procurar o Tribunal de Contas para saber quais as medidas serão adotadas para que a Prefeitura se ajuste à legislação de transparência e acesso à informação. “Petrolina vai na contramão quando temos nas ruas tanta manifestação por transparência, tanto grito por mais clareza nos gastos públicos. Vamos procurar o Tribunal de Contas para cobrar medidas contra a Prefeitura e para que os cidadãos de Petrolina tenham o direito de saber o que tem sido feito com o dinheiro público”, reforçou Miguel Coelho.

É a primeira vez que o Tribunal divulga um levantamento desse tipo. O TCE analisou cerca de 30 mil dados dos portais das prefeituras e apresenta cinco categorias de transparência (desejado, moderado, insuficiente, crítico e inexistente). Apenas o Recife ficou no nível “desejado”. 49 cidades estão classificadas no nível moderado, 76 tiveram desempenho insuficiente enquanto Petrolina e mais 51 cidades ficaram em condição crítica. Cinco prefeituras tiraram zero na classificação por não contar com nenhum portal de transparência.

Outras Notícias

FBC alfineta Paulo Câmara e diz que espera diálogo em 2020

Blog de Jamildo O líder do governo Jair Bolsonaro (sem partido) no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), voltou a criticar a articulação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com Brasília. Os socialistas fazem oposição ao presidente e têm criticado a relação entre a gestão de Bolsonaro e os estados do Nordeste. “Espero que em […]

Foto: Ivaldo Reges/Divulgação

Blog de Jamildo

O líder do governo Jair Bolsonaro (sem partido) no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), voltou a criticar a articulação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com Brasília. Os socialistas fazem oposição ao presidente e têm criticado a relação entre a gestão de Bolsonaro e os estados do Nordeste.

“Espero que em 2020 a gente possa construir um ambiente de diálogo para que parcerias possam ser feitas pelo governo do Estado com o governo federal, para animar a economia de Pernambuco assim como o Brasil está se animando”, disse o parlamentar nessa segunda-feira (13), em palestra para cerca de 100 empresários no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PE).

Fernando Bezerra Coelho afirmou que ações do governo Bolsonaro devem “animar” a economia, citando o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família. O presidente e Paulo Câmara disputaram a paternidade da medida, que, em Pernambuco, será paga duas vezes, uma pela gestão estadual e outra pela federal.

O senador falou também sobre a liberação de recursos de contas do FGTS. “Em Pernambuco, os saques do FGTS somaram R$ 945 milhões, e 40% das pessoas que têm conta ainda vão fazer o saque até março, ou seja, os efeitos da liberação do FGTS serão sentidos nos próximos 90 dias”.

Bolsonaro descarta tirar Salles de governo

Do UOL Embora alguns integrantes do governo Jair Bolsonaro considerem delicada a situação do advogado Ricardo Salles, indicado como ministro do Meio Ambiente, a decisão do presidente eleito é mantê-lo no cargo. Salles (Novo) foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa. Cabe recurso. O entendimento de Bolsonaro, de acordo com interlocutores, é de que […]

Foto: Divulgação

Do UOL

Embora alguns integrantes do governo Jair Bolsonaro considerem delicada a situação do advogado Ricardo Salles, indicado como ministro do Meio Ambiente, a decisão do presidente eleito é mantê-lo no cargo. Salles (Novo) foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa. Cabe recurso.

O entendimento de Bolsonaro, de acordo com interlocutores, é de que a condenação de Salles seria fruto de uma disputa política, não de desvio ou corrupção, e representaria ação contra as próprias posições do novo governo em relação à área ambiental. Por isso, a resistência do presidente eleito em tomar atitudes contra seu futuro titular do Meio Ambiente.

Nesta quinta-feira, 20, ao ser questionado sobre o assunto, o futuro ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que, de forma geral, “ficha suja não fica no governo”. “Não vou falar especificamente sobre ele (Salles), porque não conheço detalhes que envolvem o processo. Mas, de forma geral, o que o presidente, Jair Bolsonaro, já disse foi que ficha suja não vai ficar no governo”, disse Bebianno.

A posição de Bolsonaro de manter Salles, no entanto, está sendo questionada por alguns assessores. Há uma avaliação que isso enfraqueceria o discurso do presidente eleito de que indicados com condenação ou problemas com a Justiça não permaneceriam no governo. Esses auxiliares avaliam que passaria sinais trocados à opinião pública e poderia deixar em situação delicada o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato.

Salles passou o dia em Brasília, trabalhando na transição, e confirmou o nome do procurador da Advocacia-Geral da União Eduardo Fortunato Bim para o Ibama, conforme antecipado na quarta-feira pelo estadão.com. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Prefeito de Ouro Velho é destaque em publicação estadual

A mais tradicional revista impressa da Paraíba – Tribuna dos Municípios, publicou matéria destacando a atuação do prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (DEM). A publicação lembra que ele foi considerado em apenas oito meses de gestão, o prefeito bem mais avaliado da Paraíba e destaque do Cariri. Segundo matéria, com apenas 100 dias de […]

A mais tradicional revista impressa da Paraíba – Tribuna dos Municípios, publicou matéria destacando a atuação do prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (DEM).

A publicação lembra que ele foi considerado em apenas oito meses de gestão, o prefeito bem mais avaliado da Paraíba e destaque do Cariri.

Segundo matéria, com apenas 100 dias de gestão o prefeito possuía aprovação de 95,2% da população, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Opinião de Campina Grande.

Com seis meses de governo, pesquisa do Instituto Múltipla aferiu aprovação de 97%.

O dirigente da revista, empresário e jornalista Manoel Raposo, destacou os índices da aprovação da gestão nos quesitos transparência, investimentos em infraestrutura, cultura, social, educação e saúde, classificando o atual prefeito de Ouro Velho como “o melhor prefeito da Paraíba em 2021”.

Há ainda destaque para as 15 obras em andamento, com investimentos em torno de R$  10 milhões, capitaneadas pelo Deputado Estadual Wilson Filho (PTB), Deputado Federal Efraim Filho (DEM) e o Governador João Azevedo (Cidadania).

Outro destaque é a união, parceria do atual prefeito com a ex-prefeita Natália Lira, e com o médico Dr. Júnior. Por fim, destaca que o prefeito foi eleito com 85% dos votos válidos da cidade e possui 100% dos vereadores da bancada municipal, inclusive todos do seu partido, fato raro.

TCU pede que Congresso priorize votação de contas de ex-presidentes da República

Agência Brasil – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes pediu nesta quinta-feira (23) aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, na volta do recesso, em agosto, tenham prioridade de votação as contas pendentes de governos anteriores que estão à espera da […]

2

Agência Brasil – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes pediu nesta quinta-feira (23) aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, na volta do recesso, em agosto, tenham prioridade de votação as contas pendentes de governos anteriores que estão à espera da análise dos parlamentares.

Augusto Nardes encontrou-se na manhã de hoje, nas residências oficiais dos presidentes do Senado e da Câmara, com Renan Calheiros e Eduardo Cunha.

“No meu entendimento, como há muito tempo [as contas de ex-presidentes] não vêm sendo votadas, a sociedade não tem conhecimento dessa matéria, de extrema importância. Fiz esse apelo, e a reação foi muito positiva: será dada prioridade”, disse Nardes.

Na Câmara, há cinco processos de contas prontos para serem votados no plenário da Casa, dois deles referentes aos governos dos ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco. Há ainda prestações de contas pendentes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Não há ordem cronológica obrigatória para o exame de contas.

Sobre o julgamento das contas de 2014, do governo da presidenta Dilma Rousseff, no TCU, Nardes, que é o relator do processo, não quis dar prazo para concluir o relatório, mas adiantou que, como as explicações enviadas pelo Executivo à Corte estão contidas em documento de mais de mil páginas, a leitura deve levar mais tempo que os 15 dias habituais. Todos os ministros do TCU receberão cópia das explicações nos próximos dias.

“Determinei urgência para que [o documento] seja avaliado o mais rápido possível pela equipe técnica. É um trabalho puramente técnico avaliar os números”, disse p ministro.

Quando esteve hoje nas residências oficiais de Renan e Eduardo Cunha, Augusto Nardes encontrou-se com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Nardes disse que Barbosa pediu audiência com os ministros do TCU na semana que vem. Ele informou que, na próxima semana, pode receber também o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Augusto Nardes descartou a ideia de que interesses políticos possam influenciar o parecer dos ministros sobre as contas da presidenta Dilma Rousseff. “O TCU é uma das cortes mais independentes. O relatório é feito por técnicos. Não existe ilação política a ser feita em torno do TCU”, afirmou.

Tabira: Moacyr Franco emociona público em Palestra Show

Fotos de Wellington Júnior A palestra show de Moacyr Franco neste sábado (26) em Tabira mostrou com todas as letras porque ele é definido como um multiartista. Por cerca de uma hora e meia, Moacyr atuou, riu, fez rir, emocionou e claro, brindou o público com seus grandes sucessos. Moacyr falou de tudo. Lembrou brasileiros […]

Fotos de Wellington Júnior

A palestra show de Moacyr Franco neste sábado (26) em Tabira mostrou com todas as letras porque ele é definido como um multiartista. Por cerca de uma hora e meia, Moacyr atuou, riu, fez rir, emocionou e claro, brindou o público com seus grandes sucessos.

Moacyr falou de tudo. Lembrou brasileiros que fizeram sucesso fora, citando Nelson Ned e Phillip Morris, contou histórias de bastidores de grandes nomes da TV, ironizou e cantou o papel dos idosos no mundo contemporâneo e brincou muito com o público, ficando a vontade no corredor central aberto para sua apresentação.

Foi genial na definição de Garrincha, para quem fez “Balada Número Sete” e no seu ceticismo com a atual geração de atletas brasileiros que ganham milhões na Europa. “Esses jogadores ganham em um dia o que Garrincha ganhou a vida toda. Mas não jogam a vida toda o que Garrincha jogou em um dia”, disse, para ser ovacionado pelo público.

O evento aconteceu no Tabira Campestre Clube e foi um teste para a produção por conta da logística em trazer o artista de São Paulo para a Cidade das Tradições. Valeu o esforço de Roberto Murilo e equipe. A noite ficou na história.

O evento ainda teve a exposição Paisagens de Interior, de Wellington Júnior, uma homenagem de Edgley Brito, participação de remanescentes do Trepidant’s e show com BKL com sucessos do passado. A programação teve apoio do blog e da Rádio Pajeú.