Notícias

Média móvel de casos de Covid-19 bate recorde pelo segundo dia consecutivo em PE

Por André Luis

G1

Pelo segundo dia consecutivo, Pernambuco bateu recorde na média móvel de casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Nesta quarta-feira (27), a média é de 1.524 confirmações diárias. Na terça-feira (26), foi de 1.482. Os números são calculados de acordo com os boletins repassados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A média móvel é um indicador utilizado pelo Consórcio de Veículos de Imprensa e por cientistas de todo o mundo para calcular tendências de alta, estabilidade ou baixa na pandemia. Pega-se a soma do número de mortes ou casos confirmados em uma semana e divide-se o resultado por sete.

Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º.

Se este percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.

A média móvel registrada nesta quarta-feira, de 1.524, é 19% mais alta que a de duas semanas atrás. No dia 14 de janeiro, era de 1.286 casos diários.

O governo do estado considera o mês de maio de 2020 como o pico da pandemia em Pernambuco. Nesse período, a maior média móvel foi registrada no dia 22, com 1.364 casos por dia. O segundo pico havia sido no dia 29 de julho, com 1.451 casos diários.

Nesse segundo caso, conforme o estado, o maior número de confirmações se deve a mudanças no protocolo de testagem para coronavírus, já que o governo começou a pandemia testando pacientes graves ou mortos.

Depois, passou para sintomas leves e, somente em seguida, começou a testar até mesmo quem teve contato com pessoas com qualquer tipo de sintoma.

Depois desse período, a média móvel havia caído consideravelmente, até alcançar, em 4 de novembro, 354 casos confirmados por dia. Depois disso, as confirmações de casos voltaram a subir e houve recorde de infectados no dia 22 de dezembro, quando a média móvel era de 1.472.

Mortes

A média móvel de confirmação de mortes apresenta um sentido diferente. Nesta quarta (27), dia em que foram confirmados 29 óbitos, aparece com tendência de queda, quando comparada com a média de duas semanas atrás. A média ficou em 22 novas mortes diárias, nos últimos sete dias.

Esse número é 16% menor que a média do dia 14 de janeiro, que era de 26 óbitos por dia. O mês de janeiro começou com a média móvel de confirmação de mortes em queda, já que o regime de plantão de fim de ano levou os laboratórios a processarem menos testes.

Entre os dias 12 e 22 de janeiro, a média apresentou tendência de alta e, depois, ficou em estabilidade por quatro dias até alcançar a tendência de queda.

Outras Notícias

Heleno Mariano diz que chance de André de Paula continuar na Frente Popular é de 0%

Ainda segundo o ex-presidente do PSD de Afogados, PSB deve perder mais nomes Por André Luis O coordenador da Ciretran de Afogados da Ingazeira e ex-presidente do PSD municipal, Heleno Mariano, revelou nesta terça-feira (3) ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que não foi nenhuma surpresa o desenrolar da história envolvendo o […]

Ainda segundo o ex-presidente do PSD de Afogados, PSB deve perder mais nomes

Por André Luis

O coordenador da Ciretran de Afogados da Ingazeira e ex-presidente do PSD municipal, Heleno Mariano, revelou nesta terça-feira (3) ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que não foi nenhuma surpresa o desenrolar da história envolvendo o deputado federal e presidente do PSD de Pernambuco, André de Paula, que já é tido por toda a imprensa como rifado da vaga do Senado pelo PSB.

“Há noventa dias tive uma conversa com o deputado André de Paula no Recife e eu disse a ele que acreditava que esse quadro poderia acontecer, o que realmente aconteceu. O deputado achava que podia ser escolhido pela Frente Popular e na verdade não foi, o cenário que eu vejo, até porque eu digo o que eu penso, o que eu imagino do que eu conheço de política, o PSB em Pernambuco não está bem. A verdade é essa”, afirmou Heleno.

Heleno disse que está vendo as pessoas se afastando do partido e o cenário que desenha é de que deve se perder muito mais. “E isso tudo em função de uma falta de articulação maior para as pessoas que participam do governo que trabalha no governo. Porquê, na verdade, é mais gente para dizer que tá tudo muito bem porque tá comendo alguma coisa e sem dizer a verdade”, avaliou.

Ele avalia ainda que não tem sentido o PT não indicar o nome para o Senado. “Como é que o PT, o partido que todo mundo aposta que Danilo tem que tá perto de Lula, junto de Lula, tem que estar com o Lula vai ficar sem ninguém na chapa? Não tem o menor sentido”, disse.

Heleno disse que a chance de André de Paula Continuar na Frente Popular é de zero porcento. Segundo ele, a prova é a forma como o deputado anunciou a sua pré-candidatura.

“Ele está no grupo, quem tem que anunciar é o grupo. Quando anunciaram o deputado Danilo Cabral como pré-candidato a governador foi convocado a imprensa, todas as lideranças políticas do estado de Pernambuco, o governador estava presente, a vice-governadora Luciana, o prefeito da capital, toda a bancada federal, bancada estadual foi um evento grande. E para se lançar um candidato a senador é um evento também, porque é um nome representativo na chapa”, observou Heleno.

Mariano ainda revelou que soube que ainda deve sair muita gente da Frente Popular, inclusive prefeitos da região do Pajeú.

“Conheço prefeito aqui da região que eu acho que também sai. Agora, tem muita gente esperando não é nem uma definição, mas convênio que está pendurado. Está só esperando, quando bater na conta tem um bocado de gente que eu acho que corre. É o que a gente escuta onde eu convivo”, revelou.

Sobre como deve se comportar o grupo do PSD em Afogados da Ingazeira que tem quatro vereadores eleitos na Frente Popular (Rubinho do São João – presidente da Câmara e presidente do partido no município; Erickson Torres, Sargento Argemiro e Douglas Rodrigues) caso André de Paula confirme a saída da Frente Popular, Heleno disse que o grupo vai fazer uma avaliação ver que destino ele vai tomar e conversar.

A princípio, eu particularmente, voto nele em qualquer circunstância, para governador voto em Danilo Cabral”, afirmou.

Gonzaga Patriota enche o bucho da imprensa em Petrolina

O deputado federal Gonzaga Patriota, como tradicionalmente faz há vários anos, convidou os profissionais ligados aos veículos de comunicação de Petrolina e Juazeiro, para a sua festa anual de confraternização – Na pauta muita diversão, conversa e política. Realizado no restaurante Bode Assado do Geraldo, no Bodódromo, em Petrolina, o evento contou com profissionais de […]

DSC03690

O deputado federal Gonzaga Patriota, como tradicionalmente faz há vários anos, convidou os profissionais ligados aos veículos de comunicação de Petrolina e Juazeiro, para a sua festa anual de confraternização – Na pauta muita diversão, conversa e política.

Realizado no restaurante Bode Assado do Geraldo, no Bodódromo, em Petrolina, o evento contou com profissionais de emissoras de rádio, jornais, e portais de internet. A festa foi regada a muita descontração entre os que fazem a imprensa local e serviu para encontros de colegas de diferentes veículos de comunicação. O evento também teve a presença de correligionários e assessores do deputado.

DSC03697

O parlamentar também agradeceu o apoio que vem recebendo da imprensa na divulgação de suas ações. “Agradeço a todos os profissionais da imprensa, de todos os segmentos, que marcam presença nesta confraternização, mas especialmente quero destacar a oportunidade que todos têm ofertado para este deputado expor as indicações e propostas que beneficiam os pernambucanos”, disse o deputado.

Gonzaga Patriota foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1986 e de lá para cá tem pautado o seu mandato com ações que tem alcançado não apenas o estado que representa, mas também toda a nação brasileira.

Chuvas cancelam última noite da Festa dos Estudantes, em Triunfo

As chuvas que caíram em Triunfo causaram o cancelamento da última noite da 64ª Festa do Estudante. Este sábado teria as apresentações de Igor Alves, Santana o Cantador, Adilson Ramos e Victor Santos. Adilson até começou o show, mas teve que interrompê-lo já que a chuva trouxe ventania e a água caiu no palco. A organização […]

As chuvas que caíram em Triunfo causaram o cancelamento da última noite da 64ª Festa do Estudante.

Este sábado teria as apresentações de Igor Alves, Santana o Cantador, Adilson Ramos e Victor Santos. Adilson até começou o show, mas teve que interrompê-lo já que a chuva trouxe ventania e a água caiu no palco.

A organização informou que por falta de condições técnicas a festa não pôde ser realizada.

A prefeitura informou que estuda uma nova data para os shows, mas sempre, apesar da promessa, há dificuldade de encaixe de novas datas.

A festa tem organização do Governo Municipal de Triunfo com apoio da Empetur, Fundarpe e Governo de Pernambuco.

Nas redes sociais internautas compreenderam o fator climático, mas aproveitaram para fazer algumas críticas.  “A festa veio desde o início deixando a desejar. Organização,  programação,  infraestrutura. Esse contratempo só veio agregar a esse histórico.  Prejuízo e muita frustração “, disse uma internauta.

Barragem deve voltar a abastecer Jabitacá, mas precisa de reparo em parede

A Barragem da ENARC, que ganhou excepcional volume de água com as últimas chuvas, também tem despertado a atenção por conta de vazamentos verificados em sua parede. Os problemas são registrados há anos e não houve nenhuma melhoria esse tempo todo. Acabei de receber o material em vídeo, que entregarei aos órgãos competentes, solicitando os […]

Vazamentos na parede existem há anos. Não há laudo sobre segurança no reservatório

A Barragem da ENARC, que ganhou excepcional volume de água com as últimas chuvas, também tem despertado a atenção por conta de vazamentos verificados em sua parede. Os problemas são registrados há anos e não houve nenhuma melhoria esse tempo todo.

Acabei de receber o material em vídeo, que entregarei aos órgãos competentes, solicitando os devidos reparos na Barragem da ENARC, assim como buscar apoio para recuperar a parede da barragem da Volta, que tem um grande vazamento a mais de 20 anos.

O Chefe de Distribuição da COMPESA, Washington Jordão, informou que o órgão vai analisar a qualidade da água, buscar o caminho técnico para a questão do tratamento e religar para distribuição em Jabitacá, um dos maiores distritos da região.

O Prefeito Zeinha Torres mostrou o problema ao Deputado Diogo Moraes, que se comprometeu em levar o tema ao Governo do Estado para que sejam tomadas providências em relação aos vazamentos.

Bolsonaro se filia ao PL e retoma ‘casamento’ com o centrão

O presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL na manhã desta terça-feira (30), em um evento em Brasília.  Com clima religioso e conservador, a cerimônia reuniu políticos e autoridades e teve um discurso do presidente cheio de críticas à esquerda e ao PT e com diversos acenos ao Congresso, para marcar oficialmente a retomada do […]

O presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL na manhã desta terça-feira (30), em um evento em Brasília. 

Com clima religioso e conservador, a cerimônia reuniu políticos e autoridades e teve um discurso do presidente cheio de críticas à esquerda e ao PT e com diversos acenos ao Congresso, para marcar oficialmente a retomada do casamento do seu governo com o centrão.

Sem partido desde 2019, quando deixou o PSL, pelo qual foi eleito, Bolsonaro já passou por oito partidos desde que iniciou sua vida política, em 1989. Ele deixou o PSL em meio a uma série de brigas internas e tentou fundar uma legenda própria, o Aliança Brasil. Mas fracassou, sem conseguir nem um terço das assinaturas exigidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para sair do papel.

O PL, por sua vez, é comandado pelo ex-deputado Valdemar da Costa Neto desde a década de 1990 e já compôs o governo Lula (PT), entre 2003 a 2010, com José de Alencar como vice.

“Confesso, prezado Valdemar, a decisão não foi fácil. Até mesmo o Marcos Pereira [presidente nacional do Republicanos], conversei muito com ele, bem como outros parlamentares também. E uma filiação é como um casamento. Agora, não seremos marido e mulher: seremos uma família”, disse o presidente Jair Bolsonaro, durante a filiação. Leia a íntegra da reportagem de Lucas Borges Teixeira e Luma Poletti no UOL.