Notícias

Marco Aurélio confirma pré-candidatura à Prefeitura do Recife

Por André Luis

O deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) oficializou sua candidatura a prefeito do Recife, hoje, durante convenção do partido realizada de forma virtual, atendendo às regras sanitárias instituídas.

Durante a convenção, também foi confirmado o nome do candidato a vice-prefeito, o coronel da reserva José Alves, além dos 48 candidatos a vereadores pela chapa do PRTB no Recife, sendo 34 homens e 14 mulheres.

Durante pronunciamento, Marco Aurélio fez questão de enfatizar que é o candidato da direita e levanta a bandeira bolsonarista no Recife há muito tempo.

“Dizem que Recife é de esquerda, dizem que o Recife tem muito PT, mas nós vamos mostrar o trabalho que tem feito o presidente Bolsonaro, batendo na porta, pois nós somos bolsonaristas raiz, muita gente agora se diz Bolsonaro, mas vivia fazendo Lula Livre por aí, as redes sociais não perdoam, muita gente se diz Bolsonaro mas andou assinando decreto para ideologia de gênero nas escolas. Tem muita gente querendo dizer que é uma coisa e na verdade é outra”, afirmou Marco Aurélio.

O candidato não poupou críticas à gestão do prefeito Geraldo Julio. “Nós temos que tentar levar de volta a esperança do povo do Recife, de ter a oportunidade de voltar a sonhar. A cidade está destruída em todos os sentidos, seja na saúde, seja na educação, seja na área de mobilidade, com a indústria da multa, os morros em luto permanente, pois não se busca uma solução para dar segurança aos moradores”, pontuou Marco Aurélio.

Outras Notícias

Tabira: rádio divulga mais lista de nomes que não teriam direito ao Bolsa Família

Saiu mais uma lista de supostas irregularidades no gerenciamento do Bolsa Família em Tabira. A nova lista, divulgada pelo radialista Anchieta Santos no programa Cidade Alerta, da Cidade FM, traz esposa de radialista, Coordenadora do Creas, empresário do ramo de água mineral, dona de salão… A divulgação de hoje mostra também na Cidade das Tradições há […]

280px-Tabira_PESaiu mais uma lista de supostas irregularidades no gerenciamento do Bolsa Família em Tabira.

A nova lista, divulgada pelo radialista Anchieta Santos no programa Cidade Alerta, da Cidade FM, traz esposa de radialista, Coordenadora do Creas, empresário do ramo de água mineral, dona de salão…

A divulgação de hoje mostra também na Cidade das Tradições há certa falta de controle dos beneficiários. Veja a lista abaixo:

LISTA 01 12 2015 CIDADE FM

Presidente do Haiti, Jovenel Moise, é assassinado

O Conselho de Segurança da ONU teme uma anarquia generalizada Por AFP O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado, e sua esposa ferida na manhã desta quarta-feira (7), em um ataque armado em sua casa – anunciou o primeiro-ministro em final de mandato, Claude Joseph. O premiê disse que agora está no comando do […]

Foto: Valerie Baeriswyl / AFP

O Conselho de Segurança da ONU teme uma anarquia generalizada

Por AFP

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado, e sua esposa ferida na manhã desta quarta-feira (7), em um ataque armado em sua casa – anunciou o primeiro-ministro em final de mandato, Claude Joseph.

O premiê disse que agora está no comando do país e pediu à população que mantenha a calma, insistindo em que a polícia e o Exército vão garantir a segurança.

“O presidente foi assassinado em sua casa por estrangeiros que falavam inglês e espanhol”, relatou Joseph.

Moise governava o Haiti, o país mais pobre das Américas, por decreto, após o adiamento das eleições legislativas de 2018 por uma crise política, inclusive sobre o término de seu mandato.

Além da crise política, os sequestros por resgate aumentaram nos últimos meses, refletindo ainda mais a crescente influência de gangues armadas neste país caribenho.

O Haiti também enfrenta pobreza crônica e desastres naturais recorrentes.

Acusado de inação diante da crise, o presidente era visto com forte desconfiança por grande parte da população civil.

Na segunda-feira (5), ele nomeou o médico Ariel Henry como primeiro-ministro – o sétimo a ocupar o cargo em quatro anos.

Além das eleições presidenciais, legislativas e locais, o Haiti deve realizar um referendo constitucional em setembro próximo. Esta consulta foi duas vezes adiada, devido à pandemia do coronavírus.

Apoiada por Moise com o objetivo de fortalecer o Poder Executivo, a reforma constitucional foi rejeitada pela maioria da oposição e por muitas organizações da sociedade civil.

A atual Carta Magna foi redigida em 1987, após a queda da ditadura de Duvalier, e declara que “qualquer consulta popular destinada a modificar a Constituição por referendo é formalmente proibida”.

Os críticos também afirmam que é impossível organizar uma consulta, diante do estado de insegurança no país.

Nesse contexto, com temores crescentes de uma anarquia generalizada, o Conselho de Segurança da ONU, os Estados Unidos e a Europa consideraram a realização de eleições legislativas e presidenciais livres e transparentes como uma prioridade até o final de 2021.

Henry, de 71 anos, fez parte da resposta ao coronavírus e ocupou cargos no governo em 2015 e 2016 como ministro do Interior e, depois, como ministro dos Assuntos Sociais e do Trabalho.

Também foi membro do gabinete do ministro da Saúde de junho de 2006 a setembro de 2008, antes de se tornar chefe de gabinete. Ocupou este ocupou entre setembro de 2008 e outubro de 2011.

Moise encarregou Henry de “formar um governo de base ampla” para “resolver o problema flagrante da insegurança” e trabalhar para “a realização de eleições gerais e do referendo”.

Henry é próximo da oposição, mas sua nomeação não foi bem recebida pela maioria destes partidos, que continuaram a exigir a renúncia do presidente.

Crise do governo Dilma corrói imagem de Lula, segundo Datafolha

De acordo com números do Datafolha, a crise do governo Dilma Rousseff está corroendo a imagem do ex-presidente Lula no imaginário do eleitor. As informações são da Folha de S.Paulo. Pouco mais de quatro anos depois de passar o cargo à sua afilhada política, um em cada dois eleitores ainda consideram Lula o melhor presidente […]

brasil-politica-20141003-92-original

De acordo com números do Datafolha, a crise do governo Dilma Rousseff está corroendo a imagem do ex-presidente Lula no imaginário do eleitor. As informações são da Folha de S.Paulo.

Pouco mais de quatro anos depois de passar o cargo à sua afilhada política, um em cada dois eleitores ainda consideram Lula o melhor presidente que o Brasil já teve. Porém, essa taxa é 21 pontos menor que a de novembro de 2010, período em que o petista terminava seu mandato.

Naquela época, quando a economia cresceu mais de 7%, Lula era considerado o melhor presidente da história por 71% do eleitorado.

Em dezembro de 2014, no entanto, com a reeleição de Dilma e crescimento econômico de 0,1%, o índice de aprovação de Lula despencou para 56%. Já na semana passada, véspera dos protestos, a taxa caiu mais ainda e chegou a 50%. Segundo o Datafolha, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

“Há uma conjunção de crises política e econômica que poucas vezes se viu e o Lula não saiu ileso”, disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Outro sintoma da pesquisa é o fato de Lula aparecer, pela primeira vez, atrás de Aécio Neves (PSDB) nas intenções de voto do eleitor: o mineiro vence o pernambucano por 33% a 29%.

No sentido contrário ao do desgaste de Lula, a imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso melhorou: com os problemas de Dilma, 15% dos eleitores o consideram o melhor presidente da história do país. Em 2010, este índice era de 6%.

Anderson e Gilson acompanham convenção de Bolsonaro

Blog da Folha O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), participou, neste domingo (24), no Rio de Janeiro, ao lado do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL), da convenção nacional do Partido Liberal. O evento, realizado no Maracanãozinho, oficializou a candidatura à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Após o […]

Blog da Folha

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), participou, neste domingo (24), no Rio de Janeiro, ao lado do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL), da convenção nacional do Partido Liberal.

O evento, realizado no Maracanãozinho, oficializou a candidatura à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Após o ato, que confirmou o general Walter Braga Netto (PL) como candidato a vice, Anderson destacou o ato como o início de uma nova jornada.

“Um nova etapa se inicia a partir deste momento. Eu, Gilson e o presidente Jair Bolsonaro vamos levar adiante essa mensagem de liberdade. Vamos à luta”, disse Anderson ao convocar a população para a convenção estadual do PL, a ser realizada no próximo domingo (31), a partir das 9h, no Clube Português, no Recife.

“Bolsonaro tem feito pelo Brasil o que nenhum outro presidente fez na história. Esse evento representa mais um marco para a democracia brasileira, que se estabelece cada vez mais como uma jovem democracia”, acrescentou Gilson.

Afogados: mulheres do algodão orgânico iniciam colheita da safra 2020

Famílias agricultoras do município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú pernambucano, deram início ao processo de colheita do algodão orgânico desta safra 2020. Afogados da Ingazeira tem um grupo de mulheres agricultoras que se iniciaram na produção do algodão nos sistemas agroalimentares e dizem que a cotonicultura representa uma economia que vem fortalecer a […]

Famílias agricultoras do município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú pernambucano, deram início ao processo de colheita do algodão orgânico desta safra 2020.

Afogados da Ingazeira tem um grupo de mulheres agricultoras que se iniciaram na produção do algodão nos sistemas agroalimentares e dizem que a cotonicultura representa uma economia que vem fortalecer a agricultura familiar em sua diversidade orgânica.

Stúdio Rural entrevistou a agricultora Lucineide Cordeiro Marinho, residente no sítio Laje do Gato, zona rural de Afogados da Ingazeira, detalhando o conjunto das ações e as motivações que fizeram aquelas mulheres darem os passos iniciais para o processo de produção algodoeira na diversificação da agricultura familiar.

“Aqui no meu município, especificamente aqui na minha comunidade, as expectativas estão sendo muito boas para a colheita do algodão, aqui são sete famílias no projeto do algodão, eu sou a multiplicadora do projeto e está sendo muito gratificante pra gente porque esse ano foi um ano muito bom de chuva, então pra gente está sendo satisfatório”, explica aquela liderança pernambucana em contato direto com nosso público ouvinte do Programa Domingo Rural detalhando o consórcio que se faz com culturas alimentares como milho, feijão, jerimum e cultivos alimentícios para a pecuária como o sorgo.

Lucineide Marinho explicou as dinâmicas trabalhadas pelas entidades apoiadoras Embrapa Algodão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados, Diaconia dentre outras e afirma acreditar que 2021 o número de famílias se ampliará nas dinâmicas agroalimentares e garante que, com articulação social, está bem melhor ser agricultora e morar no meio rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural