Notícias

Mais motos tomadas em assaltos nas estradas rurais de Afogados

Por Nill Júnior

Moradores cobram ação do Serviço de Inteligência da PM e da Polícia Civil

Bandidos continuam atormentado moradores de áreas rurais de Afogados da Ingazeira, segundo relatos ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

Esta manhã, uma Bros 160 cilindradas placa QYA 9J97 foi tomada de assalto na área do lixão de Afogados da Ingazeira. A moto pertence a um trabalhador conhecido como Jerry Silva. Ele é filho de Genildo, que tem uma banca de carnes na feira livre. Jerry fazia lotação para áreas rurais.

A população dessas áreas atingidas entrou em contato com a Rádio Pajeú para cobrar providências das autoridades.  “Até quando vamos conviver com essa insegurança. Só Deus sabe o quanto a gente trabalha pra conseguir comprar uma moto, vem esses bandidos e levam sem que nenhuma providencia seja tomada”, diz Dadinha Silva.

Vários foram os relatos. O modus operanti é o mesmo. Eles aguardam e priorizam mulheres ou homens desacompanhados a qualquer hora do dia.  “Na ladeira do lixão também estão fazendo emboscadas à noite. Ficam pedindo ajuda pra levantar a moto só para a pessoa parar e eles realizarem o ato. Já são vários relatos na estrada de Ibitiranga”, diz André Carlos.

Outras Notícias

João Paulo diz, “Lula é confirmado. Dilma está na agenda”

O deputado federal e candidato ao Senado João Paulo (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, ambos de seu partido, devem desembarcar em Pernambuco na próxima quinta-feira, 4 de setembro, para participar de um ato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe. João Paulo chegou a afirmar que os […]

10636139_299109613605154_936787375575566716_n

O deputado federal e candidato ao Senado João Paulo (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, ambos de seu partido, devem desembarcar em Pernambuco na próxima quinta-feira, 4 de setembro, para participar de um ato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe. João Paulo chegou a afirmar que os dois serão protagonistas de um “grande réveillon da vitória”. O evento vai acontecer na Av. Dantas Barreto, no Centro do Recife, nas mediações da Basílica do Carmo.

O petista advertiu, no entanto, que a presença de Lula é garantida. O mesmo não acontece com a presidente Dilma Rousseff, que é candidata à reeleição. “Lula é confirmado. Dilma está na agenda”, advertiu sobre um possível cancelamento. O curioso é que a própria Dilma Rousseff não vem sendo tão explorada no guia de João Paulo. Seu material de campanha investe pesado na figura do ex-presidente e não da atual comandante petista. O ato no Recife será realizado num lugar “histórico” para os petistas.

João Paulo participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira (28) no Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Sindserpe). Também estiveram presentes o candidato ao governo de sua coligação, o senador licenciado Armando Monteiro Neto (PTB), e o candidato a vice, o deputado federal Paulo Rubem (PDT). A associação entregou aos candidatos um documento, representando a parceria do grupo (ou apoio) à chapa.

A vinda do ex-presidente Lula será estratégica no momento em que a chapa adversária, a do candidato e ex-secretário Paulo Câmara (PSB) vem crescendo, de forma expressiva, em pesquisas.  Antes de chegar ao Recife, Lula terá uma agenda no Sertão, na cidade de Petrolina. Até a eleição em outubro, o ex-presidente deverá ter outro compromisso de campanha com Armando Monteiro Neto (PTB).

Secretaria de Saúde investiga surto da doença de Chagas no Sertão de PE

Exames apontaram que ao menos 18 pessoas tiveram resultado positivo para doença de Chagas aguda em Ibimirim JC Online A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga um surto da doença de Chagas na cidade de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. Segundo o órgão, após exames, 18 pessoas tiveram o resultado laboratorial positivo para doença de […]

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, cujo vetor é o triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro
Foto: Reprodução

Exames apontaram que ao menos 18 pessoas tiveram resultado positivo para doença de Chagas aguda em Ibimirim

JC Online

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga um surto da doença de Chagas na cidade de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. Segundo o órgão, após exames, 18 pessoas tiveram o resultado laboratorial positivo para doença de Chagas aguda (DCA) e sete estão internadas, com quadro estável, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), na área central do Recife.

Por meio de nota, a SES informou que todos os pacientes haviam participado de um evento religioso durante a Semana Santa no município, porém, o órgão só foi notificado pela primeira vez em 20 de maio.

A SES ainda disse que está realizando uma busca por casos suspeitos, em conjunto com as equipes da Regional de Saúde e da cidade sertaneja. Na busca, estão sendo inseridas pessoas que participaram do evento religioso e que apresentem febre contínua, intermitente e prolongada por cerca de sete dias.

A doença

A enfermidade é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, cujo vetor é o triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro. Além do inseto, alimentos contaminados pelo protozoário podem transmitir a doença.

Entre os sintomas da doença estão edema de face ou de membros, manchas vermelhas na pele, inchaço de gânglios, inflamação do fígado, inflamação no baço), cardiopatia aguda, manifestações hemorrágicas, icterícia, náusea, perda ou diminuição de força física, dor nas articulações, sinal de Romanã, que é o edema inflamatório nas pálpebras ou edema inflamatório na pele.

Operação da Compesa identifica 30 ligações clandestinas em Exu

O município de Exu, que enfrenta um dos rodízios de abastecimento mais rigorosos do Sertão do Araripe e estava sem abastecimento em razão de ligações clandestinas na Adutora Luiz Gonzaga, teve o fornecimento de água restabelecido. Uma operação de fiscalização realizada pela Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, com apoio da Polícia Militar, resultou na […]

O município de Exu, que enfrenta um dos rodízios de abastecimento mais rigorosos do Sertão do Araripe e estava sem abastecimento em razão de ligações clandestinas na Adutora Luiz Gonzaga, teve o fornecimento de água restabelecido. Uma operação de fiscalização realizada pela Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, com apoio da Polícia Militar, resultou na retirada de 30 ligações ao longo dos 12 quilômetros de tubulações percorridos na ação. 

O que mais chamou a atenção das equipes foi a descoberta de uma ligação clandestina em um clube, no bairro Gonzagão, que possui inclusive piscinas. Uma pessoa foi presa em flagrante no local.

Durante a ação de combate ao furto, foram recuperados cerca de 10 litros de água por segundo, o que representa 50% da vazão disponibilizada para Exu. A estimativa é um prejuízo mensal de R$ 145 mil para a empresa com o volume de água que estava sendo subtraído. Diante dessa quantidade de ligações clandestinas, não estava sendo possível  atender o calendário de distribuição para os cerca de 30 mil moradores do município. A cidade de Exu segue o calendário de abastecimento de três dias com água e 26 sem.

A Compesa reforça que fazer ligações clandestinas é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal. Qualquer pessoa pode denunciar essa situação com a identidade  preservada, que pode ser feita pelo  0800 081 0195. A companhia registrou Boletim de Ocorrência para identificar e punir os responsáveis pelas irregularidades.

Para combater as ligações clandestinas, a Compesa vem realizando operações com o apoio policial em todo o estado. A irregularidade é um problema sério que vem sendo enfrentado pela Compesa. Segundo a empresa, o furto de água prejudica o abastecimento de água da população e também o funcionamento de equipamentos importantes à sociedade, como hospitais, escolas e órgãos públicos.

Ausência de médico legista no IML Caruaru atrasa liberação do corpo de Socorro Martins

Previsão para chegada do fim da tarde para o início da noite O empresário Alessandro Queiroz, amigo do casal Socorro e Augusto Martins,  está dando suporte para liberação do corpo da Coordenadora do CRAS,  falecida ontem na BR 232 em virtude de um acidente.  Alessandro está indignado com a demora na liberação,  motivada por ausência […]

Previsão para chegada do fim da tarde para o início da noite

O empresário Alessandro Queiroz, amigo do casal Socorro e Augusto Martins,  está dando suporte para liberação do corpo da Coordenadora do CRAS,  falecida ontem na BR 232 em virtude de um acidente. 

Alessandro está indignado com a demora na liberação,  motivada por ausência de um Médico Legista. “Está faltando médico legista e estão aguardando a vinda de um da cidade de Palmares”, diz indignado. 

Na região, há anos existe a cobrança de um IML com sede no Sertão. A situação agrava-se quando há familiares precisando de perícia no IML Caruaru ou Recife. Uma angústia que revolta as famílias. 

Velório e sepultamento 

O corpo de Socorro Martins deverá chegar no fim da tarde ou início da noite.  O sepultamento ocorre na manhã desta terça-feira no Cemitério São Judas Tadeu às 9h da manhã. O velório acontecerá no Cine São José.

Prefeitura de Afogados busca parcerias para arborização da cidade

Uma das metas de atuação estabelecida pela recém-criada secretaria municipal de meio ambiente e sustentabilidade é realizar um amplo programa de arborização da cidade.  Para tanto, tem buscado parcerias para fortalecer a iniciativa. O secretário da pasta, Adelmo Santos, tem estabelecido contatos e visitas a diversas instituições parceiras, e mais recentemente à Universidade Federal de […]

Uma das metas de atuação estabelecida pela recém-criada secretaria municipal de meio ambiente e sustentabilidade é realizar um amplo programa de arborização da cidade. 

Para tanto, tem buscado parcerias para fortalecer a iniciativa. O secretário da pasta, Adelmo Santos, tem estabelecido contatos e visitas a diversas instituições parceiras, e mais recentemente à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

No campus da universidade, em Patos, Adelmo visitou o viveiro de produção de mudas nativas da região. Na ocasião, foram adquiridas cinquenta mudas de espécies nativas, como Aroeira pimenteira, Pajeú, Craibeira e Pata de vaca. As mudas serão utilizadas no complemento e melhoria da arborização da avenida Padre Luis de Góes, uma das principais artérias da cidade. 

“Esse é um trabalho fundamental, sobretudo para amenizar as altas temperaturas que vivenciamos em nosso verão sertanejo. Estudos científicos mostram que quanto mais arborizada uma área, menos quente ela é com relação às áreas não arborizadas,” enfatizou Adelmo Santos.