A Secretaria Municipal de Saúde de Tabira informou na noite desta terça-feira (7) que a cidade chegou a 122 curados da Covid-19. Nas últimas 24 horas doze pessoas que contraíram o vírus tiveram a cura clinica comprovada, 68 pessoas continuam em tratamento.
O boletim divulgado apresenta ainda o número de 4 investigações, 5 óbitos e 195 infectados.
Nesta terça-feira foram confirmados mais 4 casos de Covid-19 em localidades diferentes. Um no Bairro da Granja (que agora totaliza 14 casos), outro no Bairro Cohab (total de 8 casos), Sitio Cajá de Baixo mais um caso (total de 3) e o Bairro Antônio Cristóvão do Amaral, entrando no mapa setorial registrando o seu primeiro caso. O centro da cidade continua sendo o local com maior incidência com 44 casos, seguido do Bairro de Fátima com 26.
Ainda de acordo com informações do boletim divulgado, 320 já foram descartados e mais uma alta da emergência respiratória foi registrada na ALA Covid do Hospital Municipal. Um senhor de 77 anos teve alta médica na tarde desta terça-feira.
Em conversa com o blog, o presidente do Sinduscom de Serra Talhada, Chico Morato disse também estar animado com a possibilidade da escolha de Serra Talhada para receber o Grupo Tático Aéreo, que a PMPE deverá ter no Sertão. “Essa postulação reúne vários setores. É nossa também. Começou com o Comando de Polícia do 14º […]
Em conversa com o blog, o presidente do Sinduscom de Serra Talhada, Chico Morato disse também estar animado com a possibilidade da escolha de Serra Talhada para receber o Grupo Tático Aéreo, que a PMPE deverá ter no Sertão.
“Essa postulação reúne vários setores. É nossa também. Começou com o Comando de Polícia do 14º BPM”. O que é claro é que existe uma disputa politica entre Serra e Petrolina.
Serra tem a maior vantagem logística: fica no centro da região sertaneja e facilitaria deslocamentos para qualquer parte da área. A Policia Militar tem interesse em que o equipamento fique no centro do Estado.
Já Petrolina te duas vantagens: uma, de estrutura. A cidade já conta com um aeroporto de porte e isso reduziria custos de implantação. Outro fator é político: tem a força do Senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito Miguel Coelho, ambos do PSB. Estariam com mais peso na balança política.
Mas não esqueçamos, Serra Talhada tem nomes como Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira. Também os pedidos já formalizados de nomes como Kaio Maniçoba e Rogério Leão.
A infra estrutura necessária da unidade tem heliporto, alojamento e hangar. “Nossa luta está em reunir estas condições, além da articulação política”, diz Chico Morato. O Prefeito Luciano Duque até já ofereceu uma área para instalar o equipamento.
Por Maria Brassan Teorema de Pitágoras, regra de 3, volume e cilindro. Quem disse que não pode existir um jeito novo e muito mais interessante de aprender os conceitos de matemática? O que a Serra da Matinha, a piscina da Escola, e a sala de aula tem em comum? Para o professor Diogo Araújo tudo […]
Teorema de Pitágoras, regra de 3, volume e cilindro. Quem disse que não pode existir um jeito novo e muito mais interessante de aprender os conceitos de matemática? O que a Serra da Matinha, a piscina da Escola, e a sala de aula tem em comum? Para o professor Diogo Araújo tudo pode ser transformado em experiências que contribuem com o aprendizado dos alunos.
Nada como aprender sobre distância, tamanho da hipotenusa e variação de temperatura a partir da Serra da Matinha, e foi essa experiência que o professor proporcionou a turma do 9º D da Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, no município de Carnaíba.
“Eu já tinha o costume de ir com minha família para a Serra da Matinha, aí surgiu a oportunidade de levar os alunos e nós fizemos a programação em cima de atividades relacionadas a situações que abordassem o cotidiano dos alunos, aproveitando o cenário natural. Foi uma aula viva e lúdica”, explicou Diogo.
Mesmo na escola, o professor é incansável em descobrir novas formas de transmitir o conhecimento. Para estudar volume, cubo e prisma, os alunos aprenderam sobre transformação de medidas com as piscinas da escola, já para aprimorar área e perímetro, fizeram uma planta baixa do local.
“Nossa próxima atividade será iniciar um projeto de paisagismo nas dependências da escola”, avisou o criativo professor.
Para a Serra da Matinha, foram convidados os colegas João Paulo, que também leciona matemática e Amanda Karen professora de português.
“Foi uma experiência diferente pra todo mundo, eu nunca tinha ido e poder associar isso a uma atividade da escola foi muito marcante. Pelo que ouvimos dos alunos, para eles também foi uma experiência única”, afirmou João Paulo.
A professora Amanda Karen também atesta: “Foi um dia de aprendizado e muita diversão!”.
A aluna Mariana Medeiros, 14, ficou eufórica desde que soube que iam para a Serra da Matinha, mas quando chegou lá, a experiência foi ainda melhor ao se deparar com a vista do local.
“Quando eu cheguei na pedra da janela, vi o quanto a natureza era linda e como a vida é bela! Esse dia ficou marcado na minha memória porquê foi o dia em que, além da gente aprender o conhecimento, visitamos coisas novas e nos divertimos, tudo isso em um só conjunto e em um só dia!”, sintetizou.
Em tempos de comemoração ao centenário de Paulo Freire, os professores de Carnaíba fazem valer os ensinamentos do mestre: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
Por André Luis A Secretária de Assistência Social, Thaynnara Queiroz e o vereador Zé Ivan, que estiveram participando da reunião promovida pelo Ministério Público de Pernambuco para tratar da retomada das obras do pavimento asfáltico da PE 380, a Estrada de Ibitiranga, nesta sexta-feira (16), avaliaram o encontro durante entrevista ao programa A Tarde é […]
A Secretária de Assistência Social, Thaynnara Queiroz e o vereador Zé Ivan, que estiveram participando da reunião promovida pelo Ministério Público de Pernambuco para tratar da retomada das obras do pavimento asfáltico da PE 380, a Estrada de Ibitiranga, nesta sexta-feira (16), avaliaram o encontro durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.
Ambos avaliaram a reunião como positiva. Zé Ivan disse acreditar que em um futuro próximo a obra será retomada. Ele citou os acidentes que tem ocorrido na estrada devido as más condições e que juntos com o prefeito Anchieta Patriota tem lutado para que a governadora ordene a retomada da obra.
“Estamos cobrando. Apoiamos Raquel no segundo turno e temos que cobrar o andamento dessa obra a ela”, afirmou Zé Ivan.
Thaynnara Queiroz também citou os acidentes que tem acontecido na estrada, inclusive com morte e lembrou que há uma pessoa em Ibitiranga que está acamada devido a um acidente sofrido na via.
Também lembrou que Raquel Lyra teve um apoio expressivo no segundo turno tanto na sede como no distrito de Ibitiranga.
“Precisamos que esta obra seja retomada o mais rápido possível. A chuva tem levado todo o material que já foi aplicado até agora e isso é dinheiro público”, lembrou Thaynnara.
Ela também disse que o pedido é que se não der para concluir a obra toda, que são 21,4 km, que seja feita ao menos os 10 km que ligam Afogados a Ibitiranga, que segundo ela tem custo de R$ 5 milhões.
Tanto Thaynnara quanto Zé Ivan, relataram que o representante do governo estadual, o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho disse que está levando as demandas para o Governo de Pernambuco e que acredita que o pleito será atendido.
Política – Questionada se já estaria garantida na sucessão do prefeito Anchieta Patriota, Thaynnara desconversou. “O nome que Anchieta colocar como seu sucessor será abraçado. Queria que fosse ele novamente, mas como não pode, eu voto em quem ele indicar”.
Uma das novidades da gestão do prefeito Zeinha Torres em Iguaraci foi anunciada hoje. O projeto, chamado “Governo Itinerante”, vai levar de forma descentralizada ações da gestão para comunidades rurais e bairros. A edição piloto do programa acontecerá na comunidade Mata Verde, na próxima quinta feira (11), a partir das 8 horas. Durante o evento […]
Uma das novidades da gestão do prefeito Zeinha Torres em Iguaraci foi anunciada hoje. O projeto, chamado “Governo Itinerante”, vai levar de forma descentralizada ações da gestão para comunidades rurais e bairros.
A edição piloto do programa acontecerá na comunidade Mata Verde, na próxima quinta feira (11), a partir das 8 horas.
Durante o evento serão ofertados serviços de várias secretarias da gestão.
A Secretaria de Saúde vai oferecer atendimento médico do Dr Pedro Alves, prevenção, prevenção de câncer de mama, nutricionista, fisioterapeuta, a psicólogo e apoio da equipe do NASF. Haverá também atendimento da Vigilância Sanitária, vacinação anti rábica e atualização do cartão de vacinação.
A Secretaria de Assistência Social atuará com emissão de RG, carteira do idoso, passe livre para deficientes, BPC, suporte de cabeleireiro e manicure, apoio de CRAS, CREAS, Bolsa Família, dentre outros serviços.
A Educação vai participar com contação de histórias. A Diretoria de Cultura e Esportes, com cadastramento cultural e atividades físicas.
A Administração terá serviço de identificação de demandas e apoio jurídico. A de Agricultura disponibilizará um veterinário para a comunidade.
Os trabalhos de revitalização e de manutenção da navegação no Rio São Francisco, realizado pela Codevasf com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), vão continuar. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, entregou, nesta semana, ao gerente do projeto no Corpo de Engenheiros, Wade Ross, na sede da Companhia, em Brasília, a […]
Os trabalhos de revitalização e de manutenção da navegação no Rio São Francisco, realizado pela Codevasf com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), vão continuar. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, entregou, nesta semana, ao gerente do projeto no Corpo de Engenheiros, Wade Ross, na sede da Companhia, em Brasília, a solicitação para prorrogação da cooperação técnica.
Iniciada em março de 2002, a parceria entre as instituições é voltada para trabalhos de estabilização de margens e aperfeiçoamento da navegação no rio São Francisco. O diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta, fala sobre a importância dessa cooperação.
“Tem sido uma referência para a Codevasf e para nossa equipe técnica, esse intercâmbio de tecnologia e aplicação em campo. Nós estamos pensando no futuro da bacia do São Francisco e por isso estamos dando importância e visibilidade à continuidade do acordo com o corpo de engenheiros do exército americano, destaca o diretor da Codevasf
Segundo Eduardo Motta, a ideia agora é priorizar as ações voltadas para o controle de processos erosivos na bacia do São Francisco.
“A evolução desse acordo tende a priorizar as ações voltadas para o controle de processos erosivos porque já foi identificada a quantidade de sedimentos que estão sendo carreados para a calha do rio. Agora o desafio é conter os processos erosivos”, ressalta Motta.
O USACE tem uma experiência de quase 200 anos na melhoria da navegabilidade através da remoção de obstruções, dragagem, obras de estabilização do banco e treinamentos. O engenheiro Calvin Creech, do Corpo de Engenheiros, que trabalha com a Codevasf desde que a parceria entre as instituições foi firmada, também fala sobre a cooperação.
“Esse trabalho é uma grande oportunidade para os dois países. A gente tem uma parceria para transferência de conhecimentos sobre os nossos processos na área de navegação, engenharia e planejamento. Nós estamos muito animados para continuar o trabalho até março de 2017, disse Creech.
Você precisa fazer login para comentar.