Mais de 40 anos depois, engenheiro da construção de Brotas volta à Barragem
Por Nill Júnior
O Engenheiro responsável por um dos símbolos hídricos da região a Barragem de Brotas, Mário Antonino, voltou ao local ontem para uma ação da Prefeitura, CREA e pescadores. Foi o peixamento do manancial, com mais de 15 mil filhotes de tambaquis.
A vinda dele fez parte da programação itinerante do órgão, cuja articulação foi do presidente estadual Fernando Antonio Beltrão Lapenda e de nomes locais, como Elias Silva. Na barragem, estiveram além de nomes ligados ao CREA pescadores e o vereador Augusto Martins.
Hoje, Antonino é também professor aposentado e assessora o CREA Pernambuco como consultor e palestrante, diante de sua vasta experiência nos diversos assuntos que envolvem as Engenharias. Em Afogados, deu palestra com o tema “Barragem de Brotas, marco hídrico do Desenvolvimento Econômico do Pajeú e a evolução dos métodos construtivos atuais”.
Ele também é membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), do Crea-PE, e tem uma experiência diferenciada em se tratando da engenharia de Barragens.
A barragem é tida como uma das obras hídricas mais importantes do Pajeú e Sertão do Estado, abastecendo dois dos municípios com maior população urbana da região, Afogados e Tabira. No período recente de estiagem, foi determinante para socorrer várias outras cidades.
Além de Antonino, foram determinantes para a obra o governador Eraldo Gueiros Leite e o tuparetamense Francisco Perazzo, então Secretário daquele governo. A construção da Barragem teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976. O gestor do município era Silvério Queiroz.
O governador Paulo Câmara participou da solenidade de formatura de mais uma turma de soldados da Polícia Militar de Pernambuco. O evento aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. No total, 1.100 novos policiais (897 homens e 203 mulheres) concluíram o curso de formação. Desses, 591 são do Recife e 397 do Interior. Muitos deles […]
O governador Paulo Câmara participou da solenidade de formatura de mais uma turma de soldados da Polícia Militar de Pernambuco. O evento aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções.
No total, 1.100 novos policiais (897 homens e 203 mulheres) concluíram o curso de formação. Desses, 591 são do Recife e 397 do Interior. Muitos deles são do Sertão do Estado.
Novos PMs sertanejos na solenidade. Na foto, nomes como Ricardo Santana (primeiro da esquerda pra direita), Jair Adriano de Jabitacá, João Victor, Nelsinho e Frankilin Pires. Sucesso a todos na nova missão.
Os demais 112 vieram de outros estados. O Governo de Pernambuco informou em nota que já formou 9.260 novos soldados desde 2008.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse ao Blog do Magno que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estará presente em São José do Belmonte, na próxima sexta-feira (9), para a inauguração de um complexo de energia solar. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o próprio Gilson Neto estarão no […]
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse ao Blog do Magno que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estará presente em São José do Belmonte, na próxima sexta-feira (9), para a inauguração de um complexo de energia solar.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o próprio Gilson Neto estarão no evento.
A empresa espanhola Solatio é responsável pelo projeto, cujo investimento chega a R$ 3,5 bilhões. A obra é tida como o maior parque solar do Brasil.
No mesmo dia, Bolsonaro cumprirá agenda em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, segundo Machado. A informação de que Bolsonaro iria a Belmonte partiu de assessores do prefeito Romonilson Mariano.
Nesta terça-feira (5), Danilo Simões, pré-candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde abordou diversos temas pertinentes à sua pré-candidatura, incluindo a composição de chapa e as alianças políticas em andamento. Quando questionado sobre a definição do vice-prefeito que o acompanhará na […]
Nesta terça-feira (5), Danilo Simões, pré-candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde abordou diversos temas pertinentes à sua pré-candidatura, incluindo a composição de chapa e as alianças políticas em andamento.
Quando questionado sobre a definição do vice-prefeito que o acompanhará na chapa, Simões destacou a importância de consolidar alianças e garantir o máximo de apoio possível. “A gente continua ainda sem essa definição. Não porque não tenhamos pré-candidatos a vice-prefeito, mas porque a gente entende que ainda não é o momento da gente definir essa condição”, afirmou o pré-candidato. Ele ressaltou que a decisão será tomada após a consolidação da coligação de todos os partidos que vão compor.
Sobre a formação das proporcionais, Danilo Simões enfatizou o compromisso com a inclusão de mulheres na política e a busca por novos talentos. “Eu sempre falei pra todas as pessoas que vieram conversar comigo que eu tinha muito desejo de fazer uma chapa de pré-candidatos a vereadores com nomes novos”, destacou. Ele também mencionou o trabalho realizado para formar uma chapa paritária, com igual representação de homens e mulheres. “O filho da primeira prefeita de Afogado da Ingazeira, que foi Giza Simões, não poderia começar formando a chapa se não fosse pelas mulheres”, afirmou Danilo.
Em relação às alianças partidárias, o pré-candidato destacou a consolidação do PSD e do PP, sob a liderança do ex-vereador Zé Negão, como os principais partidos da futura coligação. Além disso, mencionou conversas avançadas com outros partidos, como Podemos e União Brasil e destacou a importância dessas alianças para fortalecer sua candidatura, também mencionou o apoio do ex-senador Armando Monteiro.
Quanto ao MDB, Danilo comentou sobre a possibilidade de integrar o partido à sua base, mas ressaltou que a decisão cabe à executiva estadual. Ele mencionou a dinâmica política do partido em nível nacional e a possibilidade de ingressar no governo estadual, o que poderia impactar na composição política local.
Em relação ao diálogo com a governadora Raquel Lyra, Danilo afirmou que busca o apoio da governadora, mas que sua pré-candidatura não depende exclusivamente desse apoio. Ele destacou a importância de uma definição local por parte do PSDB, liderado por Mário Viana Filho.
Respondendo a perguntas dos ouvintes, Danilo comentou sobre o governo atual, caracterizando-o como lento e carente de inovação. Ele enfatizou a importância de obras estruturadoras e a necessidade de ouvir e estar próximo da população.
Em relação à falta de realização de concursos públicos, Danilo expressou preocupação com a falta de oportunidades para os jovens e o uso político dos cargos públicos. Ele se comprometeu a realizar concursos públicos caso seja eleito, buscando profissionalizar a administração e garantir a qualificação dos servidores.
Por fim, Danilo reafirmou seu compromisso em fazer uma política séria, respeitando a história de Afogados da Ingazeira e buscando contribuir com o futuro do município. Ele destacou a importância da participação da população nesse processo.
por Anchieta Santos Sem programação pronta e acreditando num milagre que definiria em 24 horas o que não fez durante várias semanas, a Associação Cultural de São José do Egito convocou a imprensa para uma entrevista coletiva onde divulgaria as atrações. O encontro anunciado na manhã desta sexta (11) seria no auditório do Hotel Central […]
Sem programação pronta e acreditando num milagre que definiria em 24 horas o que não fez durante várias semanas, a Associação Cultural de São José do Egito convocou a imprensa para uma entrevista coletiva onde divulgaria as atrações.
O encontro anunciado na manhã desta sexta (11) seria no auditório do Hotel Central às 10 da manhã do sábado, dia 12.
Colocando a culpa na Fundarpe, dirigentes da Associação cancelaram a coletiva. Ao mesmo tempo a Associação anunciou que hoje define a programação e amanhã anuncia oficialmente as atrações da 43ª Festa Universitária que está agendada para o período de 17 a 20 de julho.
O prefeito de Calumbi, Joelson, compartilhou nas redes sociais um momento significativo para a comunidade local: a inauguração de uma passagem molhada no Sítio Riachão. A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Cuca do Riachão, vereadores da base, lideranças, secretários, moradores da região e demais autoridades. A iniciativa, realizada no final de janeiro, foi […]
O prefeito de Calumbi, Joelson, compartilhou nas redes sociais um momento significativo para a comunidade local: a inauguração de uma passagem molhada no Sítio Riachão. A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Cuca do Riachão, vereadores da base, lideranças, secretários, moradores da região e demais autoridades.
A iniciativa, realizada no final de janeiro, foi celebrada como uma obra de grande importância para a população, principalmente para aqueles que necessitam transitar pela estrada durante o período chuvoso que se aproxima. A passagem molhada visa facilitar o acesso em condições climáticas adversas, promovendo mais segurança e conforto aos moradores da localidade.
Durante a inauguração, o prefeito Joelson expressou sua satisfação em poder entregar essa obra tão aguardada pela comunidade. Ele destacou a importância de investir em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e garantir o desenvolvimento do município.
“Vamos continuar buscando fazer o melhor para o desenvolvimento de Calumbi e para melhorar a vida do nosso povo. Já fizemos vários trabalhos paliativos para ajudar os moradores. É assim que vamos construindo nossa nova história”, afirmou Joelson.
Você precisa fazer login para comentar.