Notícias

Lula diz que conversa com Trump exige cautela

Por Nill Júnior

“Tenho um limite de briga com o governo americano”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, neste domingo (3), que as negociações com os Estados Unidos sobre o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump exigem cautela, porque há “limites na briga”.

Segundo Lula, a diplomacia não permite que ele fale tudo o que acha que “tem que falar, ou que é possível falar”.

A fala do presidente Lula ocorreu durante encerramento do evento nacional do PT, em Brasília.

A declaração acontece em meio ao agravamento da tensão entre os dois países, após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A Casa Branca também impôs sanções ao ministro Alexandre de Moraes pela Lei Magnisky, usada para punir estrangeiros.

Os dois presidentes não se falaram ainda, mesmo após a sobretaxa imposta pelo republicano. Na última sexta-feira (1°), Trump disse à imprensa que Lula pode ligar para ele “quando quiser”. Horas depois, o petista afirmou que o governo “sempre esteve aberto ao diálogo”.

No evento em Brasília, Lula defendeu ainda que a postura do Brasil em defesa da soberania assusta “pessoas que acham que mandam no mundo”, sem citar diretamente o presidente Donald Trump.

“Por exemplo, nessa briga que a gente está fazendo agora, com a taxação dos Estados Unidos, eu tenho um limite de briga com o governo americano. Eu não posso falar tudo que eu acho que eu tenho que falar, que é possível falar, porque eu acho que nós temos que falar aquilo que é necessário”, afirmou o petista.

Outras Notícias

Armando vê “desgoverno” na segurança pública em Pernambuco 

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) atribuiu ao “absoluto descontrole” e ao “desgoverno da segurança pública” o aumento dos homicídios em Pernambuco, com 447 casos em julho, o maior número para o mês em dez anos. Em discurso no plenário do Senado, o petebista acusou de omisso o governador Paulo Câmara, ressaltando haver “ausência de liderança” […]

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) atribuiu ao “absoluto descontrole” e ao “desgoverno da segurança pública” o aumento dos homicídios em Pernambuco, com 447 casos em julho, o maior número para o mês em dez anos. Em discurso no plenário do Senado, o petebista acusou de omisso o governador Paulo Câmara, ressaltando haver “ausência de liderança” no estado.

Armando previu que, a continuar no ritmo atual, Pernambuco pode, “de forma inédita”, atingir a marca de 5,4 mil assassinatos em 2017, o que representaria 10% dos homicídios de todo o País, quando a população pernambucana corresponde a apenas 4,5% dos brasileiros.

“A permanecer nesse diapasão, Pernambuco alcançará uma marca superior a 60 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes, elevadíssima, mais do que o dobro da média nacional, em torno de 26 homicídios”, assinalou Armando. O senador lembrou que a ONU considera violência acima do normal a marca de 10 assassinatos por 100 mil habitantes.

Aparteado pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Jorge Viana (PT-AC), que concordaram ser grave o quadro da violência em Pernambuco, o senador petebista salientou que, no primeiro semestre, o estado foi responsável por 54% do aumento das mortes violentas ocorridas em todo o País comparativamente a igual período de 2016. “É um dado alarmante”, completou, enfatizando que, em paralelo, foram registrados, de janeiro a julho, mais de 73 mil casos de roubo, o que significa, em média, 346 roubos por dia.

Armando Monteiro destacou não querer, com seu discurso em plenário, “partidarizar” a questão da segurança pública em Pernambuco. “Tanto é assim que quero fazer uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que à época em que era governador assumiu o problema, idealizou o Pacto pela Vida e obteve resultados expressivos”, disse.

O senador declarou ainda que, mesmo na oposição ao governo estadual, coloca-se à inteira disposição para ajudar a encontrar soluções para minorar a situação da segurança pública em Pernambuco. “Temos de encaminhar e discutir o problema de maneira absolutamente suprapartidária”, conclamou.

Presidente da Câmara de Tuparetama entra na onda das lives

Nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, o Presidente da Câmara de vereadores de Tuparetama Danilo Augusto realiza uma live com o atual Secretário do Trabalho do Estado, Alberes Lopes, para debater o plano estadual de Convivência com a COVID 19 na área econômica. Participarão também da live o Gerente Regional do IPA Dêva Pessoa,os blogueiros […]

Nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, o Presidente da Câmara de vereadores de Tuparetama Danilo Augusto realiza uma live com o atual Secretário do Trabalho do Estado, Alberes Lopes, para debater o plano estadual de Convivência com a COVID 19 na área econômica.

Participarão também da live o Gerente Regional do IPA Dêva Pessoa,os blogueiros Nill Junior, Marcelo Patriota e Tarcio Oliveira.

“A transmissão é aguardada por toda população em especial os comerciantes que estão na expectativa por novidades na flexibilização do funcionamento dos mesmos”, diz Danilo em nota. A transmissão será feita pelo Facebook de Deva Pessoa.

 

Hospital Regional de Afogados da Ingazeira abre processo seletivo

É necessário que as pessoas coloquem o cargo pretendido no assunto do email. O Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, abriu processo seletivo visando contratações imediatas e cadastro reserva, para os níveis técnico e superior. Para contratação imediata a Unidade dispõe de duas vagas, sendo uma para médico cirurgião e outra para farmacêutico, […]

É necessário que as pessoas coloquem o cargo pretendido no assunto do email.

O Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, abriu processo seletivo visando contratações imediatas e cadastro reserva, para os níveis técnico e superior.

Para contratação imediata a Unidade dispõe de duas vagas, sendo uma para médico cirurgião e outra para farmacêutico, já para cadastro reserva, os cargos a serem concorridos são os seguintes: biomédico, técnico de imobilização, técnico de radiologia, técnico de laboratório, auxiliar de serviços operacionais e auxiliar de serviços gerais.

Os interessados devem encaminhar seus currículos para o e-mail [email protected] , até o próximo dia 18 de março, atendendo todas as disposições previstas no edital que se encontra no site do HREC ( http://hrec.org.br/index.php/editais ). É necessário que as pessoas coloquem o cargo pretendido no assunto do email.

Sávio Torres tem encontros com Deputado, Ministro e Senador em Brasília

Em Brasília, o prefeito Sávio Torres (PTB) conseguiu em reunião com o Deputado Federal por Pernambuco, Ricardo Teobaldo (PTN), recursos no valor de R$ 650 mil para serem aplicados na saúde de Tuparetama. O gestor tem dito que  esta será a prioridade da sua gestão. O prefeito incluiu o atendimento pediátrico médico e odontológico nos […]

Em Brasília, o prefeito Sávio Torres (PTB) conseguiu em reunião com o Deputado Federal por Pernambuco, Ricardo Teobaldo (PTN), recursos no valor de R$ 650 mil para serem aplicados na saúde de Tuparetama. O gestor tem dito que  esta será a prioridade da sua gestão.

O prefeito incluiu o atendimento pediátrico médico e odontológico nos Postos de Saúde do município. Além de, entre outras ações, reestruturar o atendimento do Hospital Severino Souto de Siqueira com médico e plantonista de segunda-feira a segunda-feira.

Sávio Torres tem na agenda audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho para tratar do acréscimo de projeto no tamanho da escola da Vila Bom Jesus, incluindo também iluminação e calçamento de acesso ao estabelecimento de ensino e climatização das salas de aula do município.

Ele também teve conversa com o senador Armando Monteiro. Torres tratou sobre a seca que está prejudicando o município e disse que gostaria de receber mais recursos para a saúde, educação e infraestrutura.

Célia Galindo: “não sou empecilho. A condução cabe à prefeita e ao pré-candidato”

Caro Nill Junior, Tenho 32 anos de vida pública, outros tantos de comerciária, comerciante, em Arcoverde. Construí minha vida profissional e política aqui, e não foi de um dia para outro. Sou filiada e pré candidata a vereadora pelo PSB. Portanto, não tenho nenhuma interferência no MDB do empresário Wellington Maciel ou no PP do […]

Caro Nill Junior,

Tenho 32 anos de vida pública, outros tantos de comerciária, comerciante, em Arcoverde.

Construí minha vida profissional e política aqui, e não foi de um dia para outro. Sou filiada e pré candidata a vereadora pelo PSB. Portanto, não tenho nenhuma interferência no MDB do empresário Wellington Maciel ou no PP do Sr. Israel Rubis.

Não cabe à vereadora Célia autorizar, concordar, assinar ou abonar qualquer aliança política de outro partido que não seja ao qual pertenço.

Não sou, nunca fui e nem serei empecilho à qualquer candidatura, pois, graças a Deus, vivemos numa democracia e foi graças a ela que construí minha história e parte da história de Arcoverde.

A condução da chapa cabe à prefeita e ao pré candidato, não à vereadora Célia.

Sempre pensei em Arcoverde e, por isso, como a primeira mulher eleita, estou hoje em meu oitavo mandato contribuindo para o passado, o presente e o futuro da cidade que aprendi a amar e que me acolheu com tanto carinho.

Não me interessam pré julgamentos, mesmo quando vem de onde menos se esperam.

Célia nada tem contra ninguém, pois ao longo desses oito mandatos, aprendi a respeitar as diferenças, o contraditório e as opções das pessoas.

Vamos continuar defendendo Arcoverde, os mais necessitados e aqueles que sempre acreditaram em nossa palavra e em nosso trabalho.

Vereadora Célia Almeida Galindo – PSB