Notícias

Luciano Torres cumpre agenda em Petrolina e tem encontro com Simão Durando

Por Nill Júnior

Luciano Torres cumpriu agenda institucional na cidade de Petrolina, participando da Semiárido Show, uma das maiores feiras do país voltadas à agricultura familiar com foco em inovação e tecnologia.

Acompanhado pelos vereadores Dorneles Alencar, Gustavo Veras, Neto Nunes, Lino Filho, Chico Bandeira e o presidente da Câmara Municipal, Djalminha Veras, o prefeito destacou a importância da participação de Ingazeira em eventos como este para fortalecer o conhecimento técnico e buscar soluções práticas para o desenvolvimento do município.

Durante a programação, o grupo de Ingazeira se encontrou com o prefeito de Petrolina, Simão Durando, e com o Diretor da DCDE/SNPCT do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Alexandre Pires, ampliando o diálogo institucional e a articulação com esferas estaduais e federais.

“O Semiárido Show é um espaço riquíssimo de troca de experiências. Estamos aqui para aprender, dialogar e trazer ideias que possam ser aplicadas em Ingazeira, principalmente no fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou o prefeito Luciano Torres.

Outras Notícias

Djalma Nogueira participa do Encontro Nacional dos Legislativos Municipais

Entre os dias 24 e 26 de agosto, a cidade de João Pessoa-PB, foi sede do Encontro Nacional dos Legislativos Municipais, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).  O evento reuniu parlamentares de todo o país e contou com a presença do presidente da Câmara de Tabira, Djalma Nogueira, que também é membro do […]

Entre os dias 24 e 26 de agosto, a cidade de João Pessoa-PB, foi sede do Encontro Nacional dos Legislativos Municipais, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). 

O evento reuniu parlamentares de todo o país e contou com a presença do presidente da Câmara de Tabira, Djalma Nogueira, que também é membro do diretório da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

Com uma ampla programação de palestras, a Câmara de Tabira ganhou destaque nacional durante a participação do vereador e advogado, Dr. Cristiano Dantas, que falou aos presentes sobre “Os Três Pilares para Exercer o Mandato na Plenitude”.

O palestrante citou como exemplo, os trabalhos da Casa Eduardo Domingos de Lima, com as Emendas Impositivas apresentadas pelo colegiado ao Orçamento Municipal.

“Nos enche de orgulho ver que o exemplo da Câmara de Vereadores de Tabira está repercutindo em outros estados do Brasil. Vereadores e presidentes de câmaras conversaram comigo e mostraram o interesse de fazer o mesmo nos seus municípios.”, afirmou Djalma.

Arcoverde registra dez novos casos de Covid-19 e vai a 116

Nesta terça-feira, 02 de junho, a Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, até às 17h, foram registrados dez novos casos de Covid-19, mais três descartados e confirmados sete curados. São 116 casos confirmados,  dezesseis suspeitos, cento e oitenta e um descartados, treze óbitos e trinta e cinco curados. Vale lembrar que dentro dos 116 […]

Nesta terça-feira, 02 de junho, a Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, até às 17h, foram registrados dez novos casos de Covid-19, mais três descartados e confirmados sete curados.

São 116 casos confirmados,  dezesseis suspeitos, cento e oitenta e um descartados, treze óbitos e trinta e cinco curados.

Vale lembrar que dentro dos 116 confirmados, estão contabilizados os 13 óbitos e 35 curados. Ao todo, Arcoverde tem quatro  pacientes em UTI, seis em enfermaria e 58 em recuperação no isolamento domiciliar.

No Hospital de Campanha há quatro pacientes internados. No Hospital Regional Ruy de Barros Correia há quatro pessoas de Arcoverde, sendo dois  em UTI e dois em enfermaria.

Outros dois pacientes também estão na UTI da rede particular, um no Hospital Memorial (Arcoverde) e outro no Hospital Santa Joana (Recife). Em Pernambuco, foram confirmados 608 novos casos e 58 mortes, totalizando 35.508 positivos 2.933 mortes.

Lucas Ramos critica Miguel Coelho. “Incompetência para conter coronavírus”

Depois de ver a Justiça atestar a incompetência das ações do prefeito Miguel Coelho em conter o avanço do coronavírus e determinar que o município siga a determinação do Plano Estadual de Retomada Economia, em nova tentativa desesperada de encobrir a incapacidade de gerenciar a maior cidade do sertão pernambucano, o prefeito tenta transferir a […]

Depois de ver a Justiça atestar a incompetência das ações do prefeito Miguel Coelho em conter o avanço do coronavírus e determinar que o município siga a determinação do Plano Estadual de Retomada Economia, em nova tentativa desesperada de encobrir a incapacidade de gerenciar a maior cidade do sertão pernambucano, o prefeito tenta transferir a responsabilidade para o governo do estado.

Não sabe – ou não enxerga – que o esforço em salvar a vida dos petrolinenses e pernambucanos vítimas da Covid-19 é justamente do Governo do Estado. Hoje, já são 12 leitos de enfermaria na UPAE, e outros 10 no Hospital Dom Malan.

Além de outros 10 leitos contratados junto à iniciativa privada – 5 no Neurocárdio, e 5 no Hospital Memorial de Petrolina. Estes, por sua vez, destinados para internamento em UTI, afim de combater os casos mais graves.

Amanhã, dia 26 de junho, a UNIVASF irá receber 40 respiradores para o combate ao coronavírus, e salvar os pacientes em estágio mais avançado da doença. Junto, serão entregues mais 20 mil máscaras para garantir a segurança dos profissionais de saúde. Outros 10 respiradores já chegaram à UPAE, e irão reforçar o acesso à saúde.

Em breve, com a chegadas dos equipamentos do Hospital de Campanha, em mais uma ação do governo do estado, novos 100 leitos de enfermaria estão disponíveis na cidade.

Enquanto isso, o município de Petrolina só viabilizou 20 leitos de UTI, disponibilizando médicos para atenderem na Policlínica do Hospital Universitário.

Número bastante aquém da real necessidade da população, que, assustada com a agressividade do vírus, e da velocidade de contaminação, vê na mesma proporção a capacidade do prefeito de estar à frente dos destinos dos petrolinenses se exaurir, seja por meios judiciais, ou pelas ações ineficientes.

Lucas Ramos – Deputado Estadual 

Afogados da Ingazeira: Saúde promove 2ª Semana de Descarte Consciente de Resíduos

Campanha destaca a importância da preservação ambiental para a saúde humana Por André Luis A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira anunciou nas redes sociais a realização da 2ª Semana de Descarte Consciente de Resíduos, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro. Com o tema: “De Olho na Coleta, a campanha visa conscientizar […]

Campanha destaca a importância da preservação ambiental para a saúde humana

Por André Luis

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira anunciou nas redes sociais a realização da 2ª Semana de Descarte Consciente de Resíduos, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro. Com o tema: “De Olho na Coleta, a campanha visa conscientizar a população sobre a relação direta entre a preservação do meio ambiente e a saúde humana.

A iniciativa segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define Saúde Ambiental como todos os aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. 

A 2ª Semana de Descarte Consciente destaca a importância da colaboração de toda a comunidade na promoção de práticas sustentáveis para garantir um ambiente saudável.

A campanha, criada a partir das discussões da Conferência Municipal, é organizada pela Vigilância em Saúde e conta com parcerias importantes, como a Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e diversos setores da prefeitura municipal.

Durante a semana, serão realizadas palestras educativas abordando temas relacionados à saúde ambiental, além de oficinas promovidas em conjunto com o IFPE. O evento busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do descarte adequado de resíduos e a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira convida toda a população a participar ativamente da 2ª Semana de Descarte Consciente de Resíduos, contribuindo para a construção de um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações. “O engajamento de cada cidadão é fundamental para o sucesso da campanha e para o bem-estar coletivo”, destaca a Secretaria.

Prefeito Lino Morais descarta renúncia em Ingazeira: “o povo me elegeu para governar os 4 anos”

Em sua última entrevista do ano de 2019 o Prefeito Lino Morais anunciou ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM o caminho político que vai seguir em 2020. Descartando qualquer possibilidade de renunciar 6 meses antes do final do mandato para ser candidato a vice, Lino garantiu: “o povo de Ingazeira me confiou o […]

Em sua última entrevista do ano de 2019 o Prefeito Lino Morais anunciou ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM o caminho político que vai seguir em 2020.

Descartando qualquer possibilidade de renunciar 6 meses antes do final do mandato para ser candidato a vice, Lino garantiu: “o povo de Ingazeira me confiou o mandato de 4 anos, então eu vou até o fim. Posso disputar a reeleição, como também posso apoiar o ex-prefeito Luciano Torres. Uma coisa é certa, estaremos juntos”.

Acompanhado pela Secretária de Educação Mércia Rodrigues, Secretário de Assistência Social Vinícius Machado e pelo vereador Geno, o prefeito ingazeirense destacou como conquistas importantes da gestão a implantação do sistema de abastecimento de Água do Povoado de Santa Rosa, numa parceria com a Compesa, a conclusão das Casas Populares de Ingazeira e Santa Rosa, além de várias ações na saúde, educação, assistência social e agricultura.

O prefeito citou que o pagamento dos salários dos servidores ao longo dos três anos de mandato, sempre foram pagos dentro do mês trabalhado. Lino Morais disse que os recursos de R$ 422 mil da sessão onerosa serão aplicados na construção de passagens molhadas, esgotamento sanitário da Cohab, Curral para a feira do Gado, Calçamento e reforma da Prefeitura.

Até agosto a reforma da Previdência será votada passando a contribuição de 11 para 14%. Hoje o Instituto de Ingazeira tem R$ 2 milhões aplicados e vive situação satisfatória.

Para 2020, a gestão de Ingazeira conta com R$ 180 mil para gabinete odontológico, em emenda do ex-deputado João Fernando Coutinho, R$ 90 mil do Pastor Eurico para Ambulância, R$ 150 mil do senador Humberto Costa para mobiliário escolar, R$ 500 mil de Jarbas Vasconcelos para pavimentação de ruas e mais recursos para ambulância, da bancada federal.

O prefeito afirmou e o vereador Geno confirmou que a relação entre executivo e legislativo é muito boa em Ingazeira.

Perguntado sobre os nomes que a oposição está apresentando para a eleição, Lino disse não ter escutado falar em ninguém. Geno até alfinetou o pré-candidato de oposição Mário Viana Filho que a cada quatro anos promete fixar residência em Ingazeira: “Mário só mora em Ingazeira durante os três meses de campanha. E na cidade vale a máxima de que para ser prefeito, precisa antes ter um mandato de vereador, o que ele nunca foi”.