Luciano Duque faz indicação solicitando Cia Independente da PM em São José do Egito
Por André Luis
Por André Luis
O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade), anunciou através de suas redes sociais uma importante indicação feita ao Governo de Pernambuco. A proposta consiste na implantação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em São José do Egito.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a segurança não apenas em São José do Egito, mas também nos municípios vizinhos de Tuparetama, Brejinho, Santa Terezinha e Itapetim, que têm enfrentado altos índices de criminalidade nos últimos anos.
Segundo o deputado Luciano Duque, a criação dessa Companhia Independente da Polícia Militar representa um passo importante para garantir a tranquilidade e o bem-estar da população dessas localidades. Com a presença de uma unidade policial mais próxima, será possível agir de forma mais efetiva no combate à criminalidade, proporcionando maior segurança para os moradores e contribuindo para a redução dos índices de violência.
Serra Talhada é o maior colégio eleitoral, Ingazeira o menor Primeira mão Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados finais do alistamento eleitoral em todo o país. Pernambuco tem 7.152.871 eleitores aptos a votar nas Eleições 2024, consolidando-se como o 7º maior colégio eleitoral do Brasil e o 2º do Nordeste. […]
Serra Talhada é o maior colégio eleitoral, Ingazeira o menor
Primeira mão
Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados finais do alistamento eleitoral em todo o país. Pernambuco tem 7.152.871 eleitores aptos a votar nas Eleições 2024, consolidando-se como o 7º maior colégio eleitoral do Brasil e o 2º do Nordeste. No Sertão do Pajeú, são ao todo 262.871 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro próximo.
Serra Talhada: com 62.309 eleitores, Serra Talhada é o maior colégio eleitoral do Sertão do Pajeú. A cidade tem uma tradição política forte e é conhecida por sua participação ativa nas eleições.
Afogados da Ingazeira: ocupa o segundo lugar com 29.689 eleitores. Afogados da Ingazeira é um importante centro político e econômico da região.
São José do Egito: com 23.961 eleitores, São José do Egito é o terceiro maior colégio eleitoral da região. A cidade tem uma rica história cultural e política.
Tabira: conta com 21.469 eleitores. Tabira é conhecida por sua intensa atividade política e participação nas eleições.
Carnaíba: com 17.352 eleitores, Carnaíba tem uma população politicamente engajada e participa ativamente do processo eleitoral.
Flores: possui 16.707 eleitores. A cidade tem uma participação significativa nas eleições e um cenário político dinâmico.
Triunfo: conta com 12.121 eleitores. Triunfo, conhecida por suas belezas naturais, também se destaca pela participação eleitoral.
Itapetim: tem 11.820 eleitores. Itapetim é uma cidade com uma comunidade politicamente ativa e engajada.
Santa Cruz da Baixa Verde: com 10.006 eleitores, a cidade tem uma presença considerável nas eleições.
Iguaracy: possui 9.351 eleitores. Iguaracy participa ativamente do cenário político da região.
Santa Terezinha: conta com 8.264 eleitores. A cidade tem uma comunidade engajada nas eleições.
Tuparetama: tem 8.217 eleitores. Tuparetama é conhecida por sua participação política ativa.
Brejinho: com 7.842 eleitores, Brejinho é uma cidade com uma população politicamente engajada.
Calumbi: possui 7.400 eleitores. Calumbi participa ativamente do processo eleitoral.
Quixaba: conta com 6.236 eleitores. A cidade tem uma comunidade politicamente ativa.
Solidão: com 5.756 eleitores, Solidão é uma cidade com uma presença significativa nas eleições.
Ingazeira: possui 4.371 eleitores. Ingazeira é o menor colégio eleitoral do Sertão do Pajeú, mas ainda assim participa ativamente do processo eleitoral.
Esses números refletem a importância e a diversidade do eleitorado no Sertão do Pajeú, demonstrando a relevância da participação política em cada um dos municípios da região.
Presidente da República recebe governadores e define que debate sobre a partilha da multa da repatriação será separado da negociação de novas medidas de ajuste fiscal “O resultado da conversa do presidente Michel Temer com os governadores representantes das cinco regiões do País mostra que os Governos do Nordeste estavam certos em defender a […]
Presidente da República recebe governadores e define que debate sobre a partilha da multa
da repatriação será separado da negociação de novas medidas de ajuste fiscal
“O resultado da conversa do presidente Michel Temer com os governadores representantes das cinco regiões do País mostra que os Governos do Nordeste estavam certos em defender a separação do debate sobre a divisão da multa da repatriação e a adoção de novas medidas de ajuste fiscal. É fundamental que esse diálogo entre Estados e Governo Federal seja transparente e permanente”, avaliou o governador Paulo Câmara, que, no último dia 25, reuniu os governadores nordestinos para tratar das questões relativas ao ajuste fiscal e a retomada do desenvolvimento do Brasil.
O governador de Pernambuco lembrou um dos pontos da “Carta do Recife”, que defendia exatamente a discussão estadualizada sobre o ajuste fiscal, pois cada unidade da Federação tem uma realidade específica. Paulo Câmara conversou no último sábado (26.11), por telefone, com o presidente Temer para comunicar o resultado da reunião no Recife. Ficou acertado que o presidente receberia os governadores esta semana.
“Pernambuco, por exemplo, vem fazendo seu dever de casa. O ajuste fiscal começou desde primeiro dia do nosso Governo. Adotamos um plano de contigenciamento, reduzimos os cargos comissionados. Em 2015, tivemos a maior redução de despesa de custeio do Brasil. Já em 2016, criamos o Fundo de Estabilização Fiscal, medidas que mostram o nosso compromisso com a responsabilidade fiscal”, disse o governador pernambucano.
Paulo Câmara lembrou que os Estados do Nordeste têm suas dívidas muito abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A dívida consolidada representa 11,16% da dívida total dos Estados, ao contrário do que acontece com os três maiores Estados da Federação, que respondem por 66% da dívida total e já ultrapassaram ou estão prestes a atingir este patamar.
“Por mérito de seus governos estaduais, portanto, o Nordeste passou ao largo da crise da renegociação das dívidas estaduais, tendo sido, inclusive, prejudicado neste processo, já que as concessões feitas pelo Governo Federal no acordo então celebrado trouxeram benefícios muito pequenos e laterais a Estados que já tinham suas dívidas ajustadas”, argumentou Paulo.
Para o governador pernambucano, o esforço fiscal dos Estados nordestinos, como vem sendo enfatizado pelos seus governadores, está expresso pelos números oficiais apurados pelo próprio Governo Federal. “De acordo com dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o conjunto dos Estados do Nordeste reduziu, em 2015, 90% do déficit primário apurado em 2014. Além disso, a despesa primária cresceu apenas 0,41% entre 2014 e 2015 – bem abaixo do IPCA, que ficou em 6,41% em 2014”, disse Paulo Câmara.
Enquanto a despesa primária dos Estados do Nordeste cresceu apenas 0,41%, a receita líquida cresceu 3,74% em 2015. “E o mais importante: ante um crescimento de 5,15% nas receitas de arrecadação própria, aquelas provenientes das transferências da União aos Estados registraram incremento de apenas 2,34% nominal no período”, concluiu o governador Paulo Câmara.
A reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que estava marcada para esta segunda-feira, 26, foi adiada e deve ocorrer somente amanhã. O encontro foi agendado para acertar os últimos detalhes da posse do parlamentar como ministro-chefe da Casa Civil. A informação é do Estadão. Ciro Nogueira estava em viagem […]
A reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que estava marcada para esta segunda-feira, 26, foi adiada e deve ocorrer somente amanhã.
O encontro foi agendado para acertar os últimos detalhes da posse do parlamentar como ministro-chefe da Casa Civil. A informação é do Estadão.
Ciro Nogueira estava em viagem internacional — em recesso parlamentar, descansava no México — e o seu voo teve um problema que adiou o retorno ao Brasil. A agenda com Bolsonaro estava prevista para ocorrer na tarde de hoje, mas acabou cancelada. Somente após a reunião entre o chefe do Planalto e o novo ministro é que se definirá, por exemplo, a data da posse de Nogueira no cargo.
Na semana passada, o presidente anunciou uma “pequena reforma ministerial” que inclui, além da indicação de Ciro Nogueira, a transferência de Onyx Lorenzoni para a pasta do Ministério do Trabalho e Previdência, a ser recriada, e de Luiz Eduardo Ramos para a Secretaria-Geral da Presidência.
A partir de uma proposição do deputado Doriel Barros, a Assembleia Legislativa criou, na tarde de hoje, a Comissão Parlamentar Especial da Reforma da Previdência. O objetivo é analisar as alterações que estão sendo propostas pelo Governo Federal na Previdência Social, com uma atenção especial à defesa dos direitos da classe trabalhadora. De acordo com […]
A partir de uma proposição do deputado Doriel Barros, a Assembleia Legislativa criou, na tarde de hoje, a Comissão Parlamentar Especial da Reforma da Previdência. O objetivo é analisar as alterações que estão sendo propostas pelo Governo Federal na Previdência Social, com uma atenção especial à defesa dos direitos da classe trabalhadora.
De acordo com as tabelas orçamentárias da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal – ANFIP, o orçamento da Seguridade Social apresenta sucessivos resultados superavitários, mas os governos demonstram cálculo de déficit porque consideram apenas parte das contribuições sociais e ignora as isenções de desonerações da contribuição patronal.
Segundo dados publicados no livro “A previdência social e a economia dos municípios” de Álvaro Solón de França, a maior fonte de renda de 70% (3.875) dos 5.566 municípios brasileiros são os benefícios pagos pela Previdência Social, que superam, inclusive, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Portanto, implementar uma reforma da previdência nos moldes que estão previstos, além de prejudicar os trabalhadores, poderia decretar a falência de vários municípios, inclusive no estado de Pernambuco.
“É necessário entender os reais motivos por trás da reforma, sendo, esse, um debate essencial no âmbito da Assembleia Legislativa de Pernambuco, pois, a partir dessa compreensão, será possível buscar meios de coibir toda e qualquer ameaça aos direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras. Nesse sentido, é importante que todos os setores da sociedade participem desse debate”, destacou Doriel Barros.
Com 1.700 metros quadrados, novo prédio foi construído no Campus Recife e deve atender até 20 grupos de pesquisa do Instituto Foi inaugurado, nesta quinta-feira (08), o primeiro Centro de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A cerimônia foi realizada no Campus Recife, onde está instalado o novo prédio, […]
Com 1.700 metros quadrados, novo prédio foi construído no Campus Recife e deve atender até 20 grupos de pesquisa do Instituto
Foi inaugurado, nesta quinta-feira (08), o primeiro Centro de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A cerimônia foi realizada no Campus Recife, onde está instalado o novo prédio, com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, da reitora do IFPE, Anália Ribeiro e do Diretor Geral do Campus, Marivaldo Rosas.
Com 1.700 metros quadrados, o Centro será dedicado exclusivamente às atividades de desenvolvimento científico e tecnológico do Instituto. O prédio conta com dois pavimentos, 10 laboratórios, 14 salas de pesquisa, uma sala de estudos, uma sala para pós-graduação, além de um auditório e um espaço administrativo. A expectativa é de atender até 20 grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, como Ciências da Computação, Eletrônica, Química, Geociências, Ecologia, Mecânica, Microbiologia, Radiologia e Design.
A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, ressaltou que o Centro de Pesquisa é fruto de um trabalho colaborativo e destacou os esforços do grupo de pesquisadores do Campus Recife e da equipe do Departamento de Obras e Projetos (DOPE) do IFPE. “Hoje é um dia muito feliz para o IFPE porque esse Centro de Pesquisa simboliza um trabalho colaborativo e cooperativo. Agora teremos um espaço equipado e dedicado à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à construção do conhecimento”, afirmou.
Foto: André Nery/MEC
Os recursos para a construção do Centro de Pesquisa, orçado em R$ 4.877.602,12, foram liberados pelo Ministério da Educação, em dezembro de 2016. As obras tiveram início em janeiro do ano passado. O projeto arquitetônico e de engenharia foi financiado com a verba repassada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), por meio do edital CT-Infra, destinado a viabilizar a instalação de infraestrutura adequada para o desenvolvimento científico e tecnológico em Instituições Públicas de Ensino Superior.
No ato de inauguração, o ministro Mendonça Filho também anunciou a liberação de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário para o Centro de Pesquisa. “Esse foi um dos primeiros projetos apresentados pelo IFPE na nossa gestão e é muito gratificante estar aqui, no dia de hoje, inaugurando essa obra tão importante. Por isso estamos liberando novos recursos de equipamentos e mobiliário para o novo Centro”, disse o ministro.
Para a coordenadora do Centro de Pesquisa do IFPE, Sofia Brandão, a abertura do Centro possibilitará a criação de uma nova dinâmica nas atividades de pesquisa. “O Centro vem para resolver uma grande demanda por espaço físico e, ao mesmo tempo, traz uma perspectiva mais integradora porque teremos pesquisadores de diferentes áreas interagindo num mesmo espaço e atuando de forma conjunta, o que abre uma possibilidade maior de trocas e parcerias”, avalia.
A expectativa é de que o Centro atenda uma comunidade formada por 90 pesquisadores, entre docentes, técnicos e estudantes, vinculados aos grupos de pesquisa cadastrados no IFPE – Campus Recife.
Você precisa fazer login para comentar.