Notícias

Justiça nega pensão vitalícia de R$ 10 mil à viúva de ex-prefeito do Sertão

Por Nill Júnior

A beneficiária é a atual vice-prefeita de Dormentes, no Sertão do São Francisco, Corrinha de Geomarco. Ela é viúva do ex-prefeito Geomarco Coelho de Souza, que faleceu em 2017 durante procedimento cirúrgico no Recife.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco decretou a inconstitucionalidade da lei municipal nº 602/2017, que concedeu pensão vitalícia de R$ 10 mil à viúva do ex-prefeito da cidade de Dormentes, Geomarco Coelho de Souza. 

Atual vice-prefeita do município localizado a 751 km da capital Recife, Maria do Socorro Coelho de Sousa (PSB), conhecida como Corrinha de Geomarco, perdeu o marido em 21 de setembro de 2017. O Órgão Especial entendeu que o recurso concedido é ilegal. A decisão foi unânime, conforme informação do JC Online.

Relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o desembargador Erik Simões reforçou que o estabelecimento desse benefício a familiar de agentes políticos não é amparado pelo Princípio Republicano, ‘ou mesmo pelos princípios dele decorrentes, como o da moralidade, isonomia e impessoalidade, preceitos esses que norteiam a atividade administrativa’. Portanto, fere a Constituição Federal de 1988.

“Na verdade, levando-se em conta que o gestor público só é autorizado a fazer aquilo que está previsto em lei (princípio da legalidade), não se vislumbra a existência de qualquer critério legítimo, ou mesmo razoável, apto a justificar a concessão de pensão especial à viúva de ex-prefeito em razão do falecimento deste no decorrer do mandato, até porque a beneficiária já se encontra acobertada pelo regime previdenciário (próprio ou geral) para o qual contribuía o agente”, destacou o magistrado nos autos. 

Em outro trecho, indicou que mesmo se o ex-prefeito tivesse prestado serviços relevantes à municipalidade, amparado pela sua esposa (ora “pensionista”), e que o legislador estivesse comovido com o falecimento do agente público, e com sentimento de gratidão, ‘resta claro que o estabelecimento deste tipo de benesse não se coaduna com os preceitos constitucionais”. A procuradoria do município ainda pode recorrer.

Suspensão 

O pagamento da pensão já havia sido suspenso em medida cautelar de 21 de junho de 2021. A decisão do Órgão Especial do TJPE estabeleceu que os efeitos da declaração da inconstitucionalidade da lei valeriam a partir da data da concessão desta medida cautelar, preservando-se os efeitos da lei municipal nº 602/2017, quanto aos valores recebidos pela viúva até 21 de junho de 2021.

Em tempos, Maria do Socorro Coelho de Sousa é a atual vice-prefeita de Dormentes. Filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), ela venceu as eleições de 2020 ao lado de Josimara Cavalcanti, que foi reeleita prefeita do município sertanejo, que tem 19.246 habitantes, conforme o último censo do IBGE, e fica localizado no Sertão do São Francisco. 

Outras Notícias

Confundindo: dados de pesquisa apresentados por Odacyr Amorim são de dezembro

A guerra interna e clássico festival de puxa-tapetes no PT de Pernambuco não poupa nem a verdade. A novidade foi uma fala à imprensa de Serra Talhada do deputado Odacyr Amorim, um dos pré-candidatos ao Governo do Estado pela legenda, tentando descredenciar as últimas pesquisas divulgadas mostrando a própria “companheira” Marília Arraes em terceiro nas […]

A guerra interna e clássico festival de puxa-tapetes no PT de Pernambuco não poupa nem a verdade. A novidade foi uma fala à imprensa de Serra Talhada do deputado Odacyr Amorim, um dos pré-candidatos ao Governo do Estado pela legenda, tentando descredenciar as últimas pesquisas divulgadas mostrando a própria “companheira” Marília Arraes em terceiro nas pesquisas, colada em Armando e Paulo Câmara.

Como quem joga contra, chegou a dizer não acreditar nos números e recorrer a chavões, típico de quem não aceita os dados.

Os números em que Odacyr disse acreditar, mostrando Marília na casa dos 8% e ele com 4%, na verdade são de dezembro, muito antes do lançamento da pré-candidatura de Marília, no ato de Serra Talhada e de outros movimentos na defesa de seu nome, como em Surubim e outras cidades.

De janeiro para cá, todos institutos de pesquisa, contratados internamente ou não, atestaram o crescimento de Marília Arraes como nome preferido no PT. Odacyr, que tem força no Sertão do São Francisco – lá chegou a liderar cenários – mas não é lembrado em outras regiões do Estado, não aparece sequer próximo da petista nos últimos levantamentos.

Prova disso é que hoje é coadjuvante no debate, muito pouco lembrado por imprensa ou opinião pública. Seu lançamento inclusive foi visto com ceticismo pelos próprios petistas.  A duvida instalada hoje é se o PT se aliará ou não ao PSB no debate eleitoral. Obviamente, caso a opção seja a segunda, qualquer criança saberá dizer qual nome tem preferência interna e possibilidade eleitoral. E Odacyr sabe que não é o dele…

Apac alerta para chuvas fortes em três regiões do Estado

Início da noite de sábado registra fortes ventos, relâmpagos e trovoadas em Afogados da Ingazeira. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã deste sábado (1°), um alerta de chuvas fortes para a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sertão do Estado. De acordo com o aviso, a previsão é válida […]

Estádio Vianão e o céu mostrando que tá bonito pra chover.

Início da noite de sábado registra fortes ventos, relâmpagos e trovoadas em Afogados da Ingazeira.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã deste sábado (1°), um alerta de chuvas fortes para a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sertão do Estado. De acordo com o aviso, a previsão é válida até as 9h do domingo (2).

Ainda segundo a agência, nas 24 horas contadas até as 9h deste sábado, a localidade que registrou o maior volume de chuvas no Recife, com 41,40 milímetros, foi o bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da Capital.

No Sertão, o maior índice de precipitação foi registrado em Itapetim, com 63,73 mm. Choveu forte também no Agreste e em Poção o índice foi de 61,40 mm.

No momento desta postagem, às 18h47, Afogados da Ingazeira registra ventos fortes, trovões e relâmpagos. Tudo indica que teremos mais uma noite chuvosa como mostra a foto registrada pós o jogo do Afogados FC contra o Retrô. Céu nublado com nuvens carregadas. Como se diz por aqui: tá bonito pra chover.

Danilo reúne conselho político para apresentar programa de governo

O pré-candidato a governador Danilo Cabral reuniu, nesta quinta-feira (4), o conselho político da Frente Popular para apresentar o seu programa de governo. O documento está sendo construído por muitas mãos, com participação de pessoas de todos os recantos do estado. No encontro, Danilo também afinou com o núcleo político os detalhes finais da convenção […]

O pré-candidato a governador Danilo Cabral reuniu, nesta quinta-feira (4), o conselho político da Frente Popular para apresentar o seu programa de governo. O documento está sendo construído por muitas mãos, com participação de pessoas de todos os recantos do estado.

No encontro, Danilo também afinou com o núcleo político os detalhes finais da convenção que homologará seu nome, o de Luciana Santos para vice-governadora e o de Teresa Leitão, para o Senado. O ato será amanhã à tarde, no Clube Português.

“Estamos fazendo uma grande ausculta popular de diversos segmentos para consolidar um documento que vai nortear os compromissos que já estamos assumindo com os pernambucanos. Vamos apresentar um pensamento ao estado; materializar em políticas públicas esse reencontro que Pernambuco fará com o Brasil. Junto com o presidente Lula, vamos trazer de volta o tempo bom de Eduardo”, pontuou Danilo.

Participaram da reunião, além de Danilo, Luciana e Teresa, o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, João Campos, os presidentes de partido Sileno Guedes (PSB), Marcelino Granja (PCdoB), Doriel Barros (PT), Raul Henry (MDB), Eduardo da Fonte e Lula da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos), Wolney Queiroz (PDT), Clodoaldo Magalhães (PV) e Bruno Rodrigues (Pros); bem como o primeiro suplente do Senado, Silvio Costa, e os coordenadores Nilton Mota e Zé Neto.

Covid-19: amostras comprovam que P.1 é a variante mais predominante em PE

Os resultados de novos sequenciamentos genéticos de amostras positivas para a Covid-19 apontaram que a variante P.1 do novo coronavírus é a linhagem que predomina atualmente em Pernambuco.  As análises, feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), a pedido da Secretaria Estadual de Saúde, indicaram, ainda, que […]

Os resultados de novos sequenciamentos genéticos de amostras positivas para a Covid-19 apontaram que a variante P.1 do novo coronavírus é a linhagem que predomina atualmente em Pernambuco. 

As análises, feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), a pedido da Secretaria Estadual de Saúde, indicaram, ainda, que não há circulação, no momento, da cepa B.1.617, relatada inicialmente na Índia. 

Na sexta-feira (4), uma nova rodada de sequenciamento, com casos exclusivamente do Agreste, seguiu para que seja possível continuar analisando o perfil epidemiológico da doença na região, que vive forte aceleração da pandemia. Os resultados sairão nos próximos dias.  

A predominância da variante P.1, relatada primeiramente no Amazonas, causa preocupação, especialmente no Agreste. Ela pode apontar para uma das causas da aceleração da doença na região nas últimas semanas, associada ao comportamento da população. 

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Saúde tem monitorado permanentemente, através de parcerias com instituições científicas, como o Instituto Aggeu Magalhães e o Lika, a circulação do vírus em Pernambuco. 

O Governo de Pernambuco também solicitou apoio do Ministério da Saúde para ampliação na vigilância genômica, com agilização de sequenciamento genético de amostras da região. O Estado aguarda posicionamento do órgão federal.

Serra chega a marca de 28 homicídios no ano

Por Juliana Lima A violência cresce a cada dia na cidade de Serra Talhada, no Sertão. Nesta quinta-feira (26), a população da cidade sertaneja ficou estarrecida com mais dois homicídios registrados em um intervalo de poucas horas. O primeiro homicídio do dia aconteceu por volta do horário de almoço, quando um suspeito em um carro […]

Por Juliana Lima

A violência cresce a cada dia na cidade de Serra Talhada, no Sertão. Nesta quinta-feira (26), a população da cidade sertaneja ficou estarrecida com mais dois homicídios registrados em um intervalo de poucas horas.

O primeiro homicídio do dia aconteceu por volta do horário de almoço, quando um suspeito em um carro disparou contra Joaquim Pereira Diniz Filho, 38 anos, usando espingarda calibre 12 e pistola ponto 40.

O crime ocorreu na Rua Manoel Pereira Lins, na altura do Abrigo Ana Ribeiro. A vitima foi alvejada no peito e morreu ainda encima da motocicleta de placa PEA 7234, de Serra Talhada. Os criminosos fugiram em veículo modelo Corolla de placa não anotada.

O segundo crime ocorreu por volta das 17h30, quando Edson Batista Gaia, 35 anos, mais conhecido como ‘Branco Gaia’ foi alvejado em uma calçada defronte a UBS Bom Jesus II enquanto jogava dominó com um amigo.

Segundo informações de populares, uma dupla parou em uma motocicleta na esquina da rua, o garupa desceu armado e se aproximou de Edson Batista efetuando disparos na cabeça, abdômen e costas. A vítima ainda tentou fugir do atentado, porém caiu pouco metros depois.