Justiça Eleitoral em São José do Belmonte realiza reunião com pré-candidatos
Por Nill Júnior
Do Blog do Silva Lima
Do Blog do Silva Lima
Nesta terça-feira (26) a 74ª Zona Eleitoral de Pernambuco, em conjunto com os partidos políticos, realizou reunião de orientações aos pré-candidatos de São José do Belmonte e de Mirandiba.
Na ocasião, o juiz eleitoral, Matheus de Carvalho Melo Lopes, o chefe do Cartório Eleitoral, André Neves e o técnico judiciário, Francisco Barros, apresentaram as principais inovações legislativas, dando especial atenção ao registro de candidatura, propaganda eleitoral e prestação de contas.
Em Mirandiba, o evento ocorreu no período da manhã, em São José do Belmonte, à tarde. Houve participação de todos os presidentes dos partidos políticos, além da presença de todos os pré-candidatos aos cargos majoritários.
Nelson Pereira, Rose Clea e Evaldo Carvalho, por Mirandiba; Romonilson Mariano e Vital Machado, por São José do Belmonte. Participaram também os pré-candidatos aos cargos de vereador dos respectivos municípios.
Em julho de 2020, o Recife registrou 1.402 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Esse é o menor número de queixas notificadas na capital pernambucana em um mês de julho desde o início da contabilidade desse tipo de delito no Estado, em 2005. Até então, o menor registro para esse mês havia sido em julho […]
Em julho de 2020, o Recife registrou 1.402 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Esse é o menor número de queixas notificadas na capital pernambucana em um mês de julho desde o início da contabilidade desse tipo de delito no Estado, em 2005.
Até então, o menor registro para esse mês havia sido em julho de 2012, com 1.628 ocorrências, seguida por julho de 2013, com 1.713.
Quando comparado com julho de 2019, que somou 2.466 ocorrências do tipo, essa retração no Recife chegou a 43,15%. Já na soma dos sete primeiros meses de 2020, a redução é de 41,18% na capital, caindo de 18.198 roubos registrados entre janeiro e julho de 2019 para 10.704, neste ano.
ROUBOS CAEM EM PE PELO 35º MÊS SEGUIDO – Ao levar em consideração o mesmo período do ano anterior, os Crimes Violentos contra o Patrimônio completaram 35 meses consecutivos de queda em Pernambuco.
Ao todo, foram 4.281 ocorrências do tipo registradas no Estado, no mês passado, o que representa uma redução de 37,36% em relação a julho de 2019, com 6.834 crimes do tipo.
Iniciada em setembro de 2017, essa sequencia consecutiva de redução dos crimes contra o patrimônio é a maior do Pacto pela Vida e ajudou a evitar, segundo as estatísticas, mais de 63 mil roubos em solo pernambucano.
No consolidado geral de 2020, Pernambuco soma 32.573 crimes contra o patrimônio, número 33,9% menor que os sete primeiros meses de 2019, quando foram notificados 49.279 ocorrências do tipo.
RMR LIDERA REDUÇÃO ENTRE AS REGIÕES – No recorte por região, as cidades que compõem a RMR (exceto a Capital) lideraram a retração de crimes contra o patrimônio no Estado, com uma queda de 36,29%.
Ao todo, foram 1.378 ocorrências, no mês passado, contra 2.163 casos em julho de 2019. Em seguida, o Agreste (saindo de 1.224 casos, em 2019, para 796, em 2020) e a Zona da Mata (de 703 para 458), aparecem com redução de 34,97% e 34,85%, respectivamente. Por fim, vem o Sertão (de 278 para 247 crimes), com um recuo de 11,15%.
A Região Metropolitana (exceto a Capital) também lidera a retração das estatísticas quando analisadas as ocorrências dos sete primeiros meses de 2020. Com um total de 10.518 CVPs, entre janeiro e julho deste ano, contra 15.152 no mesmo período de 2019, os municípios da área apresentaram queda de 30,58% na criminalidade.
Em seguida, aparecem a Zona da Mata (de 4.699 para 3.300), com redução de 29,77%; o Agreste (de 8.810 para 6.263), com recuo de 28,91%; e o Sertão (de 2.420 para 1.788) com decréscimo de 26,12%.
ROUBO DE VEÍCULOS DIMINUI 38% – O total de queixas de roubo de veículos em julho deste ano diminuiu em mais de 468 ocorrências em relação ao ano passado. Os 1.209 casos retrocederam para 741 nesse comparativo, isto é, -38,71%. Quando se analisa o período de janeiro a julho em 2019 e 2020, essa modalidade criminosa recuou de 7.755 para 6.094 (-21,42%).
SUBTRAÇÃO DE CELULAR RETRAI 29,8% – Os crimes contra o patrimônio que visavam subtrair telefones celulares regrediram 29,8% no mês passado.
Comparando com julho de 2019, foram menos 751 celulares roubados, pois as queixas decaíram de 2.518 para 1.767.
Na soma do ano, a variação foi de -29,4%, baixando de 19.330 para 13.649 aparelhos. Ao mesmo tempo, a recuperação de telefones móveis aumentou 20,6% entre janeiro e julho, subindo de 8.870 para 7.093. Desde que a SDS implantou o programa Alerta Celular, 30.852 aparelhos com registro de roubo acabaram apreendidos pelas forças de segurança pública.
As investidas consumadas contra agências bancárias, veículos de transporte de valores e caixas eletrônicos recuaram 29% nos sete primeiros meses de 2020. No ano passado, houve 17 casos, contra 12 este ano. Isoladamente, o mês passado manteve esse tipo de ocorrência estável, com 3 registros.
ASSALTOS A ÔNIBUS FECHA COM -71% – As investidas contra transportes coletivos caíram 70,97%, no mês passado. No total, julho teve 27 assaltos a ônibus, contra 93 no mesmo período de 2019.
Com isso, no acumulado do ano, esse tipo de crime apresentou redução de 10,70%, em Pernambuco, caindo de 486, no ano passado, para 434, em 2020. Essa redução também é resulta da prisão de, até o momento, 82 pessoas envolvidas com esse tipo de investida.
FORÇAS DE SEGURANÇA BATEM RECORDE DE PRODUTIVIDADE – O trabalho integrado entre as Polícias Civil, Militar e Científica fez de julho o mês do ano com maior número de prisões em flagrante delito (5.170), cumprimento de mandado de prisões (401) e apreensões por ato infracional (663).
Ainda no mês passado, as policias pernambucanas registraram o maior número de ocorrências por tráfico de entorpecentes (824). Além disso, ao todo, foram 605 armas apreendidas nos 31 dias de julho.
do Diário de Pernambuco Poucas horas depois de confirmar sua nova equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff afirmou que recebeu seu segundo mandato para “continuar fazendo mudanças”, colocou entre suas prioridades a “estabilidade econômica” e prometeu dar atenção especial à relação com movimentos sociais. “Vou priorizar a inclusão social, emprego, o acesso à educação, garantia […]
Poucas horas depois de confirmar sua nova equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff afirmou que recebeu seu segundo mandato para “continuar fazendo mudanças”, colocou entre suas prioridades a “estabilidade econômica” e prometeu dar atenção especial à relação com movimentos sociais. “Vou priorizar a inclusão social, emprego, o acesso à educação, garantia de direitos, a estabilidade política e econômica, o investimento em infraestrutura, a modernização do País e a elevação da renda do povo brasileiro”, declarou Dilma, ao participar da terceira Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), em Brasília.
Dilma disse ainda que em cada uma dessas áreas a chamada economia solidária dará uma contribuição. Quando concluiu seu discurso, Dilma desceu do palco para cumprimentar os presentes. Nesse momento, da parte do fundo da plateia foi levantada uma faixa na qual estava escrito “Reforma agrária popular. Fora Kátia”. Em seguida, parte do público gritou “Kátia Abreu não!”
A senadora e líder ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO) deve assumir o ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma, o que gerou críticas do PT, de movimentos sociais e do próprio PMDB, que a considera uma neófita no partido. A petista encerrou seu pronunciamento dizendo que espera muito das sugestões encampadas dos movimentos e das entidades que participam da Conaes.
“Nós vamos fortalecer ainda mais os empreendimentos solidários em todo o País. Vamos aprimorar os mecanismos de oferta de crédito para empreendimentos solidários e dar novos passos na regulação da economia solidária”, afirmou. “Nos próximos quatro anos do meu mandato vou estabelecer de forma sistemática um diálogo construtivo e continuado com vocês (movimentos de economia solidária)”, disse, sob aplausos.
Ela aproveitou seu discurso para criticar veladamente a oposição. Referindo-se ao período anterior à chegada do PT ao Palácio do Planalto, Dilma alegou que havia a imagem segundo a qual “os pobres queriam ser pobres porque tinham preguiça”. “E não que era por um processo de exclusão histórico e sistemático, que começa com a escravidão”, concluiu.
do JC Online Representantes da Casa Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e da Polícia Militar se reúnem hoje para finalizar o esquema de segurança que será montado durante a cerimônia de velório e sepultamento do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e de dois assessores que serão […]
Representantes da Casa Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e da Polícia Militar se reúnem hoje para finalizar o esquema de segurança que será montado durante a cerimônia de velório e sepultamento do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e de dois assessores que serão velados no Palácio do Campo das Princesas.
Até a noite de ontem, um programação inicial já estava sendo desenhada. Com a expectativa do grande público que vai passar pelo local, uma força tarefa será mobilizada. Somente para a missa campal no dia do velório, está prevista a participação de 30 mil pessoas.
O número é contabilizado em função do espaço em que será realizado o ato. O altar deverá ser montado na calçada do palácio de frente para a Praça da República. A previsão de público que passará pelo local para dar o último adeus a Eduardo, no entanto, é muito superior. “Estamos falando em 30 mil porque há uma contenção do espaço.
É o número que se trabalha, mas há o público flutuante (o que vai de passagem), e pela liderança que era Eduardo Campos, sabemos que será grande”, explicou o coronel Eduardo Pereira, da Casa Militar.
Segundo ele, serão mobilizados 250 policiais lotados na Casa Militar, sem contar com os membros das demais instituições. Por meio da assessoria, a CTTU informou que a programação inicial é de disponibilizar 20 guardas para monitorar o trânsito no entorno do Palácio do Campos das Princesas. Já o Corpo de Bombeiros não estimou o efetivo, mas disse que irá trabalhar com viaturas de prevenção, além dos veículos utilizados para o transporte dos corpos.
Vários petistas já confirmaram presença no encontro Neste sábado (27), Serra Talhada vai sediar um encontro de lideranças políticas que apoiam a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco. Liderado pelo prefeito Luciano Duque, o ato de apoio ao nome de Marília como representante do PT na disputa pelo comando do Governo Estadual, tem […]
Vários petistas já confirmaram presença no encontro
Neste sábado (27), Serra Talhada vai sediar um encontro de lideranças políticas que apoiam a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco.
Liderado pelo prefeito Luciano Duque, o ato de apoio ao nome de Marília como representante do PT na disputa pelo comando do Governo Estadual, tem movimentado os bastidores da política.
Os organizadores do evento esperam receber dirigentes e representantes de mais de 70 Diretórios Municipais, além de líderes estudantis, de juventude e das principais entidades dos movimentos sociais do Estado, como MST, CUT e FETAPE.
Também confirmaram presença a deputada estadual Teresa Leitão e o ex-deputado Fernando Ferro, que engrossam o time de apoio à postulação da neta do ex-governador Miguel Arraes, além de mais de 35 vereadores do Partido dos Trabalhadores, prefeitos, ex-prefeitos e vice-prefeitos da legenda.
O encontro acontece no Ginásio Poliesportivo Egídio Torres, com início previsto para às 15h.
O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), aproveitou a abertura oficial do Carnaval 2024, neste sábado (10), para criticar o Governo de Pernambuco. Em seu discurso, Ângelo destacou que a festa está sendo realizada com recursos próprios do município e que, pelo segundo ano consecutivo, não houve repasse do Governo do Estado. “Quero ressaltar uma […]
O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), aproveitou a abertura oficial do Carnaval 2024, neste sábado (10), para criticar o Governo de Pernambuco.
Em seu discurso, Ângelo destacou que a festa está sendo realizada com recursos próprios do município e que, pelo segundo ano consecutivo, não houve repasse do Governo do Estado.
“Quero ressaltar uma coisa minha gente: Sertânia está fazendo um carnaval de grande porte. Estamos investindo recursos aqui tão somente do Município de Sertânia. Pelo segundo ano consecutivo, nós não recebemos nenhum recurso do Governo do Estado de Pernambuco”, disse o prefeito.
Ângelo questionou o motivo da falta de apoio do Governo do Estado ao evento e ressaltou a importância do Carnaval para a cultura e economia do município.
“Eu não sei bem porquê, mas a gente vai vendo a cada ano, se repetindo uma forma estranha de tratar uma festa tão popular que é o carnaval. Então sertanienses, boa festa, bom carnaval e um beijo no coração de cada um de vocês”, finalizou.
A fala de Ângelo contrasta com a recente entrevista do principal nome do bloco oposicionista em Sertânia, Pollyanna Abreu. Em entrevista, Pollyanna afirmou que mudanças positivas têm ocorrido no município, graças às ações do governo de Raquel Lyra (PSDB).
A Prefeitura de Sertânia garantiu toda a estrutura do Carnaval 2024, incluindo palco, som, iluminação, segurança e banheiros. A festa também conta com a participação de diversas bandas e artistas locais.
A expectativa da Prefeitura é que o Carnaval 2024 de Sertânia movimente a economia local e atraia turistas de toda a região.
A crítica de Ângelo ao Governo de Pernambuco pode influenciar o debate político em Sertânia, especialmente nas próximas eleições.
Você precisa fazer login para comentar.