José Humberto cumpre agenda ao lado de Romério e Zé Marcos
Por Nill Júnior
O deputado estadual José Humberto (PTB) esteve nesta sexta-feira (20) no município de São José do Egito, no sertão do Pajeú, para cumprir uma extensa agendas de compromissos.
A primeira parada do parlamentar foi em uma emissora de rádio local onde foi entrevistado junto com o ex-prefeito Romério Guimarães, líder político que declarou apoio à sua reeleição. De lá, José Humberto, acompanhado do ex-prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, foi para a casa do ex-deputado Zé Marcos, na Fazenda Melancia, onde realizou uma visita de cortesia ao seu amigo de longas datas.
À noite, o parlamentar esteve na Câmara Municipal, ao lado de Romério, para prestigiar a sessão solene que homenageou o centenário de nascimento de Antônio Jorge de Souza, pai dos jornalistas Inaldo Sampaio e Ivanildo Sampaio. O evento contou com a presença de diversas lideranças autoridades e lideranças políticas da região, entre elas o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, também aliado de José Humberto.
Eleito em 2014 com mais de 43 mil votos, onde a maioria deles foram conseguidos em municípios do Agreste Setentrional, Zona da Mata e Região Metropolitana, José Humberto tem conseguido ampliar de forma significativa as suas bases no Sertão, região onde já conta com o apoio do prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, dos ex-prefeitos Romério Guimarães (São José do Egito), Dessoles (Iguaracy) e Val Araújo (Betânia), além do líder da oposição e ex-candidato a prefeito de Ingazeira, o jornalista Mário Viana e o seu grupo político.
Do Causos & Causas A 1ª Vara Criminal de Afogados da Ingazeira, sob a responsabilidade do juiz Osvaldo Teles Lobo Junior, publicou nesta sexta-feira (15) edital de chamamento público para destinação de R$ 29.428,22 a entidades com projetos sociais no município. Os recursos são provenientes de penas pecuniárias e acordos judiciais. Podem participar entidades públicas […]
A 1ª Vara Criminal de Afogados da Ingazeira, sob a responsabilidade do juiz Osvaldo Teles Lobo Junior, publicou nesta sexta-feira (15) edital de chamamento público para destinação de R$ 29.428,22 a entidades com projetos sociais no município. Os recursos são provenientes de penas pecuniárias e acordos judiciais.
Podem participar entidades públicas e privadas que atuem na comarca e desenvolvam trabalhos com cumpridores de pena alternativa, ressocialização de apenados, assistência a vítimas de crimes ou prevenção à criminalidade. Também estão aptas instituições vinculadas ao Programa Novos Caminhos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou a iniciativas semelhantes de apoio a crianças e adolescentes acolhidos.
As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro de 2025. O procedimento será feito por meio de formulário eletrônico no sistema CadPrest e envio de documentação complementar via Processo Judicial Eletrônico (PJe). A seleção priorizará projetos com maior impacto social e que atendam populações em situação de vulnerabilidade.
O cronograma prevê análise documental até 25 de setembro, divulgação do resultado preliminar no dia 30, prazo para recursos até 7 de outubro e publicação do resultado final em 21 do mesmo mês. A liberação dos recursos começará a partir de 28 de outubro.
As entidades contempladas deverão comprovar a correta aplicação dos valores, que será auditada pelo Ministério Público e homologada pelo juiz titular. Os recursos têm origem em penas pecuniárias previstas no artigo 43 do Código Penal, em acordos judiciais regidos pela Lei 9.099/1995 e em suspensões condicionais de processo.
“Essa iniciativa reforça o compromisso do Judiciário em reverter recursos obtidos por meio de penas alternativas em benefício direto da comunidade”, afirmou o juiz Osvaldo Teles Lobo Junior.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no PJe, no processo de número 0002145-82.2025.8.17.2110. Projetos voltados ao combate à pobreza extrema e à reintegração social terão prioridade na seleção.
Parte da equipe do Comitê Gestor do São João 2019 de Arcoverde esteve reunida, na manhã desta terça-feira, 11 de junho, no auditório da Câmara de Diretores Lojistas – CDL, para repassar informações aos proprietários das barracas que irão compor áreas de gastronomia no São João 2019, além de permissionários da Rua do Lazer. Estiveram presentes […]
Parte da equipe do Comitê Gestor do São João 2019 de Arcoverde esteve reunida, na manhã desta terça-feira, 11 de junho, no auditório da Câmara de Diretores Lojistas – CDL, para repassar informações aos proprietários das barracas que irão compor áreas de gastronomia no São João 2019, além de permissionários da Rua do Lazer.
Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jussara Pereira; o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco; além de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Celpe.
No quesito segurança, o Major Fabrício Viana, da Polícia Militar, destacou que nos dias de maior público da festa o policiamento deverá disponibilizar um contingente de 120 homens. Nos demais dias, haverá cerca de 90 integrantes da corporação, afora grupamento do Corpo de Bombeiros.
“Nos preocupamos muito com a questão das garrafas de vidro. Por isso, pedimos a colaboração dos donos de barracas e permissionários, para que não vendam bebidas que venham acondicionada nos referidos recipientes”, disse o Major.
Foram debatidos, ainda, deliberação e requisitos para o acesso aos polos, no caso de haver restrições de bebidas levadas pelo público. Ou mesmo, trocas de garrafas de vidro por recipientes de plásticos.
“Trabalhamos com dois cenários: de não se permitir a entrada de cullers (bolsa térmica) ou sim, caso os donos de barraca fiquem a depender do suporte das revendedoras de bebidas locais; há ainda tendência de não haver este ano a troca de garrafas de vidropor recipientes de plástico. As pessoas trariam por sua conta seus recipientes e quem estiver com garrafas de vidro não terá acesso permitido”, afirmou a secretária municipal Jussara Pereira.
Já o secretário municipal Albérico Pacheco adiantou aos presentes que o Comitê Gestor terá uma definição, até a próxima sexta-feira (14/06), da eventual cervejaria âncora que poderá participar como patrocinadora.
“Esta é uma informação importante, para que os donos de barracas e permissionários dos quiosques possam se programar para que o trabalho flua como sempre foi”, afirmou Albérico.
O secretário assegurou ainda que os preços que vêm sendo praticados, há seis anos, para instalação de camarotes e barracas, estão mantidos.
“Não houve qualquer alteração, até porque vale ressaltar que este é o enfoque da gestão municipal, dar prioridade aos comerciantes locais que atuam na festa e manter a tabela de preços que já está à disposição dos interessados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que, em breve, divulgaremos com todos os detalhes nas emissoras de rádio da cidade”, pontuou.
A TV Diário confirmou o falecimento, na tarde desta quinta-feira (20), em decorrência de complicações de um tumor no cérebro, do apresentador e radialista Ênio Carlos. No ar desde a fundação da TV Diário, há 18 anos, Ênio estava afastado dos estúdios da TV e da Rádio verdes Mares por recomendação médica desde fevereiro, quando foi […]
A TV Diário confirmou o falecimento, na tarde desta quinta-feira (20), em decorrência de complicações de um tumor no cérebro, do apresentador e radialista Ênio Carlos. No ar desde a fundação da TV Diário, há 18 anos, Ênio estava afastado dos estúdios da TV e da Rádio verdes Mares por recomendação médica desde fevereiro, quando foi diagnosticado com um tumor cerebral, caracterizando um tipo de câncer.
A equipe de médicos que o acompanhava recomendou o afastamento dos estúdios para que o tratamento tivesse a eficácia necessária e, desde então, ele vinha se tratando com a esperança de que em breve retornaria aos programas de rádio e TV. Ênio já trabalhou na Rádio Assunção, Cidade AM, na extinta TV Manchete.
Natural de Aracati e casado há 27 anos com Juracéia Soares Viana Pinto, o apresentador, nascido Ergaêmio Viana Pinto, deixa 3 filhas: Nicole, de 21 anos; Thamile, de 14 anos, e Emilly, de 3 anos.
Em seu programa, Ênio revelou talentos como Jack Lima e Natália Queiroz, atuais apresentadoras dos programas Forrobodó e o Tudo Por Elas, respectivamente.
Emanuel Sales e Mari Sousa estavam no comando do Programa Ênio Carlos desde que o apresentador se afastou de suas funções para receber tratamento médico, mantendo a identidade e o estilo do apresentador na atração
Área rural do município, no Sertão do Pajeú, está beneficiada com a rede móvel. Os locais priorizados pelo projeto servem como ponto de encontro da comunidade Sebastião Araújo – Especial para o blog Toda vez que precisava usar a internet, a estudante Islany Kelly Gonçalves de Lima, de 15 anos, fazia uma boa caminhada até […]
A catequista Maria José e as irmãs Emilly Emanuelly e Islany Kelly usam a internet na capela do povoado onde moram. Foto: Sebastião Araújo.
Área rural do município, no Sertão do Pajeú, está beneficiada com a rede móvel. Os locais priorizados pelo projeto servem como ponto de encontro da comunidade
Sebastião Araújo – Especial para o blog
Toda vez que precisava usar a internet, a estudante Islany Kelly Gonçalves de Lima, de 15 anos, fazia uma boa caminhada até à casa da avó. Moradora do Sítio Rodeador, na área rural de Carnaíba, a 399 quilômetros do Recife, juntamente com a irmã Emilly Emanuelly, de 13 anos, ela tinha dificuldade em acompanhar as aulas online durante este período da pandemia da Covid-19.
Outros adolescentes, e mesmo crianças e adultos da localidade, viviam situação bem pior: só tinham acesso à rede mundial de computadores depois de percorrerem cerca de cinco quilômetros até o Centro da cidade. “Muitos tinham vontade de buscar conhecimento, mas não tinham o meio”, revela Islany Kelly.
Agora, a realidade é outra. Há uma semana a comunidade foi beneficiada com a chegada da internet, através de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Carnaíba. O local de instalação da rede móvel não poderia ser mais inusitado: a capela de Nossa Senhora da Piedade, às margens da estradinha de terra que dá acesso ao povoado.
“Procuramos instalar a internet em locais de fácil acesso e de referência para a população”, explica a secretária de Educação, Cecília Patriota. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à rede móvel, através da inclusão digital. É uma maneira de as pessoas estarem conectadas com o mundo”, complementa.
Assim, associações, capelas e praças frequentadas pelos camponeses ganharam “uma porta para um novo horizonte”, como acentua a estudante Emilly Emanuelly. Os locais, geralmente, estão próximos às residências dos alunos da rede municipal de ensino. Além de os estudantes poderem ter acesso às aulas remotamente, as famílias têm a chance de manterem ativos os dados móveis dos seus celulares, entre outros benefícios proporcionados pela rede móvel.
“Temos o meio, a oportunidade e uma ferramenta que ajuda muito a expandir o nosso saber”, destaca Islany Kelly, estudante do nono ano na rede municipal de ensino. Para que todos tenham acesso, a chave da capelinha fica em poder da catequista Maria José Nunes de Lima, 51, que é bastante conhecida na região. Maria José, inclusive, passou a aproveitar a internet para pesquisar e formatar o material que usa nas suas aulas de catequese. “A capela é um ponto de referência e que agrega a comunidade. Ficou tudo mais fácil e acessível para todos”, conta a catequista. “Temos a biblioteca na palma da mão”, diz, contente.
Adolescentes se beneficiam da rede móvel livre instalada na praça do povoado Lagoa do Caroá. Foto: Sebastião Araújo.
TROCA DE INFORMAÇÃO
Já no Sítio Lagoa do Caroá, cerca de 14 quilômetros do Centro, a rede móvel foi instalada na pequena praça Adalta Paulino, defronte à capelinha de São Luiz Gonzaga. Lá, como o sol castiga a região com temperatura que beira aos 37 graus, a internet é mais utilizada à noite, quando crianças e jovens, que não dispõem de uma boa situação financeira, frequentam o espaço público. “Ficou mais fácil para a gente vir para cá agora porque encontramos os colegas e trocamos informações sobre o que estamos vendo na internet”, confessa a estudante Gabrielle da Silva, 13 anos. Os jovens que antes brincavam de bola ou pedalavam uma bicicleta, agora se concentram no celular.
Para os educadores da região, a chegada da internet livre veio favorecer principalmente o estudante, porque passou a ter a oportunidade de se aprofundar mais nas coisas boas do mundo virtual. Além disso, o adolescente sai de casa e vai até à praça, o que lhe proporciona também aumentar o ciclo de amizade.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA
Outro local que serve como ponto de encontro da comunidade e que também foi beneficiado com a chegada da rede móvel é a Associação Rural do Sítio Tamboril, situada aproximadamente cinco quilômetros do Centro de Carnaíba.
“Internet no campo é uma coisa muito boa, importante, serve para tudo. Se antes nós quiséssemos fazer uma ligação para um parente distante tínhamos que ir para a rua”, afirma a agricultora Damiana Socorro Mendes da Silva, 40. “Muitos têm celular, mas quando acabavam os créditos ficavam sem poder falar”, emenda Damiana Mendes.
Com a internet livre, sem precisar de senha, quem passa diante da associação sempre dá uma paradinha para checar o aparelho. “As pessoas ficavam caçando área para conseguir falar, hoje ficou bem melhor manter contato com outras pessoas. Quem não tinha dinheiro, não usava o celular”, diz a também agricultora Arlete Alves da Silva, que mora diante da associação e detém a chave do espaço. “Essa internet foi uma bênção de Deus”, conclui Expedita Alves, também moradora da região.
As instalações se estenderão por 40 dias e abrangerão os seguintes locais: Sítio Leitão (escola), Sítio Cabelo (escola), Riacho Fundo (igreja), Lagoa do Caroá (praça), Sítio Góes, Roça de Dentro (igreja), Gameleira (escola), Curral Velho (escola).
E mais: Igreja de Itã (outro lado do rio), Pedra D’Água dos Vieiras (associação), Matinha (escola), Santo Antônio III (PSF), Santo Antônio I (antiga escola) e Sítio Barreiros de Ibitiranga (associação), Brejo de Dentro (associação), Mata Verde (associação), Barreiro do Fabiano (antiga escola), Capim Grosso (associação), Açude do Caroá (capela), Travessão (antiga escola) e Sítio Antonico (associação).
“Informações estão sendo divulgadas com o objetivo de desencorajar as pessoas quanto ao uso das vacinas” Não arrisque a vida por causa de notícias falsas. Sua saúde está em primeiro lugar! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alerta a população sobre a disseminação de fake news, ou seja, notícias falsas, relacionadas às vacinas contra […]
“Informações estão sendo divulgadas com o objetivo de desencorajar as pessoas quanto ao uso das vacinas”
Não arrisque a vida por causa de notícias falsas. Sua saúde está em primeiro lugar!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alerta a população sobre a disseminação de fake news, ou seja, notícias falsas, relacionadas às vacinas contra Covid-19.
Estas informações estão sendo divulgadas com o objetivo de desencorajar as pessoas quanto ao uso das vacinas.
Os materiais (textos e vídeos) falsos são, na maioria das vezes, repassados por meio das redes sociais.
Eles têm conteúdo apelativo para fazer com que o receptor, ou seja, aquele que recebe o conteúdo, acredite naquilo que está sendo dito ou mostrado.
Dados são manipulados e realidades distorcidas a fim de criar um ambiente de desinformação e, portanto, prejudicial a todos.
É importante deixar claro que os materiais sobre mortes após o uso de vacinas contra Covid-19 são falsos e não possuem nenhum embasamento científico.
A vacinação hoje é a abordagem farmacológica mais promissora – e segura – para o controle da pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A proporção de indivíduos imunizados está diretamente relacionada à eficiência no combate à pandemia.
“Proteja-se contra as fake news e a Covid-19! Olho vivo e braço preparado quando chegar a sua vez de ser vacinado. Juntos sairemos dessa pandemia mais rápido!”, destaca a Anvisa.
Você precisa fazer login para comentar.