Notícias

Iterpe recebe Prefeitura de Sertânia e orienta sobre as etapas da Regularização fundiária

Por André Luis

Nesta quarta-feira (07), os gestores do Iterpe receberam o vice-prefeito e secretário de agricultura do município de Sertânia, Antônio Almeida; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique e o assessor, Vitor Moura, para discutir as etapas necessárias para implementar a Regularização Fundiária no município.

A demanda da prefeitura de Sertânia foi motivada pela divulgação do programa Propriedade Legal, durante a 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia (EXPOCOSE). O programa de Regularização Fundiária, lançado pelo Governo de Pernambuco, prevê a emissão de 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado.

“A prefeitura, preocupada com o passivo de ações em áreas devolutas no município, procurou o Iterpe interessada em aderir ao Propriedade Legal. A Câmara e a Prefeitura Municipal de Sertânia estão conjuntamente dispostas a firmar uma parceria com o Estado para garantir a Regularização Fundiária no município”, pontuou Correia.

Através de Cooperação Técnica, o Iterpe estabelece parceria com os municípios para ampliar seu potencial técnico necessário na implementação das ações de acesso à terra. Em Pernambuco, através desse instrumento, o Estado contabiliza mais de 2 mil títulos de propriedade já registrados em cartórios entregues às famílias rurais, garantindo através disso, a permanência na terra e a possibilidade de desenvolver a produção.

Outras Notícias

Sofrência e erotismo na festa da padroeira em Serra Talhada

Por Anchieta Santos A programação é para festejar a Padroeira Nossa Senhora da Penha. Mas na hora de contratar as atrações as prefeituras não se incomodam muito com a questão religiosa. As mulheres com pouca roupa da Banda Aviões do Forró e a sofrência do cantor Pablo estarão entre as atrações da festa de setembro. […]

img_0843Por Anchieta Santos

A programação é para festejar a Padroeira Nossa Senhora da Penha. Mas na hora de contratar as atrações as prefeituras não se incomodam muito com a questão religiosa.

As mulheres com pouca roupa da Banda Aviões do Forró e a sofrência do cantor Pablo estarão entre as atrações da festa de setembro. A famosa dupla Henrique & Juliano também foi contratada. A festa vai de 04 a 07 de setembro.

Oficina gratuita de audiovisual “Outros Sertões e o Minuto” abre inscrições para público de Arcoverde e Buíque

Aulas ocorrerão de 27 de janeiro (segunda) a 1º de fevereiro (sábado) no Sítio Alcobaça, das 13h às 17h: haverá transporte de Arcoverde a Buíque; participantes terão aulas teóricas e práticas e ainda produzirão curtas metragens. Ano novo, novas oportunidades! Pessoas residentes em Arcoverde e Buíque interessadas em se especializar em cinema e audiovisual não […]

Aulas ocorrerão de 27 de janeiro (segunda) a 1º de fevereiro (sábado) no Sítio Alcobaça, das 13h às 17h: haverá transporte de Arcoverde a Buíque; participantes terão aulas teóricas e práticas e ainda produzirão curtas metragens.

Ano novo, novas oportunidades! Pessoas residentes em Arcoverde e Buíque interessadas em se especializar em cinema e audiovisual não podem perder a formação “Outros Sertões e o Minuto”: as inscrições estão abertas, gratuitamente, de 13/1 a 21/1 clicando aqui ou presencialmente no Riso da Terra (Av. Pinto de Campos, 1248 – São Miguel, Arcoverde-PE). A idade mínima é de 15 anos; e pessoas com deficiência também podem se inscrever porque haverá assessoria de acessibilidade comunicacional. 

Já as aulas ocorrerão de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, das 8h às 12h, no Sítio Alcobaça – além da formação ser gratuita, haverá transporte para as pessoas de Arcoverde irem até o local das aulas. 

Ministrada por Mila Nascimento, Uilma Queiroz e Alexandre Nascimento, a formação tem por objetivo desenvolver nas alunas e alunos um novo olhar cinematográfico para o Sertão e o Nordeste, fora dos estereótipos que caracterizaram nossa região ao longo do século XX – daí o nome da oficina ser “outros Sertões”. A produção da ação é da Cabocla Produção. 

Na formação, os alunos ainda terão aulas teóricas sobre a linguagem audiovisual e técnicas de captação de som. Por fim, todos passarão pela experiência prática de um curta metragem: em grupos, alunas e alunos produzirão roteiros, irão escolher temáticas e produzirão curtas metragens de até um minuto. As alunas e alunos também viverão a experiência da edição e finalização até a exibição, que deve ocorrer no sábado, 1º de fevereiro.

A Oficina “Outros Sertões e o Minuto” foi contemplada nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Os facilitadores das aulas têm vasta vivência no audiovisual: enquanto Mila Nascimento é produtora cultural, poeta, cineasta, mãe e atuante com formação em audiovisual para jovens e adultos; Uilma Queiroz é realizadora audiovisual, educadora e pesquisadora – seu premiado longa “O Bem Virá” rodou dezenas de festivais nacionais e internacionais. Por fim Alexandre Nascimento também atua em Produção Cultural, além de produtor musical e audiovisual. Outras informações sobre a oficina estão disponíveis através  do instagram www.instagram.com/outrossertoeseominuto .

Durante a formação, as alunas e alunos põem a mão na massa, aprendendo a registrar as imagens com seus próprios celulares Oficina já passou por São José do Egito e Carnaíba, ambas no Sertão do Pajeú. As informações são de Leonardo Lemos.

Afogados : Câmara adia votação de projeto polêmico. Oposição diz que cria 20 novos tributos

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou na tarde desta terça-feira (23) a já anunciada sessão extraordinária convocada pelo Executivo Municipal para apreciar, debater e votar um projeto que trata da reforma do atual  Sistema Tributário Municipal. A oposição criticou duramente o teor do projeto e o acusa de em 153 páginas e instituir 20 novos […]

camara extra
Todos os vereadores compareceram à sessão. Foto: Afogados On Line

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou na tarde desta terça-feira (23) a já anunciada sessão extraordinária convocada pelo Executivo Municipal para apreciar, debater e votar um projeto que trata da reforma do atual  Sistema Tributário Municipal. A oposição criticou duramente o teor do projeto e o acusa de em 153 páginas e instituir 20 novos impostos para o contribuinte.

Segundo o Afogados On Line, a oposição bateu forte: o vereador Zé Negão afirmou que  o projeto tem que ser debatido com a população. Ele defende que a equipe especializada em tributos que prevê o projeto  explique melhor o teor do projeto. O vereador Vicentinho afirmou que o projeto está pronto há dias. “É impossível ler e fazer uma avaliação de todo o projeto que contêm 153 páginas em apenas um dia como propôs o Executivo”.

camara extra 2
Foto: Afogados On Line

Ele apontou alguns erros no projeto passando por erros de redação, valores em UFIRs – unidade que já não é reerência monetária mo país – e o fato de que  a mensagem já chegou afirmando que a Câmara aprovou e o Executivo sancionou a Lei. A posição foi seguida pelos demais vereadores da oposição.

O líder do governo, Raimundo Lima (PSB) ouviu os questionamentos  dos vereadores e concordou em convocar a equipe responsável pela execução do projeto  para  comparecer à Câmara até o final do ano para que o projeto seja esclarecido e votado.

MP se manifesta pela improcedência da representação contra a Frente Popular

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se manifestou pela improcedência da representação apresentada pela coligação União Pelo Povo na ação de abuso de poder econômico na utilização de ônibus escolares durante a campanha da Frente Popular nas Eleições 2024. A informação foi divulgada em primeira mão pelo Afogados On Line. Trata-se de Ação de Investigação […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se manifestou pela improcedência da representação apresentada pela coligação União Pelo Povo na ação de abuso de poder econômico na utilização de ônibus escolares durante a campanha da Frente Popular nas Eleições 2024.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo Afogados On Line.

Trata-se de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pela Coligação Majoritária “União Pelo Povo”, contra os candidatos a prefeito e vice de Afogados da Ingazeira, Alesandro Palmeira de Vasconcelos Leite e Antônio Daniel Mangabeira Valadares de Souza, em que lhes fora atribuída a prática de abuso de poder político e econômico pela parte autora.

A coligação União Pelo Povo acusou a Frente Popular de utilizar ônibus durante comícios e carreatas, alegando que os ônibus como prestavam serviços para a Prefeitura não poderiam participar de eventos políticos.

Após as partes serem ouvidas, os autos foram enviados ao MP que se manifestou pela improcedência da ação. Agora, caberá ao Juiz Eleitoral acatar o pedido do Ministério Público ou não.

Centro de Referência do Idoso é entregue oficialmente ao Governo do Estado

A posse do Centro de Referência do Idoso pertence oficialmente ao Estado de Pernambuco. O Governo recebeu as chaves do imóvel, localizado no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, na última sexta-feira (16), após reaver judicialmente o equipamento. Em breve serão iniciados os atendimentos de saúde beneficiando a população do estado. Para a […]

A posse do Centro de Referência do Idoso pertence oficialmente ao Estado de Pernambuco. O Governo recebeu as chaves do imóvel, localizado no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, na última sexta-feira (16), após reaver judicialmente o equipamento. Em breve serão iniciados os atendimentos de saúde beneficiando a população do estado.

Para a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, esse será um equipamento que ajudará nos serviços prestados à população. “Uma grande alegria estar recebendo um equipamento de saúde tão importante e que vai ser de enorme expressão para a assistência à saúde da população de todo o Estado. É um equipamento que vai ajudar tanto em reabilitação, ligado ao envelhecimento, e também em cuidado paliativo”, registrou a secretária.

No último dia 6, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) decidiu por unanimidade pela manutenção da tutela antecipada, concedida em 1º grau, para que o Governo do Estado prestasse os serviços de saúde no equipamento. Desde o início da gestão, em 2023, o Governo de Pernambuco instaurou um processo administrativo, através da Secretaria de Saúde do Estado, para revisão e declaração de nulidade da cessão pelo Estado à Prefeitura do Recife do Centro de Referência do Idoso. Esse repasse ao município foi realizado em 2022, durante os últimos dias da gestão estadual anterior.