Notícias

Internauta Repórter: envenenamento de cadela revolta moradores de Tuparetama

Por Nill Júnior

Caro Nill Júnior,

Gostaria de solicitar deste blog, que tem audiência em todo Pajeú e região, para publicar uma matéria a respeito de uma cadela que foi cruelmente envenenada.

A cadela, conhecida carinhosamente por Pretinha, agonizou quatro dias na rua.

Após eu levar para Clínica Veterinária em São José do Egito, o mesmo foi medicado, porém veio a óbito no ultimo dia 26.

Exames foram realizados, vindo a comprovar o envenenamento por veneno para rato.

Tal fato causou uma comoção por parte de moradores da rua Antonio Souto Siqueira, defronte ao Castelo de Lourival.

Esperamos que fatos dessa natureza não venham mais a acorrer. As autoridades serão informadas para as providências necessárias. Esse animal passou cerca de 5 anos nessa rua sem ofender a ninguém.

Clóvis Neves
Internauta Repórter

Outras Notícias

Prefeitura de Ingazeira ainda vai bancar aluguel social por mais dois meses, promete secretário

Respondendo reclamação de uma beneficiária do Programa Minha Casa Minha Vida do Povoado de Santa Rosa de Ingazeira, que acusou estar sem receber ajuda de aluguel e vivendo a incerteza do término de construção das moradias, o Secretário de Assistência Social Vinicius Machado falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. O Secretário relatou […]

Respondendo reclamação de uma beneficiária do Programa Minha Casa Minha Vida do Povoado de Santa Rosa de Ingazeira, que acusou estar sem receber ajuda de aluguel e vivendo a incerteza do término de construção das moradias, o Secretário de Assistência Social Vinicius Machado falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

O Secretário relatou que a participação do município foi ceder o terreno ao Governo Federal para a construção das Casas. Segundo ele o Governo Lino Morais (PSB) em comum acordo com MP e Policia Militar diante da decisão de reintegração de posse dada pela justiça, se comprometeu participar por três meses com o chamado aluguel social para as famílias que procurassem o CRAS e justificassem a necessidade.

Apenas 12 famílias fizeram o combinado e estas estão sendo atendidas. O prazo já venceu, a empresa não retomou os trabalhos, pois alega débito da CEF. Vinícius disse que o Prefeito Lino ainda manterá o aluguel social durante os meses de abril e maio a espera de uma solução.

TBT: Madalena lembra pagamento do piso do professor e geração de empregos em Arcoverde

Nos últimos dias, a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, do PSB, tem utilizado suas redes sociais para lembrar passagens de seu governo, principalmente pautas voltadas para a valorização do funcionalismo público municipal e a geração de empregos. Segundo nota, “esses problemas que vem afetando a atual administração no município”. E segue: “Em uma das postagens […]

Nos últimos dias, a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, do PSB, tem utilizado suas redes sociais para lembrar passagens de seu governo, principalmente pautas voltadas para a valorização do funcionalismo público municipal e a geração de empregos.

Segundo nota, “esses problemas que vem afetando a atual administração no município”. E segue: “Em uma das postagens Madalena indiretamente toca em uma ferida exposta do atual governo, o não pagamento do piso nacional dos professores”.

Madalena fala dos salários da Educação ao citar o repasse do piso da enfermagem, quando lembra que ele aconteceu graças ao repasse do Governo Federal. Ela lembra que apesar da crise econômica que colocou o Brasil na recessão em 2015, levando seu governo a promover redução de despesas e do número de secretarias para apenas 10, não deixou de conceder o reajuste dos trabalhadores da educação.

“Em 2015, quando vivíamos uma das maiores crises econômicas da história do Brasil levando a promover a redução de despesas e do número de secretarias, assinamos a lei que concedeu reajuste salarial aos professores e professoras da rede de ensino municipal, de acordo com o piso nacional, repetindo os feitos de 2013 e 2014, assim como fizemos nos anos seguintes. Fomos uma das primeiras cidades de Pernambuco a oferecer o aumento e assim foi durante todo o nosso governo, porque acreditamos na Educação como instrumento de transformação das pessoas e da sociedade”, lembrou Madalena Britto.

Em outra direção, a ex-prefeita também falou da geração de empregos, através da vinda de grandes empresas como o Novo Atacarejo que “gerou mais de 300 empregos diretos e outros tantos indiretos”, ressaltando que essa conquista do seu governo beneficiou centenas de trabalhadores. “Sabemos da luta que travamos para concluir todo este processo”, finaliza.

Farra com cerca de 300 jovens é encerrada pela PM em Calumbi

Policiais precisaram de viaturas e microônibus para levar jovens à Delegacia.  Do total envolvido na farra, quase 90 foram detidos. Um paredão de som foi apreendido Em Calumbi, uma farra indo contra as orientações do decreto estadual gerou uma ação da PM que precisou até de um microônibus da PM para suporte. Dezenas de pessoas, […]

Policiais precisaram de viaturas e microônibus para levar jovens à Delegacia.  Do total envolvido na farra, quase 90 foram detidos. Um paredão de som foi apreendido

Em Calumbi, uma farra indo contra as orientações do decreto estadual gerou uma ação da PM que precisou até de um microônibus da PM para suporte. Dezenas de pessoas, a grande maioria jovens,  foram flagrados na festa clandestina no Distrito de Roças Velhas.

Chega-se a falar em quase 300 jovens. Era possível ver muitos deles sentados na calçada enquanto aguardavam para ser levados à Delegacia do município.  Roças Velhas tem uma tradicional festa de São Pedro, mas esse ano nada foi programado oficialmente.

Segundo o radialista Ranilson Clebson, da Cultura FM, ainda não há informações sobre quem estava organizando o evento. Havia muita perturbação de sossego e paredão de som.

Segundo boletim, Policiais Militares do 14°BPM, durante a fiscalização do cumprimento das medidas restritivas de combate à disseminação da COVID-19, foram acionados para verificar denúncia de uma grande aglomeração de pessoas em um clube no Distrito de Roças Velhas.

Chegando ao local, o efetivo policial confirmou a veracidade das informações e deparou-se com um evento festivo, com equipamento de som, grande quantidade de pessoas aglomeradas, consumindo bebida alcoólica, sem fazer uso máscara de proteção, desrespeitando o distanciamento social, descumprindo assim, as medidas restritas vigentes de combate ao COVID-19.

O responsável pelo evento, o proprietário do aparelho de som que foi apreendido, bem como pessoas participantes do evento foram encaminhados à DPC local para adoção das medidas legais pertinentes. Foram quatro guarnições e 12 PMs envolvidos na operação.  A PM conseguiu levar à Delegacia 88 pessoas, sendo 83 adultos e cinco menores.

Nesse ano, o 14º BPM registrou 282 ocorrências de descumprimento das medidas restritivas de combate à disseminação da COVID-19, com um total de 644 pessoas encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil.

No último dia 6, pelo aumento de casos para o COVID-19, o prefeito do município, Erivaldo José da Silva, o Joelson, chegou a baixar um decreto estabelecendo novas medidas restritivas e até um lockdown na cidade.

Danilo Cabral diz que Reforma da Previdência é inconstitucional

No primeiro dia de atividade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal após sua instalação, nesta terça-feira (19), o deputado Danilo Cabral (PSB/PE) antecipou sua posição sobre a constitucionalidade da Reforma da Previdência. O parlamentar afirmou que a proposta fere a Constituição Federal no mínimo em dois aspectos. Segundo o Danilo Cabral, […]

No primeiro dia de atividade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal após sua instalação, nesta terça-feira (19), o deputado Danilo Cabral (PSB/PE) antecipou sua posição sobre a constitucionalidade da Reforma da Previdência. O parlamentar afirmou que a proposta fere a Constituição Federal no mínimo em dois aspectos.

Segundo o Danilo Cabral, que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, ao prever o sistema de capitalização, a proposição desrespeita a cláusula pétrea de solidariedade que deve orientar o regime. “O próprio STF já tem decisões sobre isso. O ministro Luiz Fux também já se manifestou sobre essa agressão a dispositivos da Constituição Federal. Além disso, a progressividade de alíquotas, podendo chegar a 22%, se reveste de confisco de renda do trabalhador. Desta forma, não há como aprovar na CCJ”, explicou.

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, afirmou que como princípios que representam cláusulas pétreas, elas não podem ser modificadas pelo poder constituinte derivado, e esse poder é que vai ser exercido por meio de uma emenda constitucional. O ministro também reforçou que “o STF vai enfrentar a Reforma da Previdência com postura ‘consequencialista’”.

Danilo Cabral também observa que a proposta do governo prejudica diretamente os trabalhadores rurais. “Dentre muitos prejudicados com a reforma, destaco também os agricultores, especialmente do Nordeste. É preciso levar em conta as diferenças regionais e as especificidades de cada categoria profissional. Da forma como o governo propõe, a população mais carente está sendo penalizada”, criticou.

Cabe à CCJ analisar a admissibilidade da proposta da Reforma da Previdência, considerando os aspectos constitucionais do texto enviado pelo governo Bolsonaro para o Congresso Nacional. Só depois de tramitar neste colegiado, as mudanças no sistema previdenciário passam a ser analisadas por uma comissão especial.

Governistas esperam que a votação da proposta na CCJ ocorra na primeira semana de abril, mas parlamentares da oposição defendem a realização de um amplo debate com a sociedade e prometem usar todos os dispositivos para que a discussão aconteça sem açodamento.

Mais cedo, pela manhã, Danilo Cabral participou do Seminário “Previdência e bem-estar social: Construindo um Brasil mais justo”, promovido pela Fundação João Mangabeira e a Executiva Nacional do PSB. No evento, os socialistas analisaram os pontos da Reforma da Previdência. O partido deve deliberar sobre sua posição a respeito do tema ainda neste mês.

Iguaracy apresenta crescimento na qualidade da educação, diz gestão

O município de Iguaracy alcançou o nível 5, o mais alto na escala de avaliação do Ministério da Educação (MEC), segundo dados divulgados recentemente. O levantamento, que integra o Indicador Criança Alfabetizada, aponta que a cidade registrou um crescimento de 11,07% entre 2023 e 2024, atingindo um índice de desempenho de 83,67% de estudantes do […]

O município de Iguaracy alcançou o nível 5, o mais alto na escala de avaliação do Ministério da Educação (MEC), segundo dados divulgados recentemente. O levantamento, que integra o Indicador Criança Alfabetizada, aponta que a cidade registrou um crescimento de 11,07% entre 2023 e 2024, atingindo um índice de desempenho de 83,67% de estudantes do 2º ano do ensino fundamental dentro do padrão nacional de alfabetização.

Entre os 34 municípios de Pernambuco que alcançaram o nível máximo, Iguaracy figura na 23ª posição, integrando o grupo de dez cidades do Sertão do Alto Pajeú que também atingiram esse patamar.

A secretária municipal de Educação, Rita Cássia, atribui o avanço ao conjunto de ações voltadas à valorização dos profissionais da rede e à melhoria da infraestrutura escolar. “Nosso trabalho de valorização dos professores, melhoria na infraestrutura das escolas e estratégias de inclusão estão dando resultados. Ainda temos desafios, mas seguimos firmes na missão de oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes”, afirmou.

O prefeito Pedro Alves também comentou os resultados, destacando o papel da gestão no desempenho alcançado. “Esse avanço é fruto de uma gestão dedicada, que investe na formação dos nossos profissionais e na valorização da educação. Nosso objetivo é continuar crescendo e garantindo que nossos alunos tenham as melhores oportunidades de aprender e se desenvolver”, disse.

A avaliação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do MEC que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Os dados são consolidados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e refletem os resultados de iniciativas implementadas pelo município nos últimos anos.