Notícias

Inscrições para o Sisu começam na terça-feira; consulta já pode ser feita no site

Por André Luis

Da Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam esta semana, do dia 24 ao dia 27 de janeiro. As vagas já estão disponíveis e os estudantes podem aproveitar o final de semana para pesquisar as melhores opções.

A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 238.397 vagas 131 instituições públicas.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Nota de corte – Após a abertura das inscrições, uma vez por dia, são divulgadas ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação (MEC) ressalta que o tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Outras Notícias

Prefeitura alerta sobre descarte irregular de lixo nas proximidades do aeroporto de Serra Talhada

​Há poucos dias aeronave chocou-se contra urubu. Apesar das campanhas educativas, descarte ilegal continua A Prefeitura de Serra Talhada volta a chamar atenção para os riscos do descarte irregular de lixo no município. Apesar das campanhas educativas que são realizadas frequentemente e do trabalho diário de fiscalização e autuação a infratores realizado pela Secretaria Municipal […]

​Há poucos dias aeronave chocou-se contra urubu. Apesar das campanhas educativas, descarte ilegal continua

A Prefeitura de Serra Talhada volta a chamar atenção para os riscos do descarte irregular de lixo no município. Apesar das campanhas educativas que são realizadas frequentemente e do trabalho diário de fiscalização e autuação a infratores realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMA, populares insistem em continuar jogando lixo e entulhos em terrenos baldios e nas proximidades do Aeroporto Regional Santa Magalhães, localizado às margens da PE 390.

O governo municipal alerta, mais uma vez, que o lixão foi desativado, sendo implantado um aterro sanitário no município, além de encontrar-se em funcionamento uma usina de reciclagem de lixo, ações que representam uma gestão moderna e inovadora de resíduos sólidos. Portanto, a população deve evitar o descarte irregular de lixo, principalmente nas proximidades do aeroporto, evitando a proliferação de urubus, aves que representam um grave risco de acidentes com aeronaves, uma vez que o aeroporto Santa Magalhães está em fase de conclusão de suas obras e deve começar a operar voos comerciais nos próximos meses.

“Tivemos um incidente com uma aeronave provocado por um urubu há poucos dias, por isso temos que eliminar esses riscos. A população precisa nos ajudar fazendo sua parte, precisa entender que não pode jogar lixo perto do aeroporto, principalmente por que  temos uma coleta regular em toda a cidade, coleta seletiva e uma empresa de reciclagem, não há necessidade de descartar e nem queimar o lixo em terrenos baldios”, alerta o prefeito Luciano Duque.

O secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho, destaca as ações ambientais no município e aleta para o descarte do lixo no entorno do aeroporto. “A prefeitura vem desenvolvendo campanhas educativas e fiscalização diária para que possamos mudar a cultura das pessoas em relação à gestão de resíduos sólidos para que práticas como essas não aconteçam, estamos a cem metros da pista do aeroporto e encontramos restos de animais jogados no local. Contamos com o apoio da população para que essas práticas sejam extinguidas, precisamos mudar de atitude, pois a responsabilidade socioambiental é de todos nós”, alerta.

Ações ambientais: a Prefeitura de Serra Talhada vem realizando diversas ações de educação ambiental no município. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão sendo promovidas visitas educativas nas escolas públicas e privadas, creches, faculdades e demais instituições de ensino com palestras, oficinas e exibições de vídeos socioambientais do Circuito Tela Verde. Somente no último mês de agosto foram levadas 14 atividades do circuito para alunos das creches, escolas e IF Sertão-PE.

Além das palestras rotineiras e apresentações de vídeos, existe no município a campanha de educação ambiental “Mude de Atitude! Pensar no futuro é agir agora!”, que conta com monitoramento ambiental, visitas porta a porta nos bairros com orientação acerca da destinação adequada do lixo e distribuição de cartilhas educativas sobre os temas: Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Queima de Lixo, Arborização e IPTU Verde, além do calendário com os dias e horários da coleta de lixo em cada bairro. O IPTU Verde concede um desconto de 6% no valor do IPTU para os donos de imóveis que possuírem e cuidarem das árvores de sua propriedade.

Campanha de Mário Viana e Chico Bandeira comemora participação em comício

A coordenação do candidato a prefeito Mário Viana Filho e do candidato a vice Chico Bandeira em Ingazeira enviou hoje nota ao blog comemorando o resultado do comício do último dia 9 na Rua do Comércio. O evento teve início com carreata que saiu da comunidade da Cacimbinha, passando por Santa Rosa com destino a […]

thumbnail_5857c99e-1487-48a4-b935-e1e2383a20a7

thumbnail_8d0fe98e-d3b9-4744-82c7-ed858459086b

A coordenação do candidato a prefeito Mário Viana Filho e do candidato a vice Chico Bandeira em Ingazeira enviou hoje nota ao blog comemorando o resultado do comício do último dia 9 na Rua do Comércio. O evento teve início com carreata que saiu da comunidade da Cacimbinha, passando por Santa Rosa com destino a Ingazeira.

Segundo os organizadores a carreata contou com 155 carros e mais de 390 motos. O público – também por dados da coordenação – foi estimado em mais de 2 mil pessoas. Antes do comício foi realizado um grande arrastão pelas ruas principais da Ingazeira.

Falaram em defesa da chapa Beta de Santa Rosa, atual vice, os vereadores Aécio Bezerra e Moacir Ribeiro, a enfermeira Elane, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Irenildo, o ex vice-prefeito Mário Veras e a professora Magda Veras. O filho do ex-prefeito Zito Veras, Mimi Veras também esteve declarando seu apoio a Mário Viana.

O  empresário Itan Fernandes declarou apoio a Mário Viana. “Estou com Mário Viana porque acredito que ele representa esse sentimento de mudança que o povo da Ingazeira precisa, e suas propostas mostram que ele é o mais preparado para administrar o município.”, declarou Itan.

“Este momento foi muito importante para nossa campanha, pois as demonstrações espontâneas do povo da Ingazeira nos fortalecem e nos dão a certeza que estamos no caminho certo para nossa vitória no dia 02 de outubro”, comemorou Mário.

Arcoverde anuncia a programação festiva do São João 2023

A Prefeitura de Arcoverde, através do seu Comitê Gestor de Eventos – CGE, realizou coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira, 26 de abril, para o lançamento oficial da programação do São João 2023 na cidade. Após a apresentação do forrozeiro Ciro Santos, aquecendo o público presente na Praça Winston Siqueira, o Prefeito Wellington Maciel, […]

A Prefeitura de Arcoverde, através do seu Comitê Gestor de Eventos – CGE, realizou coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira, 26 de abril, para o lançamento oficial da programação do São João 2023 na cidade.

Após a apresentação do forrozeiro Ciro Santos, aquecendo o público presente na Praça Winston Siqueira, o Prefeito Wellington Maciel, ao lado da primeira-dama e presidente do CGE, Rejane Maciel, além dos secretários municipais Pedro Brandão (Turismo e Eventos) e Juliana Aguiar (Cultura), representantes de segmentos culturais e autoridades locais, iniciou o anúncio das novidades do evento para este ano, assim como a grade de apresentações e shows que farão a alegria de quem estiver no município durante a temporada.

“Em 2022 tivemos um grande São João e em 2023, temos uma perspectiva muito maior, contando com os Carraspaneiros do município, que são mais de 60 produtores e a gente fica muito feliz em estar junto com vocês”, afirmou o gestor municipal, fazendo menção ao tema do ciclo para este ano: ‘Na melhor festa de São João, a Carraspana é patrimônio cultural do Portal do Sertão’. Os anúncios do lançamento foram encerrados com as apresentações de Nanara Bello e do Coco Raízes de Arcoverde.

Os festejos terão início com a tradicional homenagem a Santo Antônio, no Povoado de Ipojuca, onde entre os dias 03 e 13 de junho estarão se apresentando atrações locais e regionais.

Já entre os dias 16 e 28 de junho, acontece na sede do município a programação prestando uma justa homenagem aos Carraspaneiros de Arcoverde e as suas Carraspanas que, mais que apenas um produto artesanal típico do município, também se constitui em um grande atrativo turístico local, especialmente para apreciadores.

A tradição do ciclo junino só terá encerramento no final do mês de julho, nos dias 28 e 29, com a Festa do Agricultor de Caraíbas, que rende homenagens à Sant’Ana, mãe de Maria, avó de Jesus e madrinha da Agricultura.

De acordo com a organização dos festejos, a expectativa para este ano é repetir o sucesso do grande público que comparece à cidade e fortalece a economia local, onde 100% dos mais de 1.300 leitos da rede hoteleira, distribuídos em 17 hotéis e pousadas, ficam lotados por visitantes, turistas e excursionistas, assim como os imóveis cadastrados pelo município para aluguéis temporários também são totalmente ocupados.

O período de festa gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos durante o mês de junho e aproximadamente 60 milhões de reais circulam na cidade, através do alto volume de movimentação no comércio de bens, serviços e infraestrutura de apoio ao turismo.

Durante o evento, mais de 800 mil pessoas, entre nativos, turistas, excursionistas e visitantes, circulam pelos mais de 10 polos e pontos de animação estrategicamente espalhados pela cidade, durante os 13 dias da festa, que disponibiliza uma infraestrutura de palcos, sons, imagens e efeitos especiais, moderna e de um belo visual, inclusive, com espaço de acessibilidade garantido.

Outra novidade do ciclo neste ano será o Aplicativo Visite Arcoverde, que evidenciará os atrativos de Hotelaria, Gastronomia, Restaurantes, Bares, Serviço de Apoio, entre outras utilidades turísticas, que integram uma das prioridades do Plano de Governo da Gestão do Prefeito Wellington. O aplicativo ficará disponível no Instagram Oficial do São João 2023 de Arcoverde (@saojoaodearcoverdepe).

Confira aqui a programação completa.

Prefeito de Serra Talhada diz que governador “não deveria sair de casa” após episódio de Carpina

Declaração ocorre dias depois de Duque elogiar publicamente Paulo Câmara em ato na Capital do Xaxado O episódio das vaias ao governador Paulo Câmara no São João de Carpina continua rendendo. O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), provocado a falar sobre o tema, disse que Câmara mereceu as vaias “por deixar de fazer o […]

Foto: Robério Sá

Declaração ocorre dias depois de Duque elogiar publicamente Paulo Câmara em ato na Capital do Xaxado

O episódio das vaias ao governador Paulo Câmara no São João de Carpina continua rendendo.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), provocado a falar sobre o tema, disse que Câmara mereceu as vaias “por deixar de fazer o que a população espera de um governante”. O prefeito de Serra Talhada ainda aconselhou o governador a não sair mais de casa.

O curioso é que o episódio aconteceu poucos dias depois de Duque ser destaque pela saraivada de elogios ao governante, na inauguração da PE 418, em Santa Rita, Serra Talhada. Os elogios chegaram a repercutir mais que a própria fala do aliado de Câmara, Sebastião Oliveira, no ato.

Mas ontem, Duque avaliou o episódio falando a Anderson Tennens na Cultura FM. “Quando um governante é vaiado é o reflexo daquilo que ele está deixando de fazer e a população. É melhor ele não circular e sim ficar em casa e evitar multidão. Por que multidão tem gente de um lado, gente do outro. Os que estão insatisfeitos, com certeza vão vaiar e quando você está bem avaliado, mesmo quem não gosta de você não lhe vaia”.

Uma das opiniões mais compartilhadas até entre aliados de Câmara foi de críticas à decisão de levar Câmara ao palco.  “Eu acho que não foi uma decisão acertada o governador ir para um evento público e com multidão”, disse Duque.

 

SJE: TCE-PE aponta irregularidades na gestão previdenciária e responsabiliza ex-secretários de Saúde

Primeira mão A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou, por unanimidade, irregular a gestão do Fundo Previdenciário do Município de São José do Egito, no exercício financeiro de 2023, no que se refere ao recolhimento de contribuições previdenciárias. A decisão foi tomada durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (15), […]

Primeira mão

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou, por unanimidade, irregular a gestão do Fundo Previdenciário do Município de São José do Egito, no exercício financeiro de 2023, no que se refere ao recolhimento de contribuições previdenciárias. A decisão foi tomada durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (15), com relatoria do conselheiro Ranilson Ramos.

A auditoria especial de conformidade teve como foco a análise da regularidade dos repasses ao fundo previdenciário municipal. De acordo com o julgamento, foram responsabilizados os ex-secretários de Saúde Ednaldo de Sousa Gomes e Paulo de Tarso de Lira Jucá, que responderão pelas falhas identificadas no processo.

O ex-prefeito Evandro Perazzo Valadares teve sua conduta julgada regular com ressalvas, enquanto Gislaine Gama de Oliveira, que atuou como ordenadora de despesa, recebeu quitação plena por parte da Corte.

Além da responsabilização, o TCE-PE determinou a aplicação de multa aos envolvidos, conforme o voto do relator. O processo teve acompanhamento jurídico do advogado Amaro Alves de Souza Netto (OAB 26082 DPE).