Notícias

Ingazeira, Solidão, Quixaba, Flores e Calumbi entre os que perderão arrecadação com redistribuição do ICMS

Por André Luis

O Governo Raquel Lyra enviou à Alepe no final de novembro, um Projeto de Lei (PL) para atualizar a Lei nº 10.489, que corresponde à distribuição da parcela do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada aos municípios.

A reformulação propõe novos critérios para a distribuição mais equitativa do tributo, além da garantia de os municípios não perderem arrecadação do imposto de 2023 para 2024. No papel, a medida sugere que aqueles municípios que arrecadam mais vão passar a dividir os recursos com aqueles que menos coletam impostos. A medida no entanto, vai significar a perda na receita de 35 cidades pernambucanas.

A proposta que foi construída por meio de diálogo a partir de um Grupo de Trabalho composto por representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), além do Executivo estadual, tem previsão para ser votada na próxima terça-feira, 12 de dezembro.

No Sertão do Pajeú, Ingazeira, Solidão, Quixaba, Flores e Calumbí são os municípios que terão a distribuição da parcela do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), diminuídas. As informações são do PE Notícias.

Outras Notícias

Joaquim Barbosa: “não sou candidato”. Decisão pode ter impacto em Pernambuco

O ex-presidente e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa anunciou no Twitter que não será candidato à Presidência da República em 2018. “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal […]

O ex-presidente e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa anunciou no Twitter que não será candidato à Presidência da República em 2018.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal se filiou ao PSB em abril, no último dia possível para a filiação. Ele estudava a possibilidade de ser candidato à Presidência, após uma série de idas e vindas em torno da decisão de entrar para a política. Mas não encontrou ambiente favorável no próprio partido.

As alianças regionais e divergências internas em torno de sua candidatura aparentemente cansaram Joaquim, que esperava ambiente mais favorável.

A decisão tem impacto no processo eleitoral em Pernambuco. A candidatura de Joaquim Barbosa era tida como um fator que atrapalhava a aliança PSB-PT no estado, costurada por Humberto Costa e Paulo Câmara. Eles disputam espaço contra os que defendem a candidatura própria no partido.

 

Unidade móvel do ‘Prevenção para Todos’ contempla Arcoverde nesta quinta-feira

Integrando a caravana do Programa ‘Todos por Pernambuco’, a Secretaria Estadual de Saúde (Programa Estadual de IST/Aids/HIV) e Unesco, com apoio da Prefeitura de Arcoverde, coloca à disposição da população a unidade móvel do ‘Prevenção para Todos’. A ação acontece nesta quinta-feira, 15 de agosto, a partir das 9h, em frente às Lojas Americanas, na […]

Foto: Secretaria Estadual de Saúde/divulgação

Integrando a caravana do Programa ‘Todos por Pernambuco’, a Secretaria Estadual de Saúde (Programa Estadual de IST/Aids/HIV) e Unesco, com apoio da Prefeitura de Arcoverde, coloca à disposição da população a unidade móvel do ‘Prevenção para Todos’.

A ação acontece nesta quinta-feira, 15 de agosto, a partir das 9h, em frente às Lojas Americanas, na Praça da Bandeira, onde a unidade estará ofertando testagens rápidas e gratuitas de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O resultado individual do teste é sigiloso e sai em torno de 30 minutos, entregue junto a realização do aconselhamento pela equipe disponível no local.

DETRAN-PE conhece avanços tecnológicos do DETRAN-PR

O secretário das Cidades, Francisco Papaléo e o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, estiveram na última segunda-feira, 13, no DETRAN-PR, quando foram recebidos pelo diretor geral daquele Órgão, Marcos Traad, que na ocasião apresentou os avanços tecnológicos e as ações de educação para o trânsito. Ribeiro e […]

O secretário das Cidades, Francisco Papaléo e o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, estiveram na última segunda-feira, 13, no DETRAN-PR, quando foram recebidos pelo diretor geral daquele Órgão, Marcos Traad, que na ocasião apresentou os avanços tecnológicos e as ações de educação para o trânsito.

Ribeiro e Papaléo conheceram também os estúdios e as telessalas da Escola Pública de Trânsito (EPT), o pátio de vistoria digital e os terminais de autoatendimento. Segundo o diretor-geral do DETRAN-PR, muitos problemas enfrentados pelos órgãos de trânsito dos estados são comuns, como por exemplo, o fluxo intenso de usuários.

“O Paraná tem utilizado a tecnologia para resolver desafios no atendimento ao público. Só no mês de janeiro 430 mil pessoas deixaram de vir as unidades do Departamento, pois conseguiram resolver suas pendências por meio da plataforma Detran Fácil. Este encontro é uma oportunidade de dividir experiências e ainda contribuir para que elas sejam replicadas em outros estados”, contou Traad.

“Os totens e todas as outras tecnologias desenvolvidas aqui no DETRAN-PR são muito benéficas, pois permitem uma maior flexibilidade para o usuário, evita filas e deslocamentos desnecessários. Com essa visita, estamos colhendo experiências exitosas que serão importantes para o DETRAN-PE colocar em prática, e que irão melhorar ainda mais o atendimento em nossas unidades”, disse Ribeiro.

Afogados: comunidades de Poço de Pedra e Carnaibinha vão receber água encanada

A Compesa e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira assinarão nesta quinta-feira (21), ordem de serviço para as obras de construção do sistema de abastecimento de água das comunidades de  Poço de Pedra e Carnaibinha.  A obra está orçada em R$ 430 mil e irá beneficiar 240 famílias das duas comunidades, com água tratada, nas […]

A Compesa e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira assinarão nesta quinta-feira (21), ordem de serviço para as obras de construção do sistema de abastecimento de água das comunidades de  Poço de Pedra e Carnaibinha. 

A obra está orçada em R$ 430 mil e irá beneficiar 240 famílias das duas comunidades, com água tratada, nas torneiras. 

“Essa é uma importante ação que visa garantir dignidade e melhoria na qualidade de vida dessas famílias. Estamos cumprindo com o atendimento de uma antiga reivindicação dessas duas comunidades”, afirmou o prefeito Alessandro Palmeira.

A obra fará, segundo nota técnica da Compesa, a adequada utilização do Sistema Adutor do Pajeú para atendimento da comunidade, que terá gestão do Sisar Pajeú.

A infraestrutura da obra é composta por Estação de Tratamento, reservatório e rede de distribuição com extensão total de 13,6 km, com diâmetros variando de 32 a 100 mm.

A assinatura ocorrerá na associação rural de Poço de Pedra, às 15h desta quinta (21).

Covaxin: deputado diz à CPI que Bolsonaro citou envolvimento de Ricardo Barros ao ouvir denúncia

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Em depoimento à CPI da Covid nesta sexta-feira (25), o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro fez referência ao líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), ao ouvir denúncias de irregularidades na compra da vacina Covaxin. A conversa entre os dois aconteceu no […]

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em depoimento à CPI da Covid nesta sexta-feira (25), o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro fez referência ao líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), ao ouvir denúncias de irregularidades na compra da vacina Covaxin.

A conversa entre os dois aconteceu no dia 20 de março deste ano no Palácio da Alvorada, de acordo com o parlamentar.

“O presidente entendeu a gravidade. Olhando os meus olhos, ele falou: ‘Isso é grave’. Não me recordo do nome do parlamentar, mas ele até citou um nome para mim, dizendo: ‘Isso é coisa de fulano’. E falou: ‘Vou acionar o Diretor-Geral da Polícia Federal, porque, de fato, Luis, isso é muito grave”, disse o deputado nesta sexta.

Durante horas, senadores pressionaram o parlamentar a dizer o nome citado por Bolsonaro – Luis Miranda afirmou, diversas vezes, não se recordar quem era.

Pouco antes das 22h, em novo questionamento da senadora Simone Tebet (MDB-MS), finalmente Luis Miranda confirmou que o nome citado era de Barros.

Uma emenda do deputado federal paranaense e líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP), ajudou diretamente na importação da Covaxin, vacina indiana na mira da CPI da Covid pela preferência dada a ela pelo governo brasileiro. A informação é do jornal O Globo. 

Barros é investigado por improbidade administrativa, quando era ministro, pelo favorecimento da Global Saúde. A Global é sócia da Precisa Medicamentos, empresa que vendeu a Covaxin ao governo.

A Medida Provisória (MP) permite que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda “autorização para a importação e distribuição de quaisquer vacinas”, insumos ou medicamentos sem registro na Anvisa desde que aprovadas pela autoridade sanitária em outros países. A emenda de Barros acrescentou a Central Drugs Standard Control Organization (CDSCO), da Índia, no rol de órgãos habilitados para dar essa autorização.