Notícias

Ingazeira realiza 5º Festival de Leitura e Arte e reconhece práticas pedagógicas da rede municipal

Por André Luis

A Prefeitura de Ingazeira, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, realizou na quarta-feira (20) a 5ª edição do Festival de Leitura e Arte de Ingazeira (FLAI). O evento reuniu estudantes, professores, famílias e representantes da gestão municipal para apresentar projetos e atividades voltados ao incentivo à leitura e às práticas culturais.

Durante o festival, docentes da rede municipal foram reconhecidos por trabalhos apresentados no Seminário Municipal de Práticas Inspiradoras, espaço em que educadores compartilharam experiências desenvolvidas ao longo do ano letivo. Os projetos premiados foram aqueles que, segundo a secretaria, demonstraram maior relevância no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

A secretária de Educação e Desporto, Elizandra Veras, afirmou que o FLAI cumpre o papel de estimular a formação leitora dos estudantes e ampliar o repertório cultural da rede. Em sua fala, ela destacou que o festival “é um espaço de valorização da leitura, mas também de descoberta de talentos”, e reforçou o compromisso da gestão em incentivar iniciativas que promovam a participação dos alunos.

O evento contou com a presença da comunidade escolar e de autoridades locais, consolidando, segundo a gestão municipal, o compromisso do prefeito Luciano Torres com o desenvolvimento educacional e cultural de Ingazeira.

Outras Notícias

23º BPM comemora período sem assaltos a mão armada em Carnaíba

O Comandante do 23º BPM, Carlos Eduardo Sá e o Major Alex, Subcomandante, registraram em nota que a cidade de Carnaiba vem se destacando positivamente na diminuição dos índices de criminalidade. A cidade que recentemente completou um ano sem registro de homicídios, chega a quase seis meses sem registro de assaltos a mão armada em […]

O Comandante do 23º BPM, Carlos Eduardo Sá e o Major Alex, Subcomandante, registraram em nota que a cidade de Carnaiba vem se destacando positivamente na diminuição dos índices de criminalidade.

A cidade que recentemente completou um ano sem registro de homicídios, chega a quase seis meses sem registro de assaltos a mão armada em todo o município, área urbana e rural.

“Esse resultado é fruto do esforço e compromisso de todos os envolvidos no processo de construção de segurança pública”, diz.

Ele destaca principalmente o apoio da sociedade que vem colaborando, acompanhando e denunciando à Polícia Militar possíveis suspeitos em potenciais. “Importante para nos anteciparmos realizando abordagens, inibindo assim esse tipo de delito”, comemora.

A jornalistas estrangeiros, Dilma diz que é alvo de uma tentativa de ‘golpe’.

G1 A presidente Dilma Rousseff reafirmou na manhã desta quinta-feira (24), em entrevista coletiva a correspondentes de seis jornais estrangeiros, no Palácio do Planalto, que não renunciará ao mandato, informou em sua edição online o diário “New York Times”. Dilma recebeu repórteres do francês “Le Monde”, do norte-americano “The New York Times”, do argentino “Pagina […]

brasil-dilma-coletiva-cuba-celac-20140128-001-original

G1

A presidente Dilma Rousseff reafirmou na manhã desta quinta-feira (24), em entrevista coletiva a correspondentes de seis jornais estrangeiros, no Palácio do Planalto, que não renunciará ao mandato, informou em sua edição online o diário “New York Times”.

Dilma recebeu repórteres do francês “Le Monde”, do norte-americano “The New York Times”, do argentino “Pagina 12”, do espanhol “El País”, do inglês “The Guardian” e do alemão “Die Zeit”. A entrevista, segundo o “NYT”, durou mais de uma hora.

A declaração para a imprensa internacional reproduz o que a presidente já vem dizendo sobre não deixar o governo. Na última terça (22), ela declarou em encontro com juristasno Planalto que “jamais” renunciará. “Não cabem meias palavras: o que está em curso é um golpe contra a democracia. Jamais renunciarei”, afirmou, na ocasião.

De acordo com o jornal norte-americano, a presidente disse que o processo de impeachment que tramita na Câmara “não tem fundamentos legais”.

Segundo o repórter Thomas Fischermann, do periódico alemão “Die Zeit”, que participou da entrevista, Dilma classificou aos jornalistas estrangeiros de “golpe” a tentativa de tirá-la do poder por meio de um processo de impeachment. “Ela usou essa palavra, golpe. Disse que é um golpe diferente do que ocorreu na ditadura militar, mas é um golpe”, relatou o correspondente do “Die Zeit”.

Segundo o “The New York Times”, Dilma criticou o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e disse que ele colocou o impeachment em andamento para desviar a atenção das acusações contra ele – Cunha é réu na Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro na Petrobras e em estatais.

O jornal também afirmou que, questionada sobre se aceitaria eventual impeachment, a presidente respondeu que vai apelar a “cada método legal disponível”.

O texto do “The New York Times” diz que Dilma “aparentemente está se preparando para uma batalha prolongada”. Na entrevista, informou o jornal, ela negou que suas duas campanhas presidenciais tenham recebido recursos ilegais.

Djalma das Almofadas retira pré-candidatura a Prefeitura de Tabira

O vereador Djalma das Almofadas retirou o seu nome da condição de pré-candidato à prefeitura de Tabira. Alegou que o Partido dos Trabalhadores não respeitou o compromisso de promover pesquisa registrada para escolher o candidato para a sucessão do Prefeito de Tabira Sebastião Dias. Sem Djalma, ficam os nomes de Flávio Marques, Aristóteles Monteiro e […]

O vereador Djalma das Almofadas retirou o seu nome da condição de pré-candidato à prefeitura de Tabira.

Alegou que o Partido dos Trabalhadores não respeitou o compromisso de promover pesquisa registrada para escolher o candidato para a sucessão do Prefeito de Tabira Sebastião Dias.

Sem Djalma, ficam os nomes de Flávio Marques, Aristóteles Monteiro e Adeval Soares.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Djalma se queixou de nunca ter sido convidado pela Direção do Partido para tratar da sucessão.

Ele disse não se sentir traído pelo PT, mas esperava que assim como o Secretário de Administração Flávio Marques tem o apoio do Prefeito Sebastião Dias, tivesse o seu nome apoiado pelo Deputado Federal Carlos Veras e uma pesquisa que definisse o melhor nome.

O vereador garantiu ter pesquisas próprias onde aparece bem colocado e com condições de liderar o palanque governista. Não mostrou a pesquisa ou disse os números.

Não quis adiantar quem apoiará entre os nomes que ficaram, mas sinalizou que até o dia 13 de junho, quando o PT revela o seu candidato, tomará uma posição.

Djalma assegurou que vai disputar a reeleição como vereador.

Tabira: bebês voltam a nascer em unidade municipal

Durante sua visita no Hospital Luiz José da Silva Neto na manhã desta terça (09), o prefeito de Tabira, Sebastião Dias, teve a alegria de presenciar o nascimento de mais um bebê no hospital municipal. O pequeno Murilo é filho do casal Nivea Maria Leite e José Nailson Nunes, moradores da comunidade da Borborema. Murilo nasceu de […]

Sebastião com o pequeno Murilo no colo
Sebastião com o pequeno Murilo no colo. Prefeito só não cantou “nana neném”…

Durante sua visita no Hospital Luiz José da Silva Neto na manhã desta terça (09), o prefeito de Tabira, Sebastião Dias, teve a alegria de presenciar o nascimento de mais um bebê no hospital municipal.

O pequeno Murilo é filho do casal Nivea Maria Leite e José Nailson Nunes, moradores da comunidade da Borborema. Murilo nasceu de parto normal com 3,950 Kg.

O parto foi realizado pelo Enfermeiro James Brito, tendo como auxiliares as Técnicas de Enfermagem Edilene e Evânia, além da Coordenadora do setor de enfermagem do hospital, Maria Helena Amaral. A notícia é para ser comemorada, pois havia queixa de nascimentos de tabirenses em unidades de outras cidades, como em Afogados.

“Após inúmeras matérias divulgadas na imprensa local de que no Hospital de Tabira  não tinha nascido nenhum bebê, hoje tive o privilégio de presenciar e ter em meus braços mais um bebê nascido na nossa terra”, disse um emocionado  prefeito.

Alepe aprova pacote de projetos do Governo

Com a aprovação de três projetos pelo Plenário, a Alepe concluiu, nesta quarta (14), a apreciação do pacote de matérias encaminhadas pela governadora Raquel Lyra nos meses de junho e julho. As proposições acatadas tratam da adesão de Pernambuco ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF); do empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento […]

Com a aprovação de três projetos pelo Plenário, a Alepe concluiu, nesta quarta (14), a apreciação do pacote de matérias encaminhadas pela governadora Raquel Lyra nos meses de junho e julho. As proposições acatadas tratam da adesão de Pernambuco ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF); do empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da reestruturação de carreiras do Estado.

Para que essas matérias, que foram debatidas por 49 dias, fossem aprovadas em primeira e segunda discussões, o plenário realizou uma reunião extraordinária logo após a ordinária.

Votações

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 2087/2024 atualiza vencimentos de analistas, assistentes e auxiliares técnicos em Defesa Social, odontólogos, professores e profissionais do Grupo Ocupacional Gestão Técnico Administrativa da Polícia Militar. A medida também contempla analistas, assistentes e auxiliares de apoio administrativo às atividades fazendárias. 

Essa matéria recebeu 32 votos favoráveis em primeira votação e 33 na segunda. O deputado Gilmar Júnior (PV), que havia votado contra no primeiro turno, alegou ter errado e registrou apoio ao projeto na ordem do dia da reunião extraordinária. Para que fosse aprovado, o PLC 2087 precisava de 25 votos, que correspondem à maioria absoluta dos deputados.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 2088/2024, que autoriza Pernambuco a aderir ao PEF. Para aderir à iniciativa do Governo Federal, pela qual os Estados podem retomar operações de crédito com garantia da União, eles devem implementar pelo menos três de oito medidas indicadas no plano.

A proposta recebeu uma emenda da Comissão de Justiça que proíbe a implantação, como contrapartidas, da alienação total ou parcial de empresas públicas ou modificações em direitos dos servidores. 

Já o PL nº 2089/2024 permite ao Governo contrair empréstimo de R$ 652 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras de infraestrutura, como arco metropolitano, e implantação do programa Sertão Vivo. Esse projeto inclui a implantação de sistemas de irrigação, a construção de cisternas, a recuperação de áreas degradadas e a capacitação de pequenos agricultores.