Indenizações são retomadas pelo Governo Federal na barragem de Ingazeira
Por André Luis
Foto: Marcelo Patriota
Foto: Marcelo Patriota
Por Anchieta Santos
O Dnocs iniciou esta semana o levantamento das famílias que ainda tem indenizações a receber pelas terras da área da barragem de Ingazeira. A informação foi passada nesta quarta-feira (05) pelo ex-vereador de Tuparetama Joel Gomes durante entrevista a Rádio Cidade FM de Tabira.
Joel declarou que famílias dos municípios de Tuparetama, São Jose do Egito, Tabira e Ingazeira estão sendo chamadas para regularizar suas situações.
O ex-vereador lembrou a afirmação do diretor do Dnocs Marcos Rueda da existência de R$ 17 milhões pactuados no orçamento que serão destinados a obra da barragem além de outros recursos que virão de uma obra da região norte que não teria sido licitada.
Previsão de Joel é de que nos próximos dias a agitação de máquinas e homens retorne ao canteiro de obras da barragem.
O secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, recebeu na manhã desta quarta-feira (16) a visita dos iguaracienses Bebé de Chico dos Bodes, Simão do Ônibus e Paulinho da Celpe. O encontro ocorreu no gabinete do secretário e integra uma agenda de articulações políticas que Marconi vem promovendo com lideranças de municípios do Sertão do […]
O secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, recebeu na manhã desta quarta-feira (16) a visita dos iguaracienses Bebé de Chico dos Bodes, Simão do Ônibus e Paulinho da Celpe.
O encontro ocorreu no gabinete do secretário e integra uma agenda de articulações políticas que Marconi vem promovendo com lideranças de municípios do Sertão do Pajeú.
A visita reforça os vínculos entre Flores e Iguaracy e evidencia o trânsito político de Marconi na região. Segundo ele, a construção de alianças com base em valores comuns tem sido um dos pilares de sua atuação.
“É gratificante receber amigos que compartilham dos mesmos valores que nos movem: trabalho, lealdade e compromisso com o povo do Sertão. Agradeço de coração o apoio e a amizade”, declarou.
Marconi Santana tem participando de agendas políticas em diferentes municípios e ampliando sua rede de relações.
O SINDUPROM-PE, Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais do Estado de Pernambuco, por meio de sua Coordenação Geral, expressou em nota repúdio ao episódio de violência e intimidação ocorrido na Escola Municipal Dona Toinha, em Tabira, onde uma professora foi ameaçada por uma mãe, dentro do ambiente escolar, após ter exercido […]
O SINDUPROM-PE, Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais do Estado de Pernambuco, por meio de sua Coordenação Geral, expressou em nota repúdio ao episódio de violência e intimidação ocorrido na Escola Municipal Dona Toinha, em Tabira, onde uma professora foi ameaçada por uma mãe, dentro do ambiente escolar, após ter exercido de forma legítima sua função pedagógica ao cobrar disciplina e pontualidade de um aluno.
“Este ato, lamentável e inadmissível, representa uma afronta à dignidade da categoria do magistério e ao papel da escola como espaço de formação humana, ética e cidadã. Ressaltamos que a atuação dos(as) professores(as) está respaldada por princípios pedagógicos e legais que visam o desenvolvimento integral dos(as) estudantes e a promoção de um ambiente escolar seguro, respeitoso e disciplinado”.
Seguem: “Reiteramos que a violência contra profissionais da educação é crime. A Lei nº 14.811/2024, sancionada recentemente, inclui entre os crimes hediondos os atos de violência contra educadores no exercício de suas funções, reconhecendo a urgência de proteger aqueles que se dedicam à formação de gerações e à construção de uma sociedade mais justa”.
O SINDUPROM-PE exige das autoridades competentes, especialmente da Secretaria Municipal de Educação e da gestão escolar, uma apuração rigorosa dos fatos, bem como medidas efetivas para garantir a segurança dos(as) profissionais do magistério em seu local de trabalho.
“Nenhum profissional da educação deve ser ameaçado ou constrangido por cumprir seu dever. O respeito aos(às) educadores(as) é condição indispensável para a existência de uma escola pública de qualidade e para o fortalecimento da democracia”.
O SINDUPROM-PE permanece ao lado da professora envolvida, oferecendo todo apoio necessário, e reafirma seu compromisso permanente com a valorização, integridade e proteção do magistério pernambucano.
A nota é assinada por Dinalva Lima Pereira Vieira de Mello, Coordenadora Geral.
O Governo de Tuparetama por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante a semana, uma reunião de planejamento com os fornecedores locais, para a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, que serão consumidos na merenda escolar da rede municipal de ensino. A iniciativa busca atender as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar […]
O Governo de Tuparetama por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante a semana, uma reunião de planejamento com os fornecedores locais, para a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, que serão consumidos na merenda escolar da rede municipal de ensino.
A iniciativa busca atender as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para o exercício de 2022, através do fornecimento de produtos de qualidade que estejam no planejamento alimentar dos alunos, sob orientação de nutricionistas.
De acordo com o prefeito Sávio Torres, a compra dos alimentos provenientes da agricultura familiar é uma forma de gerar renda, trabalho e incentivo aos pequenos agricultores.
“Vamos iniciar o ano letivo, renovando a parceria com os produtores do município, oferecendo uma merenda com alto valor nutricional.”, disse.
A reunião contou com a participação da coordenadora da Merenda, Denise Renato, e da nutricionista Luana Rodrigues, que detalharam aos presentes, os trâmites legais para a aquisição dos produtos que devem ser repassados conforme a orientação do PNAE.
Para garantir a preservação do patrimônio público do município, o Governo de Tuparetama está realizando a reforma dos equipamentos culturais. Os trabalhadores estão na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, trabalhando para entregar os prédios com as estruturas renovadas. De acordo com o secretário de Cultura, Fernando Marques, estão sendo feitos reparos na parte […]
Para garantir a preservação do patrimônio público do município, o Governo de Tuparetama está realizando a reforma dos equipamentos culturais.
Os trabalhadores estão na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, trabalhando para entregar os prédios com as estruturas renovadas.
De acordo com o secretário de Cultura, Fernando Marques, estão sendo feitos reparos na parte elétrica e hidráulica, pintura, manutenção nos banheiros e na iluminação.
“O prefeito Sávio Torres autorizou a obra que vai trazer melhorias ao Teatro e Casa da Cultura. Tão logo voltem as atividades com a participação do público, vamos anunciar dois projetos que irão movimentar os dois espaços e promover a cultura tuparetamense.”, afirmou o secretário.
O pré-candidato a Prefeitura de Afogados da Ingazeira pelo PTN, Ramiro Simões, o Ramirinho, foi “batizado” no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Para quem esperava um pré-candidato excessivamente econômico nas palavras, Ramiro, ao contrário, não economizou para falar de sua disposição, de unir a oposição. Esposo da vereadora Antonieta Guimarães, […]
O pré-candidato a Prefeitura de Afogados da Ingazeira pelo PTN, Ramiro Simões, o Ramirinho, foi “batizado” no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Para quem esperava um pré-candidato excessivamente econômico nas palavras, Ramiro, ao contrário, não economizou para falar de sua disposição, de unir a oposição.
Esposo da vereadora Antonieta Guimarães, Simões disse que se coloca como nome com a condição de unir o grupo, depois de algumas fissuras abertas com declarações públicas de Vicentinho e Emídio Vasconcelos. “Coloco meu nome para unir o grupo”, disse em português claro. Ele disse que não impõe estar na cabeça de chapa, mas pode ser candidato a vice dependendo das discussões.
Perguntado sobre o que questionava na gestão Patriota, Ramirinho criticou a falta de concurso público e terceirização excessiva. Também os salários dos servidores e a falta de franqueza em relação aos repasses do FPM. “Quando o FPM vem baixo, procura as rádios para reclamar. Quando triplica, porque não aparece?” A esposa e vereadora reforçou que falta atenção à saúde, citado falta de medicamentos nos postos. “Aprovamos um projeto para crédito adicional e aquisição de remédios sem licitação. Então, porque faltam?”
Perguntado da possibilidade de aliança com Totonho Valadares ou José Patriota, Ramirinho foi direto. “Tenho respeito a Totonho e Patriota. Mas houve críticas em decorrência da política que magoaram muito. Jamais subiria no palanque de Patriota ou Totonho”, disse, referindo-se às críticas históricas a Giza e Orisvaldo. Quanto aos afagos do gestor a Danilo e Eugenia Simões, na inauguração do PSF que dá nome a Orisvaldo, Ramirinho afirmou que Danilo não irá na campanha aparecer por questões profissionais, mas apoiará sua candidatura. “Eugênia é mais afastada da política. Costuma participar como assessora jurídica”, justificou.
Ivanildo Valeriano, que acompanhou o debate, acrescentou que não se pode dizer que a oposição não tem um capital eleitoral na cidade. Também que a gestão Patriota tem muito a ser questionada, afirmando não ter cumprido seu plano de governo.
Você precisa fazer login para comentar.