Notícias

Imprensa internacional destaca corrupção e busca por prefeita no MA

Por Nill Júnior
telegraph
Destaque no “The Thelegraph”

Procurada pela Polícia Federal (PF) desde o último dia 20, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (sem partido), ganhou destaque na imprensa internacional. O paradeiro da prefeita foragida, investigada após denúncias de desvio de recursos públicos para a educação, ainda é desconhecido.

Nesse domingo (30), a página eletrônica da BBC News de Londres destaca a procura pela prefeita: “Prefeita brasileira que comanda cidade via WhatsApp é procurada por corrupção”, destaca a manchete.

“Uma prefeita no Brasil está foragida após ter sido acusada por desviar fundos do sistema escolar e comandar a cidade remotamente, por meio do WhatsApp. Lidiane Leite, 25, vivia uma vida de luxo na capital do Estado do Maranhão, disseram os promotores. Eles dizem que seu único contato com sua cidade, Bom Jardim, foi através de mensagens diárias WhatsApp para o seu gabinete”, informa trecho inicial da reportagem.

lidiane (1)

A BBC destaca, ainda, a eleição precoce, “em seus 20 e poucos anos”; a inexperiência de Lidiane; e o caos na cidade. “O sistema de ensino da cidade já era precário e, agora, entrou em colapso. Os professores não estão sendo pagos”, diz a reportagem, que finaliza situando o leitor que o “Maranhão, no Nordeste do Brasil, é um dos Estados mais pobres do país”.

Outros meios: A procura pela prefeita Lidiane Leite também foi destaque em outros meios na Inglaterra e Estados Unidos. A edição eletrônica de Telegraph publica nesta segunda-feira (31): “Polícia brasileira à procura de prefeita de 25 anos acusada de corrupção e que comandava cidade pelo WhatsApp”. (G1)

Outras Notícias

O Blog e a história: quando Trump ligou para Bolsonaro

Em 29 de outubro de 2018 – o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse na noite neste domingo (28) ter recebido uma ligação do presidente americano Donald Trump, felicitando-o pela vitória nas eleições presidenciais. “Acabei de receber ligação de alguns líderes. Entre eles, o presidente dos Estados Unidos acabou de ligar, nos desejou boa sorte, e obviamente foi […]

Em 29 de outubro de 2018 – o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse na noite neste domingo (28) ter recebido uma ligação do presidente americano Donald Trump, felicitando-o pela vitória nas eleições presidenciais.

“Acabei de receber ligação de alguns líderes. Entre eles, o presidente dos Estados Unidos acabou de ligar, nos desejou boa sorte, e obviamente foi um contato bastante amigável”, disse Bolsonaro em uma transmissão ao vivo feito via rede social.

Ele afirmou ter a intenção de se “aproximar de vários paises do mundo sem o viés ideológico”. “Por isso, a necessidade de termos um bom ministro das Relaçõess Exteriores que converse com o mundo todo pensando então num projeto de Brasil fazer comércio, logicamente sem prejudicar nosso empresário, nosso industrial aqui no Brasil, buscando parcerias com esses países de modo que nossa economia comece a andar.”

Em comunicado, a Casa Branca informou que o Presidente Trump parabenizou Bolsonaro e o Brasil pelas eleições de domingo. “Ambos expressaram o forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas dos Estados Unidos e do Brasil, e, como líderes regionais, das Américas.”

Com prefeitos, Governador discute regionalização do plano de convivência com a Covid-19

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), promoveu nesta terça-feira (02.06), mais uma assembleia extraordinária de prefeitos, com a presença do Governador Paulo Câmara. O encontro teve por objetivo apresentar aos prefeitos as novas recomendações dispostas no plano de convivência com o coronavírus em Pernambuco, além de receber sugestões dos gestores pernambucanos para a construção de […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), promoveu nesta terça-feira (02.06), mais uma assembleia extraordinária de prefeitos, com a presença do Governador Paulo Câmara.

O encontro teve por objetivo apresentar aos prefeitos as novas recomendações dispostas no plano de convivência com o coronavírus em Pernambuco, além de receber sugestões dos gestores pernambucanos para a construção de planos regionalizados.

É claro que cada região pernambucana possui suas particularidades. Foi seguindo esse aspecto que a cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi a primeira a divulgar o seu plano de retomada da economia.

Segundo o prefeito Miguel Coelho “todo o estudo foi discutido e teve o consentimento do Governo do Estado. Petrolina é a segunda cidade no Estado que mais realiza testes, seguindo critério populacional, testamos 1.700 pessoas a cada 100.000 habitantes, só ficamos atrás do Recife. Além da nossa proximidade com Juazeiro, na Bahia, que também está flexibilizando o isolamento. Toda retomada seguirá as recomendações das organizações sanitárias e será gradativa”, frisou o prefeito.

A curva do coronavírus em Pernambuco está em movimento de estabilização, segundo o governo. No entanto, para o governador Paulo Câmara, “ainda temos um grande percurso dessa maratona pela frente.

Ao longo desses dias fizemos esforços importantes e isso pode mostrar, ao longo das próximas semanas, que tudo aquilo que planejamos pode se concretizar. Além do mais, o isolamento ainda é uma questão necessária”, concluiu o governador.

O Secretário de Planejamento de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, apresentou aos prefeitos o plano de convivência com o coronavírus em Pernambuco. Segundo ele, “em Pernambuco, a tendência da curva é de estabilização da pandemia.

Nós trabalhamos com três índices, o número de novos casos, o número diário de óbitos e a capacidade do sistema de saúde, por meio da quantidade de leitos de enfermaria e UTI, e os três também mantém a tendência de estabilização”, enfatizou.

Os prefeitos pernambucanos opinaram sobre os investimentos do Estado na saúde no interior, a abertura de templos religiosos, a situação dos transportes complementares, a concepção de um plano que tenha medidas regionais.

O secretário de Saúde, André Longo, “nesse momento nós preferimos ser conservadores e decidimos não fazer nenhuma flexibilização regional pelo menos durante essa semana. No entanto, a partir da próxima semana tudo isso será levado em conta”, disse o secretário.

O governador Paulo Câmara sugeriu reuniões, na próxima semana com os municípios das macrorregiões de Pernambuco.

“Esses encontros ajudarão na discussão das peculiaridades de cada região. Desde o início é nosso intuito buscar essa regionalização, tenho discutido isso com a área da saúde. Evidentemente não dá pra discutir o plano município por município, mas dá pra gente montar por macrorregião”, afirmou o governador.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão, “a situação é nova para todos os gestores e o diálogo entre Estados e Municípios é fundamental. A discussão regionalizada nos deixa mais próximo do problema e, consequentemente, mais próximo de acertar e vencer essa pandemia o mais rápido possível, seguindo as orientações das organizações sanitárias internacionais”, concluiu patriota.

Novos empreendimentos reduzem, mas não zeram déficit: três mil procuram oportunidades em Afogados

Diagnóstico é da Sala do Empreendedor, que promete lutar para aumentar oferta, capacitação e criatividade de quem quer primeiro emprego A inauguração da Americanas Express, versão pocket da rede varejista em Afogados da Ingazeira levantou um debate sobre oferta e qualificação de empregos em Afogados da Ingazeira. Foi no Debate das Dez, do Programa Manhã […]

Carlos Brito e Verônica Ribeiro: desafio é qualificar para primeiro emprego
Carlos Brito e Verônica Ribeiro: desafio é qualificar para primeiro emprego

Diagnóstico é da Sala do Empreendedor, que promete lutar para aumentar oferta, capacitação e criatividade de quem quer primeiro emprego

A inauguração da Americanas Express, versão pocket da rede varejista em Afogados da Ingazeira levantou um debate sobre oferta e qualificação de empregos em Afogados da Ingazeira. Foi no Debate das Dez, do Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. A empresa, que abre as portas nesta quinta, vai gerar 14 empregos diretos e cerca de cinquenta indiretos, com perspectiva de expansão a depender do movimento inicial. Pouco antes, o Pajeú Autosserviço também foi aberta, gerando mais oportunidades na cidade.

Segundo Verônica Ribeiro, Coordenadora da Sala do Empreendedor no município, a corrida pelas vagas ofertadas prova que falta qualificação.  Prova disso é que há promessa de mais investimentos em cursos de capacitação com apoio da Prefeitura e parceiros como o Sebrae.

“O grande desafio é fazem com que os jovens entendam que as ofertas de emprego são poucas e que além de se qualificarem e preciso empreender mais para buscar ter renda e a Prefeitura precisa agilizar o processo de abertura de empresas para que isso aconteça.” disse. O déficit estimado é de 3 mil pessoas desempregadas no município, número similar à média no país. O município tem 1.787 empresas ativas, distribuídas nas áreas do comércio, indústria e serviços.

Unidade da Americana Express será aberta nesta quinta (25): 14 empregos diretos e 50 indiretos
Unidade da Americana Express será aberta nesta quinta (25): 14 empregos diretos e 50 indiretos

Já o empresário Carlos Brito, um dos maiores empregadores da região, com a Móveis São Carlos, destaca que o movimento cíclico do setor em meio a crise causou uma recente retração que obrigou a perder cerca de 25 postos de trabalho, um quarto dos funcionários, por conta de uma queda de 40% nas vendas.  Recuamos a nossa realidade de 2010, lamentou, acrescentando, entretanto, que essa realidade pode mudar

Ele lembrou que a Móveis São Carlos se coloca como uma empresa-escola, devido a falta de qualificação dos jovens que procuram empregos. Ele lamenta que o projeto que forma menores aprendizes gere muitas dificuldades para ser implementada nas empresas. “Hoje eu não posso contar com força de trabalho com menores de dezoito anos. A força de vontade hoje talvez seja um pouco menor também,” disse Carlos se referindo ao tempo de quando a Móveis São Carlos foi criada que na época a maioria da mão de obra era formada por jovens menores de dezoito anos.

A Sala do Empreendedor, que funciona na sede da Secretaria de Assistência Social, está recebendo pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho ou discutir outras possibilidades, como ser microempreendedor, prestador de serviços ou outro ramo de atividade. Até os vendedores de espetinhos da cidade, uma onda do momento, passarão por formação e capacitação.

A Americanas Express finalmente manteve contato com o mundo exterior: em spot que vai ao ar na imprensa, está convidando a população para inauguração de sua unidade na Praça Miguel de Campos Góes. O Gerentte Jones Silva não dá entrevistas por normas da empresa. Está programada uma rápida solenidade com uma bênção e abertura das portas para a tradicional muvuca de inauguração, com invasão de clientes e muitos curiosos. Ouça abaixo a peça de inauguração:

Funcultura divulga projetos habilitados no edital Audiovisual

Cidades de Serra, Afogados, Tabira e Arcoverde emplacaram 15 projetos A Secretaria de Cultura e a Fundarpe divulgam nesta quinta-feira (26/02) o resultado da primeira etapa de avaliação dos projetos inscritos no 8° Edital do Programa de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015. Após a análise documental dos 314 projetos inscritos, 255 foram […]

Cidades de Serra, Afogados, Tabira e Arcoverde emplacaram 15 projetos

A Secretaria de Cultura e a Fundarpe divulgam nesta quinta-feira (26/02) o resultado da primeira etapa de avaliação dos projetos inscritos no 8° Edital do Programa de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015.

Após a análise documental dos 314 projetos inscritos, 255 foram habilitados para a segunda etapa do edital. Entre os habilitados, 100 propostas são de curta-metragem, 46 de difusão, 31 de formação, 8 de pesquisa, 22 na categoria “Revelando os Pernambucos” e 48 de cineclubismo.

funcultura-quadrado-563x486-320x238Os projetos de longa-metragem de produto para TV ainda não foram analisados, tendo em vista que as inscrições para estas categorias foram prorrogadas até 02 de março.

O edital Funcultura Audiovisual disponibilizará recursos financeiros no valor total de R$ 20.050.000,00 (vinte milhões e cinquenta mil reais) para projetos da área. O edital pernambucano é o terceiro maior edital do país no setor. Do montante total de recursos, R$ 11.500.000,00 (onze milhões e quinhentos mil reais) são oriundos do Funcultura estadual e R$ 8.550.000,00 (oito milhões, quinhentos e cinquenta mil reais) do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA, da Agência Nacional de Cinema – Ancine).

Nesta edição, proponentes de 33 municípios do estado enviaram propostas para o edital Funcultura Audiovisual. Os projetos habilitados na fase documental seguem para segunda etapa, correspondente a análise e julgamento dos projetos pelos Grupos de Assessoramento Técnico e Temático e pela Comissão Deliberativa do Funcultura. A terceira etapa é dedicada à defesa oral dos projetos.

Em Afogados da Ingazeira os produtores Alexandre Morais (2), Evanildo Mariano (2), Flaviany Bruna (2) e William Tenório (3) foram contemplados. Em Tabira, o produtor José Devyd (2). Em Serra Talhada os produtores Karl Marx (1) e Alvaro Severo (1). Ao todo no Sertão do Pajeú foram habilitados nesta primeira fase 13 projetos nas categorias Difusão, Desenvolvimento de Cineclubismo e Curta-metragens. Na cidade de Arcoverde o Ponto de Cultura Orquestra Sertão (1) e C J Moreira da Silva (1) foram contemplados.

Veja a lista completa e os valores liberados clicando aqui.

Sertanejo de Arcoverde é o cabelereiro de Jair Bolsonaro

A vizinhança do salão HJM, no coração do comércio de Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio, ficou assustada com o aparato de segurança montado na área. O motivo era a presença de Jair Bolsonaro, que há 26 anos corta o cabelo com Antônio de Oliveira, o dono do estabelecimento. O presidente eleito, que mora na […]

A vizinhança do salão HJM, no coração do comércio de Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio, ficou assustada com o aparato de segurança montado na área. O motivo era a presença de Jair Bolsonaro, que há 26 anos corta o cabelo com Antônio de Oliveira, o dono do estabelecimento.

O presidente eleito, que mora na Barra da Tijuca, Zona Oeste, deslocou-se 21 quilômetros apenas para aparar as pontas dos fios. Antônio, entretanto, teme que tenha sido a última visita de Bolsonaro. — Não tem condições de ele vir aqui. Por causa da quantidade de seguranças e todo o aparato, acho impossível ele vir aqui novamente, lamentou ele.

O cabeleireiro desconversa quando é perguntado se a freguesia aumentou depois da visita ilustre. Mas é impossível disfarçar que, entre os fregueses, o assunto não varia: todos falam do capitão da reserva que vai receber a faixa presidencial em 1º de janeiro.

Nascido em Arcoverde, no Sertão pernambucano, Antônio foi para o Rio de Janeiro 48 anos atrás cheio de sonhos. Venceu na vida, e também sabia que Bolsonaro venceria. “Quando ele disse que se candidataria à Presidência da República, sabia que ia conseguir. É um homem sério e muito competente. O que eu quero é que ele faça um bom governo”, declarou.