Notícias

Iguaracy confirma o segundo caso de Covid-19

Por André Luis
Imagem Ilustrativa

Afogados e Tabira apresentam boletim sem alterações

O município de Iguaracy teve confirmado mais um caso de coronavírus. A informação foi passada na noite desta quarta-feira (06.05), pela Secretaria Municipal de Saúde.

A confirmação é de uma paciente de 73 anos diabética. “Comunicamos que a mesma encontra-se cumprindo o período de isolamento e com quadro clínico de saúde estável”, disse a nota.

Iguaracy tem agora dois casos de Covid-19 confirmados, além de um em investigação. Não há descartes até o momento.

O Boletim Informativo do Covid-19 das Secretarias de Saúde de Afogados da Ingazeira e Tabira foram divulgados no início da noite desta quarta-feira (06.05), sem mudanças.

Afogados da Ingazeira apresenta um caso confirmado, dois em fase de investigação e dezenove descartados. A Secretaria de Saúde informa também que deu negativo para Covid-19 o teste da companheira do profissional de segurança cujo caso foi confirmado na terça-feira (05.05).

Por orientações da equipe médica será realizada uma contraprova. Por enquanto, o caso permanece descartado, com a equipe de saúde monitorando a ambos. O boletim ainda informou que um outro teste rápido deu negativo para Covid-19, o de um profissional de saúde.

Já em Tabira que soma dois óbitos, quatro casos em investigação, três descartados, sendo quatro confirmados. Nas últimas 24 horas, dezenove tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. E vinte e dois concluíram o Monitoramento Domiciliar.

Outras Notícias

Lucas Ramos participa de encontros em Brasíllia

Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta-feira (09), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou de reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE). Atuando em conjunto, os parlamentares discutiram com o presidente a liberação de convênios entre […]

Foto - Lucas Ramos em Brasília com Fernando Monteiro e Felipe Mendes

Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta-feira (09), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou de reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE).

Atuando em conjunto, os parlamentares discutiram com o presidente a liberação de convênios entre a Companhia e o Governo de Pernambuco.

“Tratamos da liberação de um convênio de mais de R$ 1,05 milhão para o Governo de Pernambuco aplicar na pesquisa e no melhoramento genético das frutas do Vale do São Francisco, o que aumentará a qualidade dos nossos produtos”, sublinhou Lucas Ramos ao final do encontro.

“A Codevasf desempenha um papel importante para o desenvolvimento da região do Sertão do São Francisco e queremos que as parcerias sejam ampliadas”, ressaltou. A proposta prevê a realização dos estudos junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

O encontro discutiu, ainda, a viabilidade de um convênio para elaboração do CAR (Cadastro Ambiental Rural), documento necessário para a regularização fundiária e para o acesso a políticas públicas e crédito bancário.

“Passamos por um momento difícil e mesmo assim, atendendo ao nosso pedido, o presidente verificará a possibilidade de mobilizar engenheiros da Codevasf para auxiliar os produtores rurais do Sertão”, antecipou Lucas.

Mobilização conscientiza homens para a prevenção do câncer de próstata em Serra Talhada

Nesta terça-feira (21), o dia foi dedicado aos cuidados com a saúde dos homens serra-talhadenses. Fortalecendo a campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um dia de mobilização contra o câncer de próstata com consultas especializadas, serviços e palestras, das 08h às 17h, no Centro Municipal de Saúde. De acordo com informações da […]

Nesta terça-feira (21), o dia foi dedicado aos cuidados com a saúde dos homens serra-talhadenses. Fortalecendo a campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um dia de mobilização contra o câncer de próstata com consultas especializadas, serviços e palestras, das 08h às 17h, no Centro Municipal de Saúde.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, foram realizadas 125 consultas especializadas nas áreas de urologia, cardiologia, otorrinolaringologia e psiquiatria, além de mais de 100 procedimentos de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e testagens rápidas de HIV/VDRL. “Eu já fiz a consulta e o exame antes e agora voltei para passar novamente pelo médico, pra não deixar a doença chegar, e sempre sou muito bem atendido”, comentou o aposentado Israel Siqueira, de 67 anos.

“A prevenção é de suma importância, principalmente para os homens acima de quarenta anos e que estão nos grupos de risco, pois o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens atualmente, respondível por uma morte a cada trinta e oito minutos, mas se tiver prevenção e diagnostico precoce a chance de cura chega a noventa por cento, por isso é essencial que os homens procurem o serviço de saúde para realizar o exame de rotina, enquanto mais cedo diagnosticar a doença, maiores são as chances de cura”, alerta o urologista do município, Walter Furtado.

Gerente de Saúde e Planejamento da Secretaria de Saúde, Maina Andrada destaca a realização do Novembro Azul. “Apesar da crise que afeta o país, a prefeitura segue fazendo a sua parte, estamos intensificando durante todo esse mês de novembro a campanha contra o câncer de próstata com ações em todas as unidades de saúde, que além dos serviços de rotina estão oferecendo palestras para a população dentro e fora das unidades, com profissionais visitando as empresas e escolas e orientando acerca da importância da prevenção e quais os procedimentos necessários para o atendimento e acompanhamento especializado no município”, informou.

Operação Lei Seca registra maior número de infrações por alcoolemia na Semana Santa

​Número foi 37% superior ao mesmo período de 2016. Para feriado de Tiradentes, cidades serão monitoradas. Um ano repleto de feriados prolongados e próximos aos fins de semana, 2017 terá um calendário movimentado para as equipes da Operação Lei Seca em Pernambuco, que já neste último feriado da Semana Santa registrou maior número de infrações por […]

Número foi 37% superior ao mesmo período de 2016. Para feriado de Tiradentes, cidades serão monitoradas.

Um ano repleto de feriados prolongados e próximos aos fins de semana, 2017 terá um calendário movimentado para as equipes da Operação Lei Seca em Pernambuco, que já neste último feriado da Semana Santa registrou maior número de infrações por alcoolemia durante os quatro dias (de 13 a 16 de abril) se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 103 infrações, sendo 21 constatações do uso da bebida alcoólica pelos condutores, 6 crimes – quando oteor alcoólico ultrapassa o determinado pela legislação – e 76 recusas ao teste do bafômetro. Os números são maiores do que em 2016, quando foram registradas 75 infrações, o que corresponde a um aumento de 37%.

Já a partir desta sexta-feira (21 de abril), para feriado de Tiradentes, as equipes irão percorrer oito cidades incluindo Vitória de Santo Antão, Araripina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Serra Talhada, Gravatá e Salgueiro. “As fiscalizações estão cada vez mais interiorizadas e regionalizadas, além do que têm sido feitas em horários variados e em bairros mais populosos da RMR, com maior tráfego de veículos. Além das principais vias também estamos atuando em localidades mais afastadas que podem servir de rota para motoristas que queiram evitar a blitz”, comenta o coordenador da OLS em Pernambuco, Luciano Nunes.

Neste ano, durante a Semana Santa, o Interior do Estado foi responsável por 59 dos casos de infração por alcoolemia, sendo 11 constatações, 2 crimes e 42 recusas. Já na Região Metropolitana do Recife (RMR) ocorreram 48 registros, com 10 constatações, 4 crimes e 34 recusas. No Interior, os bloqueios foram realizados em cidades como Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Tabira e Tuparetama.

“As rotas de festividades, nesses feriados mais prolongados, são pontos certos de fiscalização para equipes de trânsito. A aplicação de testes do bafômetro também é feita em ônibus de turismo e táxis que conduzem a população para as grandes festas, já que a intenção é preservar a vida, acima de tudo”, diz Nunes.  O coordenador ainda reitera a importância da população se conscientizar sobre os riscos de misturar direção e bebida. “Teremos mais um feriado esta semana e no dia 1º de maio. Vamos continuar reforçando nossas atividades e passando a mensagem para a população: se beber, não dirija”, diz Nunes.

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 9.620 casos confirmados, 8.781 recuperados e 163 óbitos

Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (28), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 9.620 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.481 confirmações. Logo em […]

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (28), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 9.620 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.481 confirmações. Logo em seguida, com 1.124 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 829, Tabira conta com 810, Triunfo tem 346, Carnaíba está com 320 e Santa Terezinha tem 289.

Itapetim tem 197, Calumbi está com 179 casos, Flores está com 177, Brejinho e Quixaba tem 162 cada, Iguaracy tem 156, Solidão tem  124, Tuparetama tem 109, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 59 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 163 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 61, Afogados da Ingazeira tem 14, Triunfo tem 12, Tabira e Carnaíba tem 11 óbitos cada, São José do Egito tem 9, Santa Terezinha, Flores, Iguaracy e  Tuperatema, tem 7 óbitos cada, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 8.781 recuperados. O que corresponde a 91,27% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 7h10 desta sexta-feira (30), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Fortes chuvas neste domingo causam transtornos na cidade de Petrolina

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (24), as equipes da Prefeitura de Petrolina foram acionadas para desobstruir os principais pontos de alagamento na área urbana da cidade, possibilitando o escoamento mais rápido da água da chuva. Os canais pluviais e lagoas da cidade, a exemplo da lagoa existente no Jatobá, estão recebendo intervenções […]

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (24), as equipes da Prefeitura de Petrolina foram acionadas para desobstruir os principais pontos de alagamento na área urbana da cidade, possibilitando o escoamento mais rápido da água da chuva.

Os canais pluviais e lagoas da cidade, a exemplo da lagoa existente no Jatobá, estão recebendo intervenções para facilitar a drenagem da água em excesso e garantir a segurança de todos. Em bairros como o Jardim Petropólis também está sendo reforçada a limpeza de bueiros e remoção de mato e lixo que possam prejudicar o escoamento da água da chuva, impossibilitando o deslocamento dos moradores.

Com base no levantamento feito nos últimos dias, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) mobilizou mais de 50 trabalhadores dos serviços públicos, além de três retroescavadeiras, cinco caçambas, uma patrol, uma pá carregadeira, três caminhões carroceria e uma minicarregadeira (Bobcat).