Notícias

IFPE divulga concorrência do Vestibular 2019.2 

Por André Luis

Curso Técnico em Enfermagem, oferecido no Campus Abreu e Lima, registrou a maior concorrência

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quinta-feira (27), a concorrência do Vestibular 2019.2, cujas provas serão realizadas neste domingo (30). Nesta edição, o curso mais concorrido, entre todas as modalidades, foi o Técnico em Enfermagem (subsequente), oferecido no Campus Abreu e Lima. O curso registrou uma concorrência de 14,53 candidato por vaga.

Entre os cursos técnicos da modalidade Integrado, o mais procurado foi o de Química (manhã), do Campus Recife, com 11,12 candidato por vaga. Já entre os superiores, o mais concorrido foi o de Engenharia Mecânica, oferecido pela primeira vez no Campus Ipojuca. A concorrência foi de 11,78 candidatos por vaga.

As provas do processo seletivo serão aplicadas neste domingo (30),às 9h. Na ocasião, os candidatos devem apresentar o cartão de inscrição junto com um documento oficial com foto. A Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest) orienta que locais e prova sejam visitados com antecedência para evitar imprevistos.

Os candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer a uma das vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, além de redação.

A divulgação do listão com os nomes dos aprovados está prevista para dia 15 de julho de 2019. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Cvest pelo telefone (81) 2125-1724 ou pelo e-mail [email protected]

Vagas –  Nesta edição, foram abertas 3.173 vagas em 62 cursos técnicos e superiores distribuídos entre os 16 campi do IFPE, mais 8 polos de Educação a Distância. Uma das novidades foi o aumento do percentual de vagas destinadas a candidatos oriundos da rede pública de ensino, que passou a ser de 60% (antes era 50%).

Confira a concorrência por cota e curso

Outras Notícias

MPPE obtém na justiça suspensão de nomeações na prefeitura de Caruaru

A Justiça acolheu os argumentos do MPPE e concedeu antecipação de tutela determinando ao município de Caruaru a suspensão imediata de nomeações para os cargos de gerente-geral, gerência 1, gerência 2, coordenação 1, coordenação 2, assistente 1, assistente 2 e assessoria técnica criados pela Lei Municipal nº5.843/2017, que promoveu reforma administrativa no Executivo municipal. A prefeitura […]

G1 PE

A Justiça acolheu os argumentos do MPPE e concedeu antecipação de tutela determinando ao município de Caruaru a suspensão imediata de nomeações para os cargos de gerente-geral, gerência 1, gerência 2, coordenação 1, coordenação 2, assistente 1, assistente 2 e assessoria técnica criados pela Lei Municipal nº5.843/2017, que promoveu reforma administrativa no Executivo municipal. A prefeitura de Caruaru estará sujeita a multa de R$ 10 mil para cada nomeação que contrarie a decisão.

Em nota, a Prefeitura de Caruaru (PMC), através da Procuradoria do Município, informou que irá recorrer da decisão do Ministério Público. A PMC também reforçou que a Reforma Administrativa obedeceu todos os trâmites legais e que não há qualquer ilegalidade na lei.

A gestão municipal tem um prazo de 30 dias para oferecer contestação à decisão judicial, emitida na quarta-feira (6).

A ação civil pública foi ingressada pelo promotor de Justiça Marcus Tieppo em agosto. O pedido de medida cautelar, acolhido pelo Poder Judiciário, teve como fundamentos impedir a violação dos princípios da eficiência, moralidade, isonomia, razoabilidade e lealdade da administração pública, bem proteger o erário de possíveis demandas trabalhistas futuras, devido às irregularidades presentes nos referidos textos legais.

Além da propositura da ação, o promotor de Justiça oficiou ao procurador-geral de Justiça para propor uma ação de inconstitucionalidade das duas leis municipais que promoveram a reforma administrativa.

A primeira delas é a Lei nº 5.843/2017, sancionada em 21 de março, que criou 523 cargos em comissão e de livre nomeação. “Diferentemente do que se propunha, a lei gerou um aumento na despesa pública, com aumento substancial dos salários dos comissionados e a gravíssima criação de cargos de gerentes, coordenadores, assistentes e assessores sem qualquer descrição das atividades, de suas necessidades individuais e até mesmo do pré-requisito para a investidura. É impossível mensurar a necessidade de tal força de trabalho, e mesmo as atividades que os ocupantes dos cargos criados desempenharão, constituindo tal norma um cheque em branco para a administração”, alertou o promotor de Justiça.

Já a Lei nº 5.844/2017 alterou alguns trechos da lei anterior, criando e extinguindo cargos. O anexo único da referida lei lista cargos com atribuições idênticas e vencimentos diferentes, pondo em risco o patrimônio público municipal por abrir a possibilidade de propositura de ações judiciais de equiparação de salários. O levantamento feito pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público apontou um total de 460 cargos que violam as regras da isonomia e do concurso público.

Em março, o MPPE já havia recomendado à prefeita Raquel Lyra estabelecer critérios objetivos para a nomeação e investidura nos cargos criados pela reforma administrativa.

Indicação do deputado João Eudes prevê aumento na segurança de cinco municípios do Agreste

Foram publicadas, neste mês de setembro no Diário Oficial do Estado, duas Indicações de autoria do deputado João Eudes, solicitando aumento do efetivo policial para os municípios de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Sanharó e Venturosa. A Indicação de nº 8976/2017 pede que seja providenciado o aumento do policiamento da 8ª CIPM – Companhia Independente Capitão Rubem […]

Foram publicadas, neste mês de setembro no Diário Oficial do Estado, duas Indicações de autoria do deputado João Eudes, solicitando aumento do efetivo policial para os municípios de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Sanharó e Venturosa.

A Indicação de nº 8976/2017 pede que seja providenciado o aumento do policiamento da 8ª CIPM – Companhia Independente Capitão Rubem Quirino de Souza em Pesqueira e que abranja as cidades de Alagoinha, Poção e Sanharó.

E a Indicação 8977/2017, solicita aumento do número de policiais, para maior proteção aos cerca de 20 mil habitantes do município de Venturosa.

Na CIPM de Pesqueira existem atualmente apenas 105 PMS em atuação, quando deveria ter 223 policiais, sem falar que as zonas rurais e aldeias indígenas, contam com apenas uma guarnição com dois PMs, nas respectivas cidades.

MP e Prefeitos do Pajeú tem a primeira reunião do ano

O MP teve a primeira reunião do ano com os prefeitos tratando de vários temas da chamada ação integrada no Pajeú. Dentre os temas em debate o tratamento de resíduos sólidos, a questão da água e a crise hídrica, a definição de horário de encerramento de eventos culturais, iluminação pública e a briga dos prefeitos […]

foto 4

O MP teve a primeira reunião do ano com os prefeitos tratando de vários temas da chamada ação integrada no Pajeú.

Dentre os temas em debate o tratamento de resíduos sólidos, a questão da água e a crise hídrica, a definição de horário de encerramento de eventos culturais, iluminação pública e a briga dos prefeitos com a Celpe, abate de animais, dentre outros temas.

foto 3

Dentre as definições, um cronograma de acompanhamento do nível e utilização dos reservatórios, o horário de três da manhã para encerramento de shows culturais na região, uma maior pressão do Ministério Público se aliando aos prefeitos para que a Celpe cumpra suas obrigações na transição da iluminação pública.

A luta por agilidade nas obras da nova etapa da Adutora do Pajeú, a briga pela celeridade nas ações de restauro da PE 292 e outros temas importantes também estiveram na pauta.

Primeira mão: Mestre Vitalino será gerido por Hospital do Tricentenário. João Veiga assume Direção Médica

A informação é de Anchieta Santos ao blog: o hospital Mestre Vitalino, de Caruaru, que estava na iminência de fechar por conta de uma crise de caixa, vai ser gerido agora pela Organização Social Hospital do Tricentenário , de Olinda, o mesmo que gerencia algumas outras unidades e UPAs no Estado como em Serra e Afogados […]

20140614161833670591u

A informação é de Anchieta Santos ao blog: o hospital Mestre Vitalino, de Caruaru, que estava na iminência de fechar por conta de uma crise de caixa, vai ser gerido agora pela Organização Social Hospital do Tricentenário , de Olinda, o mesmo que gerencia algumas outras unidades e UPAs no Estado como em Serra e Afogados da Ingazeira.

O Mestre Vitalino era gerido até agosto pela Fundação Altino Ventura, que decidiu rescindir o contrato com o governo do estado.

João Veiga: novo desafio
João Veiga: novo desafio

Outra novidade é que a unidade passará a ser gerido clinicamente pelo cardiologista João Veiga, natural de Tabira, no Pajeú, que é conhecido pela politica de humanização de hospital, além de sua luta no Comitê de Prevenção de Acidentes como Moto.

Com 310 leitos, 60 de UTI, o Mestre Vitalino atuará com especialização em urgências e emergências, Neuro, Oncologia e Cardiologia. Segundo Veiga, pacientes encaminhados nestas especialidades do Pajeú serão atendidos na unidade.

A garantia para Veiga tocar o projeto foi de um orçamento anual de R$ 128 milhões. O novo Diretor Médico da unidade garantiu à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que continuará atendendo na UPA-E de Afogados da Ingazeira.

Itapetim: Gestão Itinerante vai a São Vicente

A Prefeitura Municipal de Itapetim anunciou em nota que levará o programa Gestão Itinerante para o distrito de São Vicente, na próxima quarta-feira (09). Serão ofertados, em praça pública, diversos serviços. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológico, exames laboratoriais, vacinação, emissão de carteira do idoso e passe livre, informações sobre o Bolsa Família, emissão de carteira do […]

A Prefeitura Municipal de Itapetim anunciou em nota que levará o programa Gestão Itinerante para o distrito de São Vicente, na próxima quarta-feira (09).

Serão ofertados, em praça pública, diversos serviços. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológico, exames laboratoriais, vacinação, emissão de carteira do idoso e passe livre, informações sobre o Bolsa Família, emissão de carteira do trabalho e identidade jovem, além de atendimento do Detran, Sebrae, manicure, cortes de cabelo, maquiagem e muito mais.

Também haverá mutirão de limpeza urbana e o prefeito Adelmo Moura assinará a ordem de serviço de diversas ações no distrito.