Notícias

Humberto ressalta levante popular em favor da democracia

Por Nill Júnior
Senador Humberto Costa 1
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), destacou nesta quarta-feira (12), em discurso na tribuna do plenário, a série de atos organizados por movimentos sociais que começaram a ocorrer no Brasil em favor do Estado Democrático de Direito e contra o risco de retrocesso institucional no país.Nessa terça-feira, em Brasília, ao lado do ex-presidente Lula, Humberto participou do início a Marcha das Margaridas, a maior manifestação pelos direitos das mulheres em todo o mundo, com mais de 70 mil pessoas. São mulheres que, segundo o parlamentar, inundaram as ruas do centro da capital federal nesta quarta para defender a democracia e lutar por um pauta de reivindicações.

A presidenta Dilma Rousseff, que abre o Palácio do Planalto nesta quinta-feira para um grande ato público com mais de mil representantes de cerca de 50 entidades, decidiu encontrar as camponesas, no Estádio Mané Garrincha, para apresentar as propostas do Governo Federal às campesinas.

“É muito animador notar que o povo brasileiro – e a recente atuação de legítimos e representativos movimentos sociais do país ilustra bem isso – está dando início a um levante em defesa da democracia e contra o golpismo que alguns setores tencionam colocar em curso”, declarou Humberto.

Já na próxima sexta-feira, o presidente Lula voltará a Brasília para realizar um enorme ato em defesa da educação. A ideia é divulgar e explicar ainda mais o Plano Nacional de Educação para que chegue ao conhecimento de todos os brasileiros. Para Humberto, é preciso que os cidadãos se apropriem desse importante programa para o futuro do país, que foi transformado em carro-chefe da segunda gestão de Dilma sob a bandeira da Pátria Educadora.

Por fim, no dia 20, quinta-feira da semana que vem, movimentos sociais em defesa da democracia e contrários ao retrocesso conservador que ameaça o país voltarão às ruas, num grande ato em dezenas de cidades brasileira. Na avaliação do líder do PT, todas essas movimentações “repudiam as tentações golpistas e propostas ilegais levantadas por setores que querem afundar o Brasil numa crise política”.

O senador afirma que não se espera de quaisquer desses movimentos a defesa de governos, mas que é igualmente inaceitável que qualquer um deles defenda a derrubada de governantes legitimamente eleitos. “Isso seria um atentado ao Estado democrático de Direito, uma quebra da ordem constitucional”, ressaltou. O parlamentar parabenizou a CUT, a UNE, o MST, a Contag, a Marcha das Margaridas e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, que, num gesto de responsabilidade e elevada estatura política, segundo ele, estenderam a mão ao diálogo e vão às ruas para defender o Brasil, a democracia brasileira e as históricas conquistas sociais que alcançamos.

Protestos

Humberto também falou sobre o protesto nacional organizado por alguns grupos, sob o patrocínio dos partidos de oposição, contra a presidenta Dilma no próximo domingo. De acordo com o parlamentar, o Governo e o PT estarão atentos para conhecer a sua pauta, suas insatisfações e observar se abandonaram a bandeira da intervenção militar e de saídas que rasgam a Constituição brasileira.

“A legitimidade e a legalidade de suas pautas – afiançadas, repito, por partidos de oposição – merecem o olhar atento de todos os brasileiros porque reedições da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, mãe do golpe militar de 64, não podem ter mais espaço entre nós”, declarou.

Ele lembrou que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT de São Paulo estarão, no mesmo dia, em vigília na frente do Instituto Lula para não deixar que se esqueça o quanto são caros os valores democráticos no país. Uma bomba de fabricação caseira foi arremessada contra a entidade no fim de julho.

Outras Notícias

Paulo Câmara recebe Prefeito de Brejinho e ex de São José do Egito

Na pauta ações hídricas e recuperação de escolas O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (15), o prefeito de Brejinho, José Vanderlei, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro contou também com a presença do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; do deputado estadual Ângelo Ferreira; do ex-prefeito de São José do Egito, Evandro […]

Angelo Ferreira, Paulo Câmara e José Vanderlei
Angelo Ferreira, Paulo Câmara e José Vanderlei

Na pauta ações hídricas e recuperação de escolas

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (15), o prefeito de Brejinho, José Vanderlei, no Palácio do Campo das Princesas.

O encontro contou também com a presença do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; do deputado estadual Ângelo Ferreira; do ex-prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares; e do ex-vice-prefeito da cidade, Ecleriston Ramos.

A conversa, que aconteceu no gabinete do governador, transcorreu sobre as obras de abastecimento hídrico no Pajeú, além de outras intervenções. José Vanderlei ainda levou ao conhecimento de Paulo a necessidade da recuperação de escolas municipais na sua cidade.

Evandro Valadares, Paulo Câmara, Angelo Ferreira, Ecleriston Ramos, José Vanderlei e Antônio Figueira
Evandro Valadares, Paulo Câmara, Angelo Ferreira, Ecleriston Ramos, José Vanderlei e Antônio Figueira

Os egipcienses  Evandro Valadares e Eclérinston Ramos (PSB), reforçaram a necessidade  de uma mini adutora de 17 km, saindo do sistema central da adutora do Pajeú, para reforçar o abastecimento do município via sistema adutor do Rosário.

São José do Egito viveu no final da gestão de Eduardo Campos um verdadeiro colapso de água, obrigando a Compesa a tirar do papel, em caráter emergencial, uma adutora para abastecer a cidade puxando água da barragem de Rosário.

Só que, com o agravamento da seca, Rosário está praticamente seca (ver  nota acima).

Vereadores aprovam calçamento e asfalto para trinta ruas em Tabira

por Anchieta Santos Extraordinariamente a Câmara de Tabira presidida pelo vereador Zé de Bira(PSB) votou e aprovou nesta quarta (16), projetos em regime de urgência enviados pelo Prefeito Sebastião Dias. Entre os projetos estão o calçamento de 17 ruas com recursos do II FEM liberado pelo Governo do Estado e mais 13 ruas que serão […]

Tabira-21

por Anchieta Santos

Extraordinariamente a Câmara de Tabira presidida pelo vereador Zé de Bira(PSB) votou e aprovou nesta quarta (16), projetos em regime de urgência enviados pelo Prefeito Sebastião Dias.

Entre os projetos estão o calçamento de 17 ruas com recursos do II FEM liberado pelo Governo do Estado e mais 13 ruas que serão asfaltadas com dinheiro da Emenda do senador Armando Monteiro.

Falta ainda o executivo enviar o projeto com relação das ruas que serão calçadas com R$ 1 milhão dos R$ 2 conquistados pelo senador.

Ingazeira: cinco vereadores questionam devolução de recursos para uso na Educação

Mesa Diretora reforçou finalidade pactuada em reunião, afirmando que Saúde tem suporte para prevenir Covid-19, enquanto alunos ad rede municipal estão sem atividades O projeto para devolução de recursos da Câmara de Ingazeira para o executivo, proposto pela Presidente da Casa, Deorlanda Carvalho, foi votado e aprovado por maioria. Mas a notícia que impressiona foi […]

Mesa Diretora orientou uso na educação, mesmo com questionamentos de cinco vereadores

Mesa Diretora reforçou finalidade pactuada em reunião, afirmando que Saúde tem suporte para prevenir Covid-19, enquanto alunos ad rede municipal estão sem atividades

O projeto para devolução de recursos da Câmara de Ingazeira para o executivo, proposto pela Presidente da Casa, Deorlanda Carvalho, foi votado e aprovado por maioria.

Mas a notícia que impressiona foi que os vereadores  Djalma Veras, o Djalminha (PSD), Aécio Morais (PTB), Argemiro Morais (PSB), Admilson Veras, o Admilson do Pipa e Dorneles Alencar, o Dorneles Enfermeiro (PTB), se recusaram a destinar o recurso para atividades na área de educação.

Na proposta, fechada entre Deorlanda Carvalho, Genivaldo Souza, o Prefeito Lino Morais e a Secretária de Educação Mércia Rodrigues, a alegação é que os alunos da rede municipal que estão sem atividades. E a área da saúde há uma previsão de que o município receba emendas parlamentares para combate e prevenção à Covid-19, o que garantirá um trabalho eficiente do executivo. A pasta já teria um saldo de R$ 300 mil.

A negativa também ameaçaria contratados. Uma das garantias de Lino Morais era manter o contratados da educação, ameaçados por conta da queda de receita.

Como a Mesa Diretora tem prerrogativas ela encaminhou a devolução de R$ 17 mil com a finalidade pactuada em reunião com o executivo. Na justificativa do envio, a Mesa destaca que a finalidade é de fato a devolução para medidas de suporte aos alunos da rede municipal. A Mesa Diretora tem Deorlanda Carvalho (Presidente), Djalma Nunes (Primeiro Secretário) e Genivaldo Souza, Geno, Segundo Secretário.

Flores: Inaugurações, oficinas de música, exposição, teatro e mostra Jazz nesta quinta

A tradicional Festa das Rosas 2018, em Flores, no Sertão do Pajeú pernambucano, continua nesta quinta-feira (17), promovida pelo  governo municipal. A programação  levará ao público durante todo o dia, oficina de música, exposições, inaugurações, apresentações teatrais e mostras de jazz e blues com homenagens a Moacir Santos, reconhecimento que será abrilhantada pela Uptown Blues […]

A tradicional Festa das Rosas 2018, em Flores, no Sertão do Pajeú pernambucano, continua nesta quinta-feira (17), promovida pelo  governo municipal.

A programação  levará ao público durante todo o dia, oficina de música, exposições, inaugurações, apresentações teatrais e mostras de jazz e blues com homenagens a Moacir Santos, reconhecimento que será abrilhantada pela Uptown Blues Band e pelo gaitista carioca, Jefferson Gonçalves.

O músico Cacá Malaquias estará ministrando durante todo o dia a 3ª edição da Oficina de Música, com aulas musicais para os alunos da Escola de Música Petronilo Malaquias e para os músicos da cidade. Haverá também, aulas de gaita, ministrada por, Jefferson Gonçalves,  na sede da Escola de Música Petronilo Malaquias.

Programação completa desta quinta-feira (18) confira:

8h: Inauguração da Escola do Bairro Vila Nova – Prefeito Antônio Luiz de Albuquerque

6h30: Inauguração da UBS – Unidade Básica de Saúde da Família, vestiário para jogadores  e Sistema Simplificado de Abastecimento d’ água do Sítio Matolotagem.

20h: Exposição, teatro e mostra de Jazz e Blues em homenagem a Moacir Santos, com a Uptown Blues Band.

De volta! 2016 marca os quinze anos do programa Manhã Total

Depois de minhas férias, volto nesta segunda a comandar o programa Manhã Total, apresentado este mês de janeiro pelo companheiro Aldo Vidal. O programa, com três horas e meia de duração, é um dos com maior duração no rádio do Estado. Este ano, completa 15 anos, tendo nascido em abril de 2001. Por ele já […]

proggrama montagemDepois de minhas férias, volto nesta segunda a comandar o programa Manhã Total, apresentado este mês de janeiro pelo companheiro Aldo Vidal. O programa, com três horas e meia de duração, é um dos com maior duração no rádio do Estado. Este ano, completa 15 anos, tendo nascido em abril de 2001. Por ele já passaram inúmeras personalidades da política, música, artes, cotidiano.

O tempo parece não ter passado.  É o mesmo programa, mas ao mesmo tempo uma experiência nova todo dia. Ele também ajudou a consolidar a certeza de que o comunicador ou jornalista não é o dono da pauta. Por várias vezes tivemos que mudar no curso do programa os temas abordados por decisão do ouvinte. Na equipe, um timaço com Tito Barbosa, Michelli Martins, Aldo Vidal, Celso Brandão, Evandro Lira, André Luiz e Joselita Amador.

Este ano será  especial também pelas inúmeras coberturas especiais, com destaque para as eleições municipais. Mais uma vez, estamos preparando uma cobertura especial, que  já começa com a definição das candidaturas nas cidades do Pajeú.

O programa também contribui com a pauta do blog e vice-versa. Foi a apresentação do programa que gerou há mais de dez anos a ideia de criar um blog de notícias, que foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos.

Nesta segunda, dentre outros destaques, o coordenador da Ciretran Heleno Mariano fala sobre taxas que estão sendo cobradas para entregar documentos via correios. O prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa comenta os rumos da sucessão no seu município.

No Debate das Dez, uma homenagem a Eduardo Rodrigues, que faleceu a um ano. Vamos mergulhar mais na história da família Rodrigues, que deixou o Sertão para ser destaque em São Paulo. Lurdinha Rodrigues, irmã de Eduardo, comanda uma das maiores cooperativas de transporte escolar por lá.

Acompanhe: Você pode ouvir sintonizando AM 1500 ou pelo Portal Pajeú Radioweb, que é owww.radiopajeu.com.br . Também por aplicativos no Google Play, Aple Store ou Tunein Rádio.