Notícias

Humberto Costa assume presidência interina do PT

Por André Luis

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido, nesta sexta-feira (7), para assumir a presidência interina do Partido dos Trabalhadores (PT) até o Processo de Eleição Direta (PED) de 2025. A informação foi divulgada nas redes sociais oficiais do partido.

A mudança ocorre em razão do afastamento da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), que deixará o comando da legenda para integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Gleisi foi nomeada ministra e assumirá a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Sua posse está marcada para o próximo dia 10 de março.

Humberto Costa, senador por Pernambuco, já ocupou cargos de destaque no partido e terá a missão de conduzir o PT durante o período de transição até a próxima eleição interna. O PED 2025 definirá a nova direção da sigla e os rumos estratégicos para os próximos anos.

Outras Notícias

Mobilização em Serra Talhada ajuda dono de loja incendiada em Afogados

O empresário João Daniel, da CEDAN Rações,  se sensibilizou muito com o drama do comerciante José Evandro Alves Laurindo, dono do Magazine Popular,  que foi parcialmente consumido pelo fogo na Quarta-feira de Cinzas. Ele tomou conhecimento através das redes sociais do blog e imediatamente iniciou um movimento solidário. Ele tem mobilizado empresários parceiros, comerciantes e […]

O empresário João Daniel, da CEDAN Rações,  se sensibilizou muito com o drama do comerciante José Evandro Alves Laurindo, dono do Magazine Popular,  que foi parcialmente consumido pelo fogo na Quarta-feira de Cinzas.

Ele tomou conhecimento através das redes sociais do blog e imediatamente iniciou um movimento solidário.

Ele tem mobilizado empresários parceiros, comerciantes e fornecedores para uma campanha de solidariedade que está ajudando o comerciante.

Hoje, chegou uma doação das telhas e madeira para ele refazer o tero do estabelecimento.  “Já fui vítima de três grandes incêndios.  Num deles eu fiquei pelo chão e ano passado tivemos uma grande em uma unidade de Alagoas onde perdi uma linha de produção”, explica.

João também articulou uma campanha na imprensa de Serra Talhada,  divulgando o drama de Evandro.

Para ajudar, basta doar qualquer quanti para o Pix [email protected], em nome de Aline Miria Bezerra da Silva

Final de semana de chuva bem distribuída no Pajeú

A semana fechou com o melhor período chuvoso do inverno 2021 no sertão do Pajeú. Afogados da Ingazeira somou 30 milímetros somando sábado e domingo. Em Santa Terezinha foram 117 mm, Carnaiba 23 mm. Ingazeira registrou 39 mm sendo que de janeiro até agora já choveu 455 milímetros na Cidade Mãe do Pajeú. Também choveu […]

A semana fechou com o melhor período chuvoso do inverno 2021 no sertão do Pajeú. Afogados da Ingazeira somou 30 milímetros somando sábado e domingo.

Em Santa Terezinha foram 117 mm, Carnaiba 23 mm. Ingazeira registrou 39 mm sendo que de janeiro até agora já choveu 455 milímetros na Cidade Mãe do Pajeú. Também choveu em Iguaracy, São José do Egito e Tuparetama.

Ouvintes do Rádio Vivo da Pajeú FM, com Anchieta Santos, informaram hoje cedo que na zona rural de Ingazeira destaque para os 110 milímetros que caíram no sitio Xique-xique.

No Santiago a barragem de Brotas dá sinais de estar recebendo muita água. Em Flores,  o Rio Pajeú está cheio, recebendo muita água do Riacho da Velha, conforme registro de Júnior Campos, em foto que ilustra a matériaA chuva foi uniforme em boa parte da região do Pajeú.

Projeto discute proibição de festas em municípios em Calamidade Pública

Por unanimidade, os parlamentares aprovaram proposta que proíbe cidades de realizarem festas quando estiverem em estado de calamidade pública – caso de locais atingidos por desastres que comprometam substancialmente a capacidade financeira do Poder Público. O Projeto de Lei nº 1464/2017, de autoria de Isaltino Nascimento (PSB), ainda prevê restrições à realização de eventos sempre […]

Por unanimidade, os parlamentares aprovaram proposta que proíbe cidades de realizarem festas quando estiverem em estado de calamidade pública – caso de locais atingidos por desastres que comprometam substancialmente a capacidade financeira do Poder Público.

O Projeto de Lei nº 1464/2017, de autoria de Isaltino Nascimento (PSB), ainda prevê restrições à realização de eventos sempre que o município estiver em situação de emergência – quando a dificuldade econômica da gestão é apenas parcial.

“Com essa medida, faz-se justiça aos serviços públicos essenciais, que não podem passar por dificuldades enquanto se promovem farras”, ressaltou Romário Dias, que relatou a proposição. “Quem gostar de festa, que faça com seu dinheiro”, afirmou.

Dias apresentou emenda para suprimir do texto um parágrafo que determinava caber ao Tribunal de Contas do Estado “a fiscalização e penalização dos gestores” pelo descumprimento da proibição. O parecer foi acompanhado pelos demais deputados.

PT de Tuparetama se reúne e define novo Diretório

O Diretório do PT municipal da cidade de Tuparetama reuniu-se  com filiados e filiadas e lideranças políticas. Na pauta a prorrogação dos mandatos e atualizações da direção municipal do PT. Alguns assuntos foram discutidos na plenária como organização territorial da base, formação política dos filiados e das filiadas, desafios e avanços do governo Lula. Ainda […]

O Diretório do PT municipal da cidade de Tuparetama reuniu-se  com filiados e filiadas e lideranças políticas.

Na pauta a prorrogação dos mandatos e atualizações da direção municipal do PT.

Alguns assuntos foram discutidos na plenária como organização territorial da base, formação política dos filiados e das filiadas, desafios e avanços do governo Lula.

Ainda planejamento para as eleições municipais de 2024. A plenária foi conduzida pelo secretário de organização do partido Jonas de Melo, e contou com a presença do deputado Federal Carlos Veras, do ex-vice-prefeito Ivaí Cavalcante, do presidente do partido Josivan Antônio e filiados.

Após a plenária ficou estabelecida a nova formação do PT municipal com Josivan Antonio (presidente), Lindineide Martins (vice-presidente), Jonas de Melo (Secretário de organização), Renaldi Daniel (Secretário de Finanças), Maria do Socorro (Secretária de Movimentos Sociais), Daniel Amaral (Secretário de Formação) e Cícera Nogueira (suplente).

Ceará tem oito ataques após chegada da Força Nacional

Dois morreram em confronto com a polícia  G1 As polícias do Ceará montaram uma força-tarefa para tentar frear a onda de ataques no estado, que destruiu dezenas de ônibus, carros e prédios públicos desde quarta-feira (2). No entanto, mesmo com o reforço da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, foram registrados oito ataques: dois em Fortaleza […]

Dois morreram em confronto com a polícia 

G1

As polícias do Ceará montaram uma força-tarefa para tentar frear a onda de ataques no estado, que destruiu dezenas de ônibus, carros e prédios públicos desde quarta-feira (2). No entanto, mesmo com o reforço da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, foram registrados oito ataques: dois em Fortaleza contra um posto de combustível e uma torre policial, na noite de sábado, e seis contra veículos, banco, prédios públicos e uma base de telefonia em cidades do interior neste domingo (6). Em todo estado, chegou a 98 o número de ações criminosa desde o início da onda de violência.(veja a lista dos ataques no fim da matéria)

Dois suspeitos foram mortos durante uma troca de tiros com a polícia ao tentar incendiar um posto do Detran no Bairro Granja Portugal, em Fortaleza, na madrugada de domingo. Um policial militar ficou ferido após ser atingido no braço durante o confronto. No local, a polícia apreendeu bombas caseiras (coquetel molotov) que seriam usados na ação.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, 110 pessoas foram capturadas por envolvimento nos crimes, sendo 76 adultos e 34 adolescentes. Desse total, 60 detenções ocorreram neste sábado, após a chegada da Força Nacional. Entre os presos, está um motorista suspeito vender combustíveis a grupos criminosos.