Governo lança prêmio para incentivar a preservação da cultura em Pernambuco
Por Nill Júnior
Incentivar a defesa das expressões artísticas do nosso Estado é o objetivo do prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, lançado, nesta segunda-feira (17), pelo Governo, em solenidade no Teatro de Santa Isabel.
O governador Paulo Câmara assinou o decreto instituindo a premiação durante a abertura da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que segue até esta sexta-feira (21), com eventos em sete municípios.
A coordenação será da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Poderão participar os projetos que tenham sido desenvolvidos ou estejam em desenvolvimento no Estado até o ano corrente.
O edital contemplará três categorias: formação (ações educativas); promoção e difusão (comunicação e mídia); além de acervos documentais e memória cultural. A iniciativa, que será realizada anualmente, disponibilizará R$ 60 mil em premiação. O 1º colocado de cada categoria receberá R$ 20 mil.
Para o chefe do Executivo estadual, a seleção pública é mais uma ferramenta adotada no intuito de proteger o legado do povo. “É muito importante que a cultura chegue a todos. Desde que iniciei essa gestão, tenho trabalhado para tirar ações desse tipo do papel. O nosso desejo é que a cultura seja protegida pelos mais experientes e vivida pelos jovens. Fazer cultura exige a capacidade de agir, de pensar e de estar junto, além de escutar os opostos. Mas, acima de tudo, é preciso ter a capacidade de realizar e criar, oferecendo as oportunidades”, assegurou Paulo.
O prefeito Evandro Valadares determinou, segundo nota, o pagamento imediato de todo funcionalismo público, inclusive dos servidores da educação, efetivos, contratados, bolsistas, substitutos e terceirizados, usando o dinheiro extra que entrou nas contas da prefeitura nessa quinta (07). Com isso a Prefeitura de São José do Egito fica em dia com seus servidores, não devendo […]
O prefeito Evandro Valadares determinou, segundo nota, o pagamento imediato de todo funcionalismo público, inclusive dos servidores da educação, efetivos, contratados, bolsistas, substitutos e terceirizados, usando o dinheiro extra que entrou nas contas da prefeitura nessa quinta (07).
Com isso a Prefeitura de São José do Egito fica em dia com seus servidores, não devendo nenhuma folha de pagamento. Devido a questões de logística, o pagamento dos aposentados será feito a partir de segunda, dia 11, seguindo na terça e quarta , dias 12 e 13.
“Em nota, a prefeitura alegou que a exemplo de várias outras cidades Brasil afora, a Terra da Poesia vem passando por dificuldades para honrar seus compromissos, principalmente com o funcionalismo público, pois devido as quedas cada vez maiores no repasse de verbas federais, como o FPM”.
Brejinho paga 2ª parcela do 13º – A Prefeitura de Brejinho, através da Secretaria de Finanças, anunciou ontem (08), que vai efetuar os depósitos referente a segunda parcela do 13° salário 2017 e que o dinheiro estará na conta dos servidores na próxima segunda-feira 11 de dezembro.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos funcionários será efetuado até a próxima terça-feira (12). A primeira parcela já foi paga em julho do corrente ano, outra informação é que os vencimentos de dezembro serão pagos antes do Natal.
Foto: David Mayer/Divulgação A edição de 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – Idepe, divulgada na última quarta-feira, 23 de setembro, demonstrou que o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, atingiu crescimento significativo em relação aos Anos Finais da sua Rede Municipal de Ensino. A média de 4,7 obtida em […]
A edição de 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – Idepe, divulgada na última quarta-feira, 23 de setembro, demonstrou que o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, atingiu crescimento significativo em relação aos Anos Finais da sua Rede Municipal de Ensino.
A média de 4,7 obtida em 2018, subiu para 5,0 em relação aos Anos Finais, sendo a média superior projetada que consiste entre as 10 melhores cidades em crescimento nos Anos Finais, para as regiões do Sertão e do Agreste de Pernambuco.
Segundo o Plano de Desenvolvimento de Arcoverde – 2020/2030, a meta estabelecida para o município no ano de 2021 era de 5,1, já sendo uma média ultrapassada na edição deste ano Idepe, onde Arcoverde atingiu 5,7. Em 2019, a meta do Ministério da Educação – MEC para os Anos Finais do município era de 4,6 e Arcoverde ficou com 5,0.
Já em 2013, quando a Prefeita Madalena Britto assumiu a gestão municipal, a média da cidade em Anos Finais era de 3,9 e na edição de 2019, Arcoverde obteve um avanço significativo de 5,7 consistindo, especialmente, nas ações desenvolvidas para o fortalecimento de melhores resultados no ensino.
“De uma maneira geral, houve um crescimento em muitas escolas até acima do nível do ranking nacional definido pelo MEC”, ressaltou a secretária municipal de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti.
Em edições anteriores do Idepe, Arcoverde apresentou crescimento de 0,69 na média, referente aos Anos Iniciais, entre 2015 e 2017, para cidades contempladas com o Programa de Educação Integrada (PEI). O resultado também constatou crescimento nas turmas de Anos Finais, durante o mesmo período do estudo, promovido em municípios pernambucanos.
Ainda de acordo com o Idepe 2019, o município do Sertão do Moxotó também atingiu melhores resultados nas Gerências Regionais de Educação Ensino Médio, ficando entre o Sertão Central (Salgueiro), Sertão do Alto Pajeú (Afogados da Ingazeira), Sertão do Submédio São Francisco (Floresta) e Vale do Capibaribe (Limoeiro).
A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos, em Registro, no interior de São Paulo, onde estava internada desde a última segunda-feira (17). A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. […]
A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos, em Registro, no interior de São Paulo, onde estava internada desde a última segunda-feira (17).
A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu.
Olinda Bolsonaro morava em Eldorado (SP), que fica a aproximadamente 52 quilômetros de distância de Registro e não conta com hospital de referência.
O presidente que está em viagem oficial ao Suriname, para tratar de questões comerciais com o país, anunciou retorno antecipado ao Brasil.
Em agosto do ano passado, quando Bolsonaro fez uma visita a mãe, o presidente disse que Dona Olinda estava doente. “Minha mãe está com 94 anos, por assim dizer, ela não me reconhece mais. Teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e eu resolvi visitá-la porque pode ser né, que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino e quem tem mãe sabe que, quem tem mãe viva com essa idade, sabe dos problemas e do que nós devemos a ela”, disse na época.
O vereador José Raimundo Lima Santos, o Raimundo do Foto, de 61 anos, teve o quadro de infarto confirmado pela equipe médica do Hospital Regional Emília Câmara. O tipo de infarto que o acometeu é grave, o infarto com supra, forma mais grave da ocorrência. O termo “ataque cardíaco supra” refere-se ao Infarto Agudo do […]
O vereador José Raimundo Lima Santos, o Raimundo do Foto, de 61 anos, teve o quadro de infarto confirmado pela equipe médica do Hospital Regional Emília Câmara.
O tipo de infarto que o acometeu é grave, o infarto com supra, forma mais grave da ocorrência.
O termo “ataque cardíaco supra” refere-se ao Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível do segmento ST (IAM com supra ST), uma condição grave que ocorre quando há bloqueio total de uma artéria coronária, interrompendo o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco.
A equipe da unidade diz que a reação entre os sintomas e a entrada na unidade ocorreram “na hora certa”. Ele seguiu para o Eduardo Campos com o cardiologista Messias Mendes. Lá, fará um cateterismo de urgência.
Vereadores da bancada de Raimundo ouvidos pelo blog informaram que ele participou da sessão tranquilamente, sem contrariedades, e depois teve uma reunião com a bancada, também sem demonstrar desconforto ou mal estar.
Em 2024, Raimundo Lima foi reeleito pelo PSB com 957 votos. É lider do governo Sandrinho Palmeira na Câmara.
Nas duas cidades do Sertão do Moxotó, pré-candidata ao Governo de Pernambuco recebeu novos apoios Nesta quinta-feira (14), a deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes e a sua comitiva, cumpriram agenda em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, onde recebeu o apoio do ex-prefeito da cidade, Adauto Bodegão (PP) e Luan Almeida, […]
Nas duas cidades do Sertão do Moxotó, pré-candidata ao Governo de Pernambuco recebeu novos apoios
Nesta quinta-feira (14), a deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes e a sua comitiva, cumpriram agenda em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, onde recebeu o apoio do ex-prefeito da cidade, Adauto Bodegão (PP) e Luan Almeida, vereador do município, e seus respectivos grupos políticos.
Ao lado dos novos aliados e dos pré-candidatos a vice-governador, Sebastião Oliveira e ao Senado, André de Paula, Marília percorreu a cidade em uma carreata até chegar ao local do encontro.
Durante seu pronunciamento, Marília fez questão de agradecer os apoios de Adauto, Luan e todas as demais lideranças que com eles chegam ao palanque encabeçado por ela.
“Adauto do Bodegão foi um grande prefeito desta cidade e vai, junto com todos os que estão chegando, nos ajudar a reconstruir o estado”, afirma Marília, que fez questão de reforçar o compromisso de sua chapa com Pernambuco. “Esse palanque daqui é reflexo do que a gente quer fazer. Reflexo do grande projeto que queremos para Pernambuco”.
Em sua fala, Sebastião Oliveira, destacou que Marília vai governar para todos os pernambucanos. “Vamos resolver o problema das estradas, da água e tudo o que preocupa nossa população. É um compromisso com Pernambuco e com Ibimirim”, afirma.
Percorrendo todo o estado ao lado de Marília, André de Paula reforçou sua felicidade fazer parte deste projeto. “Marília é uma mulher competente e que vai fazer história como a primeira mulher governadora desse estado.”
O deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Fabrízio Ferraz, falou sobre a oportunidade de estar no mesmo lado que o ex-presidente Lula está. “Esse palanque representa e é representado pelo melhor presidente que o Brasil já teve: Luiz Inácio Lula da Silva”, destaca.
O ex-prefeito Adauto Bodegão, uma das principais lideranças da região, reforçou seu compromisso com Marília Arraes.
“Marília vai fazer uma verdadeira mudança em nosso Estado. Nosso município está ansioso para vê-la vitoriosa”, afirma. “Tenho certeza de que Marília será a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco”, reforça o vereador Luan.
Também estiveram no evento: Waldemar Oliveira (pré-candidato a deputado federal); Israel Rubis (vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal); Doutor Luís Carlos (ex-prefeito de Custódia); Roni Barbalho e Gilberto Belchior (ex-vereadores de Custódia); Onofre Souza (ex-vereador de Flores) e André Ferraz e Gilmar Leal (vereadores de Floresta).
Inajá – Marília Arraes, recebeu o apoio do prefeito de Inajá, Marcelo de Alberto, do ex-prefeito da cidade, Aron Timóteo, além de uma série de lideranças da região.
Ao lado dos pré-candidatos ao Senado, André de Paula, e a vice-governador, Sebastião Oliveira, Marília visitou a casa de Aron Timóteo, onde concedeu uma entrevista para a Rádio Inajá FM.
A pré-candidata fez questão de reafirmar seu compromisso com a reformulação e ampliação do Programa Chapéu de Palha. “O novo Chapéu de Palha irá atender o trabalhador rural, mas também o homem da cidade. Vamos qualificar o profissional e gerar renda. Nossa gente vai voltar a ter vez e voz”, afirmou.
Também estiveram em Inajá, se integrando à comitiva de Marília, Fabrízio Ferraz, deputado estadual; Israel Rubis, vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal; Dezinho Panta, ex-prefeito de Inajá; Adilson Timóteo, ex-prefeito de Inajá; os vereadores Armando Timóteo, Zé de Alieta, Tiago de Liazé, Francisco da Padaria e o ex-prefeito de Manari, Santos Vieira.
Você precisa fazer login para comentar.