Notícias

Governo de Pernambuco capacita empreendedores sobre fabricação de doces e derivados

Por André Luis

Projeto Pernambuco Doce: resgatando tradições beneficiará profissionais de Petrolina, Arcoverde e Pesqueira

“Sem açúcar não se compreende o homem do Nordeste.” A frase é do sociólogo Gilberto Freyre que tão bem retratou a nossa civilização do açúcar e a importância de tal matéria-prima para o desenvolvimento e a memória afetiva da sociedade. O projeto “Pernambuco doce: resgatando tradições” visa resgatar a forte ligação pernambucana com a fabricação artesanal de doces e derivados bem como o aperfeiçoamento da mão de obra envolvida no processo. A iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), beneficiará profissionais e microempreendedores dos municípios de Petrolina, Arcoverde e Pesqueira.

O curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos terá uma carga horária de 20h e beneficiará 175 profissionais nos três municípios. “Temos matérias-primas abundantes, empreendedores dispostos a resgatar a tradição pernambucana e a nossa posição de liderança na região”, assegura o secretário Alexandre Valença.

Em Petrolina, as aulas acontecem a partir do dia 18 de dezembro em parceria com o Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pernambuco (Sinddoces) no Senai localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Coab Massangano. O primeiro grupo já está com vagas encerradas, mas em breve haverá novas oportunidades para as próximas turmas. Já os municípios de Arcoverde e Pesqueira têm previsão de início para o primeiro trimestre de 2018.

“O projeto prevê outras fases para fortalecer não apenas o desenvolvimento do funcionário como também da gestão em si com uma capacitação 360 graus onde abordaremos todas as temáticas relevantes tais como formação de preço, marketing e vendas, finalizando com uma rodada de negócios envolvendo toda a potencial rede compradora”, completa a secretária executiva de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos, Fernanda Dubeux.

Durante o curso, o aluno aprenderá sobre a importância da qualidade dos alimentos e os cuidados necessários na sua manipulação assim como perigos e riscos de contaminação. E mais, entenderá como evitar a intoxicação alimentar e como proceder para realizar a limpeza e sanitização do ambiente. Os estudantes também serão orientados sobre o manejo de resíduos e as resoluções RDC 216/04 e 271/02.

Outras Notícias

“Que nem pinto no lixo”: Flávio Marques participa do Seminário da AMUPE

Representando Tabira, Flávio Marques, prefeito eleito do município, participou do Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta segunda (11) e terça-feira (12). O evento, voltado para prefeitos iniciantes e gestores públicos, teve como principal objetivo apresentar boas práticas de administração pública, logo no primeiro mandato. Uma fase crucial para garantir eficiência […]

Representando Tabira, Flávio Marques, prefeito eleito do município, participou do Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta segunda (11) e terça-feira (12).

O evento, voltado para prefeitos iniciantes e gestores públicos, teve como principal objetivo apresentar boas práticas de administração pública, logo no primeiro mandato. Uma fase crucial para garantir eficiência na gestão municipal.

Durante o seminário, Flávio Marques destacou a importância de começar a gestão com uma base sólida de planejamento estratégico, visando sempre o melhor para a população de Tabira. O principal ponto discutido ao longo do evento foi como os novos gestores podem adotar boas práticas governança logo no início do mandato, de modo a evitar desperdícios de recursos e garantir a efetividade das políticas públicas.

“Este seminário tem sido uma oportunidade ímpar de aprendizado. A troca de experiências com outros prefeitos e especialistas em gestão pública tem me motivado a adotar práticas que tragam resultados rápidos para a população de Tabira, focando na transparência, eficiência e desenvolvimento econômico”, afirma Marques.

O prefeito eleito está empolgado, finalmente realizando o sonho de, a partir de janeiro, gerir os destinos de Tabira. Quem viu Flávio nos corredores, brincava dizendo que de tão eufórico, parecia “pinto no lixo”.

Entre as boas práticas abordadas, um dos destaques foi a importância da elaboração de um planejamento de curto, médio e longo prazo, que permita aos prefeitos tomarem decisões informadas desde os primeiros dias no cargo. Também foram discutidos temas como a gestão fiscal responsável, o uso de tecnologia para melhorar a administração municipal e a transparência no uso dos recursos públicos.

O seminário contou com a presença de vários especialistas em gestão pública e membros da Amupe; Raquel Lyra, Governadora de Pernambuco; além de prefeitos de diversas cidades do Estado. O evento não apenas forneceu conhecimentos valiosos sobre a administração pública, mas também ofereceu um espaço para os novos gestores compartilharem experiências e tirarem dúvidas sobre os desafios que enfrentarão no comando dos municípios.

Flávio Marques reforçou a importância de um bom relacionamento com as equipes de trabalho e com os diversos setores da sociedade, como empresários, lideranças locais e a população. “O diálogo e a participação popular são essenciais para que possamos construir juntos um futuro mais próspero para Tabira”, concluiu o prefeito eleito.

Tradicional encontro de novos gestores reúne entidades estaduais e federativas para estreitar laços com municípios pernambucanos

Tradicionalmente após as eleições municipais em Pernambuco, o Seminário Novos Gestores teve sua primeira edição em 2012. O encontro promovido pela Amupe com prefeitos eleitos e reeleitos oferece a oportunidade de formar redes colaborativas, a fim de preparar prefeitos para uma administração eficaz, com foco no desenvolvimento socioeconômico da população.

Para 2024, além da presença do Governo de Pernambuco, o evento ainda conta com a participação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE) e diversas instituições parceiras como a Caixa Econômica; Banco do Brasil e Governo Federal.

Estado de Trump preocupa muito, diz fonte a repórteres

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não está em um caminho claro de recuperação da covid-19 e alguns de seus sinais vitais nas últimas 24 horas foram “muito preocupantes”, disse uma pessoa a par da situação a repórteres neste sábado. A informação foi divulgada pelas agências Reuters, AFP e Associated Press. Segundo a […]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não está em um caminho claro de recuperação da covid-19 e alguns de seus sinais vitais nas últimas 24 horas foram “muito preocupantes”, disse uma pessoa a par da situação a repórteres neste sábado. A informação foi divulgada pelas agências Reuters, AFP e Associated Press.

Segundo a fonte, as próximas 48 horas serão críticas. “Os sinais vitais do presidente nas últimas 24 horas foram muito preocupantes, e as próximas 48 horas serão críticas em termos de seu atendimento. Nós ainda não estamos em um caminho claro para uma recuperação completa”, disse a fonte.

A declaração contradiz o quadro mais otimista apresentado pela equipe médica de Trump, que informou em entrevista coletiva à imprensa, que ele está respirando sem o auxílio de aparelhos e melhorando. Trump foi diagnosticado com a doença em meio a campanha eleitoral, na qual o republicano disputa a reeleição contra o democrata Joe Biden. A eleição será em 3 de novembro. Leia a íntegra no UOL.

Prefeito de Dormentes morre durante procedimento cirúrgico em Recife

Geomarco Coelho tinha 51 anos e passava por uma cirurgia cardíaca em Recife, no Hospital Português. Do G1 Petrolina O prefeito de Dormente, no Sertão de Pernambuco, Geomarco Coelho (PSB), de 51 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira (21), em Recife, na capital pernambucana, confirmou a assessoria de imprensa do político. De acordo […]

Prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

Geomarco Coelho tinha 51 anos e passava por uma cirurgia cardíaca em Recife, no Hospital Português.

Do G1 Petrolina

O prefeito de Dormente, no Sertão de Pernambuco, Geomarco Coelho (PSB), de 51 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira (21), em Recife, na capital pernambucana, confirmou a assessoria de imprensa do político.

De acordo com familiares, o prefeito morreu durante uma cirurgia cardíaca, realizada no Hospital Real Português. A assessoria de imprensa de Geomarco ainda não repassou detalhes.

Geomarco Coelho de Sousa, nasceu em 4 de março de 1966, em Dormentes. Era filho de José de Sousa Neto e Maria Coelho de Sousa. Em 1992 casou-se com Maria do Socorro Coelho de Sousa, com quem teve três filhos, Maria Luiza, Geomarco Filho e Fátima Vitória.

Graduado pela História pela Universidade de Pernambuco (UPE), o político assumiu a prefeitura pela quarta vez, em janeiro deste ano.

Informações sobre o velório e funeral do prefeito ainda não foram divulgadas.

História política

Em 1998, quando a cidade ainda era distrito de Petrolina, iniciou a vida política sendo eleito como vereador. Foi considerado um dos líderes da campanha do plebiscito que resultou na emancipação de Dormentes. Em 1992 foi eleito o primeiro prefeito do município.

Foi assessor especial de agricultura do Estado de Pernambuco, coordenador do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Dormentes, assessor especial de gabinete na gestão de Fernando Bezerra Coelho, à frente da Prefeitura de Petrolina e superintendente da Empresa Petrolinense de Abastecimento (Empa).

Em 2004 venceu mais uma vez uma vez as eleições e tomou posse como chefe do Poder Executivo de Dormentes e reeleito em 2008. Geomarco foi o idealizador do evento conhecido como Caprishow, que atrai milhares de pessoas de várias regiões do Brasil.

Afogareta 2017: Selva Branca fecha última noite com chave de ouro

Léo Santana e Selva Branca confirmados para a próxima edição em 2018. Por André Luis Neste domingo (15), encerrando o Afogareta 2017, a banda Selva Branca, arrastou uma multidão de foliões do bloco Arerê, pela Avenida Rio Branco de Afogados da Ingazeira-PE. Com uma pegada bem Axé, a banda que sofre forte influência do Chiclete […]

Foto: André Luis
Foto: André Luis

Léo Santana e Selva Branca confirmados para a próxima edição em 2018.

Por André Luis

Neste domingo (15), encerrando o Afogareta 2017, a banda Selva Branca, arrastou uma multidão de foliões do bloco Arerê, pela Avenida Rio Branco de Afogados da Ingazeira-PE.

Com uma pegada bem Axé, a banda que sofre forte influência do Chiclete com Banana, agradou ao público presente que acompanhou o trio cantando e dançando a todo o momento.

O show começou as 09h30, e encerrou às 01h da madrugada, cumprindo o prazo estipulado.

A grade surpresa da noite foi o anúncio de duas atrações para o Afogareta 2018, quando o bloco Arerê completará 20 anos. O diretor do bloco Ney Quidute fez o anúncio logo no início do show da Selva Branca, de cima do trio, Ney informou que tinha acabado de fechar a primeira atração.

“Vou anunciar a primeira atração já confirmada para o Afogareta 2018. Pra comemorar os 20 anos do bloco Arerê, vamos trazer uma atração de peso, acabamos de fechar com ele aqui em cima do trio. Léo Santana estará animando os 20 anos do bloco Arerê e do Afogareta”, disse Ney. A avenida veio abaixo com o anúncio de Ney.

Ao final do show da Selva Branca, Ney aproveitou para confirmar mais um nome para o próximo evento. Após agradecer aos sócios do bloco Arerê, aos patrocinadores e família, Ney informou que Selva Branca está confirmada para o Afogareta 2018.

O Afogareta 2017 se despede e vai deixar saudades. Parabéns a Ney e Mateus Quidute, a toda a família Arerê e principalmente ao público de Afogados da Ingazeira, que se comportou muito bem e abrilhantou ainda mais a festa, com poucos registros policiais. Até o próximo!

Veja abaixo algumas fotos da 3ª noite do Afogareta 2017. Os registros são de André Luis. O blog, claro, é parceiro oficial do evento. Clique aqui e veja todas as fotos da 3ª noite do Afogareta 2017.

_MG_0752 _MG_0786 _MG_0847 _MG_0848 _MG_0875 _MG_0878 _MG_0885 _MG_0900 _MG_0952 _MG_0973 _MG_0977 _MG_0991 _MG_0995 _MG_1010 _MG_1062 _MG_1117 _MG_1156 _MG_1233 _MG_1245 _MG_1352 _MG_1371

 

Tabira: descartada suspeita de coronavírus em paciente do município

Em nota emitida agora a pouco no início da noite, a Secretaria Municipal de Tabira, descartou a suspeita de coronavírus na paciente de 47 anos que estava sendo monitorada no Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto. Leia abaixo a íntegra da nota. A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos tabirenses que, após reavaliação médica […]

Em nota emitida agora a pouco no início da noite, a Secretaria Municipal de Tabira, descartou a suspeita de coronavírus na paciente de 47 anos que estava sendo monitorada no Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto. Leia abaixo a íntegra da nota.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos tabirenses que, após reavaliação médica sobre o tempo de chegada de viagem, foi identificado que a paciente de 47 anos que estava sendo monitorada no Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto desde ontem, não apresentou durante o período de 24 horas nenhum sinal evolutivo de Covid-19 ou qualquer tipo de resfriado.

A paciente chegou na Unidade Hospitalar municipal sexta-feira (20), com queixas de febre e falta de ar. Seguindo o protocolo investigativo, constatamos que a referida paciente chegou no município de Tabira no dia 29 de fevereiro de 2020, entretanto, conforme nos fora orientado, a paciente foi isolada para observação.

Como não fora apresentado nenhum quadro evolutivo para CoVid-19, foi descartada a hipótese de contaminação de Coronavirus, liberando a paciente e orientando-a para que evite visitas.