Notícias

Gilson Brito acredita que pode unir a oposição em Tabira

Por Nill Júnior

Em Tabira a política começa a esquentar. Na oposição,  o médico Gilson Brito acredita que pode unificar a oposição,  inclusive com a confiança do ex-prefeito Dinca Brandino.

Ele tem defendido que pode unir várias lideranças políticas, rurais e dos bairros mais carentes, como também vários empresários.

Dentre os argumentos, o de que  não tem vícios políticos, não precisa viver de política e sempre fez, diante de sua condição, um pouco pela população mais carente.

“Com a má gestão do prefeito Sebastião Dias, a população carente está clamando pelo novo e vê no médico uma verdadeira mudança na Cidade das Tradições”, diz na nota.

Ele acredita que nomes como do ex-prefeito Edson Moura, vereadores como Marcos Crente, Nelly, Alan Xavier, Djalma das Almofadas, Claudiceia Rocha, o ex-vereador Edmundo Barros, os empresários Irmão Betinho, Zé da Sulanca, Lúcia Simões (SAMED), médicos da região e da cidade como Eduardo Jeronimo, Robério Mathias e Antônio Godê podem apoiá-lo.

O blog perguntou se Dinca realmente estaria disposto a apoiá-lo. “Me dou muito bem com Dinca. Até agora o que eu fiz a pedido dele. Em momento algum em nosso grupo, até agora , houve uma definição de quem será o candidato”.

E acrescentou: “Houve apenas conversas, nada firmado não. Quero colocar na cabeca das pessoas de Tabira que uma pessoa de bem pode sim ser político e mudar a vida das pessoas. Temos um grande projeto para a Cidade das Tradições”, concluiu.

Outras Notícias

Falta de regra geral sobre vacinação de comorbidades contra Covid cria confusão no Pajeú

Sem uma coordenação nacional nas ações de combate à Covid-19 e com menos doses do que o necessário disponíveis, a vacinação para as pessoas com comorbidades começou nas capitais atendendo a diferentes grupos, incluindo pacientes com doenças renais, transplantados, obesos e pessoas com autismo e com síndrome de Down. Diferentemente do que ocorreu quando as […]

Sem uma coordenação nacional nas ações de combate à Covid-19 e com menos doses do que o necessário disponíveis, a vacinação para as pessoas com comorbidades começou nas capitais atendendo a diferentes grupos, incluindo pacientes com doenças renais, transplantados, obesos e pessoas com autismo e com síndrome de Down.

Diferentemente do que ocorreu quando as cidades abriram a vacinação de profissionais da saúde e forças de segurança, por exemplo, agora não há uma regra padrão de comprovação do quadro clínico, o que tem levado a decisões das mais diferentes nos estados.

Apresentação de laudo médico, de ficha de acompanhamento, de carteira de identificação de pessoa com deficiência ou mesmo cadastro em sistema da prefeitura realizado pelo médico estão entre os procedimentos estabelecidos. O Ministério da Saúde estabeleceu diretrizes sobre os grupos prioritários no plano nacional de operacionalização da vacinação, e a recomendação é que os gestores locais sigam o que está previsto.

No entanto, conforme a campanha avança, estados e municípios têm autonomia para seguir com as estratégias locais, de acordo com as demandas regionais, segundo o ministério.

A estimativa da pasta é que 77,27 milhões de pessoas estão nos grupos prioritários da campanha de vacinação da Covid-19, das quais 17,79 milhões representam a fatia com comorbidades —o segundo mais numeroso, atrás apenas daquele formado por todas as pessoas acima de 60 anos, que reúne 30,2 milhões.

Um dos exemplos da confusão ocorre na região do Pajeú. Em São José do Egito, já podem acessar o sistema para marcação da vacinação desde 10 de abril profissionais da saúde, portadores de diabetes com mais de 40 anos, portadores de Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais, imunossuprimidos ou portadores de doença real crônica. Em Afogados da Ingazeira, a vacina avançou para esses grupos, mas a partir dos 55 anos. Ou seja, cada um com uma regra.

Casa incinerada em comunidade de Carnaíba expõe audácia do crime em áreas rurais

Cada vez mais comuns pela facilidade logística e sentimento de que não há na zona rural o mesmo poder de fiscalização da sede, os crimes à residências rurais tem sido cada vez mais ousados. Chamou a atenção a ação registrada na zona rural de Carnaíba, em Roça de dentro. A vítima Romário Leite, 25 anos, casado, agricultor, […]

Ousadia: vítima não tinha mais dinheiro como queriam os criminosos. Teve casa incinerada

Cada vez mais comuns pela facilidade logística e sentimento de que não há na zona rural o mesmo poder de fiscalização da sede, os crimes à residências rurais tem sido cada vez mais ousados.

Chamou a atenção a ação registrada na zona rural de Carnaíba, em Roça de dentro. A vítima Romário Leite, 25 anos, casado, agricultor, saiu para levar seu filho de seis anos de idade para o hospital de Carnaíba.

Ao retornar, deixou filho e veículo na casa de sua mãe e seguiu em direção a sua residência. Quando repousava, dois homens desconhecidos, encapuzados e utilizando luvas, arrombaram a porta da frente de sua residência, apontaram-lhe um revólver e perguntaram pelo seu filho que não estava na casa.

Ainda pegaram uma carteira porta cédulas e levaram R$ 1.100,00. Exigiram ainda mais dinheiro que a vítima afirmou não ter. Os acusados atearam fogo na casa, destruindo vários móveis e parte do telhado. O incêndio só foi apagado graças a ação de populares.

Os acusados usaram numa moto. Possuíam estatura mediana e seguiram sentido a PE-320. O fato de buscar informações sobre o filho da vítima indica que fizeram levantamento prévio para realizar a ação. A Polícia Civil de Carnaíba investiga o caso.

Governo deve liberar praias, parques e praças até quarta-feira, diz blog

Paulista já começa a discutir reabertura de academias e similares. O Blog de Jamildo publicou na noite desta segunda-feira (15), que de acordo com informações extra-oficiais, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, informou nesta segunda-feira que o Governo do Estado vai anunciar a reabertura de parques, calçadões, praças e praias até a próxima […]

Paulista já começa a discutir reabertura de academias e similares.

O Blog de Jamildo publicou na noite desta segunda-feira (15), que de acordo com informações extra-oficiais, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, informou nesta segunda-feira que o Governo do Estado vai anunciar a reabertura de parques, calçadões, praças e praias até a próxima quarta-feira (17).

Segundo o blog, a previsão foi feita hoje pela manhã, em uma reunião entre o secretário André Longo, o secretário municipal de saúde Jailson Correia, a secretária de turismo municipal Ana Paula Vilaça, o secretário executivo Diego Perez, além de Lúcio Beltrao, presidente do Cref e diretores da associação e sindicato das academias, como Leonardo Pereira, da Associação das Academias, e Paulo Silveira, do Sindicato das Academias. O deputado federal Felipe Carreras também participou da agenda.

Ainda segundo a publicação, os empresários do setor de academias pediram para adiantar e abrir o mais rápido possível. Eles já entregaram protocolo e tudo para o governo do Estado. Pleitearam que a reabertura fosse na próxima semana, mas não vai ser. O secretário de saúde ficou de discutir no comitê uma data para o setor.

Nesta segunda-feira, a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco registrou a menor taxa de ocupação desde o dia 10 de abril, com 87%. O percentual indica que, no momento, há 115 vagas de terapia intensiva disponíveis para o tratamento da doença provocada pelo novo Coronavírus. O número de casos confirmados, de óbitos e de solicitações de vagas de UTI para pacientes com a Covid-19 vêm caindo em Pernambuco desde a segunda quinzena do mês de maio.

Essa taxa de ocupação integra um conjunto de dados consolidados hoje (15.06) pela Secretaria Estadual de Saúde, que apontam para uma tendência de queda dos indicadores no mês atual.

Na mesma publicação, Jamildo informa, que representantes da Prefeitura do Paulista, do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PE), empresários e profissionais do setor se reuniram nesta segunda-feira (15), no gabinete do prefeito Júnior Matuto para discutir a reabertura das academias de ginástica e estabelecimentos similares no município.

Segundo o blog, na ocasião, o grupo abordou diversos pontos sobre a retomada gradual do setor, com destaque para a preocupação com os protocolos sanitários de biossegurança e a manutenção dos postos de trabalho em meio à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus.

Compesa diz em nota que funcionária envolvida foi demitida por justa causa

Em resposta as denúncias feitas pelo blog de Jamildo, sobre os relatórios internos da companhia relatando uma série de fraudes sistêmicas na folha de pagamento da estatal nos últimos três anos. Na nota, a Compesa informa que as irregularidades foram identificadas há 60 dias e que imediatamente instaurou sindicância interna para apurar os fatos. Ainda […]

Em resposta as denúncias feitas pelo blog de Jamildo, sobre os relatórios internos da companhia relatando uma série de fraudes sistêmicas na folha de pagamento da estatal nos últimos três anos.

Na nota, a Compesa informa que as irregularidades foram identificadas há 60 dias e que imediatamente instaurou sindicância interna para apurar os fatos. Ainda que o procedimento interno foi concluído no mês passado e a funcionária envolvida demitida por justa causa. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Compesa informa que o controle interno da companhia identificou, há 60 dias, irregularidades na folha de pagamento e, imediatamente, instaurou sindicância interna para apurar o fato, além de notificar a Polícia Civil para as devidas apurações. 

O procedimento interno foi concluído no mês passado e a funcionária envolvida demitida por justa causa. 

A Compesa repudia veementemente tais atos e está atuando com todo o rigor que o caso requer, inclusive com ação ajuizada na justiça para reparação dos danos causados aos cofres públicos.

Serra: UPA 24H segue cronograma, diz Prefeitura

Em Serra Talhada, construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H segue dentro do planejamento realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que retomou as obras do equipamento localizado no Bairro IPSEP e encontra-se com um percentual de mais de 53% concluído. A obra possui 1.300 metros quadrados e está orçada em mais de […]

Em Serra Talhada, construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H segue dentro do planejamento realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que retomou as obras do equipamento localizado no Bairro IPSEP e encontra-se com um percentual de mais de 53% concluído. A obra possui 1.300 metros quadrados e está orçada em mais de 2,3 milhões de reais.

A Unidade de Pronto Atendimento contará com 65 ambientes: câmara escura, arquivos de chapa, gesso/imobilização/fraturas, copa, sala de utilidades, sala de armazenamento, sala para guarda/preparo de equipamentos, observação masculina/feminina, posto policial, sala para funcionários, quartos de plantão masculino/feminino, diretoria, sala para assistentes sociais e sala para aplicação de medicamentos.

“Já temos concluídos os serviços de infraestrutura e superestrutura, inclusive a lage, terminamos os serviços de alvenaria, chapisco e reboco interno e externo e estamos terminando a confecção do piso granilite, as instalações elétricas e hidrossanitárias, as esquadrias de portas e a confecção de platibanda, depois o próximo passo será a confecção da estrutura metálica da cobertura”, informou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes.

Além da UPA 24H, a Prefeitura Municipal está concluindo no Bairro IPSEP a construção de uma escola com doze salas de aula, entregou a Creche São João Batista, duas Unidades de Saúde da Família e a pavimentação de 25 ruas.