Notícias

Sintepe critica alterações no Novo Ensino Médio aprovadas pela Câmara dos Deputados

Por André Luis

Neste sábado (13), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) utilizou suas redes sociais para expressar sua indignação quanto à aprovação das alterações no Ensino Médio brasileiro pela Câmara dos Deputados. Em um vídeo divulgado pelo sindicato, a diretora de Assuntos Educacionais, Marília Cibelli, criticou duramente a decisão, especialmente pela exclusão de melhorias aprovadas anteriormente pelo Senado Federal.

Marília Cibelli destacou a atuação do deputado de Pernambuco, Mendonça Filho, e do presidente da Câmara, Arthur Lira, acusando-os de prejudicarem a educação pública brasileira. “Mais uma vez, o deputado Mendonça Filho, em conchavo com Arthur Lira, atacou a educação pública brasileira,” afirmou Cibelli.

O Projeto de Lei aprovado no Senado havia incorporado diversas contribuições do movimento sindical e educacional, como a inclusão do espanhol como disciplina obrigatória e a restrição do ensino à distância a casos emergenciais. Além disso, o Senado havia limitado a contratação de profissionais de notório saber na educação técnica e profissional. No entanto, segundo Cibelli, o relator Mendonça Filho removeu esses avanços do projeto, favorecendo interesses empresariais.

“É uma afronta que o espanhol não seja uma disciplina de oferta obrigatória assim como o inglês, já que todos os países vizinhos ao Brasil falam a língua espanhola. O espanhol não é gasto, Mendoncinha, é investimento na educação,” declarou a diretora do Sintepe. 

Ela também criticou a expansão do ensino à distância, que, segundo ela, retira professores das salas de aula e prejudica a interação dos estudantes com colegas e professores. A contratação desenfreada de profissionais do Notório saber sem a regulamentação do Conselho Nacional de Educação também foi alvo de críticas.

Cibelli enfatizou que o texto aprovado pela Câmara mantém o espírito privatista do Novo Ensino Médio implementado durante o governo Temer. “O eixo privatista continua eficaz em seu lobby e direciona as políticas educacionais no Brasil,” lamentou.

A diretora do Sintepe assegurou que haverá reação contra o que ela considera um desmonte da escola pública. “O Sintepe, filiado à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), continuará lutando contra o desmonte da escola pública. Queremos uma educação pública gratuita, laica, socialmente referenciada, emancipada, inclusiva e de qualidade,” concluiu Marília Cibelli.

Outras Notícias

Sandrinho avalia como positiva agenda em Brasília

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira captou, ao longo dos últimos anos, aproximadamente R$ 50 milhões em projetos e ações para o município. Visando fortalecer e ampliar esse processo de captação, o Prefeito Sandrinho Palmeira criou o escritório de projetos, vinculado à recém criada secretaria de planejamento e gestão.  Esta semana, o Prefeito Sandrinho esteve […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira captou, ao longo dos últimos anos, aproximadamente R$ 50 milhões em projetos e ações para o município.

Visando fortalecer e ampliar esse processo de captação, o Prefeito Sandrinho Palmeira criou o escritório de projetos, vinculado à recém criada secretaria de planejamento e gestão. 

Esta semana, o Prefeito Sandrinho esteve em Brasília, onde manteve contato político com lideranças do PSB, a exemplo do Prefeito do Recife, João Campos, e do Vice-presidente, Geraldo Alckmin. 

Acompanhado das secretárias Thaynnara Queiroz (Planejamento) e Flaviana Rosa (Trânsito e transportes), Sandrinho teve importantes reuniões nos ministérios dos transportes, cidades e no de planejamento, apresentando demandas do município.

A demanda por novos investimentos para Afogados se estendeu pelos gabinetes dos senadores Humberto Costa, Tereza Leitão e Fernando Dueire, e dos deputados federais Pedro Campos e Waldemar Oliveira, onde também foram entregues demandas e projetos nas diversas áreas da gestão municipal.

“Nossa gestão tem se destacado pela capacidade de buscar e captar recursos para Afogados. Nesse segundo mandato vamos ampliar esse processo. Virei com mais frequência a Brasília para bater na porta dos nossos deputados e senadores, nas portas dos ministérios, para que possamos trazer ainda mais investimentos para Afogados da Ingazeira,” destacou Sandrinho Palmeira. 

No Recife, a secretária de planejamento e gestão, Thaynnara Queiroz, levou demandas da gestão para a COMPESA, como a ampliação da estação de tratamento de água de Afogados e melhorias no abastecimento dos nossos bairros; no Porto Digital e nas Secretarias de Planejamento e de projetos estratégicos do Estado. Nessa última, a reunião foi com a secretária executiva Manoela Santos, que é Afogadense de nascimento. 

“A criação do escritório de projetos é uma inovação que nos permite discutir captação de recursos de forma ampla, abrangendo as inúmeras áreas de atuação da Prefeitura em um único instrumento. Nesse sentido, a ida a Brasília é muito positiva, coloca o Escritório em um patamar nacional, criando novas condições de diálogo para aprimorar a captação de recursos e o desenvolvimento de projetos estratégicos,” finalizou Thaynnara. 

Além da elaboração de projetos, o escritório implantou uma dinâmica permanente de capacitação dos gestores municipais no que tange os processos e os canais de captação, não apenas no setor público, mas também no setor privado.

Mudança no comando do IRH

O Diário Oficial do Estado deste sábado, 05, traz mudanças no comando do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH). O administrador Douglas Rodrigues será o novo presidente do órgão, em substituição ao advogado João Victor Falcão que assumirá a Superintendência Jurídica da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). CURRÍCULO – Douglas Rodrigues tem MBA em […]

O Diário Oficial do Estado deste sábado, 05, traz mudanças no comando do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH).

O administrador Douglas Rodrigues será o novo presidente do órgão, em substituição ao advogado João Victor Falcão que assumirá a Superintendência Jurídica da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE).

CURRÍCULO – Douglas Rodrigues tem MBA em Gestão de Negócios em Saúde e em Finanças Corporativas e mestrado profissional em instituições de Saúde com experiência em gestão nesta área.

Motorista envolvido em acidente com caminhão tanque passa por cirurgia

Passou por cirurgia essa noite no Hospital da Restauração o motorista do caminhão tanque que explodiu próximo à área urbana de Sertânia. Elvandro Bernardes de Souza, 35 anos, conhecido em São José Egito por José Silva, o Rato, precisou fazer o procedimento,  indicado para casos dessa natureza. Esta cirurgia é chamada de debridamento, feita sob […]

Passou por cirurgia essa noite no Hospital da Restauração o motorista do caminhão tanque que explodiu próximo à área urbana de Sertânia.

Elvandro Bernardes de Souza, 35 anos, conhecido em São José Egito por José Silva, o Rato, precisou fazer o procedimento,  indicado para casos dessa natureza.

Esta cirurgia é chamada de debridamento, feita sob anestesia e no centro cirúrgico. Entre esses procedimentos as queimaduras são tratadas com curativos específicos e analgésicos.

Ele era o motorista do caminhão de combustível que explodiu essa manhã, na PE 265, na chegada ao município. O caminhão pertence a Cayo Jefferson, da rede de postos Petrovia Trevo, em Itapetim e São José do Egito . Cayo e a esposa do motorista estão em Recife.

Um vídeo nas redes sociais mostrou pessoas tentando apagar o fogo com auxílio de um carro pipa.  O fogo foi controlado pelo departamento de defesa Civil de Sertânia.

O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas as chamas já tinham sido controladas. A Guarda Municipal isolou o local até o resfriamento da caatinga atingida e para a proteção dos curiosos e transeuntes.

Após a explosão,  a distância era possível ver a nuvem de fumaça. O episódio ocorreu na entrada para Sertânia, próximo ao Cruzeiro do “Gogo da Gata”, como é conhecido.

Expoagro teve noite inesquecível com Lindomar, Alceu e Flávio

A noite de ontem da Expoagro foi a mais cultural do evento. A programação foi aberta por Lindomar Souza. O forrozeiro afogadense não é mais promessa e sim uma realidade. No palco, desfilou pelos grandes sucessos do forró autêntico e declarou sua admiração por Flávio José, de quem é fã. Ninguém ficou parado com seu […]

foto 1
Flávio José

A noite de ontem da Expoagro foi a mais cultural do evento. A programação foi aberta por Lindomar Souza. O forrozeiro afogadense não é mais promessa e sim uma realidade. No palco, desfilou pelos grandes sucessos do forró autêntico e declarou sua admiração por Flávio José, de quem é fã. Ninguém ficou parado com seu repertório escolhido a dedo.

Enquanto Lindomar fazia sua apresentação, profissionais da imprensa aguardavam a oportunidade de conversar com o genial Alceu Valença. Alceu estava empolgado, principalmente quando provocado a falar de sua admiração pelos poetas do Pajeú. Na entrevista, lembrou muito Lourival Batista e dos seus encontros com o poeta.

foto 3
Este blogueiro, Alexandre Moraes (Cultura Coisa e Tal) na conversa com Alceu

Alceu também falou muito sobre o tempo. Impressionante como o artista gosta de cantar e falar sobre ele. Desde a curiosidade de dizer não costumar comemorar seu aniversário (Alceu como Afogados é de 1º de julho), como dos projetos de cinema e literatura.

Alceu também reclamou da forma como a indústria midiática tenta empurrar tudo por goela abaixo. “Nos Estados Unidos tocam blues, ninguém vai ouvir forró lá. Na Inglaterra, ninguém vai ouvir um tango. Daqui a pouco pra fazer sucesso eu vou ter que falar com Obama”, brincou.

hqdefault

Foi a deixa para a mensagem que quis deixar como mais forte, a de que não devemos abrir mão da nossa resistência cultural. “Minha região tinha cantadores, não tem mais. Vocês não podem perder essa característica. O que precisarem de mim, estou a disposição para ajudar que isso não  morra”.

Este blogueiro, a filhota Nívea Victória, Alceu valença e Evandro Lira
Este blogueiro, a filhota Nívea Victória, Alceu Valença e Evandro Lira

Ao final, o simpático e genial Flávio José fez um show que de tão perfeito parecia ter sido “clonado” de seus CDs. Antigos e novos sucessos embalaram o público no Centro Desportivo. Flávio não reclamou quando ouviu que já deveria ter vindo há mais tempo à Exposerra. “Vim agora porque era o tempo e vontade de Deus”. Com uma tranquilidade surpreendente, tocou assim, de forma divina.

Márcia Conrado parabeniza Mancha Verde por vice-campeonato

Blog do Júnior Campos A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, usou o seu perfil no Instagram para externar sua felicidade pelo vice-campeonato da Mancha Verde. A Escola de Samba travou uma briga acirrada contra a Mocidade Alegre pelo título do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, mas não conseguiu o tricampeonato, por apenas […]

Blog do Júnior Campos

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, usou o seu perfil no Instagram para externar sua felicidade pelo vice-campeonato da Mancha Verde. A Escola de Samba travou uma briga acirrada contra a Mocidade Alegre pelo título do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, mas não conseguiu o tricampeonato, por apenas um décimo.

“Parabéns à Escola de Samba Mancha Verde, é como a gente diz por aqui: foi arretado ver nossa cultura ganhar o mundo. Por mais de uma hora, nossa cultura fez a emoção tomar conta de todo o Brasil e nosso coração bater mais forte na cadência de uma bateria que misturou samba e xaxado. Junto com o vice-campeonato do Carnaval de São Paulo, chega com a certeza que estamos firmes no propósito de irmos cada vez mais longe, afinal, o maior espetáculo da terra se rendeu aos nossos encantos e aos Cabras de Lampião, nosso agradecimento por defender nossa cultura com tamanha beleza. Enfim, obrigada!”, publicou a prefeita.

Campeã do Carnaval de São Paulo em 2019 e 2022, a Mancha Verde foi a terceira escola a se apresentar no segundo dia de desfile. A escola palmeirense contou um pouco a história do Xaxado, dança de origem pernambucana e popularizada por Luiz Gonzaga.