Notícias

Gilberto Rodrigues : “Casamento político com Romério tinha data pra fissura”

Por Nill Júnior

20100331041101_cv_Gilberto Rodrigues_gdeO socialista Gilberto Rodrigues reconheceu falando ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú) que a campanha deste ano já causou afastamento de socialistas com o prefeito Romério Guimarães, que é do PT. “Temos que reconhecer que as fissuras já começaram. Se soubermos sanar e lamber as feridas depois da eleição tudo pode se recompor”.

Mas foi claro ao afirmar que há dificuldades para juntar os cacos pós eleição. “É preciso entender que tem casamentos e divórcios. Nosso casamento tinha data prevista pra fissura. Já sabíamos que por conta das campanhas de Eduardo e Dilma estaríamos em outro palanque”.

Gilberto afirmou que não tinha  compromisso nem com o grupo do gestor nem com o de Evandro Valadares para 2016. “Lá veremos que rumos deveremos tomar”, afirmou antes de confirmar o litígio político. “Acredito que sim, estamos em litígio político.  Evandro toma conta de um território, Zé Marcos de outro, nosso grupo de outro”, disse.

Avaliação do governo : Sobre a gestão petista, afirmou que Romério faz um governo “equilibrado, mas sem diálogo”. É um governo equilibrado, mas falta discussão, abertura para escutar e ouvir. Se fechou, o que era a maior crítica dele a Evandro e ele anda pelo mesmo caminho”, reclamou.

Outras Notícias

Raquel Lyra participa do lançamento do ranking de competitividade dos estados, em Brasília

Governadora destacou ações para melhorar situação econômica e social em Pernambuco A governadora Raquel Lyra participou nesta quarta (23), do lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2023, que ocorreu em Brasília, durante o durante o XII Congresso CONSAD de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A gestora aproveitou a […]

Governadora destacou ações para melhorar situação econômica e social em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra participou nesta quarta (23), do lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2023, que ocorreu em Brasília, durante o durante o XII Congresso CONSAD de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A gestora aproveitou a ocasião para apresentar algumas políticas públicas do Governo do Estado para melhorar a posição de Pernambuco no ranking, visto que a edição atual foi produzida com os dados de 2022.  “De acordo com os dados do ano passado, Pernambuco caiu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados, saindo do 15° para o 16° lugar. Seguimos trabalhando com o desafio de fazer a mudança e colocar nosso Estado nos melhores indicadores”, ressaltou a chefe do Executivo.

A gestora estadual participou do painel “O desenvolvimento regional sob a ótica da inteligência pública”, no qual falou ainda sobre os caminhos que Pernambuco deve trilhar para recuperar o protagonismo no Nordeste. “O Nordeste precisa combater as desigualdades sociais e regionais que assolam nosso Brasil. Pernambuco tem pressa e eu tenho certeza de que nada vence a força do trabalho. Assim, já estamos conseguindo avançar com a execução de políticas públicas, a exemplo do Juntos pela Segurança, onde asseguramos investimento de R$ 1 bilhão e o Juntos pela Educação com o aporte de R$ 5 bilhões. Esses são apenas dois exemplos de como a mudança está chegando na vida do nosso povo”, enfatizou Raquel Lyra, que também destacou que tem buscado recursos por meio de empréstimos para a recuperação de estradas e a conclusão de obras hídricas.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que tem o objetivo de traçar um entendimento profundo das 27 Unidades da Federação e entregar esses dados à população através de uma ferramenta simples, que ajude os gestores de cada estado a melhorar as suas próprias administrações. No âmbito municipal, a iniciativa pretende pautar a atuação dos líderes públicos do País na melhoria da competitividade das suas cidades. A ideia é fornecer a esses gestores uma visão global das cidades, destacando a atenção à pauta municipalista.

Também participaram da solenidade os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos); o secretário estadual chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda; os governadores Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Ronaldo Caiado (Goiás) e Gladson Camelli (Acre), além do sócio-diretor da Houer, Camillo Fraga.

Sertânia: PM reformado atira na esposa e se mata

Mulher está sendo atendida no Hospital Regional Emília Câmara  Nesta terça-feira (9), um policial reformado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), identificado como Valdemilton Silva, conhecido por Sargento Neguinho, tirou a própria vida após atirar na esposa na cidade de Sertânia. Foi na rua Peregrino Batista no bairro da COHAB. A esposa do PM, Mirely […]

Mulher está sendo atendida no Hospital Regional Emília Câmara 

Nesta terça-feira (9), um policial reformado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), identificado como Valdemilton Silva, conhecido por Sargento Neguinho, tirou a própria vida após atirar na esposa na cidade de Sertânia. Foi na rua Peregrino Batista no bairro da COHAB.

A esposa do PM, Mirely Diniz, foi baleada com três disparos.

Ela está sendo atendida neste momento no Hospital Regional Emília Câmara (HREC) em Afogados da Ingazeira.

QUADRO DE SAÚDE

Segundo apurado junto ao Hospital, ela segue em estado muito grave na UTI e está realizando exames de imagem para definição dos procedimentos.

A motivação teria sido a separação do casal.

Câmara aprova fixar mandato de todos os cargos eletivos em 5 anos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 348 votos a favor e 110 contra, fixar em cinco anos o mandato para todos os cargos eletivos – presidente, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador. A ampliação de quatro para cinco anos é uma maneira de “compensar” o fim da reeleição para […]

plenario-da-camara-federal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 348 votos a favor e 110 contra, fixar em cinco anos o mandato para todos os cargos eletivos – presidente, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador. A ampliação de quatro para cinco anos é uma maneira de “compensar” o fim da reeleição para mandatos do Executivo, aprovado em 28 de maio pelo plenário.

Atualmente o mandato de senador é de oito anos enquanto os demais cargos eletivos têm mandato de quatro anos.

O texto aprovado pelos parlamentares prevê uma “regra de transição”, segundo a qual presidente, governadores, deputados federais e estaduais eleitos em 2018 ainda terão mandato de quatro anos, enquanto senadores eleitos naquele ano terão mandato de nove anos. Os prefeitos eleitos em 2016 também terão mandato de quatro anos. Assim, o mandato de 5 anos passará a valer a partir das eleições municipais de 2020 e presidenciais de 2022.

Além da ampliação dos mandatos, a votação da reforma política, iniciada há duas semanas, resultou em outras três mudanças na legislação atual: o fim da reeleição, restrições de acesso de pequenos partidos ao fundo partidário e permissão de doações de empresas a legendas. Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da proposta de emenda à Constituição, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item.

Voto obrigatório: Mais cedo nesta quarta, os deputados decidiram manter o voto obrigatório a todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70 anos. Por 311 votos a 124, os parlamentares rejeitaram trecho previsto no relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) que instituía o voto facultativo.

A maioria do plenário argumentou que a democracia brasileira ainda não está “madura” o suficiente para que os eleitores sejam liberados de votar nas eleições. (G1)

PSDB consolida pré-candidaturas em Caruaru e mais cinco cidades

A manhã da terça-feira (27), foi de bastante movimento no diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O presidente da legenda em Pernambuco, Fred Loyo, recebeu, na sede do partido, que fica localizada no Centro do Recife, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de seis cidades. O destaque do dia foi para a comitiva […]

A manhã da terça-feira (27), foi de bastante movimento no diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O presidente da legenda em Pernambuco, Fred Loyo, recebeu, na sede do partido, que fica localizada no Centro do Recife, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de seis cidades.

O destaque do dia foi para a comitiva do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que esteve acompanhado do presidente da Câmara, Bruno Lambreta, e dos representantes da nova executiva municipal. Após muita articulação e diálogo com a governadora Raquel Lyra e com o presidente Fred Loyo, o gestor da Capital do Forró confirmou que disputará a reeleição no time tucano.

Além da composição do diretório municipal, que terá como novo presidente Pedro Augusto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa do município, Luana Marabuco, que segue na vice, e o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, que será o secretário-geral. Ellen Lemoine continua na tesouraria. 

Na ocasião, também foi feito o acerto para o evento de divulgação e apresentação da chapa de vereadores do PSDB em Caruaru, com data já confirmada em meados de março, a ser divulgada posteriormente. 

“Desde que assumi a presidência do partido, que eu vinha conversando com o Rodrigo no sentido de ele construir a reeleição conosco, e hoje se consolida isso. É uma cidade importante, é a cidade da governadora Raquel Lyra, é uma cidade que Rodrigo ajudou a governar enquanto vice e está dando continuidade como prefeito. Considero muito simbólico para todos nós, do PSDB, termos Rodrigo candidato pelo nosso partido, não só ele como a maior parte dos vereadores. Vamos fazer uma bela campanha em Caruaru este ano”, ressaltou Fred Loyo.

Já o gestor caruaruense ressaltou a importância de trabalhar em harmonia com a governadora Raquel Lyra e com o partido para além da reeleição. “É necessário dar continuidade aos projetos iniciados durante a nossa gestão e buscar novas oportunidades de crescimento para a cidade e seus moradores”, ressaltou Rodrigo.

Base forte no Agreste

Fred Loyo também recebeu e filiou toda a base da atual gestão em Salgadinho: o atual prefeito, Zé de Veva, o vice-prefeito, Gervandro Pires, e o pré-candidato à sucessão do Executivo Municipal, Jeosadaque, mais conhecido como Joia. Sete dos nove vereadores do município compõem a base do atual prefeito e aguardam a janela de filiação, que se inicia no dia 06 de março, para oficializar as filiações ao time tucano. 

A prefeita e pré-candidata à reeleição por Ibirajuba, Maria Izalta, também visitou a sede do partido e se filiou ao PSDB terça-feira. Esta série de encontros reitera a consolidação que vem sendo feita pelo partido no Agreste, berço político da governadora Raquel Lyra. 

Representantes de outros três municípios também foram recebidos na sede do partido nesta terça. 

A visita da comitiva da atual gestão de Jaqueira, liderada pela prefeita Ridete Pellegrino também foi muito produtiva. Em articulação com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a chapa majoritária conta agora com um representante tucano. O atual vice-prefeito e pré-candidato à reeleição, José Eudo, embarcou no PSDB. Também participarão da composição da chapa do partido em Jaqueira três vereadores com mandato no município: Gilson do Posto, Paulo Enfermeiro e Val de Corubas, que aguardam a abertura da janela de filiação para se juntar ao ninho tucano. 

Outro município que contará com protagonismo tucano na eleição é Tuparetama, com a oficialização do vice-prefeito atual e pré-candidato à prefeitura, Diógenes Patriota, que já é filiado ao PSDB. 

Para finalizar o dia, Fred Loyo recebeu o assessor especial da governadora Raquel Lyra, ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado federal, Guilherme Coelho, importante nome do partido. 

O ex-gestor, que preside o diretório municipal do PSDB em Petrolina, trouxe um panorama geral com estratégias para as eleições municipais não só do município, mas de todo o Sertão pernambucano.  dia movimentado na sede do nosso partido mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo para fazer uma excelente eleição neste ano de 2024”, comentou Fred Loyo. As informações são do blog Elielson Lima.

Nill Júnior comenta operação no Rio e defende presença permanente do Estado nas comunidades

Em comentário feito nesta quarta-feira (29) na Rádio Itapuama FM, o jornalista Nill Júnior analisou os desdobramentos da operação policial realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que deixou dezenas de mortos. Segundo ele, as imagens da ação lembraram “uma cena de guerra”, e o número de vítimas pode ultrapassar cem, de acordo […]

Em comentário feito nesta quarta-feira (29) na Rádio Itapuama FM, o jornalista Nill Júnior analisou os desdobramentos da operação policial realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que deixou dezenas de mortos. Segundo ele, as imagens da ação lembraram “uma cena de guerra”, e o número de vítimas pode ultrapassar cem, de acordo com informações de moradores locais.

Para Nill Júnior, o episódio reabre o debate sobre a forma como o Estado enfrenta o tráfico e a criminalidade nas grandes cidades. Ele chamou atenção para a necessidade de inteligência policial e ações cirúrgicas, que combatam o crime sem colocar em risco moradores inocentes.

O comunicador lembrou ainda o projeto das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), implementado no Rio há cerca de 15 anos, durante a gestão de José Mariano Beltrame na Secretaria de Segurança Pública. Para ele, a iniciativa apontava o caminho certo ao prever a presença contínua da polícia e de outros serviços públicos nas favelas, mas acabou sendo abandonada.

Nill Júnior também destacou a falta de integração entre os governos estadual e federal no enfrentamento ao crime organizado. “Nessa hora, o que se precisa é união — governos federal, estaduais e municipais atuando juntos contra um inimigo comum e em defesa da sociedade”, concluiu.