Notícias

Garotinho é preso pela PF por comprar votos com programa social

Por Nill Júnior

garotinho_04_20161116123950O secretário de Governo de Campos dos Goytacazes e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso por volta das 10h30 desta quarta-feira (16), no Flamengo, Zona Sul do Rio, por agentes da Polícia Federal. Ele é um dos investigados na Operação Chequinho, que apura o uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos na cidade em 2016.

O ex-governador foi preso preventimente, o que significa que não há prazo para libertação. A PF cumpre ainda oito mandados de prisão temporária (com prazo de cinco dias), outros oito de busca e apreensão e um de condução coercitiva – quando a pessoa é levada a depor e depois liberada. Os mandados foram expedidos pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 100º Zona Eleitoral de Campos.

Segundo a PF, o ex-governador do Rio de Janeiro foi preso em seu apartamento na Senador Vergueiro, de onde teria saído sem algemas, e levado para a sede da PF na Zona Portuária. As imagens acima, feitas pelo cinegrafista William Corrêa, mostram o ex-governador sentado em uma sala. Ainda nesta quarta, Garotinho deve ser levado para Campos.

No dia 9 de novembro, um pedido de habeas corpus de Garotinho havia sido negado pelo juiz Glaucenir.

O advogado Fernando Augusto Fernandes, que defende Garotinho, afirmou nesta quarta que o decreto de prisão “vem na sequência de uma série de prisões ilegais decretadas por aquele juízo e suspensas por decisões liminares do Superior Tribunal Eleitoral”. Por meio de nota, a defesa diz ainda que a comarca é alvo de denúncia de abusos de maus-tratos a pessoas presas ilegalmente.

Segundo o advogado, o ex-governador deu uma declaração quando os policiais chegaram na sua casa. “Engraçado, eu que ajudo os pobres estou sendo preso por conta de Cheque Cidadão, que ajudo direcionado a população carente. Aqueles que roubam de verdade na Lava Jato, a grande maioria está solta ainda aqui no Rio de Janeiro.”

Outras Notícias

Se Serra fosse um estado, segundo turno seria entre Marília e Danilo

O Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o Portal Farol de Notícias divulgou pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-01385/2022 com amostras de cenários estimulados e espontâneos em Serra Talhada para governador de Pernambuco. Na estimulada, o Imape perguntou: Se a eleição para governador fosse hoje, em quem o senhor gostaria de votar? A candidata Marília Arraes aparece com […]

O Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o Portal Farol de Notícias divulgou pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-01385/2022 com amostras de cenários estimulados e espontâneos em Serra Talhada para governador de Pernambuco.

Na estimulada, o Imape perguntou: Se a eleição para governador fosse hoje, em quem o senhor gostaria de votar? A candidata Marília Arraes aparece com 37,4%; não sabem ou não opinaram são 30,6%; Danilo Cabral surge com 12,7%; Raquel Lira tem 5,1%; brancos e nulos 4,7%; Anderson Ferreira 4,7%; Miguel Coelho, 4,2%; Jones Manoel, Jadilson Bombeiro e João Arnaldo têm 0,2% cada um.

Na espontânea, a opção não sabem ou não opinaram surge com 61%; Marília Arraes aparece com 18,3%; Danilo Cabral com 8,5%; Anderson Ferreira, 4,2%; brancos e nulos 3,8%; Miguel Coelho 1,9%; Raquel Lyra 1,7%. O cenário estimulado oferece ao eleitor os nomes dos candidatos na cartela de pesquisa. O cenário espontâneo leva em conta o primeiro nome que vem à mente do entrevistado.

O Imape realizou a pesquisa entre 30 de agosto a 01 de setembro de 2022 com universo de 471 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95% com margem de erro de 4,0% para mais ou para menos. O Farol irá publicar ainda os cenários a senador, o ranking de veículos de mídia e da aprovação e desaprovação dos governos Márcia Conrado e Paulo Câmara.

Novo pedido adia julgamento de recurso do Cacique Marquinhos

O julgamento do Recurso Especial do Cacique Marquinhos, de Pesqueira, se arrasta no TSE. Prosseguindo no julgamento, após o voto-vista do Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente), no sentido de acompanhar o Relator, negando provimento ao recurso especial eleitoral, houve fato novo. O pedido de destaque processo foi retirado do julgamento por meio eletrônico em razão […]

O julgamento do Recurso Especial do Cacique Marquinhos, de Pesqueira, se arrasta no TSE.

Prosseguindo no julgamento, após o voto-vista do Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente), no sentido de acompanhar o Relator, negando provimento ao recurso especial eleitoral, houve fato novo.

O pedido de destaque processo foi retirado do julgamento por meio eletrônico em razão de formulado pelo Ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Aguardam os Ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão e Mauro Campbell Marques. 

Até o momento, o prefeito eleito cujo registro foi cassado tem 2×0 contra seu pedido no Recurso Especial. 

O julgamento deverá seguir sendo apreciado por videoconferência em nova data, aumentando a possibilidade de  votação após o recesso e levando o futuro presidente da Câmara a assumir interinamente. 

Vereadores de ST avalia positivamente participação no Congresso da AMUPE

Os vereadores serra-talhadenses Nailson Gomes, Manoel Enfermeiro, José Raimundo e Francisco Pinheiro participaram, nos dias 05 e 06 de abril, do 5º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, realizado no Centro de Convenções, em Olinda. Na oportunidade, os parlamentares puderam participar das discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Meta Global e […]

Os vereadores serra-talhadenses Nailson Gomes, Manoel Enfermeiro, José Raimundo e Francisco Pinheiro participaram, nos dias 05 e 06 de abril, do 5º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, realizado no Centro de Convenções, em Olinda.

Na oportunidade, os parlamentares puderam participar das discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Meta Global e Ação Municipal, tema da quinta edição do congresso de municípios, que contou com palestras magnas, oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição.

“Foi um momento importante de discussão acerca dos desafios para a implementação dos chamados objetivos de desenvolvimento sustentável, onde compartilhamos experiências exitosas que nos servem de orientação enquanto legisladores em defesa dos interesses da população do nosso município”, afirmou o presidente Nailson Gomes.

Os parlamentares acompanharam a abertura do evento e da Mesa Redonda Desafios e Oportunidades dos Municípios na Implementação dos ODS, na quinta-feira (05), além de oficinas temáticas voltadas para discussões como pacto federativo, sustentabilidade, desenvolvimento territorial.

Foi na sexta-feira (06), fortalecendo a discussão em torno da municipalidade e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que englobam a erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, água e saneamento, entre outros.

Deportados da era Trump chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil

Um grupo de deportados pelo governo Donald Trump dos Estados Unidos para o Brasil e chegou a Manaus algemado e com os pés acorrentados, conforme mostram imagens registradas na saída do avião na noite de sexta-feira (24). A primeira aeronave vinda dos EUA, com 158 pessoas a bordo, tinha Belo Horizonte como destino, com uma […]

Um grupo de deportados pelo governo Donald Trump dos Estados Unidos para o Brasil e chegou a Manaus algemado e com os pés acorrentados, conforme mostram imagens registradas na saída do avião na noite de sexta-feira (24).

A primeira aeronave vinda dos EUA, com 158 pessoas a bordo, tinha Belo Horizonte como destino, com uma conexão prevista em Manaus.

A PF não informou a nacionalidade de todos os ocupantes, mas, segundo apurado com o Itamaraty, 88 são brasileiros.

As imagens também mostram parte dos tripulantes na pista de pouso do aeroporto, após desembarcarem na aeronave. O registro foi feito pela Agência Cenarium.

Oficiais americanos queriam manter os brasileiros deportados algemados e acorrentados até a chegada de outro avião vindo dos Estados Unidos. No entanto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, não autorizou a continuidade do uso das algemas, já que se tratam de cidadãos livres em território brasileiro, sendo uma questão de soberania nacional.

Por esse motivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o envio do avião da FAB para fazer essa viagem. A aeronave do Brasil que vai assumir o transporte do grupo chegou a Manaus na tarde deste sábado (25).

O caso foi tratado pelo governo Lula como desrespeito aos direitos humanos e à soberania nacional.

FBC participa de ato com Mendonça Filho no Recife

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, participa neste domingo (25) de ato político em apoio à candidatura de Mendonça Filho (DEM), que disputa a Prefeitura do Recife. O evento acontece essa manhã no comitê do Democrata, localizado na Torre. O deputado estadual Antonio Coelho, também do Democratas, acompanha o senador […]

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, participa neste domingo (25) de ato político em apoio à candidatura de Mendonça Filho (DEM), que disputa a Prefeitura do Recife.

O evento acontece essa manhã no comitê do Democrata, localizado na Torre. O deputado estadual Antonio Coelho, também do Democratas, acompanha o senador nessa atividade.

Após o evento, os parlamentares seguem para agenda no município de Tracunhaém, na Mata Norte pernambucana, onde participam, às 15h, de uma carreata ao lado da candidata a prefeita da cidade, Regina Lapa (DEM).

Os compromissos políticos do dia se encerram na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado.

No município, já com a presença do deputado federal Fernando Filho (DEM), a comitiva marcará presença, às 18h30, em um ato político de Dida de Nan (PSDB), que está na disputa pela prefeitura local e conta com o apoio do atual prefeito, Edson Vieira.