Notícias

Forçada de barra coloca Márcia Conrado como “madrinha” do SAMU em ST

Por Nill Júnior

Aliados da Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, deram, digamos, uma “forçada de barra” ao buscar identificá-la como “madrinha” do início das atividades do SAMU regional, que atenderá 35 municípios. Colocá-la como uma das dezenas de pessoas envolvidas no processo com algum protagonismo seria mais justo.

Para dar justiça à discussão, Márcia está no bloco dos Secretários de Saúde que tem se envolvido na discussão. Nesse time, ao lado de nomes como o Secretário de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim, está numa espécie de bloco técnico, um nível abaixo dos prefeitos que na verdade é quem tem a decisão política de colocar o serviço para andar. Márcia, Arthur e uma média de dezena de nomes nesse patamar tiveram papel importante, por isso é injusto individualizar a possível conquista. Mesmo com a Central de regulação em Serra Talhada, a gestão depende de todos os municípios envolvidos.

Tanto que a organização da reunião foi da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, que em Serra Talhada promoveu um dia inteiro de discussões acerca da regulamentação do serviço, que deveria estar funcionando pelo menos desde 2015, atendendo os Sertões do Moxotó, Pajeú e o submédio São Francisco.

Como não é justo criticar apenas Márcia Conrado pela letargia do serviço ao longo desse tempo como querem alguns futuros adversários políticos da pré-candidata à prefeitura, não é correto alçá-la ao posto de estrela única de seu funcionamento. A solução para o funcionamento do SAMU, com o Estado entrando com sua parcela de 25% e a União com 50% e uma partilha consorciada dos municípios foi uma solução construída com algumas mãos. A previsão agora é que até até dezembro o SAMU regional possa funcionar plenamente.

Outras Notícias

TCE julga ilegais contratações temporárias em Lagoa Grande e São José do Belmonte

O TCE julgou ilegais as contratações temporárias de 849 servidores, feitas pela prefeitura de Lagoa Grande e de 153, admitidos pela prefeitura de São José do Belmonte e aplicou multa aos prefeitos Vilmar Capellaro e Francisco Romonilson Mariano de Moura, respectivamente. As contratações, realizadas em 2017, foram feitas sob a alegação de “excepcional interesse público” […]

O TCE julgou ilegais as contratações temporárias de 849 servidores, feitas pela prefeitura de Lagoa Grande e de 153, admitidos pela prefeitura de São José do Belmonte e aplicou multa aos prefeitos Vilmar Capellaro e Francisco Romonilson Mariano de Moura, respectivamente.

As contratações, realizadas em 2017, foram feitas sob a alegação de “excepcional interesse público” mas, segundo a relatora dos processos, conselheira Alda Magalhães, não ficou comprovado nas peças de defesa a necessidade dessas contratações. A carência de pessoal, segundo ela, deveria ser resolvida por meio do concurso público, que é a forma legalmente prevista pela Constituição.

EXTRAPOLAÇÃO – No caso de Lagoa Grande, foram feitas 849 contratações para diversas funções num período em que o município já havia extrapolado o limite de gastos com a folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por esse motivo, foram julgadas ilegais e aplicada uma multa ao prefeito no valor de R$ 8.089,00.

Com relação a São José do Belmonte, foram realizadas 153 contratações para várias funções, sem sequer valer-se do instrumento da “seleção pública” simplificada, infringindo a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal, quando ainda estava válido um concurso público promovido e homologado em abril de 2017.

A conselheira cita em seu voto, inclusive, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, segundo a qual, contratação temporária irregular com violação ao princípio do concurso público, é causa de ação contra o gestor por improbidade administrativa.

O processos de Lagoa Grande (n° 1851600-2) e de São José do Belmonte (n° 1850652-5) foram julgados na Primeira e Segunda Câmara, respectivamente.

Ainda cabem recursos junto ao TCE, nas Câmaras e no Pleno.

A importância do planejamento estratégico para as Eleições 2024

Por Tassiana Bezerra* Ainda que o calendário eleitoral não tenha sofrido alterações, as últimas eleições demonstraram que o lapso temporal entre uma “campanha” e outra está cada vez mais reduzido. O aumento do uso das redes sociais para tratar temas políticos, assim como a judicialização de questões eleitorais, tem exigido dos partidos e dos candidatos […]

Por Tassiana Bezerra*

Ainda que o calendário eleitoral não tenha sofrido alterações, as últimas eleições demonstraram que o lapso temporal entre uma “campanha” e outra está cada vez mais reduzido.

O aumento do uso das redes sociais para tratar temas políticos, assim como a judicialização de questões eleitorais, tem exigido dos partidos e dos candidatos uma celeridade no processo de planejamento das campanhas antes do prazo oficial.

Obviamente não quer dizer que o candidato(a) deve descumprir os prazos de propaganda e as regras eleitorais. No entanto, precisa entender que esse tema está cada vez mais presente na vida do cidadão, o que faz com que o debate político ocorra ininterruptamente e se exija respostas mais rápidas dos grupos políticos.

É bem verdade que nem todos notaram essa urgência.

Porém, para que se apresente ao eleitorado um grupo estruturado e coeso, torna-se fundamental, desde o início do ano eleitoral, a organização de pesquisas internas, a escolha de uma coordenação geral de campanha, além de uma coordenação jurídica, capaz de orientar e atualizar o grupo quanto às regras do jogo.

Nesse sentido, em janeiro do ano eleitoral, como estamos agora, é necessário pensar sobre organização dos partidos políticos: janela partidária, prazo de filiação partidária, além da regularização do título de eleitor e do domicílio eleitoral.

Além disso, ainda na intenção de preparar as agremiações partidárias, é importante fomentar a participação da mulher na política, cumprindo as normas eleitorais e evitando cassações de chapas. É sempre bom lembrar que nas últimas eleições (gerais e municipais) tivemos inúmeros casos de chapas inteiras cassadas pelo descumprimento da cota de gênero.

Desse modo, o processo eleitoral requer um planejamento detalhado e antecipado para evitar surpresas desagradáveis mais à frente.

*Tassiana Bezerra é advogada e professora de Direito Eleitoral

FENAP 2025 consagra-se como a maior edição da história, diz organização

A edição 2025 da FENAP – Feira de Negócios do Alto Pajeú entrou para a história como um marco de sucesso e inovação. Realizada nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a feira consolidou-se como um dos principais eventos de negócios e empreendedorismo do interior nordestino, reunindo milhares de visitantes, empresários, investidores e autoridades […]

A edição 2025 da FENAP – Feira de Negócios do Alto Pajeú entrou para a história como um marco de sucesso e inovação. Realizada nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a feira consolidou-se como um dos principais eventos de negócios e empreendedorismo do interior nordestino, reunindo milhares de visitantes, empresários, investidores e autoridades em torno de novas oportunidades e parcerias estratégicas.

Com recorde de público, a FENAP movimentou intensamente a economia local e regional, gerando negócios que vão desde o fortalecimento do comércio e serviços até a abertura de novos mercados para empreendedores. Além dos estandes de exposição, que apresentaram produtos e serviços diversificados, o evento contou com rodadas de networking, palestras, oficinas e painéis que trouxeram inovação, capacitação e conhecimento para os participantes.

Um dos destaques desta edição foi a realização de palestras e cursos voltados exclusivamente para o agronegócio, setor estratégico para a região. Os conteúdos foram planejados para oferecer soluções práticas, discutir tendências e promover a modernização das atividades rurais, ampliando as oportunidades para produtores, cooperativas e empresários ligados ao campo.

O sucesso da feira também se deve às parcerias firmadas entre o poder público, associações comerciais, entidades de fomento, empresários e instituições de ensino, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de novos projetos e a atração de investimentos.

Segundo a ACIAGRO, associação organizadora, a FENAP 2025 superou todas as expectativas, consolidando-se não apenas como uma vitrine de negócios, mas também como um espaço de integração cultural e social, que fortalece a identidade do Alto Pajeú e projeta a região no cenário econômico, estadual e nacional.

Com este resultado, a FENAP reafirma seu papel como motor de crescimento e inovação, deixando um legado de oportunidades, desenvolvimento e união para toda a região.

Sebastião Dias entrega UBS à comunidade em Tabira

O prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias, por intermédio da Secretaria  de Saúde, representada pelo secretário Allan Dias, juntamente com toda equipe de governo, entregou, na noite de sexta, dia 13, à comunidade do Riacho do Gado, a recuperação, reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família, Rita Maria de Moura, da […]

DSC_0339

O prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias, por intermédio da Secretaria  de Saúde, representada pelo secretário Allan Dias, juntamente com toda equipe de governo, entregou, na noite de sexta, dia 13, à comunidade do Riacho do Gado, a recuperação, reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família, Rita Maria de Moura, da referida comunidade.

“Estou apenas cumprindo minha obrigação, é dever meu, como gestor público, oferecer o de melhor e dar condições aos trabalhadores da saúde ara desempenharem um melhor atendimento aos moradores dessa comunidade e das comunidades adjacentes que precisarem do atendimento nessa Unidade”, destacou o prefeito.

DSC_0379

A Unidade Básica de Saúde da Família, Rita Maria de Moura, passou por uma ampla recuperação, reforma e ampliação durante vários meses de serviços. A Unidade Básica atende aos moradores da comunidade do Riacho do Gado e de comunidades vizinhas, tornando-se assim umas das maiores da rede pública de saúde do município.

“Ao assumir a pasta tivemos a preocupação de expandir o atendimento. Conseguimos ampliar o número da equipe da atenção básica e pleiteamos,  junto ao Ministério da Saúde, a construção de mais três unidades. A UBS do bairro Vitorino Gomes, Florentino Leite e Fátima. Também já se encontra em fase de conclusão a UBS do bairro Dercílio de Brito Galvão”, concluiu o secretário de  Saúde Alan Dias.

DSC_0385

Allan informou à população que a partir do dia 16, segunda-feira, a odontóloga Nely Sampaio assumiria os trabalhos no consultório odontológico do posto para atender a todos.

Estiveram presentes várias autoridades, como os agentes de saúde da comunidade, representantes do Conselho de saúde, conselho tutelar, vereadores Aristóteles Monteiro, Nely Sampaio e José Carlos Menezes (Didi).

DER se manifesta sobre obras de recapeamento na PE 292

A assessoria do DER, vinculada à Secretaria de Transportes, comandada por  Sebastião Oliveira, acaba de se manifestar ao blog sobre a crítica de ouvintes da Rádio Pajeú à situação da PE 292, via que corta a região, publicada no blog. Diz a nota : “Em relação a matéria sobre a PE 292 o DER informa: a drenagem […]

buracos-pe292

A assessoria do DER, vinculada à Secretaria de Transportes, comandada por  Sebastião Oliveira, acaba de se manifestar ao blog sobre a crítica de ouvintes da Rádio Pajeú à situação da PE 292, via que corta a região, publicada no blog. Diz a nota :

“Em relação a matéria sobre a PE 292 o DER informa: a drenagem da rodovia esta sendo feita em total normalidade e usina de asfalto que acabou de ser construída no distrito de Albuquerque Né está em fase final de aferição”.

E acrescenta: “Já a recicladora, maquina que deve chegar até sexta-feira e é a que dá uma visão da restauração da rodovia, começa a trabalhar na segunda-feira dando inicio ao asfaltamento propriamente dito”.