Flores: índice de infestação predial cai para 0,9%
Por Nill Júnior
A Secretaria de Saúde de Flores está comemorando o 6º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA). Ele revelou que o município conseguiu baixar de 3% para 0,9%, o índice de infestação predial.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, os percentuais do LIRA, aferidos nos últimos anos (2013, 2014, 2015, 2016), indica que Flores, apesar de ter passado por situações de risco de surto de dengue, conseguiu a inédita redução do número de focos do Aedes Aegypti, nestes primeiros meses de 2017.
“Quando assumimos, o índice de Infestação estava em 14% e pactuamos lá atrás, com os nossos Agentes de Endemias esse enfrentamento efetivo contra esse mosquito causador de várias doenças. Investimos em novos equipamentos, aumentamos a quantidade de pessoal e realizamos campanhas educativas. Hoje estamos colhendo o fruto de todo esse trabalho”, comemorou o prefeito do município, Marconi Santana.
Previsão é que a próxima remessa do imunizante da Sinovac/Butantan chegue ao Estado até o final desta semana, ampliando a vacinação dos trabalhadores de saúde O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (04), a previsão de chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan até o final […]
Previsão é que a próxima remessa do imunizante da Sinovac/Butantan chegue ao Estado até o final desta semana, ampliando a vacinação dos trabalhadores de saúde
O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (04), a previsão de chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan até o final desta semana.
A gestão estadual já pactuou com as prefeituras o uso dessa nova remessa – acordada em reunião com o Ministério da Saúde, na manhã desta quinta – para ampliar a vacinação dos trabalhadores de saúde, dando continuidade ao que vem sendo feito para essa categoria, em decisão tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última quarta-feira (03.02), que também passou pelo aval do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19. O quantitativo de doses a ser enviado ainda não foi detalhado pelo Ministério da Saúde. O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que as realidades dos municípios são distintas, assim como as redes assistenciais.
“Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da Covid-19, as UTIs, emergências e, com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde. Lembramos que é importante priorizar aqueles que estão diretamente mobilizados na assistência aos pacientes da Covid-19 e planejar as outras áreas, de acordo com a disponibilidade das doses que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde”, disse. Até o momento, mais de 117 mil trabalhadores de saúde foram contemplados, em ambas as doses, nas remessas anteriores da vacina Sinovac/Butantan.
Isso significa 40% dos mais de 294 mil trabalhadores da categoria. No primeiro momento, foi pactuado que a prioridade era vacinar os trabalhadores de saúde da linha de frente da Covid-19, como aqueles que atuam em UTIs e enfermarias de pacientes com o novo coronavírus, emergências e todos os funcionários que atuam em unidades exclusivas para atendimento Covid, seguindo para outras áreas hospitalares e para a atenção primária de acordo com a realidade da rede de saúde de cada município.
O Comitê Estadual de Vacinação também orientou, na reunião da última quarta-feira, que a segunda dose da vacina do Butantan pode ser feita entre 21 e 28 dias. A recomendação do Ministério da Saúde é de duas a quatro semanas após a primeira dose. Cada município pode utilizar a estratégia de acordo com a organização da sua rede.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, nesta quinta-feira Pernambuco ultrapassou a marca dos 160 mil vacinados contra a Covid-19. Desde o início da imunização no Estado, 161.566 pessoas do público prioritário da primeira fase da campanha já foram vacinadas. Deste total, 85.471 são trabalhadores da saúde; 22.004 indígenas aldeados; 4.535 são idosos que vivem em instituições de longa permanência; 49.240 idosos acima de 85 anos; e 316 pessoas com deficiência que vivem em abrigos.
A Comissão de Meio Ambiente apresentou e aprovou, nesta quarta (19), mudanças em proposição que visa proibir, gradativamente, a tração animal em Pernambuco. Diferentemente do texto original do Projeto de Lei n° 134/2019 – que estabelece a proibição a partir de 2021 em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes –, o substitutivo […]
A Comissão de Meio Ambiente apresentou e aprovou, nesta quarta (19), mudanças em proposição que visa proibir, gradativamente, a tração animal em Pernambuco. Diferentemente do texto original do Projeto de Lei n° 134/2019 – que estabelece a proibição a partir de 2021 em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes –, o substitutivo de autoria do colegiado propõe que a nova regra comece a vigorar em 2025 na área urbana de cidades com mais de 200 mil habitantes. Já localidades com mais de 100 mil moradores só precisariam abolir esse tipo de transporte apenas em 2030 e os demais municípios, em 2035.
Segundo o relator da matéria, deputado Henrique Queiroz Filho (PR), a extensão do prazo é necessária para que as cidades consigam se adequar à nova regra, em especial aquelas de menor porte, onde uso de veículos de tração animal como fonte de renda é mais significativo. “Houve também o cuidado de valorizar a questão histórica e turística dos municípios de Pernambuco, que sediam eventos tradicionais nos quais há a presença dos animais”, destacou.
Acatando sugestão apresentada pelo deputado Tony Gel (MDB), o substitutivo também determina que eventos e atividades turísticas que contem com tração animal ou trânsito montado sejam autorizados previamente por um órgão municipal, o qual deverá avaliar as condições físicas dos bichos. “As autoridades deverão instituir formas de encaminhar as pessoas cujo sustento se dá pela exploração de tração animal a cursos de qualificação e outras oportunidades de trabalho”, acrescentou o emedebista.
As punições previstas no projeto original, de autoria do deputado Romero Albuquerque (PP), foram preservadas: quem descumprir a norma ficará sujeito à advertência, retenção e recolhimento do veículo e do animal trator e/ou transbordo da carga excessiva. “É um projeto importante porque visa proteger os animais de maus tratos. O substitutivo aprovado pelo colegiado avança na medida que confere um tempo razoável para a implantação das novas regras”, avaliou o presidente da Comissão, deputado Wanderson Florêncio (PSC).
Histórico – O PL n° 134/2019 já havia recebido um substitutivo durante a tramitação na Comissão de Justiça, o qual estabelecia o início da proibição para o ano de 2021. O texto, no entanto, foi rejeitado pelas comissões de Finanças e de Administração Pública. Agora, PL e os dois substitutivos deverão ser votados em Plenário.
por Juliana Lima A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) abriu concurso público com 35 vagas para o cargo de oficial da instituição, no posto inicial de segundo-tenente, nesta quarta-feira (17). O processo será organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), através da sua Comissão de Concursos (Conupe). As inscrições já começaram e […]
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) abriu concurso público com 35 vagas para o cargo de oficial da instituição, no posto inicial de segundo-tenente, nesta quarta-feira (17). O processo será organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), através da sua Comissão de Concursos (Conupe).
As inscrições já começaram e podem ser realizadas até o dia 19 de outubro pelo site www.upenet.com.br. A taxa de participação é de R$130 e deve ser paga através de boleto bancário, gerado assim que preenchido o formulário de cadastro online. A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS).
As vagas são para pessoas com graduação em Direito e o salário inicial equivale a R$ 5.841,17 após finalização todas as etapas do certame. A carga horária da função é de 40 horas semanais. Além de possuir graduação em Direito, para concorrer, é preciso ter idade máxima de 28 anos, completos até a data de inscrição no processo seletivo, e ser habilitado para a condução de veículos automotores ao menos na Categoria B.
Também é exigido ao candidato ter altura mínima de 1,65 metro para homens e 1,60m para mulheres.
Depois de dizer ao blog em junho deste ano que da sua família sairia um candidato a prefeito, o vereador Diógenes Patriota, filho do ex-prefeito Vitalino, pode estar tomando outro rumo. Segundo o pré-candidato e ex-prefeito Sávio Torres ao blog, o apoio de Diógenes foi fechado. “Ontem conquistamos o apoio do vereador Diogenes Patriota para […]
Depois de dizer ao blog em junho deste ano que da sua família sairia um candidato a prefeito, o vereador Diógenes Patriota, filho do ex-prefeito Vitalino, pode estar tomando outro rumo.
Segundo o pré-candidato e ex-prefeito Sávio Torres ao blog, o apoio de Diógenes foi fechado. “Ontem conquistamos o apoio do vereador Diogenes Patriota para o nosso grupo”, afirmou. Não se sabe se na discussão houve negociação de uma andidatra a vice para o parlamentar.
Em junho, disse o vereador ao sinalizar a candidatura: “Tuparetama dessa vez terá três candidatos a prefeito para o povo escolher em 2016″. Perguntado sobre quem seria o vice, chegou a dizer que o julgamento seria do povo. Diógenes ainda chegou a integrar o grupo que queria formar a terceira via na cidade.
Uma das mais influentes publicações de Pernambuco, a Revista Conceito, vai lançar sua edição comemorativa dia 01 de novembro no Rio Mar Trade Center na capital Recife. Júnior e Meire Duarte: novo passo para ampliar horizontes O evento é voltado apenas para convidados. Após 11 anos do lançamento da primeira edição, a Conceito começa a […]
Uma das mais influentes publicações de Pernambuco, a Revista Conceito, vai lançar sua edição comemorativa dia 01 de novembro no Rio Mar Trade Center na capital Recife.
Júnior e Meire Duarte: novo passo para ampliar horizontes
O evento é voltado apenas para convidados. Após 11 anos do lançamento da primeira edição, a Conceito começa a conquistar outras regiões, a exemplo da região metropolitana. O titulo da capa é Conceito Celebration, uma referência ao momento vivido pela empresa que está ampliando sua circulação para várias cidades pernambucanas.
Idealizada pelo Publicitário e Coach Junior Duarte e sua esposa Meire Duarte, a publicação começou a circular em maio de 2007 na cidade de Serra Talhada e rapidamente conquistou a região do Pajeú composta por 17 municípios.
Depois vieram outras regiões como a de Arcoverde no Moxotó, Salgueiro no Sertão Central e agora mais recentemente cidades importantes como Caruraru, Garanhus, Araripina e Petrolina.
No início tínhamos a pretensão de circular apenas em nossa região, mas depois foram aparecendo patrocinadores de várias partes e sentimos o potencial que a revista possuía.
Aperfeiçoamos nosso processo de produção, saímos de 24 páginas e mil exemplares, para mais de 100 páginas e três mil exemplares a cada lançamento, fomos em busca de parceiros como a Gráfica Santa Marta, uma das maiores do Brasil, e nossa qualidade de impressão chegou a 100%. Com tanta competitividade ganhamos mais força para entrar em outras regiões, e agora chegou a hora de celebrar Recife, disse Junior Duarte em tom de otimismo.
A meta é circular em todas as principais cidades do Estado, e atingir o maior número de pessoas, revela Junior Duarte. Para isso, a agência Conceito responsável pela produção da revista, desenvolveu uma estratégia poderosa de distribuição dos três mil exemplares que serão colocados no mercado nos próximos dias.
Um dos diferenciais da Conceito é seu conteúdo relevante e atemporal, produzindo por um time de especialistas e com formação acadêmica em diversas áreas. Eclética, como tem que ser nos dias atuais, a Conceito tem tudo que agrada ao público: moda, beleza, colunismo social, gastronomia, tecnologia, saúde, turismo, empreendedorismo, negócios, atualidades, música e tendências de mercado. Nosso produto une pessoas, fortalece sonhos e faz a vida ter mais sentido, revela Meire Duarte.
A escolha do Recife serve para dar o start do projeto de expansão a nível Estado. Agora a revista passa a fazer parte do cotidiano de todo povo Pernambucano, como instrumento de comunicação na divulgação de empresas e marcas renomadas.
O evento será no auditório do Rio Mar Trade Center localizado ao lado do Shopping Rio Mar. Estão sendo convidados para o lançamento a imprensa, patrocinadores e empresários. O evento será transmitido pelas redes sociais da Conceito, o instagram @revistaconceitooficial e o facebook: sigarevistaconceito.
Você precisa fazer login para comentar.