Notícias

Exposerra movimenta políticos e antecipa 2028

Por Nill Júnior

Serra Talhada vive a Exposerra, a maior feira de comércio e serviços do calendário anual na Capital do Xaxado.

A abertura na quinta-feira reuniu autoridades, empresários, expositores e o público, celebrando os 25 anos do evento.

Durante a solenidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Serra Talhada, realizadora do evento, prestou uma homenagem às empresas que participam da ExpoSerra desde sua primeira edição. Com a entrega do “Troféu Empresa Presente”, a CDL quis reconhecer a parceria de marcas que ajudaram a construir e fortalecer a feira ao longo de duas décadas e meia.

As empresas homenageadas foram: TUPAN, Pitú, Dinâmica/Solarel e a Rádio Cultura FM, todas com participação contínua nas 25 edições da ExpoSerra, expondo em todas elas.

A abertura marcou também o primeiro grande ato do novo presidente da CDL Serra Talhada, Maninho Ferreira.

Mas nos bastidores,  a movimentação que chama atenção da imprensa é a política.

Na abertura,  estiveram lado a lado Márcia Conrado,  prefeita do município,  e Miguel Duque,  presidente do IPA, representando a governadora Raquel Lyra.  Miguel já é tido como o nome natural do grupo da oposição para enfrentar o grupo da gestora. Reeleita, Márcia está trabalhando para encontrar um nome competitivo para a disputa.

O Deputado Estadual e ex-prefeito Luciano Duque também compareceu ao evento. Na semana anterior,  Luciano viu a bancada governista votar pela rejeição das suas contas referentes a 2019, após o TCE recomendar a aprovação. Duque creditou a articulação à gestora.

A sucessão do próximo ano também é assunto. O prefeito do Recife, João Campos,  participa do evento ao lado da prefeita Márcia Conrado.  A articulação foi do ex-prefeito de Carnaíba e liderança socialista, Anchieta Patriota. O alinhamento entre eles foi construído nesse primeiro semestre. Márcia apoiou a governadora Raquel Lyra no segundo turno,  mas com a disputa de espaço com Duque e a análise de conjuntura,  além de definir que seguiria o partido, o caminho é o do alinhamento com o socialista.

Outras Notícias

Tuparetama: Creas realiza Campanha do Setembro Amarelo

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Assistência Social do Município realizou, de 09 a 12 de setembro de 2019, a campanha do Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio. Esta foi desenvolvida pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama. O objetivo foi […]

Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama. Foto: Fábio Rocha

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Assistência Social do Município realizou, de 09 a 12 de setembro de 2019, a campanha do Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio. Esta foi desenvolvida pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama. O objetivo foi conscientizar a população da necessidade de prevenir e reduzir o número de suicídios.

Esta é uma campanha mundial tendo sido o dia 10 de setembro o Dia D do Setembro Amarelo. A equipe do Creas esclareceu nesta campanha as formas de ajudar e de identificar as pessoas com sintomas do suicídio. “É extremamente importante a gente trabalhar conscientizando porque muitas vezes a pessoa está no fundo do poço e existe uma solução”, disse, Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama.

A equipe do Creas realizou panfletagem no Bairro Bom Jesus, na segunda-feira (09), uma roda de conversa com os usuários do Creas, na terça-feira (10), e conscientização durante as visitas domiciliares na quarta-feira (11). Na quinta-feira (12), esta equipe esteve realizando a conscientização com alunos de 2 escolas municipais.

No período da manhã, a equipe do Creas fez escuta psicológica, palestras e dinâmicas de prevenção ao suicídio, na sede do Creas, com alunos do 7º Ano da Escola Municipal Francisco Zeferino Pessoa. À noite, esta equipe realizou esta mesma conscientização com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Padre Adelmo dos Santos Simões.

De acordo com Fátima de Souza, Coordenadora do Creas de Tuparetama, existem no município vários locais do governo prontos para atenderem as pessoas com problemas de suicídio. “O município tem equipamentos como o Creas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e demais equipamentos da rede para ajudar”, disse Fátima.

Segundo Fátima, o Creas abordou pessoas de todas as idades sempre levando junto com a conscientização dos sintomas do suicídio um apoio emocional com mensagens de autoestima. “A gente falou sobre como começou esta campanha, a história desta campanha, os fatores de risco e o enfoque da valorização da vida”, disse Fátima.

Laudo confirma: Danilo Veras morreu por complicações hepáticas e não agressão

Documento descarta envolvimento do irmão Makson Kaíque Veras Marques na sua morte e confirma versão em Declaração de Óbito emitida ontem por médico que o atendeu na Casa de Saúde O laudo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Caruaru atestou a causa mortis de Danilo José de Veras, 28 anos, que deu entrada […]

Laudo do SVO, em Caruaru: morte em consequência do alcoolismo

Documento descarta envolvimento do irmão Makson Kaíque Veras Marques na sua morte e confirma versão em Declaração de Óbito emitida ontem por médico que o atendeu na Casa de Saúde

O laudo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Caruaru atestou a causa mortis de Danilo José de Veras, 28 anos, que deu entrada ontem sem vida na Casa de Saúde Dr José Evóide de Moura. Segundo o laudo, assinado pelo médico legista Luiz Carlos de Araújo Mesquita, indica como causa da morte hemorragia digestiva alta, hepatopatia crônica e alcoolismo. A informação foi confirmada pelo repórter Celso Brandão, falando à Rádio Pajeú.

O laudo reforça a versão apresentada pelo médico João Veras, que atestou a morte na manhã de ontem e era médico da família. “O paciente chegou em óbito às 6h48, sem sinais clínicos, ao exame físico,  de espancamento, e com história de crise convulsivas de repetição por alcoolismo crônico”, disse ontem ao blog e à Rádio Pajeú.

Com isso está descartada a possibilidade levantada ontem pela polícia de que o irmão de Danilo, Makson Kaíque Veras Marques, 23 anos, poderia ser responsável pela morte.

Segundo o boletim da PM de hoje, era necessário esclarecer a morte de Danilo. “A vítima deu entrada na Casa de Saúde José Evóide de Moura, em Afogados da Ingazeira, já sem vida. Segundo relato de um familiar dos irmãos, o suspeito Makson Kaíque Veras Marques, 23 anos, o procurou no dia de ontem, 30.07.2017, por volta das 20h00, para contar que tinha dado uma “pisa” na vítima, pelo motivo de um débito de R$ 19,00 (dezenove reais) referente à compra de uma cartela de bingo, que acontecera durante a tarde no Distrito de Santa Rosa”, diz o boletim.

Diante das informações o policiamento iniciou diligências no intuito de localizar o suspeito, sendo encontrado naquela unidade de saúde, onde foi detido e encaminhado à DPC de Afogados da Ingazeira, onde será aberta portaria, para instauração um Inquérito Policial a fim de averiguar os fatos. Com o laudo, a suspeita sobre Makson Kaíque está descartada.

Novo articula dobradinha para 2026 em Afogados da Ingazeira

O cenário político de Afogados da Ingazeira começa a ganhar novos contornos com a confirmação de uma articulação no partido Novo visando as eleições de 2026. Em conversa com a redação da Coluna do Domingão, Junior Santiago confirmou que está alinhado com o policial militar Nelsinho para a formação de uma dobradinha com foco em […]

O cenário político de Afogados da Ingazeira começa a ganhar novos contornos com a confirmação de uma articulação no partido Novo visando as eleições de 2026. Em conversa com a redação da Coluna do Domingão, Junior Santiago confirmou que está alinhado com o policial militar Nelsinho para a formação de uma dobradinha com foco em vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e na Câmara dos Deputados.

Segundo as informações apuradas, Nelsinho é apontado como o nome definido do grupo para disputar uma cadeira de deputado federal. Policial militar da ativa, ele tem adotado uma postura cautelosa na pré-campanha, em razão das limitações impostas pela função, concentrando suas manifestações públicas em temas como segurança pública e empreendedorismo. Nos bastidores, no entanto, a movimentação é considerada consistente. “Fui recepcionado bem pelo Novo, o pessoal teve um interesse real”, afirmou Nelsinho.

Junior Santiago, que já disputou eleições anteriores pelo partido e é conhecido no meio político local, deve assumir a pré-candidatura a deputado estadual. De acordo com ele, a decisão surgiu a partir de um pedido direto de Nelsinho, com o objetivo de fortalecer a composição da chapa. “É um pedido dele. A minha candidatura é 90% de certeza, mas o foco total é viabilizar o nome do Nelsinho para Federal”, declarou.

A articulação, porém, não se limita ao pleito de 2026. Conforme relatado por Santiago, o movimento também busca estruturar o partido e ampliar o espaço político do grupo com vistas às eleições municipais de 2028. 

A entrada de um policial militar na disputa eleitoral é vista internamente como um elemento estratégico para ampliar a base de apoio e consolidar o projeto político no município.

Prefeitura de Serra Talhada convoca mais 19 concursados

A prefeita Márcia Conrado assinou  na manhã da última terça-feira (7) a convocação de mais 19 concursados em Serra Talhada. Os cargos preenchidos são para agentes municipais de trânsito (3), guardas municipais (10), auxiliar de serviços gerais (5) e técnico Agrícola (1). Os novos servidores atuarão nas secretarias de Administração e Agricultura e Recursos Hídricos, […]

A prefeita Márcia Conrado assinou  na manhã da última terça-feira (7) a convocação de mais 19 concursados em Serra Talhada.

Os cargos preenchidos são para agentes municipais de trânsito (3), guardas municipais (10), auxiliar de serviços gerais (5) e técnico Agrícola (1).

Os novos servidores atuarão nas secretarias de Administração e Agricultura e Recursos Hídricos, Comando da Gurada Municipal e STTRANS.

“É com muita alegria que hoje assinamos a oitava convocação do Concurso Público de Serra Talhada.

Estão sendo chamadas mais 19 pessoas para ocupar diversos cargos, somando ao quadro atual que trabalha pelo desenvolvimento de nossa cidade.  Com essa convocação, já são 668 convocados do último concurso,  renovando o funcionalismo público municipal”, comentou Márcia Conrado.

Os novos convocados têm até 30 dias para se apresentarem na Secretaria de Administração com a documentação necessária. A Secretaria de Administração fica localizada na Avenida Custódio Conrado de Lorena e Sá, n° 600, no bairro AABB. O atendimento será de segunda a sexta, de 8h às 13h, obedecendo a ordem de chegada.

Itamaraty condena ataques ao Irã e diz que negociação é único caminho ‘viável’ para paz

O Itamaraty condenou neste sábado (28) o ataque conjunto de EUA e Israel ao Irã e disse que as negociação entre as partes é “único caminho viável para a paz”. Estados Unidos e Israel realizaram um ataque coordenado contra o Irã, no início da manhã deste sábado (28). Explosões foram registradas na capital Teerã e […]

O Itamaraty condenou neste sábado (28) o ataque conjunto de EUA e Israel ao Irã e disse que as negociação entre as partes é “único caminho viável para a paz”.

Estados Unidos e Israel realizaram um ataque coordenado contra o Irã, no início da manhã deste sábado (28). Explosões foram registradas na capital Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã disparou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades de Israel afirmaram que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e o presidente Masoud Pezeshkian foram alvos do ataque, mas os resultados da ação ainda não estão claros, segundo informações da agência Reuters.

“O Governo brasileiro condena e expressa grave preocupação com os ataques realizados hoje (28/2) por Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã. Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, afirmou o Itamaraty em nota.

Na manifestação, o Ministério das Relações Exteriores “apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção”, para evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil.

O Itamaraty afirmou que as embaixadas do Brasil na região acompanham os desdobramentos do conflito e que o embaixador brasileiro em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança. As informações são do g1.