Estão abertas as inscrições para a Semente. Mostra Itinerante de Cinema Negro
Por André Luis
Podem se inscrever filmes dirigidos ou codirigidos por pessoas pardas, pretas e povos tradicionais.
A inscrição de filmes para a Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro pode ser feita até o dia 26 de outubro de 2023, Clicando aqui. Podem se inscrever, filmes nacionais, curtas, médias e longas metragens, dirigidos ou codirigidos por pessoas pardas, pretas e povos tradicionais (indígenas, ribeirinhos, ciganos, quilombolas),finalizados a partir de 2020.
A Semente nasce do desejo de contribuir com a valorização e reflexão sobre negritude no país. Acreditamos que através do audiovisual podemos fortalecer as discussões raciais, sociais e históricas na região do sertão doPajeú, em Pernambuco. Serão realizadas atividades de exibição na Comunidade Rural Quilombola do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira), na Comunidade Quilombola Varzinha dos Quilombolas (Iguaracy) e na Comunidade Quilombola Travessão do Caroá (Carnaíba).
A Semente acontecerá em novembro de 2023 e é uma realização da Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Para mais informações você pode acompanhar o instagram @semente.cinemanegro ou no e-mail [email protected].
A Prefeitura de Cabrobó, Sertão do São Francisco, enviou nota para afirmar que a interrupção do serviço de transporte universitário, foi um evento casual, que não reflete a manutenção do serviço que vinha sendo prestado. Na cidade, um protesto foi registrado esta semana cobrando o pagamento do transporte. “O protesto ocorrido nesta quinta, 3, foi […]
A Prefeitura de Cabrobó, Sertão do São Francisco, enviou nota para afirmar que a interrupção do serviço de transporte universitário, foi um evento casual, que não reflete a manutenção do serviço que vinha sendo prestado. Na cidade, um protesto foi registrado esta semana cobrando o pagamento do transporte.
“O protesto ocorrido nesta quinta, 3, foi um ato de oportunismo de prestadores de serviço que quiseram, em um gesto de desrespeito com todos os estudantes de nossa cidade, coagir a Prefeitura a pagar um restante de 30% dos valores contratados e que estavam há apenas três dias atrasados”, diz o comunicado.
Conforme a nota, a Prefeitura de Cabrobó segue firme no seu objetivo e garante à população e aos estudantes, que manterá sempre um canal de diálogo e debate. “Uma comissão de estudantes será recebida na segunda-feira, 7, no gabinete pelo prefeito Marcílio Cavalcanti. E o serviço já foi normalizado”, acrescentou.
Na oportunidade o governo do município informa que vem arcando, mas com dificuldades, com a manutenção do transporte. São aproximadamente 500 estudantes que se deslocam para cidades vizinhas, utilizando-se de transporte público gratuito para o qual não existe previsão de repasse governamental.
Trinca cultural realiza show único no Cine São José. Antes, haverá documentário sobre a Rádio Pajeú Um show único acontece nesta noite, a partir das 19h30 no Cine Teatro São José. Juntos no palco, Maciel Melo, Lindomar Souza e Alexandre Morais. Lindomar é considerado um novo talento da música do sertão. Da escola de nomes […]
Trinca cultural realiza show único no Cine São José. Antes, haverá documentário sobre a Rádio Pajeú
Um show único acontece nesta noite, a partir das 19h30 no Cine Teatro São José. Juntos no palco, Maciel Melo, Lindomar Souza e Alexandre Morais. Lindomar é considerado um novo talento da música do sertão. Da escola de nomes como Flávio José, Maciel Melo e Dominguinhos, começa a dar passos concretos para uma grande carreira.
Alexandre é produtor cultural, declamador e um dos grandes estimuladores culturais da região. Empresta seu talento e versatilidade a projetos como o Cultural Coisa e Tal Clube e ao quadro de mesmo nome que vai ao ar diariamente pela Rádio Pajeú.
O terceiro dispensa apresentações: criado às margens do Pajeú e do São Francisco, dono de um talento reconhecido nacionalmente, cantor compositor e agora ator, um dos mais importantes difusores da escola de Gonzagão, tendo saído a pouco do estrondoso sucesso “O Velho Chico”, da TV Globo.
Documentário “No Coração do Povo”
Antes, haverá a exibição do Documentário “No Coração do Povo”. O filme teve a Direção e Montagem de William Tenório e mostra representantes das gerações que fizeram a emissora. Cada um, a seu modo, registra com emoção sua participação na Pioneira do Sertão Pernambucano. Ainda participam da produção Thiago Caldas (Fotografia), Richard Soares (captação de som), Bruna Tavares e Nill Júnior (Produção), Antônio Arnobio dos Santos (Libras) e colaboração de Fernando Pires, Marlom Meirelles e Petrônio Pires.
Entrada franca, mas quem quiser pode ajudar projetos da Pajeú: a entrada é gratuita, mas haverá espaço para doação de qualquer quantia para ajudar aos projetos da Rádio Pajeú, como o futuro desafio da migração para FM. Por conta da expectativa do evento, a capacidade do Cine São José foi ampliada em cem lugares.
Com investimentos na ampliação da rede de atenção básica, contratação de novas equipes de saúde da família e a instalação do programa “Saúde itinerante”, que atende às comunidades rurais, Afogados conseguiu universalizar o acesso à atenção básica. Hoje, a cobertura atinge 100% do território do município. É o que diz a Prefeitura em nota. Para […]
Com investimentos na ampliação da rede de atenção básica, contratação de novas equipes de saúde da família e a instalação do programa “Saúde itinerante”, que atende às comunidades rurais, Afogados conseguiu universalizar o acesso à atenção básica. Hoje, a cobertura atinge 100% do território do município. É o que diz a Prefeitura em nota.
Para se ter ideia da importância desses números, a atenção básica de capitais como São Paulo e Brasília atendem apenas a 36,4% e 31,6% de sua população, respectivamente.
O Secretário de Saúde Afogados, Artur Amorim, apresentou as ações e estratégias que levaram a esses bons resultados, durante o Congresso de Secretários Municipais de Saúde, que ocorreu neste final de semana em Gravatá, e reuniu mais de 400 profissionais de saúde. O encontro contou representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
“Aproveitamos a ocasião para cobrar ao Estado e à União, o funcionamento do SAMU. A parte de Afogados está toda pronta. No que dependesse de nós, começávamos amanhã. A articulação entre os entes federados é fundamental para o pleno funcionamento do sistema público de saúde. ,” informou Artur Amorim.
Ele também fez um relato dos serviços que serão ofertados no CER lll, centro de reabilitação física, auditiva e visual, que está sendo construído pela Prefeitura, em parceria com a União, em Afogados da Ingazeira. Uma obra grandiosa, com investimentos de mais de 4 milhões de Reais, e que será um marco na história da saúde em Afogados.
Centenas de pessoas estão reunidas na Cinelândia, no centro do Rio, para um ato político em defesa da candidatura da presidente e postulante à reeleição, Dilma Rousseff (PT). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado no ato, organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que prevê uma passeata até a sede do Petrobras, […]
Centenas de pessoas estão reunidas na Cinelândia, no centro do Rio, para um ato político em defesa da candidatura da presidente e postulante à reeleição, Dilma Rousseff (PT). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado no ato, organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que prevê uma passeata até a sede do Petrobras, também no Centro do Rio, na Av. República do Chile.
Os organizadores descrevem o evento como um “ato em defesa da Petrobras, do pré-sal e do Brasil”, mas, nos discursos e bandeiras, reconhecem ser uma manifestação em apoio à candidatura de Dilma. Participam também a Central Única dos Trabalhadores (CUT), sindicatos como o Sindipetro e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
A concentração é acompanhada de perto por dezenas de policiais militares, muitos trajando os equipamentos de proteção individual que, nas manifestações de rua, ganharam o apelido de “Robocop”. A PM ainda não fez uma estimativa de público, mas as centenas de pessoas (com bandeiras de Dilma, CUT, FUP e de outros candidatos que apoiam a candidatura da petista à presidência) já tomam metade da Cinelândia, ocupando toda a extensão da Biblioteca Nacional. “É um ato que defende o pré-sal a Petrobras e o Brasil, e a única candidatura, tem que deixar claro isso, que espelha todo esse segmento é a de Dilma”, afirmou o coordenador da FUP, Zé Maria Rangel.
Para o ato, eram aguardados os quatro candidatos ao governo do Rio apoiados por Dilma. Anthony Garotinho (PR) e Luiz Fernando Pezão (PMDB), que lideram as pesquisas de intenção de voto, não divulgaram o evento em suas agendas, mas Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT) ainda são aguardados. O ex-presidente só deve chegar por volta de 12h30.
Figura tradicional no carnaval pernambucano, a escultura gigante do Galo ficou de pé na região central do Recife por volta das 18h desta quinta-feira (4). Pode vir a ventania que for, mas o Maestro da Ponte não vai arredar o pé da Ponte Duarte Coelho até a Terça-feira Gorda. O Galo mede 27 metros de […]
Galo tem óculos escuros em homenagem a Chico Science e Maetro Forró (Foto: Reprodução / TV Globo)
Figura tradicional no carnaval pernambucano, a escultura gigante do Galo ficou de pé na região central do Recife por volta das 18h desta quinta-feira (4). Pode vir a ventania que for, mas o Maestro da Ponte não vai arredar o pé da Ponte Duarte Coelho até a Terça-feira Gorda.
O Galo mede 27 metros de altura e pesa 33 toneladas. Com estrutura de ferro, a peça é coberta por fibra de coco, material leve, resistente e sustentável. A escultura também animará os presentes com frevos de artistas locais. Em intervalos de 10 minutos, executará, de seu sistema de som interno, sua tradicional vinheta baseada na melodia do clássico Vassourinhas. Também “entoará” canções, e vai “frevar”, realizando o “passo do parafuso” em giros de 360º em torno de seu eixo.
O artista plástico Sávio Araújo, autor e realizador da obra, garante que o gigante não corre o risco de voar, mesmo que outro vórtice ciclônico atinja a capital pernambucana. “Com a base pesando 30 toneladas e uma estrutura interna vazada, o pior que pode acontecer é as penas voarem, e aí todo mundo ganha mais uma fantasia”, brincou.
Dezenas de pessoas aproveitaram para tirar fotos, fazer vídeos e admirar o colorido do Galo Maestro ao longo da montagem. Este ano, ele está vestido com as cores verde e vermelho, referentes às agremiações centenárias celebradas pelo Recife: o Clube Misto Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico. Estilo não falta no queridinho pernambucano. Na coxa, ele tem a flauta do Maestro Forró e, no rosto, o óculos de Chico Science.
As penas grandes e verdes da cauda simbolizam os coqueiros. Suas dragonas, em formato de ‘bolo de rolo’, com enxerto de ‘marmelada’, satirizam as mazela políticas e mercadológicas. O roupão nas cores verde limão, abacate e coco, sinalizam benefícios que essas frutas trazem à saúde, promovendo um corpo saudável para brincar.
Montagem: A Ponte Duarte Coelho foi interditada na noite de quarta-feira (3), para chegada do material necessário para montagem do Galo. As peças, transportadas em seis caminhões, sairam do ateliê do artista plástico, localizado em Igarassu, contando com a ajuda de moradores da comunidade de Nova Cruz, integrantes do projeto social Coração Caju.
Você precisa fazer login para comentar.