Notícias

“Esse sistema de Previdência é falido”, afirma Teresa Duere

Por André Luis
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Do blog de Jamildo

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) Teresa Duere, ex-presidente do órgão, criticou os sistemas de Previdência municipais em entrevista ao cientista político Antonio Lavareda exibida neste sábado (23), na TV Jornal. “Nós sabemos que esse sistema de Previdência é falido”, afirmou.

“Já há dificuldade de se pagar aposentadorias em muitas cidades do Estado, não existe nenhum fundo de previdência que esteja perfeito e posso afirmar que mais de 60% dos fundos de Previdência do Estado são completamente insolventes”, disse ainda. “Será que o servidor sabe que está correndo sério risco de perder sua aposentadoria?”, questionou.

Para Duere, falta planejamento na gestão municipal, em diversas áreas. “Ninguém planeja, as coisas acontecem e isso dá um desequilíbrio entre o fazer, a necessidade e o recurso”, apontou.

“Nós temos grandes problemas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Nenhuma prefeitura, basicamente, gasta com pessoal o que a lei determina. Sempre a prefeitura é o órgão que mais emprega. Isso vai de encontro à lei que veio para organizar a questão financeira dos municípios”, constatou. “Hoje, educação, saúde e infraestrutura são áreas onde nós temos o maior número de problemas. Eu fico indignada, como cidadã, quando vejo que a maioria dos municípios não aplica os 25% que a Constituição manda na educação, isso mostra que não é prioridade.”

Outras Notícias

Iguaraci: prefeito diz que povo aprovou novo local da feira

O Prefeito de Iguaraci, Zeinha Torres, visitou os comerciantes da feira livre do município. A feira passou por mudanças que começaram ano passado. Um dos problemas é que interditava dois acessos ao centro da cidade, prejudicando o fluxo de veículos e pessoas. A solução foi fazê-la voltar à rua Né Santana, com acesso pela rua […]

Foto: Bruno Silva/Iguaracy News

O Prefeito de Iguaraci, Zeinha Torres, visitou os comerciantes da feira livre do município. A feira passou por mudanças que começaram ano passado.

Um dos problemas é que interditava dois acessos ao centro da cidade, prejudicando o fluxo de veículos e pessoas. A solução foi fazê-la voltar à rua Né Santana, com acesso pela rua Benedito Perazzo.

“A mudança agradou  não só o feirante, mas sim a todos os comerciantes do município e toda a população que se desloca para a feira. Conversei com vários comerciantes e eles aprovaram e agradeceram pela mudança”, disse o prefeito Zeinha.

Pagamento: o Governo Municipal anunciou o pagamento do salário referente ao mês de março, do funcionalismo público ontem, dia 29.

Adutora parou de novo em Floresta

Nesta semana, a COMPESA voltou a comunicar que o sistema da Adutora do Pajeú havia parado devido a um estouramento ocorrido entre a Estação Elevatória 02 e 03, no município de Floresta. O abastecimento ficou suspenso por praticamente todo o curso da Adutora, em  cidades como Serra Talhada,  Carnaíba, Quixaba, Tabira, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e os distritos de Jabitacá e […]

Nesta semana, a COMPESA voltou a comunicar que o sistema da Adutora do Pajeú havia parado devido a um estouramento ocorrido entre a Estação Elevatória 02 e 03, no município de Floresta.

O abastecimento ficou suspenso por praticamente todo o curso da Adutora, em  cidades como Serra Talhada,  Carnaíba, Quixaba, Tabira, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e os distritos de Jabitacá e Borborema, além de  redução de vazão em Afogados da Ingazeira e São José do Egito.

“Assim que for resolvido voltaremos a comunicar”, informou a empresa. Até esta manhã, não havia informações s.obre retorno da Adutora. Mas extra-oficialmente já tem gente relatando a volta da água às torneiras.

Sebrae realiza curso para quem pretende começar bem um negócio

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local e dia do evento. Com objetivo de proporcionar uma conscientização da empresa como organização sistêmica e facilitar tomadas de decisões com eficácia empresarial e foco na gestão integrada, a Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realiza, entre os dias 25 e […]

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local e dia do evento.

Com objetivo de proporcionar uma conscientização da empresa como organização sistêmica e facilitar tomadas de decisões com eficácia empresarial e foco na gestão integrada, a Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realiza, entre os dias 25 e 28 de junho, o curso Gestão Empresarial Integrada para Começar Bem.

O evento, voltado para o microempreendedor individual, microempresa, pequena empresa, potencial empreendedor e potencial empresário, é gratuito, tem uma carga horária de 15h e vai acontecer no Centro Cultural Hidelbrando de Menezes, em Petrolândia-PE, das 18h às 22h.

De acordo com o analista do Sebrae, Camilo Melo, o curso é voltado para pessoas em fase de abertura de empresa interessadas em ter uma visão sistêmica do negócio e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

Rodrigo Rangel, Analista de Comunicação e Marketing do Sebrae, será o palestrante do curso, que terá em sua programação: Quem são os diversos atores e as suas dinâmicas dentro da empresa; O empreendimento como uma organização sistêmica; A importância de favorecer atitudes em busca da eficácia empresarial com foco na gestão integrada e seus princípios.

“Com o conteúdo apresentado no curso, será possível adquirir conhecimento para que você possa evoluir e consolidar seu negócio ao longo do tempo, até alcançar a excelência”, conclui Camilo.

Serviço

Evento: Curso Gestão Empresarial Integrada para Começar Bem.

Data: de 25 a 28 de junho.

Horário: Das 18h às 22h.

Local: Centro Cultural Hidelbrando de Menezes, Av. dos Três Poderes – Q. CE (Centro), Petrolândia-PE.

Inscrições: Gratuitas, no local do evento.

Curso sobre gestão de Transporte Escolar abre cronograma da Escola de Contas do TCE em fevereiro

A Escola de Contas Públicas do TCE-PE (ECPBG) intensifica, a partir deste mês de fevereiro, as capacitações ofertadas pelo seu programa de interiorização, realizado em parceria com Secretaria de Educação do Estado. Na Geres Afogados da Ingazeira, a atividade vai de 26 a 28 de fevereiro. Dando continuidade ao cronograma iniciado no mês de janeiro, na […]

A Escola de Contas Públicas do TCE-PE (ECPBG) intensifica, a partir deste mês de fevereiro, as capacitações ofertadas pelo seu programa de interiorização, realizado em parceria com Secretaria de Educação do Estado. Na Geres Afogados da Ingazeira, a atividade vai de 26 a 28 de fevereiro.

Dando continuidade ao cronograma iniciado no mês de janeiro, na cidade de Petrolina, o Curso Transporte Escolar será levado para as demais Gerências Regionais de Ensino do Estado (Geres). A capacitação em transporte escolar será ministrada pelos técnicos do TCE, Pedro Teixeira e Vaudo Medeiros.

Nas aulas, serão abordados temas como análise, recebimento de projetos e gestão de transporte escolar; utilização de receptor GPS, processamento de dados geográficos, tudo de acordo com o estabelecido na Resolução TC nº 06/2013.

O programa de interiorização da Escola de Contas do TCE será amplamente fortalecido no biênio 2018-2019. “Esta iniciativa da ECPBG objetiva levar capacitação gratuita para todos os gestores do Estado de Pernambuco, visando a um aprimoramento crescente dos serviços prestados pelos entes públicos à população pernambucana”, destacou o conselheiro diretor da Escola, Ranilson Ramos.

Pernambuco amplia público em estádios para 50% da capacidade

Entre outras mudanças, foram anunciados o fim do distanciamento entre bancas escolares e da obrigatoriedade da aferição de temperatura nas entradas dos estabelecimentos, além da liberação para a temporada de cruzeiros Diante do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado, com mais de 66% da população pernambucana com o esquema vacinal completo, o Governo […]

Entre outras mudanças, foram anunciados o fim do distanciamento entre bancas escolares e da obrigatoriedade da aferição de temperatura nas entradas dos estabelecimentos, além da liberação para a temporada de cruzeiros

Diante do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado, com mais de 66% da população pernambucana com o esquema vacinal completo, o Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11), mais flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. As novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (15.11), em todo o território estadual.

Durante a coletiva de imprensa, foi anunciado o fim da exigência do distanciamento de um metro entre as bancas escolares, a liberação para a temporada de cruzeiros 2021/2022 no Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha, o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura nas entradas dos estabelecimentos, além da ampliação de torcida nos estádios de futebol para até 50% da capacidade do local.

O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, lembrou que o controle vacinal para a entrada nos estádios continua obrigatório. 

“A partir de 300 pessoas, o público deve estar 90% vacinado com duas doses ou vacina de dose única e 10% com 1ª dose e teste rápido de antígeno negativo realizado 24 horas, no período que antecede o evento, ou teste RT-PCR negativo realizado até 48 horas antes do evento”, disse.

ESCOLAS – O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, esclareceu o novo protocolo setorial. Sem a exigência do distanciamento mínimo de um metro entre carteiras escolares, as salas de aula poderão voltar ao padrão usual e o rodízio de estudantes não será mais necessário.

“O uso de máscaras e a higienização das mãos seguem sendo de extrema importância. Além disso, no caso do estudante ou profissional da área apresentar qualquer sintoma, ele deve se manter isolado por 10 dias”, alertou o secretário. Os protocolos devem ser seguidos por todas as instituições de ensino do Estado, sejam elas estaduais, municipais ou privadas.

Marcelo Barros informou ainda que o ensino híbrido continuará sendo disponibilizado por meio do Educa PE, com conteúdo alinhado ao currículo, transmitido ao vivo e no YouTube para revisão dos estudantes. 

“Além disso, manteremos o programa ‘Conecta aí’, para patrocinar dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que todos possam acessar gratuitamente o material na plataforma, no ambiente virtual de aprendizagem e no Google Classroom”, explicou.

Para o secretário de Saúde, André Longo, a medida envolvendo a rede de ensino é possível graças à alta cobertura vacinal. 

“Estamos com 100% dos trabalhadores da educação básica vacinados e também temos evidências do papel limitado das crianças e dos adolescentes na propagação do vírus, mesmo após a abertura das escolas”, comentou. 

Atualmente, cerca de 60% dos estudantes pernambucanos na faixa etária de 12 a 17 anos estão vacinados. Em novembro, se iniciará a aplicação do imunizante nas escolas e a meta é vacinar todos os estudantes nesta faixa etária ao longo deste mês.

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – Pernambuco permanece com estabilidade nos indicadores da Covid-19. Na Semana Epidemiológica (SE) 44, que compreende o período entre 31.10 e 06.11, foram notificados 368 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que representa diminuição de 6% em comparação à SE 43 e de 14% em relação à semana 42.

O mesmo ocorre com as solicitações de vagas de UTI à Central de Regulação do Estado, que também apresentaram redução. Foram 235 solicitações por leitos de terapia intensiva na SE 44, uma queda de 4% em relação às semanas 42 e 43. Um comparativo com o mesmo período do ano passado, aponta uma queda de 44% nas notificações de Srag e de 53% nas solicitações por vagas de UTI.