Notícias

Empresa de Marcelo Pereira vai executar outra obra na administração Romonilson Mariano

Por Nill Júnior
Marcelo Pereira

Algo inédito e completamente inacreditável, politicamente falando, está acontecendo no município de São José do Belmonte, situação em que o ex-prefeito Marcelo Pereira, que foi eleito no ano de 2012, graças ao apoio do grupo de oposição, liderado pelo deputado estadual Rogério Leão, está prestando serviços de engenharia no município com o aval do prefeito Romonilson Mariano.

Recentemente, publicamos uma matéria informando sobre a obra de construção de um segundo Pórtico de entrada no município, sendo este, uma réplica do que foi construído na gestão de Marcelo Pereira, em 2016, e, bastante criticado pelo atual gestor municipal. [relembre].

Também foi informado, em primeira mão por este blog que, segundo comentários, a empresa de Marcelo Pereira seria a responsável pela construção do Pórtico de entrada, mesmo antes do começo do processo licitatório, algo que foi depois comprovado, e fomos também informados de que a empresa do ex-gestor seria responsável por outras obras, mesmo antes da existência de processo licitatório.

Pois bem, para provar e mostrar o que publicamos, e por saber que o povo belmontense e a população de uma maneira geral está atenta e repudiando esse tipo de ação do “toma lá, dá cá “, hoje, dia 12 de agosto, vimos tornar público a existência de mais uma obra a ser realizada por uma outra empresa ligada à Marcelo Pereira, a J&M Engenharia LTDA, inscrita sob o CNPJ Nº 07.567.140/0001-95, com sede em Serra Talhada, que é a reforma da Escola do Sítio Areinhas, através do Contrato Nº 170/2019, Processo Licitatório Nº 057/2019, sendo o preço total dos serviços de R$ 102.008,28 (cento e dois mil oito reais e vinte e oito centavos).

E vem outras obras por aí…

Outras Notícias

Solenidade marca primeiro ano da Fundação Altino Ventura em Serra Talhada

A Prefeitura de Serra Talhada e a Fundação Altino Ventura celebraram o primeiro ano de atuação da Unidade Avançada em Oftalmologia da FAV no município, em solenidade nesta sexta-feira (1º), no Maria’s Recepções, na Concha Acústica. Na ocasião, a secretária de Saúde, Márcia Conrado, apresentou a prestação de contas dos serviços prestados pela FAV desde […]

A Prefeitura de Serra Talhada e a Fundação Altino Ventura celebraram o primeiro ano de atuação da Unidade Avançada em Oftalmologia da FAV no município, em solenidade nesta sexta-feira (1º), no Maria’s Recepções, na Concha Acústica. Na ocasião, a secretária de Saúde, Márcia Conrado, apresentou a prestação de contas dos serviços prestados pela FAV desde agosto de 2018 em Serra Talhada, foi lançado o projeto de Uso de Inteligência Artificial no Combate à Cegueira por Retinopatia Diabética e assinada a ordem de serviço para construção do Bloco Cirúrgico Oftalmológico de Serra Talhada.

A sede da FAV no município foi inaugurada em agosto de 2018 e fica localizada na Avenida Dr. Ademar Xavier, 335, em Nossa Senhora da Conceição. No local são atendidos diariamente cerca de 50 pacientes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, totalizando 1.000 atendimentos por mês. A estrutura da Unidade, que conta com moderna infraestrutura equipada com centro de diagnóstico, tem capacidade para dobrar o atendimento para 2 mil pacientes por mês. As instalações contam com 8 profissionais, Centro Diagnóstico, 02 consultórios e 06 salas de exames (córnea, retina, catarata e glaucoma). Entre os procedimentos realizados no local estão retinografia, tonometria de sopro, biometria, paquimetria, biomicroscopia, mapeamento de retina e yag laser, além de outros exames de alta complexidade.

No primeiro ano de atuação da unidade já foram realizados mais de 106,6 mil procedimentos oftalmológicos gratuitos à população, sendo 12,2 mil consultas, 93,8 mil exames complementares e 628 cirurgias. E este atendimento será ampliado com a construção do bloco cirúrgico da unidade, obra que teve início nesta sexta-feira, com assinatura da ordem de serviço, e deve ser concluída em maio de 2020. O local vai contar com duas salas de cirurgias completamente equipadas. O valor da obra é de R$ 451,4 mil e será custeada pela prefeitura de Serra Talhada.

Para o prefeito Luciano Duque, a chegada da FAV ajudou a melhorar a qualidade de vida da população. “Havia um vazio assistencial aqui na região, mas estamos mudando essa realidade, investindo na saúde, em novos serviços e na qualidade do atendimento. Agradeço muito ao Dr Marcelo Ventura, a doutora Liana Ventura e a toda equipe da FAV pela parceria com Serra Talhada, por abraçarem nossa cidade e cuidarem tão bem da saúde oftalmológica de nossa população”, pontuou o gestor.

O presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura, ressaltou a missão da Fundação no município. “Trouxemos uma equipe treinada, de primeira linha, e os melhores equipamentos. Nossa missão é servir e fazer com que a população que mais precisa tenha acesso à medicina de qualidade. Estamos aqui para somar e trazer luz onde existe escuridão”, afirmou. Ele comentou ainda a implantação do bloco cirúrgico. “A FAV já esteve presente em 145 municípios de Pernambuco e Serra Talhada é o único município do interior a ter uma estrutura completa como essa que estamos construindo aqui. E por isso agradeço muito o esforço do prefeito, da secretária de saúde e de toda a equipe envolvida”, destacou.

Além do prefeito Luciano Duque e do presidente da FAV, doutor Marcelo Ventura, estiveram na solenidade o vice-prefeito Márcio Oliveira; a primeira-dama Karina Rodrigues; a secretária de Saúde, Márcia Conrado; o executivo de Saúde, Aron Lourenço; o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes; a vice-presidente da FAV, Dra Liana Ventura; a coordenadora da XI Geres, Karla Milene; o Prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano; a prefeita de Calumbi, Sandra Magalhães; os deputados federais Pastor Eurico e Fernando Monteiro; o presidente da CDL, Marcus Godoy; o responsável pela Construcaj, Marcelo Pereira; os vereadores Manoel Enfermeiro, Alice Conrado, Vera Gama, Ronaldo de Dja, Rosimério de Cuca, Sinézio Rodrigues, Antônio de Antenor, Agenor de Melo Lima, José Raimundo, Dedinha Inácio e Romério do Carro de Som; além dos secretários municipais de saúde de Calumbi, Flores, São José do Belmonte, Triunfo, Betânia e Santa Cruz da Baixa Verde.

Pernambuco apresenta projeto que cria microrregiões de saneamento básico

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Diário de Pernambuco O Governo de Pernambuco enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no dia 25 de agosto, o Projeto de Lei Complementar nº 1445/2020, que cria as microrregiões de saneamento básico do Estado.  A matéria, que tramita em regime de urgência, foi pauta da Reunião Ordinária realizada na […]

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Diário de Pernambuco

O Governo de Pernambuco enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no dia 25 de agosto, o Projeto de Lei Complementar nº 1445/2020, que cria as microrregiões de saneamento básico do Estado. 

A matéria, que tramita em regime de urgência, foi pauta da Reunião Ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (31), por videoconferência, pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. 

A proposta foi apresentada na sessão remota pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista.

O estudo foi elaborado por meio de análises técnicas realizadas pelo órgão estadual com base nas operações de abastecimento de água e esgotamento sanitário entre os municípios limítrofes, onde há compartilhamento de instalações operacionais de interesse comum.

“O principal objetivo é garantir que a universalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário contemple toda a população do Estado, de forma planejada, permitindo que investimentos continuem sendo realizados independentemente da condição financeira do município. Essa iniciativa também dispensará a necessidade da elaboração e publicação de planos municipais de saneamento básico, sendo suficientes os respectivos planos regionais de saneamento”, explicou a gestora da pasta, Fernandha Batista.

A proposição busca adequar a legislação de Pernambuco às modificações implementadas no novo marco legal do saneamento básico, que prevê como princípio fundamental para estruturação dos serviços públicos sua prestação regionalizada com a geração de ganhos de escala e a garantia da universalização e da viabilidade técnica e econômico-financeira desses serviços. 

A secretária explicou, ainda, que o plano regional poderá ser elaborado com suporte de órgãos e entidades das administrações públicas federal, estaduais e municipais, além de prestadores de serviços.

Titularidades

Foram definidas 11 microrregiões em Pernambuco, a partir dos sistemas integrados, que são operados atualmente pela Compesa, levando em consideração ainda as obras planejadas e em execução de novos sistemas produtores. 

A Microrregião da RMR é composta pelos municípios integrantes da Região Metropolitana do Recife. 

As outras Microrregiões são: São Francisco (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande e Petrolina); Adutora do Oeste (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Trindade); Adutora do Sertão (Cabrobó, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante); Adutora do Pajeú (Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama). E a Microrregião Adutora Jatobá/Tacaratu pelas duas cidades.

A Adutora Siriji/Palmeirinha (Aliança, Bom Jardim, Buenos Aires, Condado, Itaquitinga, João Alfredo, Macaparana, Machados, Orobó, São Vicente Ferrer e Vicência); Barragens de Carpina e Cursaí (Carpina, Chã de Alegria, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Nazaré da Mata, Paudalho e Tracunhaém); A de Ferreiros e de Camutanga é formada pelos dois municípios, assim como a de Vitória e Pombos. 

A Microrregião Adutora do Agreste abrangerá toda a região diretamente beneficiada pela Adutora do Agreste.

As cidades de Barreiros, Belém de São Francisco, Betânia, Cedro, Cortês, Escada, Gameleira, Goiana, Inajá, Itacuruba, Itambé, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Manari, Maraial, Mirandiba, Petrolândia, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Solidão, Tamandaré, Timbaúba e Xexéu e o distrito de Fernando de Noronha permanecem sendo atendidos pelos sistemas de abastecimento de água atuais, sem prejuízo da instituição das Microrregiões.

Com emenda aditiva, Duque inclui segurança hídrica como prioridade no PLDO

Integrante da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e um dos sub-relatores do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nº 2142/2024, de autoria da governadora do Estado, o deputado estadual Luciano Duque propôs em seu parecer uma emenda aditiva que recai sobre as despesas com políticas públicas que […]

Integrante da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e um dos sub-relatores do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nº 2142/2024, de autoria da governadora do Estado, o deputado estadual Luciano Duque propôs em seu parecer uma emenda aditiva que recai sobre as despesas com políticas públicas que não poderão ser limitadas pelo Poder Executivo.

Duque defendeu o acréscimo de um inciso incluindo as políticas voltadas para infraestrutura e segurança hídrica no rol de exceções. A medida, acatada pela Comissão, assegura a manutenção dos serviços de abastecimento de água para a população. 

“Água é sobrevivência. Não só do ponto de vista fisiológico, mas para a produção do campo, a produção industrial e o fornecimento de serviços. É essencial para fazer a economia girar e o estado se desenvolver”, explicou o deputado. 

“A governadora Raquel Lyra vem realizando obras estruturantes importantes para garantir água na torneira dos pernambucanos e tal medida vai ajudar a priorizar esse trabalho”, completou.

Agricultor morre após perder controle do carro e capotar em Floresta, Sertão

Um agricultor de 52 anos morreu em um acidente na tarde deste sábado (23) na PE-360 em Floresta, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima perdeu o controle do carro e capotou o veículo várias vezes no quilômetro três da rodovia. Ainda segundo a PM, o homem morreu no local. O corpo […]

Do G1 Caruaru
Do G1 Caruaru

Um agricultor de 52 anos morreu em um acidente na tarde deste sábado (23) na PE-360 em Floresta, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima perdeu o controle do carro e capotou o veículo várias vezes no quilômetro três da rodovia.

Ainda segundo a PM, o homem morreu no local. O corpo do agricultor foi encaminhado para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, no mesmo município. Ele foi identificado como Josemir José dos Santos, conhecido como Jorge. Tinha 52 anos.

Bolsonaro volta a defender Escola sem Partido

Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro publicou hoje (28) em seu perfil na rede social Twitter vídeo de uma aluna que alega que uma professora de gramática usou 25 minutos dentro de sala de aula para fazer críticas ao governo, ao movimento Escola sem Partido e ao escritor Olavo de Carvalho. Junto ao vídeo, Bolsonaro […]

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro publicou hoje (28) em seu perfil na rede social Twitter vídeo de uma aluna que alega que uma professora de gramática usou 25 minutos dentro de sala de aula para fazer críticas ao governo, ao movimento Escola sem Partido e ao escritor Olavo de Carvalho. Junto ao vídeo, Bolsonaro escreveu: “Professor tem que ensinar e não doutrinar”.

Questionado pela imprensa sobre o assunto quando chegava à casa de um dos filhos, o presidente voltou a defender o movimento Escola sem Partido. “Nós queremos a escola sem partido ou, se tiver partido, que tenha os dois lados. Isso tem que ser. Não pode é ter um lado só na sala de aula. Isso leva ao que nós não queremos”, afirmou.

Encontro com Maia

Bolsonaro também falou sobre o encontro que teve com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na manhã deste domingo. Bolsonaro disse que os dois conversaram durante cerca de uma hora. Sobre o que foi tratado na conversa, o presidente disse apenas que a visita foi para tratar “de um montão de assuntos”.

À Agência Brasil, a assessoria de Maia informou que o encontro foi para tratar do projeto de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.

*Colaborou Felipe Pontes