Notícias

Em São José do Egito, vice também testa positivo para coronavirus

Por Nill Júnior

Em carta à população, o vice-prefeito de São José do Egito, Eclérinston Ramos, disse que seu exame pra detectar o coronavírus deu positivo.

“Não me surpreendi. Por ser médico e me dedicar a combater esta epidemia em São José do Egito e região tinha grandes chances de ser infectado”.

O Prefeito, Evandro Valadares, já tinha revelado ter  dado positivo assintomático ontem.

Ele afirmou que  não desenvolveu até o momento nenhum sintoma grave da doença. Teve  apenas uma leve irritação na garganta. “Ninguém está livre de ser contaminado pelo COVID 19. Por isso venho em primeiro lugar agradecer a Deus por não estar em estado grave, agradecer a todos as manifestações de amigos, familiares, correligionários e aqueles que se solidarizaram mesmo com diferenças”.

Neste momento ele encontra-se isolado cuidando pra não contagiar outras pessoas. “Ao povo de São José do Egito deixo meu pedido; se cuidem, fiquem em casa, cuidem da higiene pessoal, só saia de casa se for extremamente necessário e use sempre máscara, mãos limpas e álcool em gel”, conclui.

 

Outras Notícias

Ex-prefeito Josete Amaral desautoriza em nota, uso de seu nome e garante que terá candidato à prefeitura de Tabira

Ratificando que não será candidato a Prefeito de Tabira, mas que irá se envolver no processo de sucessão, apoiando um candidato, o ex-prefeito Josete Amaral enviou ontem uma nota a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta. No comunicado Dr. Josete deixa claro que não autorizou ninguém a falar em seu nome (sobre apoio […]

1Ratificando que não será candidato a Prefeito de Tabira, mas que irá se envolver no processo de sucessão, apoiando um candidato, o ex-prefeito Josete Amaral enviou ontem uma nota a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta.

No comunicado Dr. Josete deixa claro que não autorizou ninguém a falar em seu nome (sobre apoio a qualquer candidatura). Certamente o recado tem endereço: os parentes do ex-prefeito que tem se aproximado do governo Sebastião Dias.

Veja o que diz a nota: “Caros amigos e amigas. Gostaria de esclarecer alguns fatos e manifestações pronunciadas por várias pessoas sobre apoios políticos. Tenho dito em várias oportunidades que não serei candidato a prefeito nem a outro cargo político. Isto é um fato. Mas irei apoiar um candidato. Este apoio será anunciado na hora certa e oportuna. Até o momento não me manifestei, nem autorizei ninguém a falar em meu nome. Tive a grata e satisfatória oportunidade de se reunir com várias lideranças para tratar de sucessão, mas não houve uma definição sobre candidatura. Obrigado pelo apreço e manifestações de muitas pessoas e até a próxima oportunidade”. Concluiu Josete Amaral.

Amupe e autoridades de saúde municipais defendem ampliação da testagem para controle do coronavírus

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e secretários de saúde municipais de Pernambuco, são unânimes à defesa da ampliação da testagem da população para ter controle e, consequentemente, combater de maneira mais incisiva a proliferação do coronavírus no Estado.  A medida é defendida publicamente por importantes organizações sanitárias mundiais, a exemplo da Organização Mundial da […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e secretários de saúde municipais de Pernambuco, são unânimes à defesa da ampliação da testagem da população para ter controle e, consequentemente, combater de maneira mais incisiva a proliferação do coronavírus no Estado. 

A medida é defendida publicamente por importantes organizações sanitárias mundiais, a exemplo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A testagem nos municípios se intensificou após a Amupe firmar um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 106 municípios, que está gerando 9 mil testes do tipo RT-PCR, “padrão ouro”, segundo a OMS. Testar mais é quebrar a cadeia de transmissão do coronavírus.

“O convênio da Amupe com a UFPE foi um ponto importantíssimo para testarmos mais, principalmente no interior. É através da testagem que detectamos os casos positivos, isolamos as pessoas que tiveram contato com o vírus e quebramos a cadeia de transmissão da doença”, comentou o secretário municipal de saúde de Afogados da Ingazeira, no Sertão, Artur Amorim.

No Agreste, o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos destacou que a saúde pública funciona a partir do diagnóstico. Para ele “sempre que nós temos um diagnóstico adequado, o tratamento também é adequado. No caso da covid, se a gente não sabe onde estão os casos, não temos como fazer uma ação incisiva para combater o problema”.

Desde o começo da pandemia causada pelo coronavírus, a Amupe tem orientado todos os municípios pernambucanos a tomarem medidas necessárias desde do ponto de vista legal, como a ampliação da testagem da população, a distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e orientações constantes. 

“Reforçamos ainda mais essa necessidade, lutamos e conseguimos mais e testes ainda por cima mais baratos com a UFPE. Juntos, e com ações integradas, nós vamos avançando e enfrentando o coronavírus para que a vida possa vencer,” concluiu o presidente da Amupe, José Patriota.

Natal Triunfo tem programação gratuita até 25 de dezembro

A cidade Triunfo, que é um dos destinos mais procurados por turistas durante as festividades de fim de ano em Pernambuco, preparou uma programação realizada pela Prefeitura Municipal e o Sesc. Nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, no pátio de eventos da cidade, o público poderá conferir apresentação do espetáculo “Tempo de Flor”, do […]

A cidade Triunfo, que é um dos destinos mais procurados por turistas durante as festividades de fim de ano em Pernambuco, preparou uma programação realizada pela Prefeitura Municipal e o Sesc.

Nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, no pátio de eventos da cidade, o público poderá conferir apresentação do espetáculo “Tempo de Flor”, do grupo teatral Pé de Vento (Arcoverde). Às 19h, na Fábrica de Criação Popular, será lançado o documentário: “Das grades à criação: memória e imaginário popular”. A noite será encerrada com o lançamento do Selo Caretas Cartonera, às 20h, também na Fábrica de Criação Popular.

No dia 18, às 19h, será apresentado no Theatro Cinema Guarany o espetáculo “Mundo – Em busca do Coração da Terra”, da Tropa do Balacobaco (Arcoverde). Quinta-feira (23), às 21h, no palco em frente ao Theatro Cinema Guarany, haverá o show de Fabrício Ramos (Triunfo). No dia de Natal (25) a programação será encerrada com um Concerto de Natal, às 20h, com a Orquestra Metal Nobre (Arcoverde), em frente ao Theatro Cinema Guarany.

Programação:

17/12 – 19h   Lançamento do documentário: “Das grades à criação: memória e imaginário popular”

Local: Fábrica de Criação Popular

17h – “Tempo de Flor” (Grupo Teatral Pé de Vento – Arcoverde)

20h – Lançamento do Selo Caretas Cartonera

Local: Fábrica de Criação Popular

18/12 – 19h – Espetáculo “Mundo – Em busca do Coração da Terra” (Tropa do Balacobaco – Arcoverde)

Local: Theatro Cinema Guarany

23/12 – 21h – Show de Fabrício Ramos (Triunfo)

Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

25/12 – Concerto de Natal

20h – Orquestra Metal Nobre (Arcoverde)

Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

Afogados da Ingazeira divulga programação oficial dos 116 anos de emancipação política

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulgou a programação oficial em comemoração aos 116 anos de emancipação política do município, celebrado na próxima terça-feira, 1º de julho. As atividades ocorrem ao longo do mês, com inaugurações, entregas e eventos cívicos e culturais. A agenda do dia 1º de julho começa às 6h30 com a tradicional […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulgou a programação oficial em comemoração aos 116 anos de emancipação política do município, celebrado na próxima terça-feira, 1º de julho. As atividades ocorrem ao longo do mês, com inaugurações, entregas e eventos cívicos e culturais.

A agenda do dia 1º de julho começa às 6h30 com a tradicional alvorada, seguida do hasteamento dos pavilhões, sessão solene na Câmara de Vereadores, entrega da Medalha de Honra ao Mérito Dom Francisco, missa em ação de graças e o corte do bolo comemorativo, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

No dia 2, está prevista a posse de 108 novos servidores aprovados no concurso público promovido pela Prefeitura. A cerimônia será realizada às 8h30, no Cineteatro São José. No mesmo dia, às 17h, ocorre a abertura oficial da 19ª Expoagro, no Centro Desportivo Municipal, que também sediará a programação festiva a partir das 21h.

Ao comentar a data, o prefeito Sandrinho Palmeira afirmou que o momento é significativo para os moradores do município. “Esse é um momento muito importante para todos nós afogadenses, que amamos tanto a nossa terra. Momento para celebrarmos a beleza acolhedora de nossa querida Afogados, o seu crescimento, a sua pujança e o seu futuro”, declarou.

Programação completa:

1 de Julho

6h30 – Alvorada

7h30 – Hasteamento dos pavilhões (Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara)

9h – Sessão solene da Câmara de Vereadores

15h – Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Dom Francisco (Cineteatro São José)

19h – Missa em ação de graças (Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios)

20h – Corte do bolo (Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara)

2 de Julho

8h30 – Posse de 108 novos servidores públicos (Cineteatro São José)

17h – Abertura oficial da 19ª Expoagro (Centro Desportivo Municipal)

21h – Início da programação festiva (Centro Desportivo Municipal)

Paulo Câmara emite nota de pesar pelo falecimento de Mestre Chocho

Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo A cultura pernambucana perdeu hoje o Mestre Chocho, artista que se dedicou por mais de 70 anos à música, especialmente ao choro.  Em 2017, tive o prazer de conceder a ele o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sem nunca ter frequentado uma escola de música, Mestre Chocho aprendeu a arte pela […]

Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo

A cultura pernambucana perdeu hoje o Mestre Chocho, artista que se dedicou por mais de 70 anos à música, especialmente ao choro. 

Em 2017, tive o prazer de conceder a ele o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sem nunca ter frequentado uma escola de música, Mestre Chocho aprendeu a arte pela curiosidade e dedicação aos instrumentos. 

Foi um dos precursores do nosso “choro frevado”, e teve grande influência sobre nomes da música pernambucana como Beto do Bandolim e Bozó. 

Quero externar meu profundo pesar a todos os familiares e amigos desse pernambucano que tanto enriqueceu a nossa cultura.

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco