Notícias

Em Flores, Inscrições abertas para o 10º Festival do Carro de Boi

Por Nill Júnior

A prefeitura de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos, abriu as inscrições para a 10 ª edição do “Festival do Carro de Boi”.

Segundo nota, é um dos eventos mais esperados pela população, já que o desfile do carro secular com rodas de ferro, usado na tarefa diária do homem do campo atrai milhares de visitantes, que vem de várias regiões do Brasil.

A edição deste ano, que acontecerá no dia 24, e o evento estimula o uso primitivo veículo, mantendo viva uma tradição secular.

Os carreiros interessados em participar, deverão se dirigir até a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, no prédio da prefeitura, localizado à Rua Dr. Santana Filho, no centro da cidade, nº 40.

Este ano, a Prefeitura de Flores premiará os 6 (seis) primeiros colocados com um total de R$ 3.100,00 mil em dinheiro.

A Secretária de Turismo e Eventos, Lucila Santana lembra que, “o carreiro que não pontuar, será gratificado em R$ 100,00 pela participação”.

O festival que reúne dezenas de carros de boi de todo o município de Flores. Os carros desfilarão pelas principais ruas do centro do município, onde serão avaliados por uma comissão julgadora. Para escolher os vencedores a comissão avaliará itens como originalidade e decoração. O regulamento será entregue ao carreiro no ato da inscrição.

Outras Notícias

Fisioterapeutas discutem neurodesenvolvimento em Pesqueira

A cidade de Pesqueira, no Agreste Central, viveu um final de semana diferente. Um sábado que marcou um novo passo na história da fisioterapia aqui no Estado, quando mais de 60 profissionais de diversas áreas, puderam conhecer técnicas de fisioterapia diferenciadas, através do simpósio comandado pela mundialmente conceituada médica e fisioterapeuta alemã, Monica Muller e que […]

A cidade de Pesqueira, no Agreste Central, viveu um final de semana diferente. Um sábado que marcou um novo passo na história da fisioterapia aqui no Estado, quando mais de 60 profissionais de diversas áreas, puderam conhecer técnicas de fisioterapia diferenciadas, através do simpósio comandado pela mundialmente conceituada médica e fisioterapeuta alemã, Monica Muller e que aconteceu no PODE da cidade.

“Uma Visão Sistemática Sobre Neurodesenvolvimento: Diagnóstico e Intervenções”, foi o tema da palestra da Dra. Muller, promovida pela Prefeitura de Pesqueira, através da prefeita Maria José e de Socorro Neri psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e que teve o apoio do deputado João Eudes. A Dra. Muller repassou novas técnicas para o atendimento de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento motor, depois que a médica apresentou o Conceito Bobaht, que é um tipo de tratamento clínico realizado em pacientes com imitações no Sistema Nervoso Central, como adultos com sequelas de AVCs e crianças com paralisias cerebrais.

Os fisioterapeutas, pedagogos, médicos, enfermeiros, professores e fonoaudiólogos presentes no evento, também ouviram palestras a Síndrome do Zika Vírus, Microcefalia e o Neurodesenvolvimento e ficaram emocionados com as histórias contadas, sobre as lutas travadas por profissionais e pais, no tratamento de crianças com limitações físicas e vítimas de microcefalias.

Na ocasião, a Drª. Stella Guedes de Amorim, que é Fisioterapeuta da Fundação Altino Ventura e fez a palestra sobre o Zika Vírus, apresentou um vídeo sobre a trajetória das mães de crianças portadoras da Síndrome do Zika.

Pioneira na divulgação do Conceito Bobaht no mundo, a médica alemã Monika Miller, que foi a Pesqueira exclusivamente para o simpósio, apresentou aos profissionais presentes, novas formas de intervenção e perspectivas, nos tratamentos para crianças com paralisias cerebrais.

“Foi um dia lindo, cheio de amor, com uma semente plantada em cada profissional, que passa a ter um olhar diferenciado, integrado, no atendimento a esses pacientes”, comemorou a fisioterapeuta Leonora Tenório, que ressaltou a importância do encaminhamento e avaliação precoce das crianças. Um momento inédito, foi quando a Dra. Muller avaliou duas crianças de Pesqueira com paralisia cerebral (PC), mostrando que novos tratamentos e o empenho dos profissionais de saúde podem melhorar a qualidade de vida no dia a dia desses pacientes, fazendo com que tenham independência funcional.

A fisiatra Monika Muller também ressaltou a importância que o atendimento as crianças portadoras de deficiência, seja feito através de um trabalho conjunto entre médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, educador físico e ortopedista.

A vinda da fisiatra alemã marcou história, não só em Pesqueira mas no Estado, já que mudou toda uma concepção dos profissionais de saúde, que passarão a atender as crianças de maneira diferenciada, com mais dedicação e olhar mais humano, o que irá contribuir para que o tratamento tenha resultados ainda mais positivos, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas.

SBT diz que slogan “Ame-o ou deixe-o” foi “equívoco”

O SBT retirou de sua programação, nesta terça-feira (6), a vinheta com temática nacionalista que causou polêmica, ele diz: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. “A vinheta com o bordão ‘Brasil, ame-o ou deixe-o’ foi retirada do ar. A emissora cometeu um equívoco de não se atentar que este bordão foi forte na época do regime militar. […]

O SBT retirou de sua programação, nesta terça-feira (6), a vinheta com temática nacionalista que causou polêmica, ele diz: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

“A vinheta com o bordão ‘Brasil, ame-o ou deixe-o’ foi retirada do ar. A emissora cometeu um equívoco de não se atentar que este bordão foi forte na época do regime militar. A ideia das vinhetas é para dar mensagem de união, esperança e otimismo aos telespectadores brasileiros e aos que não são, porém vivem no país”, informou a assessoria de imprensa do SBT.

Nas redes sociais, usuários e políticos de diversos partidos se pronunciaram , muitos de forma negativa, a respeito das vinhetas da televisão de Silvio Santos.

Ame-o ou deixe-o: a frase ficou conhecida como um dos principais slogans do período da ditadura militar brasileira, associada à repressão de movimentos e ideias contrários ao governo. O slogan surgiu durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, entre 1969 e 1974, período conhecido como Anos de Chumbo, em que os governantes tinham o poder de punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.

A assessoria de comunicação do SBT afirmou que não vai comentar o motivo da circulação dos vídeos por “questões estratégicas”. De acordo com blog Notícias da TV, da Uol, uma fonte ligada ao canal afirmou que os vídeos foram feitos a pedido de Silvio Santos, como um apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro.

Plano Nacional de Educação será debatido na Câmara Federal

A Comissão da Educação da Câmara, presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE), e a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) promovem, na próxima quarta-feira (20), o Seminário Nacional de 4 anos do Plano Nacional de Educação. O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, Anexo III da Câmara dos […]

A Comissão da Educação da Câmara, presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE), e a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) promovem, na próxima quarta-feira (20), o Seminário Nacional de 4 anos do Plano Nacional de Educação. O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, Anexo III da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O objetivo do evento é fazer um balanço dos quatro anos do Plano e avaliar o que foi feito pelo poder público neste período, além de projetar os desafios dos próximos anos.  O PNE estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira a partir da primeira infância até a entrada na universidade, por um período de 10 anos. O plano foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela então presidente Dilma Rousseff, em julho 2014.

O deputado Danilo Cabral defende que o evento é necessário para identificar os pontos falhos do Plano e aprimorar o que ainda precisa ser melhorado. “Vamos poder estudar ainda mais o PNE e discutir formas para atingirmos o cumprimento das metas para a consequente melhoria da educação”, afirmou.

Ao longo de todo o dia, serão realizadas três grandes mesas de debates: “Balanço dos 4 anos do Financiamento”; “A Colaboração entre os Entes Federativos” e “PNE e a Qualidade, Valorização e Formação Profissional”.

Tuparetama na Rio2016

  A prefeitura de  Tuparetama teve sua experiência de atenção voltada à saúde preventiva e no combate a violência infanto-juvenil,  no programa da Academia das Cidades escolhidos pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde para participar da Rio2016. O Coordenador da Academia das Cidades de Tuparetama, Antonio Carlos, graduado em educação física e especialista em fisiologia do […]

 

Ítalo com o Alex Escobar, da Globo
Ítalo com o Alex Escobar, da Globo

5ba1751a-b967-405f-ae31-8197be9bbe36

A prefeitura de  Tuparetama teve sua experiência de atenção voltada à saúde preventiva e no combate a violência infanto-juvenil,  no programa da Academia das Cidades escolhidos pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde para participar da Rio2016.

O Coordenador da Academia das Cidades de Tuparetama, Antonio Carlos, graduado em educação física e especialista em fisiologia do exercício, está no Rio falando da experiência. Ele representa a cidade no evento.

O trabalho da Academia das Cidades já foi demonstrado por IMIP, Seminários e Mostra das Academias da Saúde do Estado de Pernambuco Mostra Nacional da Atenção Básica da Saúde e da Família.  Tuparetama vai levar um pouco da sua experiência para o mundo durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a convite do Ministério da Saúde.

Quem também está por lá é o jovem Ítalo Costa da Assessoria de Imprensa da Prefeitura. O tuparetamense participa dos Jogos como voluntário, asim como outros sertanejos que também mandarão imagens para o blog.

 

Atropelamento de cão em 2018 teria gerado confusão e morte na Gustavo Fittipaldi

Como o blog noticiou, faleceu o alvo do atirador que agiu no Bar do Cheff, identificado como Ednaldo Celestino Alves, de 30 anos. O nome do atirador é Genival de Oliveira Lima, de 42 anos, residente no Sítio Barro Branco, Iguaracy. O motivo teria sido, segundo o acusado, em decorrência de uma ocorrência envolvendo a […]

Como o blog noticiou, faleceu o alvo do atirador que agiu no Bar do Cheff, identificado como Ednaldo Celestino Alves, de 30 anos.

O nome do atirador é Genival de Oliveira Lima, de 42 anos, residente no Sítio Barro Branco, Iguaracy.

O motivo teria sido, segundo o acusado, em decorrência de uma ocorrência envolvendo a vítima e o acusado no ano de 2018. Genival e Ednaldo passaram a ser desafetos, o que gerou em um a iniciativa de matar o outro.

Quando chegou à delegacia,  Genival permaneceu calado.

Consta nas oitivas que Genival de Oliveira Lima nutria um sentimento de raiva contra a vítima virtude da morte de seu cachorro de estimação que havia sido atropelado, em 2018, pela vítima Ednaldo Celestino.

A confusão se estendeu pela Gustavo Fittipaldi e imediações do Ver o Mar. Um PM de folga, o Tenente Gleidson, e o policial penal Vinicius Lacerda deram ordem para o atirador se render, mas ele atirou nos dois, atingindo Vinicius. Depois acabou contido e preso.

Já Vinicius tem quadro estável e ainda passa por exames no Hospital Regional Emília Câmara, onde é grande a movimentação.