Notícias

Em e-mail, Andrade Gutierrez citou Lula para fazer negócios na Venezuela

Por Nill Júnior

Brasilianischer Präsident Luiz Inacio Lula da Silva in Hamburg

Da Folhapress

Emails apreendidos no âmbito da Operação Lava-Jato revelam que a empresa Andrade Gutierrez agendou um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para intermediar seus negócios na Venezuela. Na troca de mensagens, ocorrida em março de 2014, os executivos da Andrade Guitierrez citam uma reportagem para afirmar que o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, está “incomodado” com a postura de distanciamento político da presidente Dilma Rousseff.

Um dos executivos recomenda, então, que seu “ponto focal de apoio” seja Lula. Em março de 2014, Sérgio Lins Andrade, dono da Andrade Gutierrez, enviou ao presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo, a cópia de uma reportagem sobre a decisão de Dilma de se distanciar da Venezuela.

“Isto pode complicar a situação dos contratos lá. Abs”, escreveu ele, no email endereçado aos executivos. Em resposta, o executivo Flávio Gomes Machado Filho fala de um descontentamento de Maduro e cita Lula como canal na Venezuela.

“Temos que tomar todos os cuidados. O Presidente Maduro já está incomodado com essa postura dela há algum tempo. O nosso ponto focal de apoio tem que ser o ex-Presidente Lula. O Pres Maduro reconhece como um grande amigo pessoal e um grande amigo da Venezuela.”

Flávio Gomes diz, então, que se encontraria com Lula na semana seguinte para buscar uma solução para traçar uma estratégia de apoio. “Estou marcando um encontro com o Pres Lula na próxima semana em SP para discutir com ele a situação da Venezuela e uma estratégia de apoio. Abs, Flavio.”

Outro lado: Procurado para confirmar o encontro, o Instituto Lula afirmou, por intermédio de sua assessoria, que não comentaria “documentos supostamente oficiais extraídos de seu contexto”. A Andrade Gutierrez informou que não comentará o assunto.

“O ex-presidente Lula sempre atuou legitimamente em defesa do Brasil e das empresas brasileiras nos mercados internacionais, e continuará exercendo esse papel, sempre que possível, como fazem ex-governantes responsáveis de diversos países. O ex-presidente não faz e nunca fez lobby ou consultoria. A lista das empresas que contrataram palestras do ex-presidente, por meio da empresa LILS, está publicada pelo Instituto Lula neste endereço”.

Outras Notícias

Em Iguaracy, oposição deve ganhar disputa pela Câmara

Durante a inauguração da iluminação de natal no final de semana do Distrito de Jabitacá o Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres oficializou para hoje, segunda-feira (10), o pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo publico. A primeira parcela havia sido paga no meio do ano de 2018. Já na política,  Zeinha deve enfrentar […]

Durante a inauguração da iluminação de natal no final de semana do Distrito de Jabitacá o Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres oficializou para hoje, segunda-feira (10), o pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo publico.

A primeira parcela havia sido paga no meio do ano de 2018.

Já na política,  Zeinha deve enfrentar dificuldades para fazer Fábio Torres (PSB) Presidente da Câmara. Notícias que chegaram à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta informam que numa Câmara dividida, a oposição poderá levar.

O vereador governista Simão (MDB) aliado do Prefeito, poderá apoiar a candidata da oposição Odete Baião (PRB), o que pode definir o resultado. Resta saber se o vereador pulando o muro devolverá os vários cargos que tem na máquina governista. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

SJE e a guerra sem fim: justiça nega liminar para suplementação pedida por João a Evandro

A Juiza Tayná Lima Prado negou o pedido de liminar da Câmara de São José do Egito para obrigar a gestão Evandro Valadares a autorizar crédito suplementar em seu favor. O Poder Legislativo acusa a gestão Valadares de omissão, por mesmo sendo solicitado por ofício e com autorização legislativa, não apresentar qualquer justificativa para negar […]

A Juiza Tayná Lima Prado negou o pedido de liminar da Câmara de São José do Egito para obrigar a gestão Evandro Valadares a autorizar crédito suplementar em seu favor.

O Poder Legislativo acusa a gestão Valadares de omissão, por mesmo sendo solicitado por ofício e com autorização legislativa, não apresentar qualquer justificativa para negar a suplementação.

“A impetrante requereu a concessão de liminar alegando a imprescindibilidade do crédito para pagamento de despesas da Câmara Municipal, garantindo o bom funcionamento do local”.

Como é sabido, servidores e vereadores estão sem receber dezembro e décimo terceiro salário. O décimo terceiro só se aplica aos servidores.

“É importante destacar que o crédito suplementar é um crédito adicional destinado a reforço de dotação orçamentária que se tornaram insuficientes, devendo ser autorizado por lei e aberto por decreto executivo. Ocorre que, a meu ver, a menção de pagamento de pessoal não é suficiente para justificar para abertura do crédito, pois não descreve o motivo da insuficiência da despesa anteriormente prevista em orçamento”.

Segue a juíza: “Cabe destacar que se ocorrer despesas que são imprevisíveis no decorrer do ano, deve haver uma justificativa para abertura do crédito, ainda que vise a reforçar dotação orçamentária já prevista. Assim, não preciso ir além neste exame superficial, por entender insuficientemente os pressupostos necessários à concessão da medida liminar”, conclui.

“Com efeito, a concessão da liminar, conforme requerida iria de encontro ao dispositivo que veda a concessão liminar em Mandado de Segurança de aumento de despesa. Logo, ausentes os requisitos legais, indefiro a liminar, com fundamento no art. 7º, §2º, da Lei 12.016/2009”. Veja a decisão: SJE Liminar negada  .

Nesta segunda: nomes cotados para vice na Frente participam de debate na Pajeú

No Debate das Dez desta segunda (13), o programa Manhã Total escuta os candidatos a vice cotados na Frente Popular de Afogados da Ingazeira. Vai ser oportunidade de apresentação das credenciais de cada nome para emplacar a candidatura na chapa encabeçada por José Patriota. Mal começaram os contatos da produção do programa, dois nomes já confirmaram […]

IMG_1139
Augusto, Palmeira, Igor, Eraldo e Edmison: no páreo

No Debate das Dez desta segunda (13), o programa Manhã Total escuta os candidatos a vice cotados na Frente Popular de Afogados da Ingazeira. Vai ser oportunidade de apresentação das credenciais de cada nome para emplacar a candidatura na chapa encabeçada por José Patriota.

Mal começaram os contatos da produção do programa, dois nomes já confirmaram participação: o vereador Augusto Martins e o ex-secretário de Cultura e Esportes  Alessandro Palmeira.

A única dúvida é em relação às presenças de da atual vice Lúcia Moura, já que ela nunca se manifestou como pré-candidata e teve seu nome lançado pelo ex-prefeito Totonho Valadares e do próprio Totonho, que desincompatibilizou-se, mas sem confirmar se para ser candidato a prefeito ou postular a vice.

Também estão convidados o empresário Eraldo Feijó, do PDT, o vereador Igor Sá Mariano (PSD) e o médico Edmilson Policarpo. Todos estariam em igualdade de condições para emplacar a vice. O critério para definição dos convites para o debate foi o pronunciamento partidário dos candidatos ou partidos em defesa das candidaturas.

As reuniões que começaram a definir a questão  para começar também semana que vem.

Assume prefeito interino de Belo Jardim

Tomou posse nesta segunda-feira (23) o prefeito interino de Belo Jardim, Gilvandro Estrela. A solenidade aconteceu esta manhã no Fórum do município. Ele assume as funções devido à cassação do ex-prefeito da cidade, João Mendonça, que foi afastado do cargo por improbidade administrativa e o município passará por novas eleições. Por enquanto a prefeitura ficará […]

Gilvandro Estrela, quando se despediu da Câmara

Tomou posse nesta segunda-feira (23) o prefeito interino de Belo Jardim, Gilvandro Estrela. A solenidade aconteceu esta manhã no Fórum do município.

Ele assume as funções devido à cassação do ex-prefeito da cidade, João Mendonça, que foi afastado do cargo por improbidade administrativa e o município passará por novas eleições.

Por enquanto a prefeitura ficará sob o comando do advogado e presidente da Câmara, que assume interinamente a Prefeitura.

O TRE ainda não marcou a eleição suplementar na cidade, que deve ser realizada em julho. Gilvandro era oposição a João Mendonça e é aliado do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Com a queda de João, que estava indo para o quarto mandato à frente da prefeitura de Belo Jardim, o nome de Helio dos Terrenos, que disputou a eleição passada deve ser fortalecido para uma nova disputa. João Mendonça ainda não anunciou quem vai colocar na disputa da nova eleição.

Gonzaga Patriota presta contas e anuncia emendas em São José e Tuparetama

Em visita a São José do Egito, o Deputado Federal Gonzaga Patriota anunciou emenda de R$ 1 milhão para ajudar na instalação de uma companhia independente da PM no município. São José fica próxima da fronteira com a Paraíba e carece do equipamento. “Solicitei ao coronel Moraes, comandante da Polícia Militar, para que seja criada […]

Em visita a São José do Egito, o Deputado Federal Gonzaga Patriota anunciou emenda de R$ 1 milhão para ajudar na instalação de uma companhia independente da PM no município. São José fica próxima da fronteira com a Paraíba e carece do equipamento.

“Solicitei ao coronel Moraes, comandante da Polícia Militar, para que seja criada em São José do Egito uma companhia independente da PM, com vistas a atender toda a área do Alto do Pajeú”.

A faculdade oferecerá inicialmente os cursos de administração, ciências contábeis, direito, enfermagem e pedagogia. do advogado Cleonildo Lopes da Silva, o Painha, responsável pela construção da faculdade do Vale do Pajeú,

O pedido foi do empresário e advogado Painha, responsável pela construção da faculdade do Vale do Pajeú. A faculdade oferecerá inicialmente os cursos de administração, ciências contábeis, direito, enfermagem e pedagogia.

“Na semana passada, destinei R$ 300 mil para a área de saúde do município e continuarei ajudando São José do Egito como puder”, disse Gonzaga.

O Federal ainda esteve  em Tuparetama, onde foi recepcionado pelo vereador Diógenes Patriota, pelo ex-prefeito Vitalino Patriota e pelo prefeito Sávio Torres.

Gonzaga entregou um relatório ao gestor municipal relacionando as ações implantadas na cidade. Dentre elas uma ciclovia, uma quadra coberta na escola Ernesto Torres, além da entrega de quatro tratores.

“No documento constam ainda recursos para a construção de duas academias da saúde, e um montante de R$ 500 mil para a construção de banheiros na zona rural e na periferia, além de R$ 100 mil para a compra de aparelhos para o hospital municipal, entre outras ações”, diz Gonzaga.