Em disputa com filhos de Juazeiro do Norte, serra-talhadense leva Fersan. Mas vitória mesmo foi da cultura popular
Com fotos de Wallyson Ricardo
A 22ª edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan), em Afogados da Ingazeira, foi vencida pelo sanfoneiro Deyvson Nogueira, de Serra Talhada. Com 117 pontos, ele superou dois filhos de Juazeiro do Norte, Ceará. Dudu Sales obteve 116,5 pontos e o garoto Cícero Paulo, 111,5.
Cícero foi a sensação do Fersan e deu mais um grande show na final, mas foi penalizado por usar um zabumbeiro “emprestado” de outro trio, o que previa retirada de pontos. De qualquer forma, o titulo ficou em boas mãos.
Chamou a atenção na final a participação de dois sanfoneiros que fizeram carreira ao lado do cantor Assisão. Nogueira Sanfoneiro esteve por quase três décadas com o artista. Perguntado sobre as músicas que mais tocou com o artista, “Peixe Piaba” e um pot-pourri da década de 80, que incluía “Terreiro da Fazenda”. Já Luiz de Dandi disse ter acompanhado Assisão quando não era tão famoso, nas latadas em comunidades rurais de Serra Talhada e região.
Ainda estiveram na final de Serra Talhada Eronildes do Acordeon e Ivaldo Nogueira. De Carnaíba, Foguinho do Acordeon, Manezinho, Robinho e Deley foram classificados. Na categoria Melhor Composição, o título ficou com a compositora e intérprete radicada em Triunfo Joana Darck com a música “Sou Sertanejo”.
A programação ainda teve o poeta mirim Francisco Quirino, de Iguaracy, além de shows com a Orquestra Sanfônica de Carnaíba, Maria Luiza e seu regional, vencedora do Fersan 2014 e a cantora Irah Caldeira, que fechou com chave de ouro a programação.
A chuva que caiu na tarde e noite deste sábado, deu trégua exatamente na hora do festival, organizado pelo Grupo Frente Jovem, formado por nomes como Augusto Martins, Madalena Brito, Socorro Martins, Suely Brasil, Risolene Lima, Cláudio Steno, Elias Mendes e Lúcio Almeida. A apresentação foi deste blogueiro e Michelli Martins, da Rádio Pajeú.
Escola de sanfona em Afogados: na entrega da premiação, o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota anunciou que a cidade terá uma escola de música, no bairro Padre Pedro Pereira. Iniciativa similar mudou a dimensão cultural de Carnaíba, que forma anualmente vários músicos na Escola Israel Gomes.
O apoio do evento foi da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, mais as prefeituras de Carnaíba, Sertânia e Tabira, Fundarpe, Damol, Blog do Magno, MP, BPM Serviços, Aline Mariano, dentre outros parceiros, como a Rádio Pajeú e o Portal Pajeú Radioweb.