Em Afogados, fotógrafo Fernando Siqueira fala das experiências como testemunha ocular da história

Fotógrafo ministra palestra e workshop de fotografia para casamentos, mas também é respeitado por registros como dos protestos de junho de 2013, em SP
Presente em Afogados da Ingazeira onde ministra curso para noivas e fotógrafos que participarão da 3ª Exponoivas, o fotógrafo Fernando Siqueira tem muito mais que histórias de casamentos para contar. Fernando é um dos mais importantes fotógrafos de rua do país. Teve destacada participação na cobertura dos protestos de rua em junho de 2013 em São Paulo, que começaram com a luta por redução na tarifa de ônibus e viraram um símbolo do desejo de um país melhor.
“Busquei retratar os dois lados, dos manifestantes e da polícia. Levei tiro, vi colega levando tiro”, relatou no Debate das Dez do Programa Manha Total, da Rádio Pajeú.
As fotos de protestos de rua de Fernando correram o mundo, fugindo do filtro da imprensa nacional. Ele teve fotos premiadas na Bienal Internacional de Arte de Roma (2012), Merit Award in the category Documentary & Street of the BeW Child Foto Contest (2014), foi estudado em 2014 pela Universidade de Praga, além de ser autor de exposições como “Protestos no Brasil”. O histórico mostra o tamanho do profissional que está em terras sertanejas, mas transborda simplicidade e amor pela cidade do Pajeú. “Moraria aqui com certeza”.
Nos protestos de junho de 2013, estava ao lado do fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu parte da sua visão por causa de um tiro que acertou o seu olho esquerdo no dia 13 daquele mês. Julliana Marone, da TV Folha, também foi atingida no olho. Ao lado de manifestantes que protestavam contra o aumento da tarifa de ônibus, eles fotografavam policiais que disparavam balas de borracha. “Eles atiraram para acertar a gente”, denuncia.
Ao todo, catorze jornalistas disseram ter sido alvos intencionais dos policiais. O próprio Fernando foi atingido com um tiro de 12 de borracha na perna. “Tive minha câmera apreendida por três anos”. Detalhe: o equipamento hoje é usado pelo fotógrafo Cláudio Gomes, de quem diz ser grande amigo.

A Exponoivas Sertão do Pajeú, a maior Feira de Noivas do Sertão Pernambucano, terá a presença do renomado fotógrafo Fernando Siqueira, que ministrará uma palestra para noivas.
A data foi alterada para o dia 19 de maio em virtude do velório do Padre Mário Bezerra que vai acontecer na Catedral. Ele também ministra um Workshop completo de fotografia de casamento para fotógrafos. Com o tema “Fotografia de casamento: é o meu negócio?” – o evento acorre nos dias 19 e 20 de maio de 2017.
A participação de Fernando Siqueira na 3ª Exponoivas Sertão do Pajeú se deu a partir de uma parceria entre SEBRAE, SENAC e Studio ISO, do fotógrafo Cláudio Gomes e do cinegrafista Wally Ricardo.
As inscrições do workshop ainda estão abertas e pode ser realizadas pelo site www.exponoivassertaodopajeu.com.br



A polícia procura por este homem. Ele é um dos que assaltaram no fim da manhã deste sábado uma Casa Lotérica no centro de Sertânia.
A semana das estradas
Grave
Menos de um ano após o início de seu segundo mandato e com quase cinco anos de seu ciclo de gestão, o prefeito José Patriota teve sua condução avaliada pelo instituto Múltipla, de Arcoverde.
Nesta quarta-feira (7), dia Municipal do Quilombola, a Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, levou atendimentos para a Comunidade Varzinha dos Quilombolas.
O Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB) publicou na noite desta quarta-feira um vídeo em sua rede social aonde anuncia a aprovação do Projeto de Lei (PLN) 13/18 que abriu crédito suplementar em favor do ministério da Integração Nacional com R$ 23 milhões para serem investidos nos perímetros irrigados do Fulgêncio e Itaparica.












Você precisa fazer login para comentar.