Notícias

Economista Eduardo Moreira fez palestra educativa em encontro da Amupe

Por André Luis

O Encontro de Novos Gestores, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), aconteceu no Hotel Canarius, em Gravatá, nos dias 14 e 15. No primeiro dia do encontro, o empresário e economista Eduardo Moreira falou sobre o cenário econômico: Desafios e potencialidades para os próximos 4 anos. Ele foi convidado para falar também sobre as expectativas econômicas no período pré e pós-pandemia.

Eduardo, que também é youtuber e colunista, ressaltou  a importância desse evento para que os futuros gestores possam começar seus mandatos com um direcionamento de como gerir economicamente seus municípios. 

Iniciou falando sobre o que é o investimento, o risco e o retorno, os três pontos básicos da economia, essenciais para todo gestor. Ele frisou também a importância do conceito de município colaborativo, no qual o intuito é gerar riqueza em suas comunidades, fazer com que a economia circule entre os próprios habitantes locais e assim, criar um ciclo econômico.

Independente dos partidos políticos, o palestrante deu uma dica aos que estavam presentes: “Quando estiverem enfrentando uma crise, se apaixonem pelo problema e não pela solução. Estudando o problema, você diminui o risco”, frisou, ao apontar que a melhor solução é também “ouvir a população e não só impor uma estratégia para um problema que muitas vezes os gestores desconhecem”, concluiu.

Em resumo, para os novos gestores presentes, Eduardo fez uma fala inclusiva, educativa e acessível. Ao final da palestra, expôs uma opinião pessoal que foi motivo de aplausos: “Governem para os pobres, porque todos os recursos que caem nos mais pobres voltam para a economia. Dessa forma, a gente otimiza as riquezas e os recursos dos municípios.” Moreira concluiu agradecendo a oportunidade e desejando bom mandato aos novos gestores de Pernambuco.

Outras Notícias

“Endireita”. João do Skate se lança pré-candidato a prefeito de Arcoverde

João Almeida Parra , conhecido como João do Skate, que despachava no gabinete de Wellington Maciel, se declarou pré-candidato a prefeito. Com o slogan “Endireita Arcoverde”, vai buscar o voto dos bolsonaristas,   alinhado com o Deputado Federal Coronel Meira. Nomes como Pablo Marcal e Romulo Burgos declararam alinhamento com o projeto. Do Skate teve uma […]

João Almeida Parra , conhecido como João do Skate, que despachava no gabinete de Wellington Maciel, se declarou pré-candidato a prefeito.

Com o slogan “Endireita Arcoverde”, vai buscar o voto dos bolsonaristas,   alinhado com o Deputado Federal Coronel Meira.

Nomes como Pablo Marcal e Romulo Burgos declararam alinhamento com o projeto.

Do Skate teve uma péssima gestão na Arcotrans, mas para não ficar boiando, ganhou como prêmio de consolação um cargo no gabinete de LW. Mais um a pular do barco.

Em 2020, João do Skate, que tem 45 anos,  foi candidato a vereador pelo PRTB, mas não obteve êxito. Obteve apenas 246 votos, votação baixa para os padrões do município.

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião invadem pátio da Feira Livre de Serra Talhada

É na feira que encontramos as raízes mais autênticas de nossa cultura. E o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião nunca se ausenta de onde veio.  Na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 10 horas, o bando de Lampião e Maria Bonita invade a Praça de Alimentação da Feira Livre de Serra […]

É na feira que encontramos as raízes mais autênticas de nossa cultura. E o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião nunca se ausenta de onde veio. 

Na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 10 horas, o bando de Lampião e Maria Bonita invade a Praça de Alimentação da Feira Livre de Serra Talhada. 

O espetáculo fará parte do Projeto Arte na Feira Live, que todas as segundas leva música e arte para o maior centro comercial popular da capital do xaxado.

O projeto conta com o incentivo da Fundação Cultural de Serra Talhada / Governo Municipal, Secretaria de Cultura / Fundarpe e Governo de Pernambuco. 

E acompanhe a agenda e todas as novidades da Fundação Cabras de Lampião pelo site https://museudocangaco.com.br/ ou pelas redes sociais @xaxado.cabrasdelampiao e @fundcabrasdelampiao.

Carlos Veras diz que nada impede candidaturas de PT e PSB no primeiro turno em PE

O Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE) disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a estratégia dos partidos da base governista em Pernambuco não precisa ser necessariamente de aliança já n o primeiro turno. Ele respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade de o PT “rifar de novo” o nome de Marília Arraes na […]

O Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE) disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a estratégia dos partidos da base governista em Pernambuco não precisa ser necessariamente de aliança já n o primeiro turno.

Ele respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade de o PT “rifar de novo” o nome de Marília Arraes na disputa estadual em detrimento de uma aliança com o PSB, defendida pelo ex-presidente Lula. “Nada impede que a gente tenha duas candidaturas em nosso campo e depois apoie o melhor nome no segundo turno”, disse.

Veras lembrou a estratégia de 2004, quando o PT teve Humberto Costa como candidato e o PSB, Eduardo Campos. “Quando Eduardo foi pro segundo turno, não precisamos nem nos reunir. O apoio foi automático”. Marília tem liderado pesquisas recentes de intenção de voto no estado.

Para Carlos, a prioridade deve ser a eleição do ex-presidente. “Temos que ter essa prioridade. Não será fácil enfrentar o bolsonarismo e a máquina. Temos que estar todos juntos”.

Carlos Veras criticou muito o projeto de privatização da Eletrobras. Segundo ele, a a provação gera riscos para a segurança energética, queda de investimentos e ameaça aumento de tarifas da conta de luz para os consumidores.

Prefeito de Floresta anuncia apoio a Paulo Câmara

O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz (PRP), anunciou apoio à candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara. O gestor municipal votou no senador Armando Monteiro (PTB), em 2014, por questões locais, já que os seus adversários no município estavam com o socialista no pleito passado. Agora, Ferraz destaca que vai votar no governador sob alegação […]

O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz (PRP), anunciou apoio à candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara.

O gestor municipal votou no senador Armando Monteiro (PTB), em 2014, por questões locais, já que os seus adversários no município estavam com o socialista no pleito passado.

Agora, Ferraz destaca que vai votar no governador sob alegação de que é um admirador da gestão do novo aliado.

“Paulo é responsável, mantém o Estado em pé e ainda segue investindo muito, sobretudo em obras hídricas”, justificou o prefeito.

Fogão agroecológico reduz os gastos com gás de cozinha no Sertão do Pajeú

Em meio à pandemia do coronavírus, o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza triplicou, e atinge cerca de 27 milhões da população brasileira. O levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) também aponta que muitas famílias tentam sobreviver com o valor de R$ 246,00 por mês, e as mulheres são as […]

Em meio à pandemia do coronavírus, o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza triplicou, e atinge cerca de 27 milhões da população brasileira. O levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) também aponta que muitas famílias tentam sobreviver com o valor de R$ 246,00 por mês, e as mulheres são as mais vulneráveis. Para quem sobrevive com esse valor, deixar de comprar o gás de cozinha, significa a compra de outros itens de comida no prato.

“Esse fogão pra mim foi uma realização de um sonho. Ele diminuiu o tempo que eu gastava na cozinha fazendo comida e também o uso do gás de cozinha. Com galhos secos do quintal, o forno esquenta e a gente consegue assar tudo nele. Para mim é uma conquista ter esse fogão, sempre quis fazer, mas as condições não permitiam. E chegou a CMN para presentear a gente, e com certeza será útil para a minha produção”. Contou a agricultora Maria de Lourdes Nascimento.

Ela representa uma das 80 mulheres que são acompanhadas pela Casa da Mulher do Nordeste e foram beneficiadas com a tecnologia do fogão agroecológico, por meio do Projeto Mulheres Construindo Tecnologias e Gerando Renda no Sertão do Pajeú, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Na comunidade de Sítio Retiro, no município de São José do Egito, mora a agricultora Poliana Maria, mãe de dois filhos, tanto ela, como sua irmã e sua mãe foram contempladas com a implantação do fogão agroecológico. A tecnologia contribui para a renda da família e do grupo produtivo na comunidade.

“Eu já estou fazendo a produção nele pra levar pra feira agrícola, como pamonha, doce, bolo de milho verde, de mandioca e de caco. Também utilizo em casa para cozinhar o almoço, o café, a janta. Só vi benefício com o fogão”, disse.

O consumo de gás de cozinha reduziu também em decorrência do maior uso do fogão agroecológico.  Além disso, ela conta que a tecnologia também contribui para o meio ambiente. “Para fazer o fogo a gente usa aqui restos de galhos secos, resto da caatinga morta, e assim a gente preserva a natureza”.

Sobre o fogão agroecológico

O Fogão agroecológico é uma tecnologia social desenvolvida e construída pela Casa da Mulher do Nordeste agregando elementos trazidos pelas mulheres beneficiadas. Todo o processo de desenvolvimento e implementação da tecnologia, acontece de forma participativa.

A dinâmica de construção se dá a partir de oficinas práticas que possibilitam a replicação da tecnologia.  No Sertão do Pajeú, as oficinas foram realizadas em Afogados, São José do Egito, Ingazeira, Solidão, Tabira, Itapetim, Flores e Mirandiba.